[DÚVIDA] - CENTRAL/MODULO DE INJEÇÃO SÓ FUNCIONA ATERRADA NA

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Pedro Duarte
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 18 2012f Junho 2012 07:26:18 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

[DÚVIDA] - CENTRAL/MODULO DE INJEÇÃO SÓ FUNCIONA ATERRADA NA

Mensagem por Pedro Duarte »

Boa Noite,

Pessoal, estou com um problema elétrico no meu corsa, um dos problemas mais estranhos que já aconteceu comigo, talvez poderão me ajudar, segue:

Partindo do principio que meu carro é um corsa sedam mpfi ano 2000 1.0 8v básico que comprei muito inteiro com 78.000 KM rodados no ano passado.

Bom, na semana passada estava voltando do serviço por volta das 19:00h quando em pleno transito o carro desligou, apagou tudo farol, luzes do painel, não funcionava pisca alerta, nada. Tentei dar partida várias vezes mais não pegou, ficavam a luz do óleo e da ignição acesas bem fraquinho. Empurrei o carro para o acostamento e começei fuçar em busca do problema, verifiquei fusíveis, relés, balancei os chicotes, olhei os cabos da bateria, verifiquei de cabo a rabo, e nada, quando depois de uns 10 min, o carro voltou tudo normal, sem mais nem menos...
Ai liguei ele pegou de boa, testei tudo funcionando como zero, fui embora sem entender...

Como achava que era os fios do rádio que podiam ter sido ligados junto com de outros sistemas e estar causando interferências resolvi fazer uma instalação nova para o rádio, beleza... Tudo ficou OK.

Hoje quando voltava do serviço aconteceu o mesmo problema novamente, o carro apagou do nada, não funcionava mais nada, bem sintoma de pane elétrica, só que dessa vez, eu vinha somente com a sinaleira ligada e quando liguei os faróis que aconteceu o problema.
Desliguei os faróis e depois de uns 2 minutos o carro pegou normalmente, porem se acendesse os faróis o carro apagava, e ficava as luzes do painel bem fraquinhas.
Fui para casa com as luzes apagadas botei na garagem e fui verificar, depois de verificar tudo novamente, fusíveis, relés, chicotes, cabos, etc... já cansado comecei a bater no painel, e quando bati perto do modulo de comando da ignição (aquele dos pés do carona) as luzes e todo o restante voltaram ao normal.... Ualá

Agora que vem a dúvida, fazendo uns testes notei que quando a carcaça do modulo de injeção encostava na parte da lata do carro, tudo ficava bem, mais se não fosse aterrada, o carro não funcionava, estranho!
E agora o que fazer, devo fazer um aterramento na carcaça do modulo de injeção?
Se é necessário aterramento na carcaça do modulo, porque a GM não colocou de fábrica?
Se eu aterrar a carcaça do modulo, pode dar algum problema?

Ficou comprido pessoal, mais o problema é bem estranho, se alguem puder ajudar, agradeço, pois preciso muito do carro para trabalhar.

Aguardo.
Att,
ATUAL CORSA GL 1.6 8v HATCH

EX CIVIC LX MT 1.6 16v ANO 99
EX CORSA 1.0 MPFI HATCH 97
EX CORSA 1.0 MPFI SEDAM ANO 2000
EX CHEVETTE SL 79 BRANCO
EX CHEVETTE MARAJO SL 82 PRATA
EX CHEVETTE SLE 92 PRATA
EX CHEVETTE TUBARÃO 77 VERDE


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Pedro Duarte,

O módulo de injeção já é aterrado pelo chicote, há dois terminais de aterramento q vão presos ao bloco do motor.
Seu problema é outro, tá mais p aterramento da bateria.


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

E só lembrando q o módulo não é p ficar em contato com a lataria do carro por isso existe um revestimento de eucatex entre ele e a lataria.
Por isso acho recomendado levar a um profissional q possa fazer a correção do problema e não ficar fazendo testes em casa.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu acho q muda conforme o carro, se eu nao to muito enganado, a idade e a memoria ja eram.....mas no meu 01/02 o modulo era direto na carroceria, nao teria nem como ter esse problema de aterramento....
vale desmontar e ver......pode estar completamente oxidado, as vezes entra agua ali na coluna e pinga bem em cima do modulo.....

veja bem, se é problema de aterramento, pode ser em muitos lugares, e bem provavel q qnd precisa de corrente ta acontecendo um isolamento, da forma q esta, parece mais ser referente a bateria, pq é geral o isolamento....
se um aterramento do motor esta com problema, os sensores trabalham de forma errada, perdem a referencia....por isso é bom verificar a parte eletrica geral...até mesmo as reais condicoes da bateria...nao da pra sair condenando nada sem alguem entendido verificar, mas é bom alguem entendido ver mesmo pra resolver o qnt antes isso, pode ser simples, mas pode dar uma pane geral e ai sim pode ficar bem mais caro
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ah sobre bater e voltar a funcionar pode ser simplesmente por acaso, pense em qnts irregularidades passa durante o dia e o problema nao acontece....em todas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Pedro Duarte
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 18 2012f Junho 2012 07:26:18 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Pedro Duarte »

Bom dia,

Como precisava muito do carro, acabei fazendo um aterramento provisório na carcaça do modulo, para poder trabalhar, e hoje cedo vim com o carro normalmente, tá funcionando tudo 100%, porém sem o aterramento o carro apresenta o problema, bateria descartei pois além de ser nova, dá pra virar arranque várias vezes sem morrer.

Ontem abri o modulo de ignição é tá tudo aparentemente normal, sem sinais de oxidação nos terminais, sem indícios de água, nada, tudo normal, muito estranho, alguém sabe qual a cor do fio de aterramento do chicote da central, para eu poder testar.

