[PROJETO] - Picape Corsa - 2.4 16V - Turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[PROJETO] - Picape Corsa - 2.4 16V - Turbo

Mensagem por wevertonvb »

Bom, alguns já podem ter vistos cometários em outros fóruns falando desse novo projeto, mas como aqui é o principal fórum de corsas e acho que foi o primeiro fórum que começei a participar há alguns anos atrás, é aqui que quero deixar os maiores detalhes deste projeto que estou encarando e com certeza aqui terei algumas ajudas necessárias para esta adaptação.

Minha idéia é transformar a minha picape para participar de arrancada 402 m, na categoria DT-A. Tinha em mente no início de fazer um motor com 600 a 700 cv de cara. Mas depois de algumas boas conversas, decidi iniciar o projeto com a expectativa de 450 cv e vou explicar o porquê mais para frente, e ir testando em pista, acertando tração, descobrindo os principais pontos fracos, elaborando alternativas confiáveis, projetando peças ou adaptando e com o tempo e aperfeiçoamento, chegar na potência necessária para virar tempos competitivos aqui na região.

Imagem

Escolha do Motor

Eu sigo muito na minha profissão aquela história de que se vc continuar a fazer sempre as mesmas coisas sempre terá os mesmos resultados e para sair desta corrente sempre busco o inovar, isto traz riscos consigo, mas desafios não me preocupam mais do que o necessário. Pode dar tudo errado, pode dar muita mais trabalho, mas com certeza o resultado não é o mesmo e é isso que me anima.

Aonde quero chegar com essa conversa? Quando observamos os carros que competem na DT-A ou mesmo de outras categorias, você perceberá que todos carros tem alta potência em altíssimas rotações, pois assim se conseguem potência principalmente por rotação elevada e não por grande torque. Para os curiosos e estudiosos:

Potência = (Torque * RPM)/726,4

Qual a principal vantagem disso? Baixo torque, preserva o câmbio, diferencial, semi-eixos, etc. É o torque que quebra todas estas partes e não potência. Quero falar muito sobre câmbio mais para frente.

Já perceberam o comportamento destes carros na pista? A grande maioria, sai extremamente lento para um carro de tamanha potência, e só começa a desenvolver nas altas RPMs e geralmente quando mudam da primeira marcha para a segunda dão outra murchadas desanimadora e depois começa a render novamente e deslancha. Eu, sinceramente, acho isso horrível, ter um carro de 700 cv que sai nos primeiros 100 m junto com um carro aspirado de 200 cv, tem que ter algo errado nisso, pelo menos penso assim.

Alta potência em altas RPM é a receita que todo mundo segue, e se vc quer disputar com estas pessoas ou vc investe muito pesado no desenvolvimento de alta rotação ou muda o caminho e tenta ter potência através do alto torque. Começaram a entender o motivo por eu ter escolhindo um 2.4 16 V que tem originalmente já 23,7 kgf.m de torque, contra os 12,9 kgf.m da picape corsa original.

E quando se opta por trabalhar com RPM próximos dos originais, o investimento cai bruscamente na parte motor, não é necessário bomba de óleo externo, não é preciso de cárter seco, não preciso de comando importados caríssimos, não preciso usar injeções programáveis em substituição da original, entre vários outros detalhes que irei colocar com o passar do tempo.

Por quê escolhi aqueles 450 cv iniciais? Já que terei um carro com comportamento muito diferente dos concorrentes, pois terei um motor forte em baixa rotação também, muito provavelmente não será necessário 700 cv para andar junto com os demais e por quê então não investir menos no começo e ir testanto até atingir a potência suficiente?

Com 450 cv consigo ainda menos dificilmente um câmbio que suporte o torque produzido que deverá estar na faixa de 55 kgf.m, se tento de cara um carro com 600 a 700 cv, o torque subiria para entre 73 e 85 kgf.m, torque que nenhum câmbio forjado brasileiro vai resistir. Quer um exemplo do motivo do pessoal insistir em altas rpms? Um carro com 700 cv a 9000 RPM produzirá um torque de 55 kgf.m! Ou seja, o mesmo que eu com 450 cv a 6000 RPM. Perceberam que o ponto crítico no Brasil é câmbio!

