Senhores, vamos em frente!
A quilometragem atual do carro é 52.506. Seguindo com as atualizações, nesse tempo eu fiz algumas manutenções importantes no veículo. Há um tempo percebi que os dois amortecedores dianteiros, ainda originais de fábrica, apresentavam um certo merejamento de óleo. Apesar de serem Turbogás, esses amortecedores tem óleo também.
Para ser sincero, achei que foi breve a vida útil dos amortecedores. Por outro lado, os fabricantes recomendam a troca do conjunto mola/amortecedor entre 40 e 50 mil km. Conversando com o mecânico, ele me disse que a poucos dias um proprietário de um Corsa com 30 mil km rodados (único dono desde zero) foi lá na oficina trocar os amortecedores.
Creio que são vários fatores que levam a duração dos amortecedores: Sorte, estilo de condução e a via que o veículo trafega. Enfim! Já que os amortecedores dianteiros perderam a sua eficiência, resolvi trocar tudo. Comprei tudo em dezembro e agora no mês de março consegui fazer o serviço. Também troquei os discos de freios, pastilhas, sapatas, fluído de freios e o óleo da direção hidráulica. Deixa de papo e vamos às fotos:
Peças utilizadas:
Amortecedores dianteiros: Código GM 94761910 e 94761911
Amortecedores traseiros: Código GM 93310409
Molas dianteira e traseira: Fabrini código ICH0547 e ICH0434
Coxins e batentes originais. (não tenho os códigos aqui).
Discos de freios ventilados: Fremax código BD7966
Pastilhas de freios AC Delco: Código 19pf1016/93356408
Sapatas de freio: Código GM 93332948
Algumas das peças utilizadas
Detalhe dos discos ventilados da Fremax que, segundo o vendedor da distribuidora de peças, é a marca que a GM utiliza
Detalhe interessante da sapata de freio genuína que vem com a inscrição Varga e Fras le
O Premium sujo devido as últimas chuvas. Nessa foto no estaleiro com o sistema de freio dianteiro desmontado.
Aqui já com a mola e o amortecedor novo, juntamente com as pastilhas e os discos novos.
O amortecedor dianteiro original da linha de produção datado em Junho de 2011.
As molas traseiras novas ao lado da mola antiga
Freio traseiro limpo e com as sapatas novas
Aproveitei que estava colando tudo novo, mandei fazer a sangria do fluído de freio/embreagem e coloquei óleo novo
Após tudo pronto e montado eu sai da oficina para levar o carro para alinhar. É IMPRESSIONANTE como o carro vira outro. Fantástico! O carro agora está todo ''justinho'', uma delícia! A gente vai se acostumando com o carro ao longo do tempo e nem percebe como a suspensão vai ficando ruim. Agora ao passar por um lombada eu escuto aquele "barulho gostoso" do amortecedor turbogás em ação.

É muito show!
Após a troca dos amortecedores é importante levar o carro para alinhar. Aproveitei e realizei o balanceamento das rodas e rodízio dos pneus.
Mandei também realizar a troca do fluído da direção hidráulica. Já estava programado fazer a troca mas até então não tinha sobrado tempo. Eu até comentei em outro fórum que eu não concordo com essa recomendação da GM que diz: "Não necessita troca". Essa recomendação é para o óleo da DH e óleo de câmbio. Nada é eterno. Existe fluído de longa duração, agora, fluído de duração eterna eu nunca vi.
Não encontrei o óleo Ac Delco. O óleo utilizado foi da Petrobrá$ ATF TA sufixo A coloração vermelha.
Eu não tirei foto, mas vocês precisam ver a cor que saiu o óleo da caixa de direção durante o processo de retirada do fluído velho, além de ter alguma sujeira ali naquele filtro (fundo) do reservatório. O reservatório foi retirado, lavado e recolocado no lugar. Creio que se fosse deixar esse fluido "eternamente" ali provavelmente a longo prazo ferraria com todo o sistema.
Um detalhe importante é a questão daquele problema crônico dos carros da GM de ficar merejando óleo no reservatório da direção hidráulica. Conversei com o mecânico e ele disse que no reservatório tem uma espécie de tela/filtro que com o tempo o fluído velho vai deixando impurezas ali e isso acaba fazendo com que o reservatório fique todo melado de "suor de óleo".
Faz sentido, pois desde que eu realizei o processo de retirada do óleo velho, retirada e lavagem do reservatório, este está sequinho até hoje. E isso já tem 8 (oito) dias. Antes realizar o processo eu limpava toda a semana.
Então é isso! Espero que gostem! Logo eu vou postar o restante da manutenção realizada.
Abraço!