[SOLUÇÃO] - Motor com dificuldade na partida. O que fazer?
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kkkk...põe chopp pra tirar isso à limpo...rs!
A maioria dos relatos é exatamente o contrário...demora pra pegar quando põe álcool...
Neste caso dizem que a demora é devido a central precisar de um tempo para entender a nova mistura...eu acredito mais que o tempo seja devido a mistura ainda não estar homogêniar no tanque...mas isto é para o funcionamento ficar o melhor possível em termos de consumo e eficiência, de acordo com a nova mistura...não é pra quase arriar a bateria.
Não sei se mais alguém tem informações a respeito de seu caso, mas pense na possibilidade da gasolina estar "batizada".
A maioria dos relatos é exatamente o contrário...demora pra pegar quando põe álcool...
Neste caso dizem que a demora é devido a central precisar de um tempo para entender a nova mistura...eu acredito mais que o tempo seja devido a mistura ainda não estar homogêniar no tanque...mas isto é para o funcionamento ficar o melhor possível em termos de consumo e eficiência, de acordo com a nova mistura...não é pra quase arriar a bateria.
Não sei se mais alguém tem informações a respeito de seu caso, mas pense na possibilidade da gasolina estar "batizada".
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SemControle, eu não vejo lógica quando se fala em "central travada"...os SW dessas unidades são feitos de modo a ciclicamente observar variações e trabalhar para a normalidade quando a causa do problema não mais existe...salvo se houver algum bug e isto é difícil, pois essas coisas são aproveitadas lá de fora, onde pode-se acreditar mais...excetuando o caso da VW com os motores diesel...rs!
Sério mesmo, eu gostaria de pegar um carro nestas condições e comprovar isto, mas com a ajuda de um scaner, coisa que não tenho...mas a lógica me diz que isso não acontece.
Sério mesmo, eu gostaria de pegar um carro nestas condições e comprovar isto, mas com a ajuda de um scaner, coisa que não tenho...mas a lógica me diz que isso não acontece.
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pois sempre foram comuns e vao continuar assim......é muito mais comum do q pensamos, so aqui aparecem direto problemas do tipo, isso pq tratamos aqui apenas corsas, e um percentual baixo dos proprietários participam do fórum....e nem todos são atentos.....veja q as vezes nem é tanta a dificuldade em ligar, mas apresenta um consumo absurdo por conta disso....as reações ao problema variam muito tmb.....tempos atrás o jose leal tava com esse problema, precisa ver com ele os detalhes, ele tem as traquinagens pra escanear a central.....
basta ver a mandinga q é necessária qnd se abastece com outro combustível, de rodar uma boa km ou manter o carro funcionando um bom tempo, tudo isso pra q? apenas pros sensores irem ajustando os parâmetros pro q tem no tanque, como não se tem sensor pra ver o q tem no tanque, o resultado so é obtido após a queima e analise, a central tem seu mapa padrão aparentemente sendo o de etanol e sempre trava nele, perde o ciclo de "aprendizado" do q esta queimando....
além desse problema absurdo, a questão de queimar o q tiver no tanque de forma meia boca q me faz detestar qq carro flex de qq montadora....álcool precisa fisicamente uma situação, e eletronicamente outra, ambas completamente diferentes da gasolina, eletricamente a injeção da conta, e fisicamente? ah mas taxa de 10 e tralala é boa, pra qual? nem tao boa pra um nem pro outro....tanto é q a prova esta em potencia e torque desses modelos flex com um e outro combustível, variando 1cv em motores até grandinhos.....la nos anos 2000, conseguia-se facilmente 10cvs de diferença a mais pra um motor 1.0 álcool contra o mesmo 1.0 gasolina no mesmo carro e montadora.....isso em 1.0, apenas por atender fisicamente e eletronicamente as necessidades.....