Enfim, este motor vai produzir um torque alto em toda faixa de rotação e devido a elevada cilindrada, terá uma potência elevada em rotações próximas as originais e sem ser por pico de potência como os demais carros da categoria, portanto o caminho que escolhi foi este!

Como podem ver o motor já foi comprado e já iniciei o desmonte da picape, toda adaptação será feita por mim e precisarei da ajuda de vocês em determinados pontos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Opinem, comentem, critiquem, questione...:)

Abraços.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a ideia é boa em vc trabalhar no regime "original" e despejar torque ai
o problema é o esforco sobre as bielas, e o conjunto de cambio mesmo....

esse despejo de forca de uma vez e cedo compromete muito esse conjunto biela e cambio pra frente....por isso vc ve os caras render 1000cvs mas tmb girar la nos 10K rpms, o despejo de força vem la em cima pq entra meio q "gradativamente"

se vc vai destinar o carro unicamente pra arrancada, eu ja pensaria nas bielas mais resistentes q puder encontrar pro motor....
se vc mantem no regime original, mas sem a murchada q da na saida e trocas de marchas, vc trabalha quase q numa linha reta e progressiva o desempenho, tracionando e com esses 400cvs vc ja pode conseguir exito sobre muitos outros monstros...
muita dureza na suspensao traseira e elevada, nao deixe afundar pra empinar a frente
qual a ideia sobre reforcos estruturais? so akelas barrinhas basicas nao vao dar nem pra comecar

sem ser de pista to estudando o q fazer na suspensao traseira do golf pra cortar esse efeito em marcha baixa qnd vem pressao, em alta q gosto nao sofro....

conta o q ta planejando pra "apimentar" o motor, quais suas ideias pra dar um caminho pra gente pensar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:a ideia é boa em vc trabalhar no regime "original" e despejar torque ai
o problema é o esforco sobre as bielas, e o conjunto de cambio mesmo....

esse despejo de forca de uma vez e cedo compromete muito esse conjunto biela e cambio pra frente....por isso vc ve os caras render 1000cvs mas tmb girar la nos 10K rpms, o despejo de força vem la em cima pq entra meio q "gradativamente"

se vc vai destinar o carro unicamente pra arrancada, eu ja pensaria nas bielas mais resistentes q puder encontrar pro motor....
se vc mantem no regime original, mas sem a murchada q da na saida e trocas de marchas, vc trabalha quase q numa linha reta e progressiva o desempenho, tracionando e com esses 400cvs vc ja pode conseguir exito sobre muitos outros monstros...
muita dureza na suspensao traseira e elevada, nao deixe afundar pra empinar a frente
qual a ideia sobre reforcos estruturais? so akelas barrinhas basicas nao vao dar nem pra comecar

sem ser de pista to estudando o q fazer na suspensao traseira do golf pra cortar esse efeito em marcha baixa qnd vem pressao, em alta q gosto nao sofro....

conta o q ta planejando pra "apimentar" o motor, quais suas ideias pra dar um caminho pra gente pensar....
Como esse motor veio lacrado, ou seja, sem ser aberto, vou fazer toda sua adaptação e acerto da fase aspirada tb sem abrí-lo. Vou fazer algumas modificações na parte de injeção e corpo de borboleta, este motor flex vem com a injeção ME7 que usa borboleta eletrônica, então a minha idéia é comprar o módulo e chicote M 1.5.4 dos 16 v antigos, que usam borboletas mecânicas e não são flex, como vou usar somente álcool então fica mais fácil assim. Uso os próprios bicos do 2.4 flex que não precisaram de nenhuma modificação e faço uma reprogramação em cima dessas configurações, mantendo todas as funções da injeção original, inclusive sensor de detonação.

