[DÚVIDA] - Turbo no Corsa EFI 1.0. Vale a pena?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

ro.balog escreveu:
andre pirituba escreveu:ro.balog...Acho que entendi o que pretende do seu carango e te digo o seguinte! Sua dispesa depende primeiramente do estado do seu motor!Se estiver tudo ok com ele não vejo motivo para modificar ele internamente,pois com 1kl ele bem regulado chega perto de 120 cv!
primeiras perguntas que vem.Meu carro vai chegar aos 200 km´s?
A mesma velocidade que tinha antes vai ter agora com o turbo! só que vai chegar nela em um menor tempo.
Para se alimentar os 120 cv ou o 1kl de pressão, os bicos originais não vão dar conta nem de longe!
e ao colocar um de maior vazão o preparador tem que ser bom para deixa lo homogêneo como um original. Tem também a segunda opção que mantem o bico original e um segundo funcionando de modo quando o original não da mais conta o outro passa a auxiliar na mistura correta.
Resumo.Carro turbo só tem força a partir dos 3.000 rpm´s e que suas dores de cabeça dependem mais do conhecimento do seu preparador do que dos equipamentos a se adaptar as novas realidades!
Espero ter ajudado. :wink:

Eae Andre beleza ?
É minha idéia é colocar um bico auxiliar nele, até pq acho q fica melhor do q dar mais vazão ao bico original.
Segundo o mecanico meu motor está otimo a unica coisa q preciso fazer pra deixar ele zero ( q vou encostar essa semana) é trocar umas mangueiras q estão meio ressecadas, claro ele disse q meu motor está otimo mais pra rodar como está, qnd perguntei sobre colocar o turbo ele disse q seria melhor colocar as peças forjadas , pistões, bielas, e o vira brequim .
Minha duvida veio dai, do lance de colocar pessas forjadas ou não intendeu ?
Se seria nescessario colar elas ou se as originais aguentam, pq tava lendo q tem umas peças forjadas q são de mal qualidade e q as vezes podem dar mais problemas do q montar com as peças originais ...
Eu to nas idéias de fazer a retifica do meu motor e deixar ele no esquema pra por o turbo no meu mecanico e instalar o turbo na turbo anhaguera (o mecanico disse q instala tbm, mais prefiro levar lá na TA q eu sei q eles manjam mt...kKK)
Sobre legalizar eu tava lendo, acho até q foi vc mesmo que comentou sobre deixar o turbo fora de acerto pra passar na vistoria e depois acertalo, será q da certo em?? ..UHAuahauh
Só acrescentando uma coisa, a turbo anhanguera só faz a vendados equipamentos e não instala.Te afirmo isso porque moro bem perto da matriz da T.A.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Tudo bom?
ro.balog escreveu:Levei meu carro no mecanico e pedi pra ele dar uma averiguada no carro, ele deu uma geral no carro pra mim e disse q ta td em otimo estado, q no motor eu só teria q acertar o ponto da injeção e trocar umas mangueiras q estao meia ressecadas , nada demais.
Mantenha seu mecânico como mecânico, já se mostrou que não entende muito da arte de preparação.
Ai eu comentei com ele q eu pretendia colocar turbo no meu carro, tenho a ideia de preparar um carro pro dia a dia com 1k de pressão, e perguntei a opnião dele do que eu deveria fazer e tals
Quando se diz somente pressão, não dá para determinar potência nenhuma. Para determinar qual potência terá, vc precisa saber qual é a vazão de ar que entregará ao motor em conjunto com a pressão. Resumindo, vc primeiro define qual a potência que vc quer, com isso vc determina a vazão mássica de ar e depois com os dados do seu motor, como rotação, eficiência volumétrica, temp do ar de admissão, cilindrada, vc determina qual será a pressão necessária. Então sempre que for expressar o que quer do seu carro, diga quanto de potência vc quer e dê os dados do seu carro e deixe que o preparador diga quanto de pressão será necessário. Ou questione ao fórum que podemos calcular para vc ter uma idéia de onde partir.
ele me disse q precisaria retificar meu motor (até ai tudo bem)
tocar o vira brequim por um temperado (forjado)
colocar pistões preparados
bielas forjadas
e trocar as bronzinas do carro
trocar o sistema de freio pelo os do 1.8
e os basicos pra converter ele pra alcool, bomba e não lembro o resto ..kkk
Virabrequim forjado x temperado são duas coisas diferentes. Temperado é processo de tratamento térmico superficial para aumento de dureza, isso é utilizado nos colons do virabrequim para reduzir o nível de desgaste por atrito. Acredito que todos virabrequins são temperados nesses pontos de contato. Forjado é proceso de fabricação, os virabrequins podem ser forjados ou fundidos, o seu original é fundido e pelo que vc quer não precisa nem de virabrequim forjado, nem de pistão ou biela forjada.