Agora aterrado o modulo o carro está normal, mais estou muito preocupado, com medo de ficar na rua, é tão ruim não ter segurança com o meu próprio carro...

No sábado pretendo leva-lo em um auto eletrica, mais se tiver algo que eu mesmo possa fazer até o find pois preciso do carro.

Abraço
ATUAL CORSA GL 1.6 8v HATCH

EX CIVIC LX MT 1.6 16v ANO 99
EX CORSA 1.0 MPFI HATCH 97
EX CORSA 1.0 MPFI SEDAM ANO 2000
EX CHEVETTE SL 79 BRANCO
EX CHEVETTE MARAJO SL 82 PRATA
EX CHEVETTE SLE 92 PRATA
EX CHEVETTE TUBARÃO 77 VERDE


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

em eletronica terra geralmente é preto, mas nao serve como base ai....
se tudo no chicote parece estar em ordem, pode ser interno na central mesmo, a velha solda fria....
pra nao ficar na rua é encostar pra verificar nao tem jeito, e pode ter certeza q ficar deixando pra depois, vc vai acabar conseguindo tempo pra levar no mecanico e ainda ganhar um passeio de guincho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Pedro Duarte
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 18 2012f Junho 2012 07:26:18 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Pedro Duarte »

Ufa....

Consegui passar a semana sem problema com o carro o aterramento na carcaça da central foi uma "gambiarra", mais me salvou essa semana, o carro tá andando muito bem, sem nenhum problema, de qualquer forma amanhã pretendo leva-lo de já de manhã direto em uma auto elétrica para verificar o que está acontecendo com os fios do aterramento da central, depois de consertado vou postar aqui para ajudar quem precisar um dia...

Att,
ATUAL CORSA GL 1.6 8v HATCH

EX CIVIC LX MT 1.6 16v ANO 99
EX CORSA 1.0 MPFI HATCH 97
EX CORSA 1.0 MPFI SEDAM ANO 2000
EX CHEVETTE SL 79 BRANCO
EX CHEVETTE MARAJO SL 82 PRATA
EX CHEVETTE SLE 92 PRATA
EX CHEVETTE TUBARÃO 77 VERDE


LeShowza
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 18 2015f Agosto 2015 10:26:46 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LeShowza »

Pedro Duarte escreveu:Ufa....

Consegui passar a semana sem problema com o carro o aterramento na carcaça da central foi uma "gambiarra", mais me salvou essa semana, o carro tá andando muito bem, sem nenhum problema, de qualquer forma amanhã pretendo leva-lo de já de manhã direto em uma auto elétrica para verificar o que está acontecendo com os fios do aterramento da central, depois de consertado vou postar aqui para ajudar quem precisar um dia...

Att,
Sei que o tópico é antigo, mas se o amigo Pedro Duarte falar que o corsa é azul darcena, ai eu choro. :twisted: :twisted: Ontem passei pela mesma situação voltando de São Paulo. O carro simplismente morria do nada. Eu dava partida e ia embora. Isso aconteceu 6 vezes.Hoje pela manhã não pegou de jeito nenhum. Quando abria a porta do carro, as luzes do óleo e injeção ficavam acesas bem fraquinha, sem a chave estar no contato :redhotevil:

O radio ligava e desligava sozinho, como se não houvesse carga suficiente na bateria, porem a bateria tem pouco menos de 01 ano e ontem ao chegar medi a tensão de carregamento na bateria e estava normal ( 13,6 volts)

Cheguei hoje a tarde e fui dar uma olhada no aterramento. Não consegui ver o aterramento na carcaça do motor. Desliguei o cabo negativo da bateria e, por curiosidade, resolvi medir a tensão entre o polo negativo da bateria ( com os cabos desconectados) e a carcaça do motor. Curiosamente marcava 12,8 volts. Fiquei maluco. Resolvi deixar o multímetro ligado e sai retirando todos os fusiveis, um a um, para verificar uma possível fuga de corrente por alguma peça do veiculo. Curiosamente não encontrei nada demais.

Resolvi limpar o pino da bateria e montei novamente e, como um passe de mágica, tudo voltou ao normal.
:o :o :shock:

Agora o que me chamou atenção foi diz respeito ao aterramento do módulo. A cerca de 01 mês venho observando um barulho vindo da região do módulo como se fosse um curto com baixa tensão. Cheguei a andar sem a proteção plástica para tentar enxergar de onde vinha o barulho, porém não consegui visualizar nada.

Acho que vou seguir o caminho do amigo Pedro Duarte e aterrar o módulo. Depois disso rezar bastante para que encontre alguém que possa resolver definitivamente o problema.

Fui...................


Pedro Duarte
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Segunda-feira 18 2012f Junho 2012 07:26:18 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Pedro Duarte »

Bom dia.... Nossa quanto tempo, já nem tenho mais meu corsa, mais meu amor pelos corsinhas continua...

Bom, resolvi da seguinte maneira.... Refiz o aterramento que vai da bateria até o motor, são fios marrrons finos que vão presos no cabeçote proximo a proteção da correia dentada, presos com um parafuso sextavado 13mm, refaz esses fios direto do negativo da bateria, e os marrons que vão pelo chicote para dentro do carro, tu liga junto, ou direto no polo negativo da bateria... E seja feliz.

Boa sorte amigo. Abraço.
ATUAL CORSA GL 1.6 8v HATCH

EX CIVIC LX MT 1.6 16v ANO 99
EX CORSA 1.0 MPFI HATCH 97
EX CORSA 1.0 MPFI SEDAM ANO 2000
EX CHEVETTE SL 79 BRANCO
EX CHEVETTE MARAJO SL 82 PRATA
EX CHEVETTE SLE 92 PRATA
EX CHEVETTE TUBARÃO 77 VERDE


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”