[SOLUÇÃO] - Como baixar a temp. do Corsa 1.6 MPFI que chega a 100ºC

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
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tanassovia
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Mensagem por tanassovia »

Segue as fotos conforme prometi

Imagem

Imagem

O melhor esquema é
O fio positivo do alternador vc liga direto a bateria (com um fusivel no meio do caminho pra evitar curto é lógico)
O negativo da bateria vc liga a um polo do cebolão e o outro polo a ventuinha
Até o presente momento não vi a necessidade de usar um rele mas caso queira fazer sera bem vindo tambem
Espero ter ajudado
Qualquer duvida estou a disposição pra ajudar
Como eu ja havia dito é um cebolão pra acionar com 76/86 de gol/corcel/del rey, embora no carro ele só aciona com 94 aproximadamente e 96
Um abraço e té+
Hugo_Victor
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Mensagem por Hugo_Victor »

Onde clica em Curtir?

Valeu cara, segunda quinzena de dezembro tô de férias e vou me aventurar nesse projeto.

Abraço!
nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

tanassovia escreveu:Na realidade o lançe do tipo se muito não me engano era devido as mangueiras de óleo da DH passar por cima do cano do escapamento sem proteção alguma fazendo que com o tempo ela ressecasse por conta do calor e rasgasse jogando o óleo em cima do escape provocando o incendio.
Exatamente
tanassovia escreveu:Os tipos e tempras europeus vinham com um sistema de refrigeração pra europa que era mais frio, porem ao chegar aqui com o calor que Deus me livre eles sofreram onde a FIAT projetou um "kit Verão ou Kit Tropical) onde colocaram o cebolão mais proximo ao motor adiandantando um pouco o acionamento da ventuinha fazendo que trablhasse nos padrões daqui
Posteriormente o Tempra 96 pra cima passou a ter o cebolão da temperatura do lado do passageiro onde era o primeiro a receber a água quente do motor acionando a ventuinha na hora certa e dispensando o uso do kit mencionado
Nesse caso, a FIAT não fez a tropicalização do sistema de arrefecimento, e ela mesmo identificou o problema e tomou as providências para a resolução do problema.
tanassovia escreveu:Adoro o corsa porem acho ser um erro de projeto ter uma Valvula Termostatica que abre um pouco aos 92 e totalmente aos 107 sendo que a escala vermelha do meu ja é 105
Ou seja ela só abre totalmente depois da escala vermelha
Se abrisse totalmente com 98 seria perfeito mas todos os corsas usam Valvula Termostatica assim
Fiz o procedimento que falei e funcionou bem
A válvula do Corsa tem abertura completa á 107ºC, mas como já disse em outra mensagem, muito antes dessa temperatura a válvula já abriu o suficiente para que a água circule e consiga refrigerar o motor, tanto que o módulo aciona a ventoinha muito antes da temperatura de máxima abertura da válvula. Se fosse um erro de projeto, não tenho dúvidas que a GM já tinha feito o que a FIAT fez com o Tempra, e pelo contrário, até hoje a VT do Corsa é a 92ºC-107ºC. Um fabricante insistiria num erro por quase 20 anos? Acho que não.
tanassovia escreveu:Hj nem me preocupo tanto assim com a temperatura.
Antes se tivesse muito sol e dia de transito eu ja pegava o outro carro com medo de dar dor de cabeça no caminho
Rodo com a temperatura minima em 92º e máxima de 98º com a Valvula Termostatica original
To devendo a foto mas não esqueci
É que to sem camera mas vo tirar com o celular mesmo logo mais e posto
Um abraço e té+
OBS.: Meu outro carro é uma Tempra SW (tds são europeias) e foi dela que tirei a ideia de colocar um cebolão de temperatura mais proximo a entrada de água quente do motor pra acionar mais cedo a ventuinha e nunca tive problema de temperatura com ela
Percebi que vc relatou na ultima mensagem que usa um cebolão de Corcel que aciona em 86ºC e desliga em 76ºC e na penúltima mensagem que a VT do seu Corsa é a original, certo? Se for isso mesmo, de duas, uma: ou a sua VT travou aberta, ou o cebolão não é o 86ºC-76ºC. Explico: com a VT original que começa a abrir aos 92ºC até 107ºC, e o cebolão que aciona a ventoinha aos 86ºC e desliga ao 76ºC simplesmente a ventoinha não iria desligar mais após a abertura da VT, já que a valvula iria fechar muito antes da ventoinha desligar, e antes da ventoinha desligar a VT irá abrir novamente mandando água quente para o radiador e o cliclo se repetiria, com isso a ventoinha não iria desligar. No fórum Kadetteiros um membro relatou que após trocar o cebolão, pois o atendente da auto peças indicou esse cebolão 86ºC-76ºC, a ventoinha não desligava mais, já que a VT do Kadett carburado é 87ºC-97ºC . Ai indiquei para ele comprar o cebolão correto para o Kadett dele, que é o 92º-87ºC, e a ventoinha voltou ao normal.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pessoal, levem em conta que a temperatura mostrada no painel é uns 10°C menor que a real. No caso, se a temperatura indicada no painel for de 100°C, a temperatura da água está em 110°C.
Só que a água não ferve nessa temperatura pois o sistema de arrefecimento do Corsa é fechado e trabalha sob pressão. Com a pressão alta, a temperatura de ebulição da água é mais alto.
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tanassovia
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Mensagem por tanassovia »

