[FOTOS] - Corsa Sedan Premium 1.4 2011/2012 - L U C I A N O

Aqui você pode mostrar seu Corsa.
Responder
L U C I A N O
:: Classic ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Lucas Araujo escreveu:Luciano, sempre muito bem cuidado e lindo esse Premium hein!!

Gostei de ver os ups, as calotas com simbolo da opel da um charme a mais, o parabrisa com degrade 'e bom tbm, nao sei pq essa economia besta de ter tirado isso e o melhor de todos o volante, esse do vectra casa muito bem com o Corsa premium!! parabens mais uma vez pelos ups!

E quanto a chave, pesquisa no mercado livre sucatas de corsa premium, achei a minha assim, e paguei só 90 reais..rs

Abraços
Lucas Araujo, Obrigado pela visita! Já vi essa chave usada vendendo no ML, contudo, com um preço surreal. Uma nova é mais de 600 reais. Vou realizar a consulta do jeito que você sugeriu. Abraço!

Marco Túlio escreveu:Prezado Luciano,

UP's de primeira. Tudo que vem da velha GM fica excelente no corsa. Não curto nada que vem da nova GM, pois não combina com o estilo Opel de nossos carros, a nova GM é coreana...

Com isso esse volante ficou show, o melhor volante para o corsa C, demais ups excelente como o plafonier dianteiro e o traseiro.

Seu carro está perfeito e falta mesmo só os neblinas dianteiros.

Grande abraço e felicidades com o carro.
Obrigado, Marco Túlio. Na verdade, é por causa dessa "tendência coreana" que eu não continuarei na GM futuramente. Dos carros atuais, só "salva" o Cruze e a Tracker (com exceção daquele painel digital ridículo que GM vem utilizando). Mesmo assim prefiro o Corolla ao invés do Cruze. Abraço!
danilo.oliveira escreveu:Fala Luciano blz
Fazia um tempinho que não passava aqui
Cara muito TOP hein
Cuidados sempre de primeira, curti os up's o volante casa muito bem com interior dos nosso carros
parabéns pelos cuidados
grande abraço!
Obrigado, danilo.oliveira! Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
L U C I A N O
Contato:

Senhores, vamos em frente!

A quilometragem atual do carro é 52.506. Seguindo com as atualizações, nesse tempo eu fiz algumas manutenções importantes no veículo. Há um tempo percebi que os dois amortecedores dianteiros, ainda originais de fábrica, apresentavam um certo merejamento de óleo. Apesar de serem Turbogás, esses amortecedores tem óleo também.

Para ser sincero, achei que foi breve a vida útil dos amortecedores. Por outro lado, os fabricantes recomendam a troca do conjunto mola/amortecedor entre 40 e 50 mil km. Conversando com o mecânico, ele me disse que a poucos dias um proprietário de um Corsa com 30 mil km rodados (único dono desde zero) foi lá na oficina trocar os amortecedores.

Creio que são vários fatores que levam a duração dos amortecedores: Sorte, estilo de condução e a via que o veículo trafega. Enfim! Já que os amortecedores dianteiros perderam a sua eficiência, resolvi trocar tudo. Comprei tudo em dezembro e agora no mês de março consegui fazer o serviço. Também troquei os discos de freios, pastilhas, sapatas, fluído de freios e o óleo da direção hidráulica. Deixa de papo e vamos às fotos:

Peças utilizadas:

Amortecedores dianteiros: Código GM 94761910 e 94761911
Amortecedores traseiros: Código GM 93310409
Molas dianteira e traseira: Fabrini código ICH0547 e ICH0434
Coxins e batentes originais. (não tenho os códigos aqui).
Discos de freios ventilados: Fremax código BD7966
Pastilhas de freios AC Delco: Código 19pf1016/93356408
Sapatas de freio: Código GM 93332948

Algumas das peças utilizadas Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Detalhe dos discos ventilados da Fremax que, segundo o vendedor da distribuidora de peças, é a marca que a GM utiliza
Imagem

Detalhe interessante da sapata de freio genuína que vem com a inscrição Varga e Fras le
Imagem

Imagem

O Premium sujo devido as últimas chuvas. Nessa foto no estaleiro com o sistema de freio dianteiro desmontado.
Imagem

Aqui já com a mola e o amortecedor novo, juntamente com as pastilhas e os discos novos.
Imagem

O amortecedor dianteiro original da linha de produção datado em Junho de 2011.
Imagem