Mantendo sensor de detonação não posso utilizar pistões forjados, pois a folga dos forjados podem confundir o sensor de detonação e atrasar o ponto, prejudicando o desempenho.

Já as bielas forjadas serão usadas sim, só não defini marca ainda pois estou na fase anterior ainda, e tenho muito serviço pela frente até lá. Na verdade, vou tentar chegar nesses 450 cv, usando somente as bielas forjadas na modificação do motor, nem preparação de cabeçote, nem coletor de admissão especial usarei pra chegar nessa potência, essas modificações serãos as que virão caso precise de mais potência.

Reforço estrutural ainda preciso fazer um estudo mais aprofundado, mas tenho que pensar tb na questão de peso, o carro do jeito que estava comigo dentro já tinha 1058 kg, e na DT-A posso chegar até 1030 kg, então não posso inventar muito peso para esse carro, senão perco a vantagem do baixo peso da picape. Minhas idéias por enquanto com relação ao reforço estrutral é utilizar um esquema de tubulações na caçamba da picape que travem esta parte do veículo como se tivesse um teto, ainda existe a construção do santo antônio no interior do carro que pode ser feito de modo a travar ainda mais a carroceria e obviamente tem as barras travando as torres da suspensão. Mas há muito o que pensar ainda.

Bom, depois vou postar as fotos de como está o desmonte em casa!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu acredito ser muita coisa pra pistao original, e na hora da puxada vc nao vai com motor frio, ja houve a dilatacao, entao acho q nao vai ter muita batecao pra confundir o sensor

mas esse peso hj é ela completa né? vc ainda vai fazer o alivio hehehehe
se quiser um piloto de 50 kg hehehe achou :D

como uso turbo civil hehe acho bem sovietico o projeto, mesmo pra pista...
cuidado com a taxa do flex e a pressao do turbo, cai nakilo q nao pode vir muita pressao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Voce não vai conseguir chegar a 450cv com pistões originais, isso é fato.
Outra coisa, voce consegue usar pistões forjados com injeção original com KS... mas tem que ter pouca folga e pra isso voce pode usar os IAPEL.
Eu já montei algumas RS2, S3, TT, M3 entre outros forjados e todos com injeções originais (com pigg-Back) com KS, mas tem que ser com pistões IAPEL, pois são os únicos que tem pouca folga e não atrapalham a injeção.
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:eu acredito ser muita coisa pra pistao original, e na hora da puxada vc nao vai com motor frio, ja houve a dilatacao, entao acho q nao vai ter muita batecao pra confundir o sensor

mas esse peso hj é ela completa né? vc ainda vai fazer o alivio hehehehe
se quiser um piloto de 50 kg hehehe achou :D

como uso turbo civil hehe acho bem sovietico o projeto, mesmo pra pista...
cuidado com a taxa do flex e a pressao do turbo, cai nakilo q nao pode vir muita pressao
É o peso dela completa sim, incluindo protetor de caçamba, estepe, etc e mais eu com meu peso de 86 kg, tanque de combustível pela metade. Agora é preciso alguns alívios sim, mas a categoria DT-A não permite muita coisa não!

Pô, 50 kg, vc tá precisando de gastar um pouco menos no golf e comprar mais comida! hehehe

Apesar do motor ser flex a taxa dele não é alta não, 10:1, o vectra cd 97 tinha mais taxa que isso só na gasolina. Para turbo está pouca coisa alta, mas o sensor de detonação dá uma ajudada ai.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

fui surpreendido com a taxa, o golf veio com 10,3:1 na gasolina, com a retifica do cabecote e a junta de aco nao sei qnt ficou.....

nao é gasto no golf nao...como mais q muita gente grande e gordinha, sao 50kg distribuido em 1,65+ou- :D


vc viu o Rodolfo passou uma dica boa ali sobre os pistoes....

