[DÚVIDA] - Turbo no Corsa EFI 1.0. Vale a pena?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Turbo no Corsa EFI 1.0. Vale a pena?

Mensagem por ro.balog »

Fala ai pessoal, meu nome é Ronaldo, moro em São Paulo-SP
Eu tenho um Corsa Wind 94 (EFI), e tava na duvida de vender meu carro e pegar um mais novo e mais forte (pq na boa me incomoda mt aqueles luzes q te jogam na estrada e as reduzidas nas subidas na cidade ..kk), ou de gastar dinheiro no meu carro e deixar ele ao meu gosto, visto q eu ja gastei uma grana com ele, com rodas e som e etc..
Levei meu carro no mecanico e pedi pra ele dar uma averiguada no carro, ele deu uma geral no carro pra mim e disse q ta td em otimo estado, q no motor eu só teria q acertar o ponto da injeção e trocar umas mangueiras q estao meia ressecadas , nada demais.
Ai eu comentei com ele q eu pretendia colocar turbo no meu carro, tenho a ideia de preparar um carro pro dia a dia com 1k de pressão, e perguntei a opnião dele do que eu deveria fazer e tals
ele me disse q precisaria retificar meu motor (até ai tudo bem)
tocar o vira brequim por um temperado (forjado)
colocar pistões preparados
bielas forjadas
e trocar as bronzinas do carro
trocar o sistema de freio pelo os do 1.8
e os basicos pra converter ele pra alcool, bomba e não lembro o resto ..kkk
ele disse q nessa brincadeira ai eu vou gastar mais ou menos 6 mil com o kit turbo e embreagem de ceramica incluso (caralhoooo)
minha duvida é , precisa de tudo isso mesmo pra montar o turbo, tipo trocar os pistões e tals visto q eu vou rodar com pressão não tão alta assim e vai ser um carro pro dia a dia
pra quem tem corsa turbo, fica bom? vale apena ?
pra legalizar é dificiul e caro ?
ta muito caro esse orçamento do mecanico ?
Visto q eu quero montar um kit pra não ter dor de cabeça depois, rodar com meu carro turbo assim como eu rodo com o original, não ter q encostar todo dia o carro pq estourou sei la oq do motor, ou pq deu CENSURADO..
quero fazer um bang pra não ter dor de cabeça, q eu rode bem no dia a dia e qnd eu for viajar não tenha problemas com longas distancias, pois as vezes viajo pra minas (600 km de rodovia ..kk)
desculpa a qnt de perguntas, é q são preocupações pois tenho medo de gastar toda essa grana pra ficar passando raiva e com dividas depois..
valeu a todos
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tudo isso ta respondido pelo forum, é so procurar
acima de 10% de potencia nao legaliza

pior é esse povo q ve ap de rachador com treizkilimei e vem achar q um bar é pouca coisa.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


sydo
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Sábado 26 2011f Março 2011 03:37:23 PM
Localização: Araguari - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sydo »

Como você quer potência, então neste caso seria bom morrer num carro mais potente, pois com certeza o turbo melhora, mas não faz milagres...


ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ro.balog »

SemControle escreveu:tudo isso ta respondido pelo forum, é so procurar
acima de 10% de potencia nao legaliza

pior é esse povo q ve ap de rachador com treizkilimei e vem achar q um bar é pouca coisa.....

Mano na boa não faço parte dos fãs de ap não, disse q 1k era pouco se comparado com um carro de arrancada ou de um rachador com treizkilimei como vc disse..
Eu não tenho noção de qnt seria em potencia 1k de presão pelo oq eu li aqui no site é algo q faça o carro pular pra uns 150 cavalos..
Qnd eu disse pouco foi me referindo q eu não quero montar nenhum carro de rachador porém um carro mais esperto e forte pra dia a dia e pra longas viagens, eu sempre estou lendo os foruns aqui, o problema é q são muitas opniões e isso as vezes acabam nos deixando mais confusos ainda
Um diz q não precisa fazer nada, uns dizem q precisa montar um carro inteiro, vc pelos foruns q eu li manja muito de carro turbo e tem experiencia com o mesmo, eu abri esse forum pelo fato q como é meu primeiro carro e meu primeiro turbo, não caro cair nas idéias de preparadores boca de porco, e nem de mecanico safado q faz vc comprar uma par de coisas q não tem precisão nenhuma..
e o lance do legalizar é pq eu vi q o seu é legalizado e tava em um post q tava com 1.5k é isso ?
pq montar um kit desses gastar mó nota e depois perder o carro na blitz é CENSURADO...
como eu disse eu quero montar meu carro de maneira q eu não tenha q ficar esquentando a cabeça depois, não quero fazer um trampo meia boca nele intendeu por isso vim perguntar..
obrigado pela resposta


ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ro.balog »

sydo escreveu:Como você quer potência, então neste caso seria bom morrer num carro mais potente, pois com certeza o turbo melhora, mas não faz milagres...

