[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
GSI Blown Engine
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GSI Blown Engine »

sousaman escreveu:Carlos,

Duas possibilidades.
Carlos Padilha escreveu:Cara tenho um GSI e quando ando em lenta ou fica parado a temperatura vai para os 100ºC mas se começa a andar normal e até dando ums puxadas a temp. cai bastante...
Válvula termostática
Verificação do painel.

Abraços!

Ok vou verificar valew, abraço.
Marcio Pita
:: ST ::

Mensagem por Marcio Pita »

pessoal fiz a limpeza do sistema de radiador em casa ha algum tempo, esse fds eu comecei a limpar ele d novo e vi que estava bem limpo então fiz a burrada de esquecer o reservatório de água aberto e ligar o motor, resultado o carro aqueceu, a agua começo a vazar eu desliguei ele, fico um fundinho de água no reservatório, esperei esfriar e completei com água e fluido para radiador, porem em transito pesado parece que ele esquenta mais q antes, será q entrou ar no sistema? como posso verificar isso? e se tiver como retirar o ar?

espero respostas to com medo do carro ferve do nada
Ex Classic 1.6 -> http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=62951
Atual Strada Working 1.4
Futuro Corsa 1.8???

"Na duvida acelera"
sousaman
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Basta abrir o reservatório antes de esquentar o carro e deixar as bolhas sairem.
Marcio Pita escreveu:pessoal fiz a limpeza do sistema de radiador em casa ha algum tempo, esse fds eu comecei a limpar ele d novo e vi que estava bem limpo então fiz a burrada de esquecer o reservatório de água aberto e ligar o motor, resultado o carro aqueceu, a agua começo a vazar eu desliguei ele, fico um fundinho de água no reservatório, esperei esfriar e completei com água e fluido para radiador, porem em transito pesado parece que ele esquenta mais q antes, será q entrou ar no sistema? como posso verificar isso? e se tiver como retirar o ar?

espero respostas to com medo do carro ferve do nada
Acredito que isso não trouxe nenhum dano ao sistema.

Fique de olho nesses dias.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Paralelepipedo

Mensagem por Paralelepipedo »

Galera, por favor me deem a opinião de vcs.....

Comprei um corsa wind 96/96 mpfi do meu sogro hehehehe a 1 semana atrás.

Carro está com 210.00 km e foi feito motor a 1 ano atrás.

Bom deixa eu contar a historinha.....

Namoro a 1 ano e desde então sempre dirigia e andava nesse corsa (que era do sogro) e a temp ficava a 90C no maximo 93C....... ai a mais o menos 2 meses atrás o carro começou a esquentar 98 C, ai parei em um posto e fiz uma limpeza no sistema..... ai ficou trocando a agua do sistema por mais ou menos 30 minutos e saiu MUITA água com ferrugem, e coloquei aditivo na aguá (não deveria, mas coloquei sem saber).

Ai passou a ficar em 96C e chegava a 100C e ligava a ventoinha e abaixava a 96 C..... isso toda hora..... na rodovia ficava a 96C, ou seja, não fazia diferença cidade/rodovia....

Depois fiz mais 2 limpezas dentro de 10 dias (logo apos a primeira limpeza mencionada a dois meses atras).

Comprei o carro a uma semana e troquei todos sistema:

Valvula Termostatica
Bomba de água
Radiador
Coloquei 2 litros de aditivo
Tampa nova reservatório

As mangueiras estão boas e não está baixando água/aditivo

A temperatura fica na casa dos 93/94 C e a ventuinha aos 98/99C e ai cai pra 93/94 C.

Vocês acham que está tudo ok??

O que eu acho estranho é que antes ficava a 90 C e no maximo 93 C.....
Quando parro o carro o motor está estralando de quente......

Apenas uma informação para acrescentar ele está fazendo 17 km com 1L na rodovia.....

Por favor me digam o que acham..... valeu
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Duas verificações:

Painel de instrumentos - leve numa oficina para aferir o painel ou peça para alguém trocar o painel para ver se a temperatura está correta entre ambos os painéis.