esse processo de aprendizado ai era o q muitos faziam antigamente de colocar 10L de álcool no tanque de gasolina, no próximo abastecimento aumenta pra 20L até acostumar o carro apenas no álcool, por incrível q pareca tinha central q chegava a 100% álcool sem a luz da injeção reclamar de nada, mas ficava bom? longe disso, queimava o q tinha, mapa único não tinha essa FLExibilidade de variação em todos os parâmetros a ponto de suportar queimar 100% ou outro.....
basta ver a mandinga q é necessária qnd se abastece com outro combustível, de rodar uma boa km ou manter o carro funcionando um bom tempo, tudo isso pra q? apenas pros sensores irem ajustando os parâmetros pro q tem no tanque, como não se tem sensor pra ver o q tem no tanque, o resultado so é obtido após a queima e analise, a central tem seu mapa padrão aparentemente sendo o de etanol e sempre trava nele, perde o ciclo de "aprendizado" do q esta queimando....
além desse problema absurdo, a questão de queimar o q tiver no tanque de forma meia boca q me faz detestar qq carro flex de qq montadora....álcool precisa fisicamente uma situação, e eletronicamente outra, ambas completamente diferentes da gasolina, eletricamente a injeção da conta, e fisicamente? ah mas taxa de 10 e tralala é boa, pra qual? nem tao boa pra um nem pro outro....tanto é q a prova esta em potencia e torque desses modelos flex com um e outro combustível, variando 1cv em motores até grandinhos.....la nos anos 2000, conseguia-se facilmente 10cvs de diferença a mais pra um motor 1.0 álcool contra o mesmo 1.0 gasolina no mesmo carro e montadora.....isso em 1.0, apenas por atender fisicamente e eletronicamente as necessidades.....
esse processo de aprendizado ai era o q muitos faziam antigamente de colocar 10L de álcool no tanque de gasolina, no próximo abastecimento aumenta pra 20L até acostumar o carro apenas no álcool, por incrível q pareca tinha central q chegava a 100% álcool sem a luz da injeção reclamar de nada, mas ficava bom? longe disso, queimava o q tinha, mapa único não tinha essa FLExibilidade de variação em todos os parâmetros a ponto de suportar queimar 100% ou outro.....
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Bange escreveu:kkkk...põe chopp pra tirar isso à limpo...rs!
A maioria dos relatos é exatamente o contrário...demora pra pegar quando põe álcool...
Neste caso dizem que a demora é devido a central precisar de um tempo para entender a nova mistura...eu acredito mais que o tempo seja devido a mistura ainda não estar homogêniar no tanque...mas isto é para o funcionamento ficar o melhor possível em termos de consumo e eficiência, de acordo com a nova mistura...não é pra quase arriar a bateria.
Não sei se mais alguém tem informações a respeito de seu caso, mas pense na possibilidade da gasolina estar "batizada".
Olha que eu andei uma certa km com o carro depois que troquei o combustível (+60 km)... ontem completei o tanque com aditivada grid em um outro posto BR... e hoje de manhã o carro pegou sem muita dificuldade... acho que realmente o problema foi o combustível adulterado

E olha que o posto que eu abasteci é um BR e já é bem antingo aqui. O álcool deles é bom, o carro faz boa km... até mesmo essa gasolina fez uma boa km (apesar de eu não ter feito a conta, percebi pelo trajeto que costumo fazer). Amanhã pela manhã vou observar a partida novamente.
Agradeço a todos pela ajuda e explicações!
- José Leal
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Bange, e bem como o SemControle disse. Quando abastece, a central entra em modo de aprendizado. O problema é que esse aprendizado não é instantâneo. As montadoras falam em rodar 20km ou 20 min. para a IE entender o que está queimando.
Certa vez estava rodando uns 4 tanques de álcool, com consumo altíssimo e motor com funcionamento quadrado. O MID registrava um consumo instantâneo em marcha-lenta absurdo. Para mudar o mapa, o motor precisa estar em funcionamento. Assim que o mecânico entrou com o escâner, viu que o mapa estava na gasolina. Quando setou que tinha álcool no tanque, o consumo instantâneo baixou e o funcionamento do motor ficou outro.