Percebi que vc relatou na ultima mensagem que usa um cebolão de Corcel que aciona em 86ºC e desliga em 76ºC e na penúltima mensagem que a VT do seu Corsa é a original, certo? Se for isso mesmo, de duas, uma: ou a sua VT travou aberta, ou o cebolão não é o 86ºC-76ºC. Explico: com a VT original que começa a abrir aos 92ºC até 107ºC, e o cebolão que aciona a ventoinha aos 86ºC e desliga ao 76ºC simplesmente a ventoinha não iria desligar mais após a abertura da VT, já que a valvula iria fechar muito antes da ventoinha desligar, e antes da ventoinha desligar a VT irá abrir novamente mandando água quente para o radiador e o cliclo se repetiria, com isso a ventoinha não iria desligar. No fórum Kadetteiros um membro relatou que após trocar o cebolão, pois o atendente da auto peças indicou esse cebolão 86ºC-76ºC, a ventoinha não desligava mais, já que a VT do Kadett carburado é 87ºC-97ºC . Ai indiquei para ele comprar o cebolão correto para o Kadett dele, que é o 92º-87ºC, e a ventoinha voltou ao normal.[/quote]

Então nunes é quase isso mesmo
A VT é original e o cebolão é do corcel mesmo
Em transito muito parado ela realmente liga e não desliga mais mantendo o carro na casa dos 95º
Em transito normal ela liga e desliga normalmente porem fica mais tempo ligada onde ela só desliga quando chega nos 92º que é onde ela supostamente fecha abaixo disso e para a circulação de água fazendo que a Ventuinha só refrigere o Raidador sem haver a troca de calor com o motor.
Ela volta acionar quando a VT abre e manda água quente ao radiador novamente que ja ta frio e demora um pouco até a mistura de água fazer com que a água nele chege aos 86º onde no motor ja ta nos 95º a 97º
No meu caso ta bom e tirou o pesadelo da temperatura da minha cabeça
Não to com intuito de mandar ninguem colocar isso em seus carros mas é uma boa solução pra quem passa pelo mesmo que eu passei e ja estiver naquele nivel de preocupação de ter medo de até sair de carro e passar por um perrengue.
Quanto ao lançe da VT funcionar certo ou não sei la. Pode até funcionar certo sim porem vc ver no painel o ponteiro chegar proximo a escala vermelha da um PT desespero.
Sou daqueles que carro bom a temperatura fica no meio ou pouca coisa abaixo e ponto final. Seja estrada ou cidade. Nunca acima e meu corsa ja tava passando do meio, chegando nos 100º e até passando um pouco que no painel ja era mais de 3/4 de temperatura
Bom de qualquer forma só quero ajudar
Um abraço a tds e té+
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Mensagem por José Leal »