Sensores de temperatura - pode necessitar troca tb.

Se quiser ver casos como esses, basta visitar o tópico do Moleque GLS na seção fotos.

A batalha da temperatura foi a pior de todas que já passei, mas venci, era simplesmente a marcação do painel.

Se tiver coragem, eu tenho um painel aqui sem CG (antigo, mas marcava certinho) e os dois sensores que foram trocados do Moleque.

Abraços!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
gustavosjm2

Mensagem por gustavosjm2 »

Ptz cara, tenho um corsa wagon 1.6 mpfi gls e tbm tem o mesmo problema...
minha preocupação me faz andar com o ar sempre ligado q ai a temperatura nao passa de 90°...

mas ja tive uma junta do cabeçote queiama por esse problema...

tenho a pouco tempo o carro, mas mesmo assim to gostando...
mto confortavel
lulaf
:: Sport ::

Mensagem por lulaf »

gustavosjm2 escreveu:Ptz cara, tenho um corsa wagon 1.6 mpfi gls e tbm tem o mesmo problema...
minha preocupação me faz andar com o ar sempre ligado q ai a temperatura nao passa de 90°...

mas ja tive uma junta do cabeçote queiama por esse problema...

tenho a pouco tempo o carro, mas mesmo assim to gostando...
mto confortavel
Gustavo, comprei o meu corsa - sedan 1.6 2001 - há uns três meses atras e tive o susto da temperatura, que até mandei dar uma geral no sistema de arrefecimento dele.
Detalhe, conversando com os meus primos que são mecânicos, eles disseram que esse motor 1.6 trabalha sempre em torno de 100º mesmo. Tomei coragem e decidi pagar pra ver e realmente eles têm razão, pois outras três pessoas me falaram a mesma coisa, resultado: realmente o meu carro até hoje trabalha assim, e nunca tive problema, pois mesmo indo até 100º a água não ferve. Procura um mecânico bom e pergunte a ele se o seu motor também é assim, pois pelo que ando vendo aqui no fórum, aparentemente é normal.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Emmerson Bacury de Lucena

Mensagem por Emmerson Bacury de Lucena »

alanflanker escreveu:Pessoal, não sei se alguém já leu um tópico que fiz sobre um problema que tive onde a ventuinha do radiador ficava armada direto noestagio 2, levei para a Carbolar em Campo Grande-RJ, eles consertaram, mas o problema voltou 4 vezes, então desativaram o estagio 2 na central, deixaram somente o 1º mas com a velocidade 2. Eu queria fazer um teste, de deixar somente o 1º estágio com a velocidade 1, liguei pro técnico que mexeu na central, e ele disse que eu posso inverter os fios do chicote que chega no plug da Central. o A4 é de velocidade baixa, o A5 de alta eu não sei se o A5 que está ativo mas na central está como A4 ou o contrário. Porém estive pensando se na caixa de fusiveis da ventuinha (que ficano porta luva) se existe também 2 relés de controle, eu poderia colocar o relé de baixa nolugar da de alta, ou um resistor no fio que chega na ventuinha para diminuir a tensão fazendo com que a ventuinha funciona numa velocidade menor. Alguém pode dar uma luz?
Amigos do CC e Alan, também já não aguento tanta temperatura no minha wagon, e ela não resistindo tanta pressão, semana passada estourou o cano de água que fica por de trás do motor, pois a temperatura chegou no vermelho, e quando olhei, desliguei o motor e no mesmo instante estourou.....!!!!
Já li e reli , li e reli os tópicos referentes ao assunto e até a gora nada, então...............deu uma doideira :roll: na minha cabeça e procurei um eletricista para saber se ele conseguia fazer na minha wagon o que fizeram no seu carro (ligação do 2º estagio)e ele fez o seguinte:

Desligou o conector do sensor de temperatura (cebolão) e no mesmo instante com o motor funcionando entrou o 2º estagio da ventilação e o ventilar do AC,também,..... porém o sensor foi desligado e não tenho mais (quando desligado) o controle da temperatura do motor............!!!!!!!