As molas traseiras novas ao lado da mola antiga
Imagem

Freio traseiro limpo e com as sapatas novas
Imagem
Imagem

Aproveitei que estava colando tudo novo, mandei fazer a sangria do fluído de freio/embreagem e coloquei óleo novo
Imagem

Após tudo pronto e montado eu sai da oficina para levar o carro para alinhar. É IMPRESSIONANTE como o carro vira outro. Fantástico! O carro agora está todo ''justinho'', uma delícia! A gente vai se acostumando com o carro ao longo do tempo e nem percebe como a suspensão vai ficando ruim. Agora ao passar por um lombada eu escuto aquele "barulho gostoso" do amortecedor turbogás em ação. :D É muito show!

Após a troca dos amortecedores é importante levar o carro para alinhar. Aproveitei e realizei o balanceamento das rodas e rodízio dos pneus.

Imagem

Imagem

Mandei também realizar a troca do fluído da direção hidráulica. Já estava programado fazer a troca mas até então não tinha sobrado tempo. Eu até comentei em outro fórum que eu não concordo com essa recomendação da GM que diz: "Não necessita troca". Essa recomendação é para o óleo da DH e óleo de câmbio. Nada é eterno. Existe fluído de longa duração, agora, fluído de duração eterna eu nunca vi.

Não encontrei o óleo Ac Delco. O óleo utilizado foi da Petrobrá$ ATF TA sufixo A coloração vermelha.
Imagem

Eu não tirei foto, mas vocês precisam ver a cor que saiu o óleo da caixa de direção durante o processo de retirada do fluído velho, além de ter alguma sujeira ali naquele filtro (fundo) do reservatório. O reservatório foi retirado, lavado e recolocado no lugar. Creio que se fosse deixar esse fluido "eternamente" ali provavelmente a longo prazo ferraria com todo o sistema.

Um detalhe importante é a questão daquele problema crônico dos carros da GM de ficar merejando óleo no reservatório da direção hidráulica. Conversei com o mecânico e ele disse que no reservatório tem uma espécie de tela/filtro que com o tempo o fluído velho vai deixando impurezas ali e isso acaba fazendo com que o reservatório fique todo melado de "suor de óleo".

Faz sentido, pois desde que eu realizei o processo de retirada do óleo velho, retirada e lavagem do reservatório, este está sequinho até hoje. E isso já tem 8 (oito) dias. Antes realizar o processo eu limpava toda a semana.
Imagem
Imagem

Então é isso! Espero que gostem! Logo eu vou postar o restante da manutenção realizada.

Abraço!
Cledman
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cledman »

Pow cara!
Baita manutenção! Realmente o carro deve virar outro.
Acredito que eu vá precisar mexer nos amortecedores daqui um tempo. Meu carro ta nos 60k e não sei se o antigo proprietário chegou a revisar.

Os antigos também eram a gás?

Parabéns pelo cuidado!
Maxx Sedan Prata 2008/2009 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

Classic Bege Nevada 2004/2005 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=888547
Fred Figueiredo
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Show de bola Luciano!

Amortecedores novos são outros 500! Como diz o ditado, ainda mais que trocou os 4 de uma única vez, o comportamento do carro é outro, se percebe na hora.

No meu Corsa B cheguei a trocar os 4 de uma única vez, coloquei os originais GM (Que nada mais são que os Cofap Turbogás em embalagem GM), e no meio do ano passado troquei o par dianteiro do meu Corsa C + kit da suspensão, estava achando também que estavam cansados, salve a KM do carro que estava em 94 mil na época. Agora no meio do ano junto da revisão periódica que será feita pretende trocar o par traseiro, não por algum problema, mas pra fazer a troca completa dos 4.

Quanto ao merejamento no reservatório da DH realmente parece ser algo corriqueiro nos GM, no Astra 2011 do meu primo e na Meriva 2010 do meu irmão o reservatório possui esse "suor" constante, por mais que se limpe ele volta, eu graças a deus pareço que dei sorte com isso pois até o momento no meu carro está sequinho.

É isso ai, meus parabéns pelos cuidados.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
Heliin
:: Joy ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por Heliin »

Luciano, primeiramente queria parabeniza-lo pelo ótimo trabalho realizado nesse Premiu, e quero saber quando é que vou conhece-lo pessoalmente?

