[DÚVIDA] - Pq o A/C está esquentando?

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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Não sei se o interruptor de aceleração é um pressostato, acho que deva ser um interruptor on/off localizado no acelerador, aí quando ele é acionado manda sinal para a ECU, que com base em outros parâmetros e desliga o compressor por alguns segundos para que o motor tenha mais potência, como por exemplo em ultrapassagens.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Bange, seu raciocínio está correto, apesar de muito complicado.

"Quem manda em tudo é a central de IE."

O pressostato realmente tem 2 funções: detectar a pressão mínima e máxima do sistema de AC. Caso esteja fora desse range, reporta isso à central de IE e esta não deixa o compressor acoplar.

O interruptor de ciclagem funciona quando a pressão do gás no sistema sobe de um determinado valor, mas abaixo da pressão máxima controlada pelo pressostato. Neste caso, o interruptor de ciclagem é acionado e manda o sinal para a central de IE disparar as ventoinhas na velocidade alta. Se ele falhar e a pressão continuar subindo, o pressostato detecta isso, manda o sinal para a IE e esta desacopla o compressor.

Sobre a questão do pedal de acelerador, tenha em mente que ao acionar o botão do AC, é mandado um sinal para a central e ela comanda o acionamento do relé do compressor, relé da velocidade mínima do ventilador e relé da velocidade baixa das ventoinhas. Ao afundar o pé no acelerador, a IE detecta isso (via sensor de posição da borboleta ou potenciômetro no pedal do acelerador) e desliga o relé do compressor.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Nunes, pela simbologia tem que ser um pressostato, pois é igual aos outros....

Zé, eu estava fazendo uma descrição dissertativa e perdi tudo ao clicar num lugar errado.

Eu vou fazer um diagrama te tempo ou passos, pra gente discutir melhor, mas de ante-mão te digo que a ECU não tem esse poder todo... algumas coisas acontecem sem nenhuma ação dela...

Gostaria que vcs. apurassem melhor o caso do interruptor de aceleração, pois ainda não entendi...
Bange
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Mensagem por Bange »

Pessoal,

Fiz um quadro de passos/etapas... esse tipo de quadro é bem fácil de entender pra quem já tem alguma noção. Quem tiver dúvida grita que eu explico.

Como não conheço a lógica da ECU, e nunca analisei um em perfeito funcionamento, alguma coisa pode não estar correta, então vamos discutir.

Muitos quadros não foram preenchidos para não poluir a planilha, mas em qualquer componente com o quadro em branco, seu status será o que está escrito acima.

Imagem
Bange
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Mensagem por Bange »

Revisei o quadro e descobri um erro meu...

Na linha abaixo do passo 8, onde se lê "...periodicamente ao pino 8...", leia-se "pino 12".

Quandro corrigido...

Imagem
nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Muito bom esse quadro que vc fez Bange, é bem mais fácil de entender se comparado ao esquema elétrico que postei. Achei um vídeo bem simples no youtube mas que explica bem o funcionamento do ar em geral, principalmente a questão do termostato:

http://www.youtube.com/watch?v=2feYJaDKeAs
Bange
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Mensagem por Bange »

Nunes,

Essa mesma empresa tem um outro vídeo mais explicativo de um outro sistema que nem tem interferência da ECU. No seu vídeo, o AC tem um pequeno controle da ECU para o caso de exigências de potência do motor...deve ser para motores mais fracos...

http://www.youtube.com/watch?v=EWVFZ0owJXQ

Em ambos os casos me parece que o controle de ciclo é feito normalmente pelo termostato junto ao evaporador, o que me parece mais eficiente, com menor quantidade de componentes e de menor complexidade de manutenção... esse da GM, parece que foi projetado pelo filho de um dos diretores e puseram só pra satisfazer o cara...kkkk...e complicar a vida da gente... :? :? :?

Eu espero que o meu (Wagon 97), não seja igual a esse e também que nas linhas mais recentes ele tenha sido substituído por um menos complicado.
nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Os dois videos abordam o funcionamento do ar condicionado de forma simples, mas pelo que entendi o termostato assim como no Corsa, só tem a função de desligar o compressor ou não permitir que ele ligue se a temperatura no evaporador estiver muito baixa.

E pelo visto o ar do seu Corsa, Bange, é igual aos demais, o que deve mudar é o compressor e as mangueiras e a posição dos relês na caixa de fusíveis acima do porta-luvas.
Bange
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Mensagem por Bange »

Pô cara, não me roga essa praga não sô... se bem que com o esquema e essa análise fica mais fácil entender e se não precisar de gás, até de concertar.

Eu tenho umas prioridades a resolver antes de voltar a meter as mãos na graxa, mas certamente vou desvendar esse mistério.
Cidney Barbosa Bezerra
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Mensagem por Cidney Barbosa Bezerra »

Ai galera valeu pela ajuda de vocês.
Eu fui em uma loja especializada de ar condicionado (não tão especializada assim mais deu para ter uma noção) o gás tava baixo, porém ao completar a carga de gás não resolveu o meu problema pois continua desligando o compressor quando a temperatura sobe, porém o cara da loja lavou o evaporador com essas lavadoras de pressão quando a temperatura tava muito quente do sistema de arrefecimento, assim que jogou água e a temperatura baixou o compressor não desligou e o ar começou a gelar muito bom, então vendo os comentarios de vocês deu para entender que ou o problema é com o pressostato ou no evaporador? como. a temperatura ta subindo muito vou troca a bomba de agua e a valvula termostatica, para ver se a temperatura não se eleva muito e o ar trabalhe certinho. assim que fizer isso eu volto e conto o que aconteceu. Do meu ponto de vista me parece que vai ser o pressostato que fica proximo ao evaporador.
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