Quero fazer algo profissional, como foi feito no seu, pois quando ligo o sensor após rodar bastante com o ventilador no 2º estágio a temperatura registrada nem chega a 93ºc.
O eletricista aqui não sabe fazer. Na autorizada vai ficar uns 15 dias de molho, aguardando a vez, então conto com sua ajuda para que eu possa fazer no meu de forma definitiva e acabar com esse aquecimento de vez!!!!!!
Vi que vc falou em Plug da central, cabo A4 e A5????? Me ajudem , pois é só postar que faço na hora!!!!! Se tiver que desmontar o painel central, já até vi como é !!!!!
Aonde fica essa central??????
Emmerson Lucena
Corsa Wagon Super 2000 Azul 1.O 16V Completa
Manaus - Amazonas
msn: emmersonlu@hotmail.com
Ednoxx
:: Piquet ::

Mensagem por Ednoxx »

Fala pessoal, blza? tenho um corsa Efi 1.0 ano 96

dei uma lida no forum mas ainda estou preocupado. Meu corsa sempre se manteve abaixo dos 90º e ontem do nada andando em rodovia a 80kmh tive que parar o carro porque estava encostando no vermelho.

minha primeira suspeita foi o vazamento de agua pois ja aconteceu de furar um lacre do monobloco devido a ferrugem, mas o resevartorio estava com agua. O que achei estranho é que se não me engano, quando o motor está girando se abrir o reservatório a agua deveria estar circulando, o que não estava acontecendo.

de cara pensei em duas coisas:

- Bomba d'agua quebrou e a agua esta parada
- Junta de cabeçote queimada (parece não ter nada a ver, mas motor quente é um dos sintomas nesse caso)

Só dando continuidade a história...

esperei uns 30min para esfriar e dei coninuidade a viagem, me mantive quase na lenta de quinta entre 60~70 kmh e a temperatura ficou estabilizada entre 90 e 100.

entrando na cidade a temperatura subiu um pouco, mas logo cheguei em casa de boa sem precisar parar novamente.

nao sei se tem alguma coisa relacionada, mas dias antes de isso acontecer, o ar quente parou de funcionar. :scratch:

o pessoal vem falando na valvula termoestatica do painel, mas nesse caso o problema estaria so no marcador no painel, certo? ou seja, o marcador diz que esta quente mas o motor nao está...ou estou errado?

por enquanto é isso pessoal, abraço!
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Se fosse bomba dágua quebrada, o volume de água no reservatório subiria como uma panela de pressão e ficaria totalmente cheio.

O reservatório tem a função de reservar um espaço para a pressão do sistema expandir (por isso o nome de reserv. de expansão)
Ednoxx escreveu:minha primeira suspeita foi o vazamento de agua pois ja aconteceu de furar um lacre do monobloco devido a ferrugem, mas o resevartorio estava com agua. O que achei estranho é que se não me engano, quando o motor está girando se abrir o reservatório a agua deveria estar circulando, o que não estava acontecendo.

de cara pensei em duas coisas:

- Bomba d'agua quebrou e a agua esta parada
- Junta de cabeçote queimada (parece não ter nada a ver, mas motor quente é um dos sintomas nesse caso)

Só dando continuidade a história...

o pessoal vem falando na valvula termoestatica do painel, mas nesse caso o problema estaria so no marcador no painel, certo? ou seja, o marcador diz que esta quente mas o motor nao está...ou estou errado?

por enquanto é isso pessoal, abraço!
Se for junta de cabeçote, olhe se tem água misturada com óleo formando uma borra branca na vareta e na tampa de colocação de óleo do motor.

A primeiro momento, passe o scanner e veja se está dentro da faixa normal do aparelho para o seu motor.

Depois por prevenção troque a válvula termostática (caso não tenha sido trocada e verifique o painel antes de começar intervenções maiores.

Veja o post do Moleque, tem uma boa história sobre temperatura.

Abraços!
Responder