ele disse q nessa brincadeira ai eu vou gastar mais ou menos 6 mil com o kit turbo e embreagem de ceramica incluso (caralhoooo)
Se vc fosse fazer tudo que foi indicado, vc gastaria mais de 6 mil fácil.
minha duvida é , precisa de tudo isso mesmo pra montar o turbo, tipo trocar os pistões e tals visto q eu vou rodar com pressão não tão alta assim e vai ser um carro pro dia a dia
pra quem tem corsa turbo, fica bom? vale apena ?
pra legalizar é dificiul e caro ?
ta muito caro esse orçamento do mecanico ?
Visto q eu quero montar um kit pra não ter dor de cabeça depois, rodar com meu carro turbo assim como eu rodo com o original, não ter q encostar todo dia o carro pq estourou sei la oq do motor, ou pq deu CENSURADO..
quero fazer um bang pra não ter dor de cabeça, q eu rode bem no dia a dia e qnd eu for viajar não tenha problemas com longas distancias, pois as vezes viajo pra minas (600 km de rodovia ..kk)
desculpa a qnt de perguntas, é q são preocupações pois tenho medo de gastar toda essa grana pra ficar passando raiva e com dividas depois..
valeu a todos
Acho que as demais questões já foram respondidas.

Abraço.


ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ro.balog »

SemControle escreveu:miolo é todo original no meu carro...
por ser um efi e ter muito tempo de vida, e pra esse eskema sovietico q quer, é melhor ser obrigatoria a retifica e considerar muito pecas forjadas sim.....
ja to sentindo akele fogo nos fundilhos de todo dia ir la cutucar o parafuso pra dar mais pressao
É retificar é de praxe mesmo, se acha q é bom colocar um intercooler ??
Eu to pensando em deixar nessa pegada do seu 0.8 de presão acho q ja da uma boa diferença e não deve judiar tanto do motorzinho ..kk
Cara se acha q fazendo nesse esquema ai tudo certinho, ele vai aguentar viajar uns 600 km ??
Como se regularizou o seu?
Deixou fora de acerto pra fazer a inspeção e depois acertou ??
kkkkkk
tenho receio até de quem manja qnd vão mexer no meu carro, oq dira eu mesmo mexer..UAhuaha
Até pq como vou usar pro dia dia e as vezes pra viajar, nem compensa ficar colocando mais pressão no turbo, vai ficar mais gastão ainda e de brinde acabo tirando o acerto dele..kk
Valeu mano, muito obrigado mesmo, logo logo to encostando o carro na oficina pra concluir o projeto 1.0T..kkk


ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ro.balog »

andre pirituba escreveu:
ro.balog escreveu:
andre pirituba escreveu:ro.balog...Acho que entendi o que pretende do seu carango e te digo o seguinte! Sua dispesa depende primeiramente do estado do seu motor!Se estiver tudo ok com ele não vejo motivo para modificar ele internamente,pois com 1kl ele bem regulado chega perto de 120 cv!
primeiras perguntas que vem.Meu carro vai chegar aos 200 km´s?
A mesma velocidade que tinha antes vai ter agora com o turbo! só que vai chegar nela em um menor tempo.
Para se alimentar os 120 cv ou o 1kl de pressão, os bicos originais não vão dar conta nem de longe!
e ao colocar um de maior vazão o preparador tem que ser bom para deixa lo homogêneo como um original. Tem também a segunda opção que mantem o bico original e um segundo funcionando de modo quando o original não da mais conta o outro passa a auxiliar na mistura correta.
Resumo.Carro turbo só tem força a partir dos 3.000 rpm´s e que suas dores de cabeça dependem mais do conhecimento do seu preparador do que dos equipamentos a se adaptar as novas realidades!
Espero ter ajudado. :wink:

