[DÚVIDA] - Pq o A/C está esquentando?
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Não sei se o interruptor de aceleração é um pressostato, acho que deva ser um interruptor on/off localizado no acelerador, aí quando ele é acionado manda sinal para a ECU, que com base em outros parâmetros e desliga o compressor por alguns segundos para que o motor tenha mais potência, como por exemplo em ultrapassagens.
- José Leal
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Bange, seu raciocínio está correto, apesar de muito complicado.
"Quem manda em tudo é a central de IE."
O pressostato realmente tem 2 funções: detectar a pressão mínima e máxima do sistema de AC. Caso esteja fora desse range, reporta isso à central de IE e esta não deixa o compressor acoplar.
O interruptor de ciclagem funciona quando a pressão do gás no sistema sobe de um determinado valor, mas abaixo da pressão máxima controlada pelo pressostato. Neste caso, o interruptor de ciclagem é acionado e manda o sinal para a central de IE disparar as ventoinhas na velocidade alta. Se ele falhar e a pressão continuar subindo, o pressostato detecta isso, manda o sinal para a IE e esta desacopla o compressor.
Sobre a questão do pedal de acelerador, tenha em mente que ao acionar o botão do AC, é mandado um sinal para a central e ela comanda o acionamento do relé do compressor, relé da velocidade mínima do ventilador e relé da velocidade baixa das ventoinhas. Ao afundar o pé no acelerador, a IE detecta isso (via sensor de posição da borboleta ou potenciômetro no pedal do acelerador) e desliga o relé do compressor.
"Quem manda em tudo é a central de IE."
O pressostato realmente tem 2 funções: detectar a pressão mínima e máxima do sistema de AC. Caso esteja fora desse range, reporta isso à central de IE e esta não deixa o compressor acoplar.
O interruptor de ciclagem funciona quando a pressão do gás no sistema sobe de um determinado valor, mas abaixo da pressão máxima controlada pelo pressostato. Neste caso, o interruptor de ciclagem é acionado e manda o sinal para a central de IE disparar as ventoinhas na velocidade alta. Se ele falhar e a pressão continuar subindo, o pressostato detecta isso, manda o sinal para a IE e esta desacopla o compressor.
Sobre a questão do pedal de acelerador, tenha em mente que ao acionar o botão do AC, é mandado um sinal para a central e ela comanda o acionamento do relé do compressor, relé da velocidade mínima do ventilador e relé da velocidade baixa das ventoinhas. Ao afundar o pé no acelerador, a IE detecta isso (via sensor de posição da borboleta ou potenciômetro no pedal do acelerador) e desliga o relé do compressor.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Nunes, pela simbologia tem que ser um pressostato, pois é igual aos outros....
Zé, eu estava fazendo uma descrição dissertativa e perdi tudo ao clicar num lugar errado.
Eu vou fazer um diagrama te tempo ou passos, pra gente discutir melhor, mas de ante-mão te digo que a ECU não tem esse poder todo... algumas coisas acontecem sem nenhuma ação dela...
Gostaria que vcs. apurassem melhor o caso do interruptor de aceleração, pois ainda não entendi...
Zé, eu estava fazendo uma descrição dissertativa e perdi tudo ao clicar num lugar errado.
Eu vou fazer um diagrama te tempo ou passos, pra gente discutir melhor, mas de ante-mão te digo que a ECU não tem esse poder todo... algumas coisas acontecem sem nenhuma ação dela...
Gostaria que vcs. apurassem melhor o caso do interruptor de aceleração, pois ainda não entendi...
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Pessoal,
Fiz um quadro de passos/etapas... esse tipo de quadro é bem fácil de entender pra quem já tem alguma noção. Quem tiver dúvida grita que eu explico.
Como não conheço a lógica da ECU, e nunca analisei um em perfeito funcionamento, alguma coisa pode não estar correta, então vamos discutir.
Muitos quadros não foram preenchidos para não poluir a planilha, mas em qualquer componente com o quadro em branco, seu status será o que está escrito acima.

Fiz um quadro de passos/etapas... esse tipo de quadro é bem fácil de entender pra quem já tem alguma noção. Quem tiver dúvida grita que eu explico.
Como não conheço a lógica da ECU, e nunca analisei um em perfeito funcionamento, alguma coisa pode não estar correta, então vamos discutir.
Muitos quadros não foram preenchidos para não poluir a planilha, mas em qualquer componente com o quadro em branco, seu status será o que está escrito acima.

