tanassovia escreveu:Na realidade o lançe do tipo se muito não me engano era devido as mangueiras de óleo da DH passar por cima do cano do escapamento sem proteção alguma fazendo que com o tempo ela ressecasse por conta do calor e rasgasse jogando o óleo em cima do escape provocando o incendio.
Exatamente
tanassovia escreveu:Os tipos e tempras europeus vinham com um sistema de refrigeração pra europa que era mais frio, porem ao chegar aqui com o calor que Deus me livre eles sofreram onde a FIAT projetou um "kit Verão ou Kit Tropical) onde colocaram o cebolão mais proximo ao motor adiandantando um pouco o acionamento da ventuinha fazendo que trablhasse nos padrões daqui
Posteriormente o Tempra 96 pra cima passou a ter o cebolão da temperatura do lado do passageiro onde era o primeiro a receber a água quente do motor acionando a ventuinha na hora certa e dispensando o uso do kit mencionado
Nesse caso, a FIAT não fez a tropicalização do sistema de arrefecimento, e ela mesmo identificou o problema e tomou as providências para a resolução do problema.
tanassovia escreveu:Adoro o corsa porem acho ser um erro de projeto ter uma Valvula Termostatica que abre um pouco aos 92 e totalmente aos 107 sendo que a escala vermelha do meu ja é 105
Ou seja ela só abre totalmente depois da escala vermelha
Se abrisse totalmente com 98 seria perfeito mas todos os corsas usam Valvula Termostatica assim
Fiz o procedimento que falei e funcionou bem
A válvula do Corsa tem abertura completa á 107ºC, mas como já disse em outra mensagem, muito antes dessa temperatura a válvula já abriu o suficiente para que a água circule e consiga refrigerar o motor, tanto que o módulo aciona a ventoinha muito antes da temperatura de máxima abertura da válvula. Se fosse um erro de projeto, não tenho dúvidas que a GM já tinha feito o que a FIAT fez com o Tempra, e pelo contrário, até hoje a VT do Corsa é a 92ºC-107ºC. Um fabricante insistiria num erro por quase 20 anos? Acho que não.
tanassovia escreveu:Hj nem me preocupo tanto assim com a temperatura.
Antes se tivesse muito sol e dia de transito eu ja pegava o outro carro com medo de dar dor de cabeça no caminho
Rodo com a temperatura minima em 92º e máxima de 98º com a Valvula Termostatica original
To devendo a foto mas não esqueci
É que to sem camera mas vo tirar com o celular mesmo logo mais e posto
Um abraço e té+
OBS.: Meu outro carro é uma Tempra SW (tds são europeias) e foi dela que tirei a ideia de colocar um cebolão de temperatura mais proximo a entrada de água quente do motor pra acionar mais cedo a ventuinha e nunca tive problema de temperatura com ela
Percebi que vc relatou na ultima mensagem que usa um cebolão de Corcel que aciona em 86ºC e desliga em 76ºC e na penúltima mensagem que a VT do seu Corsa é a original, certo? Se for isso mesmo, de duas, uma: ou a sua VT travou aberta, ou o cebolão não é o 86ºC-76ºC. Explico: com a VT original que começa a abrir aos 92ºC até 107ºC, e o cebolão que aciona a ventoinha aos 86ºC e desliga ao 76ºC simplesmente a ventoinha não iria desligar mais após a abertura da VT, já que a valvula iria fechar muito antes da ventoinha desligar, e antes da ventoinha desligar a VT irá abrir novamente mandando água quente para o radiador e o cliclo se repetiria, com isso a ventoinha não iria desligar. No fórum Kadetteiros um membro relatou que após trocar o cebolão, pois o atendente da auto peças indicou esse cebolão 86ºC-76ºC, a ventoinha não desligava mais, já que a VT do Kadett carburado é 87ºC-97ºC . Ai indiquei para ele comprar o cebolão correto para o Kadett dele, que é o 92º-87ºC, e a ventoinha voltou ao normal.