Eae Andre beleza ?
É minha idéia é colocar um bico auxiliar nele, até pq acho q fica melhor do q dar mais vazão ao bico original.
Segundo o mecanico meu motor está otimo a unica coisa q preciso fazer pra deixar ele zero ( q vou encostar essa semana) é trocar umas mangueiras q estão meio ressecadas, claro ele disse q meu motor está otimo mais pra rodar como está, qnd perguntei sobre colocar o turbo ele disse q seria melhor colocar as peças forjadas , pistões, bielas, e o vira brequim .
Minha duvida veio dai, do lance de colocar pessas forjadas ou não intendeu ?
Se seria nescessario colar elas ou se as originais aguentam, pq tava lendo q tem umas peças forjadas q são de mal qualidade e q as vezes podem dar mais problemas do q montar com as peças originais ...
Eu to nas idéias de fazer a retifica do meu motor e deixar ele no esquema pra por o turbo no meu mecanico e instalar o turbo na turbo anhaguera (o mecanico disse q instala tbm, mais prefiro levar lá na TA q eu sei q eles manjam mt...kKK)
Sobre legalizar eu tava lendo, acho até q foi vc mesmo que comentou sobre deixar o turbo fora de acerto pra passar na vistoria e depois acertalo, será q da certo em?? ..UHAuahauh
Só acrescentando uma coisa, a turbo anhanguera só faz a vendados equipamentos e não instala.Te afirmo isso porque moro bem perto da matriz da T.A.
Eae Andre fmz ??
Po cara se mora perto aqui de casa então mano, eu moro na Edgar Faccó, conhece ??
Pouts serio q eles não fazem esse trampo, velho não tem como vc me indicar o seu preparador não ?
Não tava afim de deixar qlqr um mexer no motor do meu carro, sei q vc ta com um puta sistema no motor do seu carro, ja teria mais confiança se fosse no cara q mexeu no seu ..kkk
Seu corsa é prata ?? Acho q ja vi vc passando ali na marginal tiete, proximo ao carrefour limão ..
falou valeu em brow, brigadão mesmo


ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ro.balog »

wevertonvb escreveu:Tudo bom?
ro.balog escreveu:Levei meu carro no mecanico e pedi pra ele dar uma averiguada no carro, ele deu uma geral no carro pra mim e disse q ta td em otimo estado, q no motor eu só teria q acertar o ponto da injeção e trocar umas mangueiras q estao meia ressecadas , nada demais.
Mantenha seu mecânico como mecânico, já se mostrou que não entende muito da arte de preparação.
Ai eu comentei com ele q eu pretendia colocar turbo no meu carro, tenho a ideia de preparar um carro pro dia a dia com 1k de pressão, e perguntei a opnião dele do que eu deveria fazer e tals
Quando se diz somente pressão, não dá para determinar potência nenhuma. Para determinar qual potência terá, vc precisa saber qual é a vazão de ar que entregará ao motor em conjunto com a pressão. Resumindo, vc primeiro define qual a potência que vc quer, com isso vc determina a vazão mássica de ar e depois com os dados do seu motor, como rotação, eficiência volumétrica, temp do ar de admissão, cilindrada, vc determina qual será a pressão necessária. Então sempre que for expressar o que quer do seu carro, diga quanto de potência vc quer e dê os dados do seu carro e deixe que o preparador diga quanto de pressão será necessário. Ou questione ao fórum que podemos calcular para vc ter uma idéia de onde partir.
ele me disse q precisaria retificar meu motor (até ai tudo bem)
tocar o vira brequim por um temperado (forjado)
colocar pistões preparados
bielas forjadas
e trocar as bronzinas do carro
trocar o sistema de freio pelo os do 1.8
e os basicos pra converter ele pra alcool, bomba e não lembro o resto ..kkk
Virabrequim forjado x temperado são duas coisas diferentes. Temperado é processo de tratamento térmico superficial para aumento de dureza, isso é utilizado nos colons do virabrequim para reduzir o nível de desgaste por atrito. Acredito que todos virabrequins são temperados nesses pontos de contato. Forjado é proceso de fabricação, os virabrequins podem ser forjados ou fundidos, o seu original é fundido e pelo que vc quer não precisa nem de virabrequim forjado, nem de pistão ou biela forjada.