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Muito bom esse quadro que vc fez Bange, é bem mais fácil de entender se comparado ao esquema elétrico que postei. Achei um vídeo bem simples no youtube mas que explica bem o funcionamento do ar em geral, principalmente a questão do termostato:
http://www.youtube.com/watch?v=2feYJaDKeAs
http://www.youtube.com/watch?v=2feYJaDKeAs
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Nunes,
Essa mesma empresa tem um outro vídeo mais explicativo de um outro sistema que nem tem interferência da ECU. No seu vídeo, o AC tem um pequeno controle da ECU para o caso de exigências de potência do motor...deve ser para motores mais fracos...
http://www.youtube.com/watch?v=EWVFZ0owJXQ
Em ambos os casos me parece que o controle de ciclo é feito normalmente pelo termostato junto ao evaporador, o que me parece mais eficiente, com menor quantidade de componentes e de menor complexidade de manutenção... esse da GM, parece que foi projetado pelo filho de um dos diretores e puseram só pra satisfazer o cara...kkkk...e complicar a vida da gente...
Eu espero que o meu (Wagon 97), não seja igual a esse e também que nas linhas mais recentes ele tenha sido substituído por um menos complicado.
Essa mesma empresa tem um outro vídeo mais explicativo de um outro sistema que nem tem interferência da ECU. No seu vídeo, o AC tem um pequeno controle da ECU para o caso de exigências de potência do motor...deve ser para motores mais fracos...
http://www.youtube.com/watch?v=EWVFZ0owJXQ
Em ambos os casos me parece que o controle de ciclo é feito normalmente pelo termostato junto ao evaporador, o que me parece mais eficiente, com menor quantidade de componentes e de menor complexidade de manutenção... esse da GM, parece que foi projetado pelo filho de um dos diretores e puseram só pra satisfazer o cara...kkkk...e complicar a vida da gente...



Eu espero que o meu (Wagon 97), não seja igual a esse e também que nas linhas mais recentes ele tenha sido substituído por um menos complicado.
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Os dois videos abordam o funcionamento do ar condicionado de forma simples, mas pelo que entendi o termostato assim como no Corsa, só tem a função de desligar o compressor ou não permitir que ele ligue se a temperatura no evaporador estiver muito baixa.
E pelo visto o ar do seu Corsa, Bange, é igual aos demais, o que deve mudar é o compressor e as mangueiras e a posição dos relês na caixa de fusíveis acima do porta-luvas.
E pelo visto o ar do seu Corsa, Bange, é igual aos demais, o que deve mudar é o compressor e as mangueiras e a posição dos relês na caixa de fusíveis acima do porta-luvas.
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Ai galera valeu pela ajuda de vocês.
Eu fui em uma loja especializada de ar condicionado (não tão especializada assim mais deu para ter uma noção) o gás tava baixo, porém ao completar a carga de gás não resolveu o meu problema pois continua desligando o compressor quando a temperatura sobe, porém o cara da loja lavou o evaporador com essas lavadoras de pressão quando a temperatura tava muito quente do sistema de arrefecimento, assim que jogou água e a temperatura baixou o compressor não desligou e o ar começou a gelar muito bom, então vendo os comentarios de vocês deu para entender que ou o problema é com o pressostato ou no evaporador? como. a temperatura ta subindo muito vou troca a bomba de agua e a valvula termostatica, para ver se a temperatura não se eleva muito e o ar trabalhe certinho. assim que fizer isso eu volto e conto o que aconteceu. Do meu ponto de vista me parece que vai ser o pressostato que fica proximo ao evaporador.
Eu fui em uma loja especializada de ar condicionado (não tão especializada assim mais deu para ter uma noção) o gás tava baixo, porém ao completar a carga de gás não resolveu o meu problema pois continua desligando o compressor quando a temperatura sobe, porém o cara da loja lavou o evaporador com essas lavadoras de pressão quando a temperatura tava muito quente do sistema de arrefecimento, assim que jogou água e a temperatura baixou o compressor não desligou e o ar começou a gelar muito bom, então vendo os comentarios de vocês deu para entender que ou o problema é com o pressostato ou no evaporador? como. a temperatura ta subindo muito vou troca a bomba de agua e a valvula termostatica, para ver se a temperatura não se eleva muito e o ar trabalhe certinho. assim que fizer isso eu volto e conto o que aconteceu. Do meu ponto de vista me parece que vai ser o pressostato que fica proximo ao evaporador.
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