(?)Alteração LEGAL na suspensão (?)

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
Reinaldo_CoRSa
:: Super ::
Mensagens: 67
Registrado em: Quarta-feira 12 2003f Novembro 2003 06:02:56 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

(?)Alteração LEGAL na suspensão (?)

Mensagem por Reinaldo_CoRSa »

Galera, apesar de ser um dos membros mais antigos, tem tempo que não abro um tópico aqui no Corsa Clube. Então aproveito pra trazer à tona um assunto que sempre gera dúvidas (inclusive em mim) e questionamentos.

Pelo que eu sabia, qualquer alteração na suspensão de um carro de passeio é proibida pelo Detran. Tudo bem, já tava conformado.... eis que vejo a reportagem da Quatro-Rodas deste mês, falando de um GOLF Tuning irado (bodykit, 17", turbina aumentada e rebaixado). A reportagem frisa que as alterações do carro estão todas dentro da lei! Tudo de acordo com o Detran!

Foi aí que o curioso que vos escreve mandou um e-mail pra revista perguntando especialmente sobre a suspensão. Perguntei se mecher na suspensão era realmente permitido e, se sim, em quais situações. Vejam o que me responderam:

"Prezado Reinaldo,

as molas e amortecedores citados na matéria (respectivamente Eibach e Koni) são fabricadas sob normas extremas de segurança e qualidade, recebendo o selo TUV alemão, além de outras certificações internacionais. A Koni é mais conhecida por fabricar os amortecedores utilizados na F1, o que atesta sua qualidade.

Ao comprar um kit de molas e amortecedores (em lojas credenciadas, é claro) desses fabricantes, é preciso guardar as notas fiscais, as quais deverão ser encaminhadas ao Detran quando for solicitada a legalização do carro.

No caso das molas, nem é preciso tanto, já que as mesmas são homologadas pelo fabricante do carro como peças de reposição e utilizam a mesma fixação das molas originais do veículo, não caracterizando a alteração das características originais do carro.


Abraços
Felipe Barcellos
Editor"


Reparem que no último parágrafo o editor diz que as molas Eibach são homologadas pelo "fabricante do carro". Será então que só a VW homologou tal acessório como sendo "original"?

E aí? O que vocês acham do assunto e da mensagem do editor da revista?
Reinaldo
Corsa Maxx


Avatar do usuário
renatogomes
:: Super ::
Mensagens: 57
Registrado em: Quinta-feira 19 2004f Agosto 2004 05:32:09 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renatogomes »

Reinaldo_CoRSa escreveu:Galera, apesar de ser um dos membros mais antigos, tem tempo que não abro um tópico aqui no Corsa Clube. Então aproveito pra trazer à tona um assunto que sempre gera dúvidas (inclusive em mim) e questionamentos.

Pelo que eu sabia, qualquer alteração na suspensão de um carro de passeio é proibida pelo Detran. Tudo bem, já tava conformado.... eis que vejo a reportagem da Quatro-Rodas deste mês, falando de um GOLF Tuning irado (bodykit, 17", turbina aumentada e rebaixado). A reportagem frisa que as alterações do carro estão todas dentro da lei! Tudo de acordo com o Detran!

Foi aí que o curioso que vos escreve mandou um e-mail pra revista perguntando especialmente sobre a suspensão. Perguntei se mecher na suspensão era realmente permitido e, se sim, em quais situações. Vejam o que me responderam:

"Prezado Reinaldo,

as molas e amortecedores citados na matéria (respectivamente Eibach e Koni) são fabricadas sob normas extremas de segurança e qualidade, recebendo o selo TUV alemão, além de outras certificações internacionais. A Koni é mais conhecida por fabricar os amortecedores utilizados na F1, o que atesta sua qualidade.

Ao comprar um kit de molas e amortecedores (em lojas credenciadas, é claro) desses fabricantes, é preciso guardar as notas fiscais, as quais deverão ser encaminhadas ao Detran quando for solicitada a legalização do carro.

No caso das molas, nem é preciso tanto, já que as mesmas são homologadas pelo fabricante do carro como peças de reposição e utilizam a mesma fixação das molas originais do veículo, não caracterizando a alteração das características originais do carro.


Abraços
Felipe Barcellos
Editor"


Reparem que no último parágrafo o editor diz que as molas Eibach são homologadas pelo "fabricante do carro". Será então que só a VW homologou tal acessório como sendo "original"?

E aí? O que vocês acham do assunto e da mensagem do editor da revista?
axo que a revista ta viajando um pouco...
nao conhece nossa legislacao ta parecendo
mas seria muito bom se fosse verdade...
seria né...
Corseenha 2004 com rodas 17" com pneus Yokohama A539 205x40! Logo colocarei fotos dele aqui


DeivyMunhoz
:: Moderador ::
Mensagens: 1933
Registrado em: Quinta-feira 11 2003f Dezembro 2003 11:54:37 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DeivyMunhoz »

Vi um anuncio na fullpower sobre a eibach falando exatamente sobre isso, diz até que a maioria das seguradoras aceita.
Mas acho que só existe eibach para o corsa novo :(


leonardo
:: Moderador ::
Mensagens: 2005
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 12:08:07 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonardo »

Mesmo se fosse aceito o valor desses componentes é um absurdo...


edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

leonardo escreveu:Mesmo se fosse aceito o valor desses componentes é um absurdo...
pelo menos vc poderia rodar trankilo sem se preocupar com blitz e fora q a suspensão dispensa comentarios...show di bola
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8


Avatar do usuário
Nicolas
:: Piquet ::
Mensagens: 332
Registrado em: Segunda-feira 01 2004f Março 2004 12:03:37 PM
Localização: São Bento do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nicolas »

edu do corsa escreveu:
leonardo escreveu:Mesmo se fosse aceito o valor desses componentes é um absurdo...
pelo menos vc poderia rodar trankilo sem se preocupar com blitz e fora q a suspensão dispensa comentarios...show di bola
Ah como seria bom!


JumperHD
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Quinta-feira 14 2004f Outubro 2004 11:54:18 AM
Localização: Curitibanos - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JumperHD »

mas eu nao acredito nessas reportagens...acho q ali ta acontecendo uma propaganda pra vende essa suspensao :roll:


Avatar do usuário
Nicolas
:: Piquet ::
Mensagens: 332
Registrado em: Segunda-feira 01 2004f Março 2004 12:03:37 PM
Localização: São Bento do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nicolas »

JumperHD escreveu:mas eu nao acredito nessas reportagens...acho q ali ta acontecendo uma propaganda pra vende essa suspensao :roll:
Propaganda enganosa é crime


JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

JumperHD escreveu:mas eu nao acredito nessas reportagens...acho q ali ta acontecendo uma propaganda pra vende essa suspensao :roll:
Partilho da mesmíssima opinião...

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26823
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

quem se habilita ao teste? ou em algum contato pra especular dentro do detran?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”