[DICA] - ALGUEM CONHEÇE A CONDUÇÃO DESPORTIVA DO CORSA B?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
____MR____
:: Millennium ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ____MR____ »

RogerMansur escreveu:A "dica" não se aplica ao modelo nacional
Independente de tamanho da abertura de entrada de ar na carcaça a restrição na passagem de ar no filtro original é a mesma, então também não é a mesma coisa que usar um filtro esportivo q admite mais ar por ter menos restrição.

amigo não sei o que voce quis dizer com isso mas é bem melhor como estou a dizer porque utilizei as 2 formas o filtro conico e com a caixa de origem sem a tampa e vou-te explicar o porque fui a opel ca em portugal e explicaram-me porque é que servia aquela tampa e disserem assim hoje em dia ha carros que tem um botao sport no carro que é conduço desportiva e antigamente era manual e a opel lembrou-se de inventar esta tal caixa com a tampa sport que tirando a tampa dava mais cavalagem e um barulhinho mais bonito e para ja o filtro de ar conico nao serve de nada num carro que nao esteja preparado porque o carro anda com a mistura de ar com gasolina e se entrar mais ar que gasolina o carro afoga até parece que se engasga mas eu dei a dica quem quiser experimentar faça o favor quem nao quiser eu tambem não obrigo ninguem agora que é melhor com a caixa de origem sem a tampa é porque eu sei e ja fiz a experiencia e ja levei até a um banco de ensaio para testar o carro. e outra coisa a tampa que se tira fica por baixo ou seja esta escondida de todo o calor e vai buscar ar mais fresco
awaked
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A injeção deve estar apta a essa entrada extra também, tenho certeza que o mapeamento dela permite isso.

Aqui os carros como o Corsa tem sensor de temperatura de ar, mas imagino que o seu sensor seja o de massa de ar. Aí sim, outro nível e funciona que é uma maravilha. Estou jogando possibilidades, se puder descobrir isso seria legal.
RogerMansur
:: Classic ::

Mensagem por RogerMansur »

awaked,

Aki no Brasil os sistemas de injeção eletrônica trabalham com uma margem de “folga”, ou seja, eles tem a capacidade de fornecer proporcionalmente mais combustível do que a quantidade máxima de ar que o motor (original) consegue admitir. Daí, rapidamente pode se concluir, que se você conseguir fazer com que o motor admita uma quantidade um pouco maior de ar, a injeção dará conta do recado mantendo a mistura correta, e teoricamente o motor atingirá mais potência e torque.
Agora oq não consigo entender é como vai admitir mais ar utilizando um filtro original, independentemente do tamanho da entrada de ar na caixa se a restrição é a mesma.
RogerMansur

awaked,

E acredito também q esse modelo não possua o sensor de massa de ar modelo
Como foi citado acima o camarada já usou o filtro esportivo e não teve bons resultados o carro ficou afogado com a entrada extra de ar será q foi isso mesmo q ele quis dizer, poderia até afogar mas com excesso de combustível e não de ar, mas enfim não obteve bons resultados.
awaked

Mensagem por awaked »

Eu acredito que filtro de ar original não segure tanto o ar assim a ponto de atrapalhar o desempenho. Sabe esses testes da caixa transparente com cooler do youtube? Não acredito neles, é muito fácil manipular a bolinha. Mas pode ser verdade, mas o filtro de papel nem restringe nada, estica e assopra pra ver.

Um filtro entupido sim atrapalha, afeta até o consumo. Mas um filtro limpo em boas condições não é possível que segure tanto assim o ar.

Aumentando a entrada de ar, no caso da Opel, automaticamente vai passar mais ar pelo filtro, o "gargalo" da admissão não é o filtro.

Eu já caí nessa de filtro esportivo e vela de iridium, paguei uma grana por hora, porque dinamômetro aqui é por hora, pra ver um no Classic que eu tinha o resultado. Fiz propaganda de filtro esportivo na época, achei que realmente eu tive uma melhora sensível, no dinamômetro não houve alteração alguma na potência. Não funcionou.

Eu imagino que no Corsa Opel Sport ali e a tbi seja maiorzinha, aí sim, o gargalo e a entrada da caixa de ar, abre a portinhola e tem espaço pra maior admissão.
awaked

Mensagem por awaked »

RogerMansur escreveu:awaked,

E acredito também q esse modelo não possua o sensor de massa de ar modelo
Como foi citado acima o camarada já usou o filtro esportivo e não teve bons resultados o carro ficou afogado com a entrada extra de ar será q foi isso mesmo q ele quis dizer, poderia até afogar mas com excesso de combustível e não de ar, mas enfim não obteve bons resultados.
É o sensor de massa não sei, tem uma foto dele no tópico sobre o carro e me parece que é um sensor de massa. Mas é diferente do que os que vejo por aqui, por isso ele teria que ver por lá.

Eu não entendi também a falha com filtro esportivo, eu chutaria que ele devia ter algum defeito de fabricação e por acaso estava restringindo mais do que o filtro normal.
awaked

Mensagem por awaked »

Ah, eu não duvido que o filtro funcione. Já vi testes de alguma spublicaçõe sonde o torque não aumentou mas estava disponível mais cedo o que é bom, ou mesmo 2 ou 3 cavalos de ganho nos 1.0.

Mas a injeção tem que saber o que fazer com isso. Não sei porque meu Classic não soube.
E no caso de carros com acelerador eletrônico quando se acelera 50% no pedal, não significa 50% na borboleta, com filtro sujo, 50% no pedal pode ser 70% de abertura na borboleta. E do contrário também, 50% no pedal se a injeção achar que é ar demais pro mapa usado pode abrir só 40% a borboleta por exemplo. Essa referência de 50% no pedal e a variação de abertura da borboleta acompanhei num teste de laboratório. Não lembro os números exatos mas deu pra colocar o sentido.
RogerMansur

Imagem

A foto é essa não consegui identificar o sensor de massa de ar
Seria bom saber de quantos milimitros é essa borboleta também aí acho q já dava para matar a charada.
awaked

Mensagem por awaked »

Então, ajudaria muito mesmo.
Eu também não manjo tanto assim, só junto o que sei com testes que acompanhei por convite ou mesmo como auxiliar.

Na mangueira entre a caixa de ar e a caixa de ressonância metálica, na parte debaixo dela bem pra esquerda. Me parece grande mais pra ser só de temperatura, ou é o modelo assim, não sei.
RogerMansur

awaked,

To intrigado com uma coisa agora p vc falou sobre o teste sobre filtros de ar
A restrição deles não depende então da sua vazão?
Porque a direfença de um filtro original para um esportivo é essa a vazão tanto é que um esportivo deixa passar partículas que ficariam presas em um filtro original.
Responder