Eae mano beleza ?
Então cara não q eu queria um carro pra tirar CENSURADO nem nada disso, é mais um projeto de carro pro dia a dia e pra que eu possa usar em viagens de longa distancia sem esquentar a cabeça, meu intuito é deixar o carro mais esperto, mais forte e tals, mais não um caro de CENSURADO nem de arrancadas, talvez eu tenha exagerado no 1k de pesão pois não tenho ideia do ganho q isso da em potencia no carro, pelo oq eu li o pessoal fala q com essa pressão a cavalaria do carro vai pra em torno de 150 cv, q pelo oq eu imagino equivale a um 1.8, 2.0 hj em dia ..
valeu mesmo pela resposta irmão


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao logo q fiz a retifica e montei o turbo amaciei com 1.5 de pressao.....
ando com 0,8 hj e a potencia deve ter aumentado em torno de 100%
tem todo miolo original.....
usar pressao como referencia é outra coisa absolutamente vaga......vc e seu turbo sem acerto, pode levar pau de outro carro igual sem turbo.....

carro pro dia a dia, qnt mais original melhor, qq coisa q der problema, qq mecanico pode te ajudar.....
ai comeca a ter adaptacao mecanico nao quer e nem sabe reparar, com um turbo, os caras simplesmente sao curiosos, vc acaba caindo sempre na mao de preparador...e se for diferente do q montou o carro, sempre vai apontar alguma coisa e dizer q ta errado, q podia ta melhor q isso q akilo....isso é regra e certeza de cada um criticar o servico do outro.....

um EFI vc nao deve chegar tao facil a 150cvs com 1bar de pressao, e nao recomendo tudo isso de pressao pro dia a dia...pro dia a dia 0,5 ou 0,6 ja da uma boa diferenca.....
eu ando no dia a dia fazendo medias de até 7,5km/l no alcool nesse motor 1.6 com 0,8 pq nao precisa vir toda pressao pra ja mudar, ando quase q 90% sem tirar o manometro do turbo do 0....
potencia e comparar com outra cilindrada é absolutamente vago....nao serve de nada esse comparativo...uma scania tem seus 600cvs e ai?
o turbo so vai fazer seu giro subir muito rapido e com forca...se imaginar uma reta sem fim e colocar vc com o corsa em quinta e um 2.0 em quinta, vai chegar uma hora q o 2.0 vai te passar e com folga....
agora se vc quer chegar nos 150cvs do seu motor, vai ter q preparar muito e adaptar todo o freio de um carro bem maior, assim como a suspensao....vc esta triplicando a potencia do seu carro....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ro.balog »

SemControle escreveu:entao logo q fiz a retifica e montei o turbo amaciei com 1.5 de pressao.....
ando com 0,8 hj e a potencia deve ter aumentado em torno de 100%
tem todo miolo original.....
usar pressao como referencia é outra coisa absolutamente vaga......vc e seu turbo sem acerto, pode levar pau de outro carro igual sem turbo.....

carro pro dia a dia, qnt mais original melhor, qq coisa q der problema, qq mecanico pode te ajudar.....
ai comeca a ter adaptacao mecanico nao quer e nem sabe reparar, com um turbo, os caras simplesmente sao curiosos, vc acaba caindo sempre na mao de preparador...e se for diferente do q montou o carro, sempre vai apontar alguma coisa e dizer q ta errado, q podia ta melhor q isso q akilo....isso é regra e certeza de cada um criticar o servico do outro.....

um EFI vc nao deve chegar tao facil a 150cvs com 1bar de pressao, e nao recomendo tudo isso de pressao pro dia a dia...pro dia a dia 0,5 ou 0,6 ja da uma boa diferenca.....
eu ando no dia a dia fazendo medias de até 7,5km/l no alcool nesse motor 1.6 com 0,8 pq nao precisa vir toda pressao pra ja mudar, ando quase q 90% sem tirar o manometro do turbo do 0....
potencia e comparar com outra cilindrada é absolutamente vago....nao serve de nada esse comparativo...uma scania tem seus 600cvs e ai?
o turbo so vai fazer seu giro subir muito rapido e com forca...se imaginar uma reta sem fim e colocar vc com o corsa em quinta e um 2.0 em quinta, vai chegar uma hora q o 2.0 vai te passar e com folga....
agora se vc quer chegar nos 150cvs do seu motor, vai ter q preparar muito e adaptar todo o freio de um carro bem maior, assim como a suspensao....vc esta triplicando a potencia do seu carro....
é talvez eu tenha exagerado no 1 bar mesmo, se pá até nos 150 cv..UAuahauha
como eu disse eu não quero montar no meu carro nenhum carro de pega, nem nada disso, é mais pra deixar ele mais esperto na cidade, e mais forte tbm, até pq hj em dia não da pra pisar mt, pelomenos aqui em São Paulo se tem um radar a cada 2 metros, e na estrada a mesma coisa, ta embassado ...kkkk
Então eu tava na duvida sobre se tinha mesmo q trocar as peças pelas forjadas (pistões, vira e etc..), pq eu li aqui no site mesmo q tem pessoas q dizem q pra montar um turbo pro dia a dia não é nescessario colocar pessas forjadas, mais trocar por novar originais mesmo se preciso..
Foi isso q me deixou na duvida qnd o mecanico falou de trocar essas peças por forjadas .. :)
Vc acha q pro meu objetivo de deixa o carro mais esperto e forte,no dia a dia e em viagens longas tbm, 0.8 de pressão fica bom ???
No seu caso vc colocou peças forjadas tbm pra rodar nessa pressão do 0.8 ?
Como eu disse eu quero montar meu carro pra não ter dor de cabeças, assim como o seu, um bang bem feito pra não virar um problema no futuro intendeu..
Valeu mais uma vez pela ajuda mano ,, atéé mais


andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

ro.balog...Acho que entendi o que pretende do seu carango e te digo o seguinte! Sua dispesa depende primeiramente do estado do seu motor!Se estiver tudo ok com ele não vejo motivo para modificar ele internamente,pois com 1kl ele bem regulado chega perto de 120 cv!
primeiras perguntas que vem.Meu carro vai chegar aos 200 km´s?
A mesma velocidade que tinha antes vai ter agora com o turbo! só que vai chegar nela em um menor tempo.
Para se alimentar os 120 cv ou o 1kl de pressão, os bicos originais não vão dar conta nem de longe!
e ao colocar um de maior vazão o preparador tem que ser bom para deixa lo homogêneo como um original. Tem também a segunda opção que mantem o bico original e um segundo funcionando de modo quando o original não da mais conta o outro passa a auxiliar na mistura correta.
Resumo.Carro turbo só tem força a partir dos 3.000 rpm´s e que suas dores de cabeça dependem mais do conhecimento do seu preparador do que dos equipamentos a se adaptar as novas realidades!
Espero ter ajudado. :wink:


ro.balog
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 20 2011f Junho 2011 08:29:22 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ro.balog »

andre pirituba escreveu:ro.balog...Acho que entendi o que pretende do seu carango e te digo o seguinte! Sua dispesa depende primeiramente do estado do seu motor!Se estiver tudo ok com ele não vejo motivo para modificar ele internamente,pois com 1kl ele bem regulado chega perto de 120 cv!
primeiras perguntas que vem.Meu carro vai chegar aos 200 km´s?
A mesma velocidade que tinha antes vai ter agora com o turbo! só que vai chegar nela em um menor tempo.
Para se alimentar os 120 cv ou o 1kl de pressão, os bicos originais não vão dar conta nem de longe!
e ao colocar um de maior vazão o preparador tem que ser bom para deixa lo homogêneo como um original. Tem também a segunda opção que mantem o bico original e um segundo funcionando de modo quando o original não da mais conta o outro passa a auxiliar na mistura correta.
Resumo.Carro turbo só tem força a partir dos 3.000 rpm´s e que suas dores de cabeça dependem mais do conhecimento do seu preparador do que dos equipamentos a se adaptar as novas realidades!
Espero ter ajudado. :wink:

Eae Andre beleza ?
É minha idéia é colocar um bico auxiliar nele, até pq acho q fica melhor do q dar mais vazão ao bico original.
Segundo o mecanico meu motor está otimo a unica coisa q preciso fazer pra deixar ele zero ( q vou encostar essa semana) é trocar umas mangueiras q estão meio ressecadas, claro ele disse q meu motor está otimo mais pra rodar como está, qnd perguntei sobre colocar o turbo ele disse q seria melhor colocar as peças forjadas , pistões, bielas, e o vira brequim .
Minha duvida veio dai, do lance de colocar pessas forjadas ou não intendeu ?
Se seria nescessario colar elas ou se as originais aguentam, pq tava lendo q tem umas peças forjadas q são de mal qualidade e q as vezes podem dar mais problemas do q montar com as peças originais ...
Eu to nas idéias de fazer a retifica do meu motor e deixar ele no esquema pra por o turbo no meu mecanico e instalar o turbo na turbo anhaguera (o mecanico disse q instala tbm, mais prefiro levar lá na TA q eu sei q eles manjam mt...kKK)
Sobre legalizar eu tava lendo, acho até q foi vc mesmo que comentou sobre deixar o turbo fora de acerto pra passar na vistoria e depois acertalo, será q da certo em?? ..UHAuahauh


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

miolo é todo original no meu carro...
por ser um efi e ter muito tempo de vida, e pra esse eskema sovietico q quer, é melhor ser obrigatoria a retifica e considerar muito pecas forjadas sim.....
ja to sentindo akele fogo nos fundilhos de todo dia ir la cutucar o parafuso pra dar mais pressao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”