Ao invés de colocar um cebolão para acionar mais cedo, poderia colocar uma VT que abre mais cedo. Assim, a temperatura ficaria original de fábrica e quando a ventoinha acionar, a VT está totalmente aberta.
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nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

tanassovia escreveu:
Então nunes é quase isso mesmo
A VT é original e o cebolão é do corcel mesmo
Em transito muito parado ela realmente liga e não desliga mais mantendo o carro na casa dos 95º
Em transito normal ela liga e desliga normalmente porem fica mais tempo ligada onde ela só desliga quando chega nos 92º que é onde ela supostamente fecha abaixo disso e para a circulação de água fazendo que a Ventuinha só refrigere o Raidador sem haver a troca de calor com o motor.
Ela volta acionar quando a VT abre e manda água quente ao radiador novamente que ja ta frio e demora um pouco até a mistura de água fazer com que a água nele chege aos 86º onde no motor ja ta nos 95º a 97º
No meu caso ta bom e tirou o pesadelo da temperatura da minha cabeça
Não to com intuito de mandar ninguem colocar isso em seus carros mas é uma boa solução pra quem passa pelo mesmo que eu passei e ja estiver naquele nivel de preocupação de ter medo de até sair de carro e passar por um perrengue.
Quanto ao lançe da VT funcionar certo ou não sei la. Pode até funcionar certo sim porem vc ver no painel o ponteiro chegar proximo a escala vermelha da um PT desespero.
Sou daqueles que carro bom a temperatura fica no meio ou pouca coisa abaixo e ponto final. Seja estrada ou cidade. Nunca acima e meu corsa ja tava passando do meio, chegando nos 100º e até passando um pouco que no painel ja era mais de 3/4 de temperatura
Bom de qualquer forma só quero ajudar
Um abraço a tds e té+
Verifica direito o cebolão que vc está usando, pois se for mesmo o 86ºC-76ºC o ponteiro da temperatura do seu Corsa nem chegaria perto da casa dos 90ºC (ainda mais que o marcador de temperatura do Corsa marca menos que a temperatura real do motor, como o José Leal afirmou), isso caso a termostática estiver travada aberta, pois se ela estiver funcionando normalmente a ventoinha não desligaria mais em nenhuma hipótese, com o motor em funcionamento depois que a VT abrisse, e como vc relatou, a VT desliga em alguns momentos. Não tem como um motor com o cebolão 86ºC-76º funcionar da forma que vc relatou acima, só se fosse um cebolão 92ºC-87ºC.
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Mensagem por tanassovia »

Então agora eu não sei mais oque fazer
Gostaria de trocar a VT por outra que se ancaixasse la e acionasse mais cedo mas qual?
O cebolão realmente é oque falei agora sera que a VT ta travando?
Nao acredito na hipotese de ta travando aberta pq a temperatura subia d+
Se travasse aberta ele ia ficar frio mais tempo
Fechada eu tbm não acho pq se fosse o caso a ventuinha nem ia acionar tendo em vista que ela ta no radiador e só pega a temperatura da água do radiador e não do motor
Ou seja se tivesse travada a água quente do motor não ia pro radiador e consequentemente não acionaria a ventuinha e o carro ferveria
Agora to com uma ? na cabeça
nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Na caracaça do cebolão que vc está usando no seu Corsa está marcada a temperatura de acionamento e desligamento?
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Mensagem por tanassovia »

Sim é aquela que falei mesmo
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