ele disse q nessa brincadeira ai eu vou gastar mais ou menos 6 mil com o kit turbo e embreagem de ceramica incluso (caralhoooo)
Se vc fosse fazer tudo que foi indicado, vc gastaria mais de 6 mil fácil.
minha duvida é , precisa de tudo isso mesmo pra montar o turbo, tipo trocar os pistões e tals visto q eu vou rodar com pressão não tão alta assim e vai ser um carro pro dia a dia
pra quem tem corsa turbo, fica bom? vale apena ?
pra legalizar é dificiul e caro ?
ta muito caro esse orçamento do mecanico ?
Visto q eu quero montar um kit pra não ter dor de cabeça depois, rodar com meu carro turbo assim como eu rodo com o original, não ter q encostar todo dia o carro pq estourou sei la oq do motor, ou pq deu CENSURADO..
quero fazer um bang pra não ter dor de cabeça, q eu rode bem no dia a dia e qnd eu for viajar não tenha problemas com longas distancias, pois as vezes viajo pra minas (600 km de rodovia ..kk)
desculpa a qnt de perguntas, é q são preocupações pois tenho medo de gastar toda essa grana pra ficar passando raiva e com dividas depois..
valeu a todos
Acho que as demais questões já foram respondidas.

Abraço.



Fala irmaõ tdo bem ??
Po obrigado mesmo pela sua resposta...
É sou cabação nesse lance de preparação e aqui onde eu moro não conhece ngm de confiança pra fazer esse tipo de serviço, o mecanico trampa até bem, mais não tenho coragem de jogar meu carro na mão dele pra colocar turbo não..kkk
eu quero fazer um trampo pra não ter dor de cabeça depois, por isso to receioso na mão de quem eu vou deixar o carro pra preparar...kkk
Então sobre potencia eu tava imaginando algo em torno de sei lá uns 120 a 150cv de potencia, eu vou usar ele no dia a dia só, pra ir pro trampo, facul, um role com a gata e as vezes em algumas viagens de uns 600 km...
Então se acha q não é nescessario trocar as peças por peças forjadas ??
caso seja nescessario trocar alguma coisa é melhor trocar pelas originais só q novas mesmo ?
no lance do vira eu q escrevi errado pois achei q os dois eram iguais, forjado e temperado, ele falou pra eu colocar um virabrequim temperado..
irmão mt obrigado pela sua resposta,, valeu mesmo
até mais


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

ro.balog escreveu: Fala irmaõ tdo bem ??
Po obrigado mesmo pela sua resposta...
É sou cabação nesse lance de preparação e aqui onde eu moro não conhece ngm de confiança pra fazer esse tipo de serviço, o mecanico trampa até bem, mais não tenho coragem de jogar meu carro na mão dele pra colocar turbo não..kkk
eu quero fazer um trampo pra não ter dor de cabeça depois, por isso to receioso na mão de quem eu vou deixar o carro pra preparar...kkk
Então sobre potencia eu tava imaginando algo em torno de sei lá uns 120 a 150cv de potencia, eu vou usar ele no dia a dia só, pra ir pro trampo, facul, um role com a gata e as vezes em algumas viagens de uns 600 km...
Então se acha q não é nescessario trocar as peças por peças forjadas ??
caso seja nescessario trocar alguma coisa é melhor trocar pelas originais só q novas mesmo ?
no lance do vira eu q escrevi errado pois achei q os dois eram iguais, forjado e temperado, ele falou pra eu colocar um virabrequim temperado..
irmão mt obrigado pela sua resposta,, valeu mesmo
até mais
Eu, se fosse seu preparador, te diria para fazer retífica, usar todas peças originais e novas (nada de paralelo), inclusive embreagem. Projeto para 120 cv usando 1 bar de pressão, no álcool. E faria usando o método mais simples que é através de HPi mesmo. Se a ignição não fosse por distribuidor, já indicaria um gerenciador de suplementar com atraso de ponto.

Não vale a pena, pelo que mostrou querer, investir demais nesse motor. Faça o básico bem feito e vai curtir bastante. Dai não vai demorar muito, vc não vai querer aumentar a pressão, mas sim um motor maior. :)

Hoje o motor menor dos meus carros é o da picape que vai ser 2.4 16 v. Tirar leite de pedra, no começo é legal mas depois cansa!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao o meu eu regularizei ja acertado, os caras q diz a documentacao tem os eskemas la...tudo foi inspecionado no inmetro, so nao passou no dino, mas foi passada a informacao q estava dentro dos 10% o aumento da potencia.....

depende muito do canal q vai ter pra fazer a legalizacao...se vc mesmo for atras, é mais dificil, pq os caras tem o eskema...
cara é bom um intercooler, porem 0,8 de pressao + intercooler, o pobre miolo original nao vai aguentar nao.....depende muito do rendimento do intercooler tmb....
cara bem montado sem estar no limite, vc roda os 600km sem dor de cabeca....tem q ver q grande parte da estrada seu motor vai estar trabalhando original, sem a forca da turbina.....