eu ia te falar sobre a suspensao, dependendo o q precisar de amortecedor, posso ver onde mandei fazer os dianteiros do golf, fiz com 30% a mais de carga e haste encurtada em 1elo, foi em recondicionadora de amortecedor, nao foi nenhum lugar de nome pra suspensao, levei os meus e fizeram isso no meu mesmo, saiu 350 cruzeiros no meio de 2010, nao sei se consegue alguem pra fazer o servico ai, ou se compensaria o frete

esse peso ta complicado hein, nao ter muito o q aliviar ainda, e pensar q vai ter q por peso, pq o motor ja vai ser mais pesado, os reforcos vao pesar, so vai ter mais peso....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

GSI T escreveu:Voce não vai conseguir chegar a 450cv com pistões originais, isso é fato.
Outra coisa, voce consegue usar pistões forjados com injeção original com KS... mas tem que ter pouca folga e pra isso voce pode usar os IAPEL.
Eu já montei algumas RS2, S3, TT, M3 entre outros forjados e todos com injeções originais (com pigg-Back) com KS, mas tem que ser com pistões IAPEL, pois são os únicos que tem pouca folga e não atrapalham a injeção.
Abraços.
Pois é, por isso que eu gosto de fórum, vc consegue muitas informações distintas e várias experiências. Por onde andei conversando cheguei a comentar se não era possível utilizar um forjado com menos folga, pois diante de tantas marcas e experiências é claro que existem um com menos folga e outros mais, mas mesmo assim me disseram para não entrar nessa de forjado que não casaria com o sensor KS. Realmente estava preocupado com tanta potência para pistões originais, mas como pistão quebra mais pelo torque em baixa rotação, estava querendo arriscar.

Mas agora vc mostrando sua experiência em utilizar pistões IAPEL e sensor KS, me deixou mais tranquilo, tz só precisa fazer um special order com eles pois pelo catalogo, só tem o pistão 2.4 da S10 que tem 87,5 mm, e é para cabçote 8 v, o do vectra 2.4 é 87,00 mm. Existe ainda a opção de abrir um pouco os cilindros e usar 87,5 mm, que passaria dos 2.4, mas neste caso, aumentaria mais a taxa de compressão e diminuiria a resistência dos cilindros, portanto prefiro manter nos 87,00.

Valeu pelas dicas!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas o pouco q sei o diametro maior do pistao favorece o torque em baixa, junto com mais taxa, deixa um motor esperto em baixa, mas a taxa vai indo contra muita pressao q vai vir em alta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:fui surpreendido com a taxa, o golf veio com 10,3:1 na gasolina, com a retifica do cabecote e a junta de aco nao sei qnt ficou.....

nao é gasto no golf nao...como mais q muita gente grande e gordinha, sao 50kg distribuido em 1,65+ou- :D


vc viu o Rodolfo passou uma dica boa ali sobre os pistoes....

eu ia te falar sobre a suspensao, dependendo o q precisar de amortecedor, posso ver onde mandei fazer os dianteiros do golf, fiz com 30% a mais de carga e haste encurtada em 1elo, foi em recondicionadora de amortecedor, nao foi nenhum lugar de nome pra suspensao, levei os meus e fizeram isso no meu mesmo, saiu 350 cruzeiros no meio de 2010, nao sei se consegue alguem pra fazer o servico ai, ou se compensaria o frete

esse peso ta complicado hein, nao ter muito o q aliviar ainda, e pensar q vai ter q por peso, pq o motor ja vai ser mais pesado, os reforcos vao pesar, so vai ter mais peso....
Quanto a suspensão nem imaginei nada ainda, mas valeu pelo apoio! Antes de entrar direto na DT-A vou testar várias vezes nos famosos "rachões de rua" que são bem baratos no autódromo e tem toda as vantagens de se medir tempo, pista lisa, etc, vai ser ai que vou ter que descobrir com dar tração, mas no DT-A já se tem a vantagem de se poder usar os slicks e com certeza vou ter os meus.

O alívio de peso vai ter que ser bem estudado, pois a picape já não tem muito o que tirar.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”