Cara, vc realizou uma manutenção que estou estudando a fazer no meu carro a tempos, a troca das sapatas. Quando comprei meu carro o mesmo veio somente com as pastilhas de freio novas e com os discos gastos, nesse tempo venho estudando a troca dos discos, pastilhas de freio, fluido de freio e tbm quero mexer no freio traseiro mas não tenho um conhecimento sobre o mesmo, tem momentos que acho o freio do carro muito ruim e não me dá tanta segurança assim mesmo tendo o abs até cogitei instalar disco traseiro para ser se obtenho alguma melhora...

Vi que vc utilizou o fluido da bosh, esse fluido é bom?

E ótima dica sobre a DH, a minha tbm não está merejando fluído, devem ter feito essa limpeza e substituição do fluido antes de me venderem o carro mas quando eu for mexer no freio já vou querer fazer esse serviço tbm, é sempre bom conferir né...

No mais é isso aí, esse tipo de cuidado é o que deixa o carro sempre conservado, vc está de parabéns!

Grande Abraço
Igor_Rancig
:: Wind ::

Mensagem por Igor_Rancig »

ola,to voltando a ativa aq agora...Luciano vc tem o manual de peças/serviços do corsa?tenho um carro igual o seu...e gosto muito de mecher no corsinha pois sou mecânico mas de motos...então sempre que apareçe...gosto de dar uma fuçada :mrgreen: :roll: se vc tiver o manual vc poderia me arrumar?
L U C I A N O
Contato:

Cledman, Obrigado! Referente aos amortecedores, o seu carro também usa os amortecedores a gás. Eu coloquei os originais GM que na verdade são os Turbogás da cofap. Abraço!

Fred Figueiredo, te falo que o carro fica irreconhecível, simplesmente como zero km. O caso do reservatório da direção hidráulica, depois que ele foi retirado, lavado e trocado o fluído, nunca mais sujou de óleo. Está sequinho! Deve ser como o mecânico falou: Com o tempo vai sujando o filtro interno aí o óleo "sobe" para a tampa. Abraço!

Heliin, Qualquer dia que me sobrar um tempo livre eu apareço em um desses encontros. A questão dos freios é a mesma da suspensão. Você vai se acostumando com ele ruim ou meia vida e quando coloca tudo novo percebe-se como estava ineficiente antes.

O óleo da DH, assim como o óleo do câmbio, a GM recomenda apenas completar, contudo, na prática, não é assim que funciona. Ao longo do tempo o óleo fica escuro, contaminado e vai perdendo a sua propriedade. Na minha opinião é bom trocar. No final das contas não sairá caro a longo prazo. Quando virei a direção no momento da troca para sair o resto do óleo que estava na caixa de direção, o fluído saiu super escuro e contaminado. Agora está tudo vermelhinho. :D

Em relação ao fluído, é bom sim. Resolvi colocar esse DOT 5.1 por ser um fluído superior ao DOT 4. O DOT 5.1 tem um ponto de ebulição maior do que o DOT 4 - tanto com fluído "seco" quanto com o fluído "úmido". Claro que com os freios originais, em um carro de uso "normal, não fará muita diferença, porém, mal também não fará. É um UPGRADE no fluído, do DOT 4 para o DOT 5.1. O que não pode fazer é um DOWNGRADE, como usar um DOT 3 ao invés do DOT 4. Abraço!

Igor_Rancig, se você se refere ao manual de reparação, eu tenho o do Corsa C baixado aqui no meu computador. É muito bom! Baixei direto do site da Chevrolet. Abaixo segue o link para você baixar os arquivos:

https://www.reparadorchevrolet.com.br/r ... corsa.aspx
MauricioM.
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por MauricioM. »

Luciano,

Que manutenção hem... parabéns mano !!
outra coisa né, também to precisando fazer isso no meu carro !!

Abraços
danilo.oliveira

Mensagem por danilo.oliveira »

Grande Luciano
Cara que revisão foi essa :shock: :shock:
Sem duvidas nenhuma que depois de todo esse trato o carro tá como recém saído da ccs de novo
Parabéns pelos cuidados mais uma vez
grande abraço!
Corsa Hatch Premium 1.4 Econoflex
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=97282
L U C I A N O
Contato:

MauricioM., danilo.oliveira,
Obrigado, amigos! Manutenção em dia é garantia de tranquilidade e carro novo por vários anos. Só abastecer e rodar! Abraço!
Responder