é complicado guentar o tranco...entre extrema e mairiporã eu queimei 1/2 tanque na estrada, mas andando no tudo q ta, com trocentas reduzidas e retomadas pq o povo nao saia da frente....coisa de menos de 10min entre os 2 pedagios....entao te falo, andar pressurizando o tempo todo, vc vai andar na casa dos 180 e o consumo vei ser proporcional ao q andar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ro.balog »

Gente desculpe a demora em reponder, infelizmente tive q fazer uma viagem de ultima hora pra minas, e voltei a pouco
como disse eu fui pra minas e lá eu tenho um primo q é eletricista de auto e ele tem varios contatos, mecanicos, funileiros, dono de desmanche e blá blá blá
tanto q ele comprou um fusquinha velho e reformou ele todo e adaptou o motor da parati 1.8 no fusquinha dle
http://www.youtube.com/watch?v=Yr8h3oSoB0E
Bom lá meu corsa começou a dar uns problemas no motor, oq me deixou puto
q agora é pra valer vou encostar esse raio de carro e arrumar tudo de uma vez
só fiquei na duvida de colocar o turbo ou trocar o motor do corsa por um mais potente e mais novo, como o da montana 1.4 ou 1.8..
gostaria novamente da opnião de vcs, oq vcs acham melhor ??
colocar o turbo ou trocar o motor, visto q se eu for usar meu motor vou forjar ele pro turbo :)
valeu novamente pessoal desculpa as perguntas :)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

seu carro sendo EFI o pequeno gasto q vai ter pra adaptar qq motor MPFI sai mais barato comprar outro carro ja MPFI pra ser menos adaptacao....adaptacao qnd bem feita muito q bem, qnd feita nas coxas serve apenas pra dar dor de cabeca.....isso q mesmo bem feita pode ser um foco de enxakeka tmb

pra andar igual gente nao tem necessidade de forjar com 1bar vc anda sem problemas sem nada forjado ai

a ideia de forjar é brilhante pra quem gosta da grandeza de andar com treizkilimei...so q isso nao é AP, nao sonhe q com 4K vc forja esse motor igual se faz num AP
alem da dificuldade em conseguir tais pecas pra corsa e baixa CC
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ro.balog »

SemControle escreveu:seu carro sendo EFI o pequeno gasto q vai ter pra adaptar qq motor MPFI sai mais barato comprar outro carro ja MPFI pra ser menos adaptacao....adaptacao qnd bem feita muito q bem, qnd feita nas coxas serve apenas pra dar dor de cabeca.....isso q mesmo bem feita pode ser um foco de enxakeka tmb

pra andar igual gente nao tem necessidade de forjar com 1bar vc anda sem problemas sem nada forjado ai

a ideia de forjar é brilhante pra quem gosta da grandeza de andar com treizkilimei...so q isso nao é AP, nao sonhe q com 4K vc forja esse motor igual se faz num AP
alem da dificuldade em conseguir tais pecas pra corsa e baixa CC

Fala irmão, po obrigado por sempre dar uma força cara...
Então eu fiquei xonado no fuqueta com motor 1.8 da parati, rapaz virou um foguete o fuca ..AHuHA
Por isso me veio a idéia de trocar o motor do meu corsa.
Mais andei pesquisando na net, talvez seja loucura minha, é muito grana fica mais barato eu turbinar o manco..
De todo modo eu vou mandar fazer o motor do meu carro, vira e mexe ele aparece um probleminha no motor, vou mandar fazer tudo de uma vez só pra não esquentar mais a cabeça.. :)
Então cara no turbo q nem vc falou eu não vou montar pra competir nem nada, vai ser pra rodar na cidade e viajar como eu uso ele hj em dia, assim como no seu carro to pensando em no maximo colocar 0.8 bar de pressão assim como ta no seu..
Vou encostar ele pra fazer o motor inteiro , troca oq for preciso por original mesmo e comprar meu kitzinho turbo..kkk
Tava pensando em ir no cara q montou o seu lá em guarulhos (aproveitar q meu coroa mora lá mesmo..kkk)
Cara vc ta usando a embreagem original ou colocou de ceramica ???
Freios vc trocou alguma coisa por causa do turbo ??
Sera q preciso trocar emrbeagem e o sistema de freio e pans ??
Valeu cara obrigado


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”