Quando voltei para gasolina, depois de ter abastecido com um álcool podre, rodei esses 20km, mas acho que o mapa da IE está errado, pois meu carro está com o consumo altíssimo, coisa de 7,1km/l. No álcool, ele faz em torno de 6,8km/l, ambos na cidade e abusando do ar condicionado.
Meu escâner é aquele OPCom de R$100,00 do Mercado Livre. Não consigo alterar o mapa do combustível.
Comungo da opinião do SemControle: Detesto flex. Poderíamos ter a opção de comprar um carro flex ou monocombustível. Pena que a maioria da população acha mais vantajoso o motor flex.
Certa vez estava rodando uns 4 tanques de álcool, com consumo altíssimo e motor com funcionamento quadrado. O MID registrava um consumo instantâneo em marcha-lenta absurdo. Para mudar o mapa, o motor precisa estar em funcionamento. Assim que o mecânico entrou com o escâner, viu que o mapa estava na gasolina. Quando setou que tinha álcool no tanque, o consumo instantâneo baixou e o funcionamento do motor ficou outro.
Quando voltei para gasolina, depois de ter abastecido com um álcool podre, rodei esses 20km, mas acho que o mapa da IE está errado, pois meu carro está com o consumo altíssimo, coisa de 7,1km/l. No álcool, ele faz em torno de 6,8km/l, ambos na cidade e abusando do ar condicionado.
Meu escâner é aquele OPCom de R$100,00 do Mercado Livre. Não consigo alterar o mapa do combustível.
Comungo da opinião do SemControle: Detesto flex. Poderíamos ter a opção de comprar um carro flex ou monocombustível. Pena que a maioria da população acha mais vantajoso o motor flex.
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Zé, não concordo que seja a ECU que precise "se acostuma ou aprenderr", e sim a mistura se homogeneizar, pois se o valor não for constante, a sonda vai ficar maluca...e não tem ECU que aguente...
Então, entrar num modo de alarme interno, emergência ou o nome de "aprendizado", dá tudo no mesmo...um tempo é necessário até a homogenização dos combustíveis...
Quando vc. põe café e leite em um copo, eles se misturam sozinhos ou vc. tem que usar uma colher?
Não tem colher no tanque...então a homogenização ocorrerá por movimento natural...e isto só é conseguido com o carro andando, parando, partindo...essa é colher do tanque, não concordo em dar a ECU uma personalidade como em uma "inteligência artificial"...nem os computadores da NASA tem...
Então, entrar num modo de alarme interno, emergência ou o nome de "aprendizado", dá tudo no mesmo...um tempo é necessário até a homogenização dos combustíveis...
Quando vc. põe café e leite em um copo, eles se misturam sozinhos ou vc. tem que usar uma colher?
Não tem colher no tanque...então a homogenização ocorrerá por movimento natural...e isto só é conseguido com o carro andando, parando, partindo...essa é colher do tanque, não concordo em dar a ECU uma personalidade como em uma "inteligência artificial"...nem os computadores da NASA tem...
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veja so a falha no seu sistema de mistura, a própria circulação q a bomba faz com o retorno já é enorme, uma bomba com vazão beirando os 100l/h causa muito retorno, o bastante pra misturar por completo 2 líquidos de mesma densidade.....
a movimentação do carro então.......
mais fácil se acostumar com essa ideia das centrais de uma hora pra outra travarem e não executarem mais o ciclo de aprendizado...
nunca fui a favor dos flex, temos em casa um, não roda, mas desde q saiu da concessionaria, so queima gasolina, como não rodamos, nem fazemos medias......
vejo no tópico dos consumos, meu carro turbo fazer medias melhores q 1.0....ah e o q raios tem isso? ou estão com problema, ou a central esta perdida em um mundo paralelo, ou realmente não prestam na forma de conseguir queimar qq coisa de qq forma.....
a movimentação do carro então.......
mais fácil se acostumar com essa ideia das centrais de uma hora pra outra travarem e não executarem mais o ciclo de aprendizado...
nunca fui a favor dos flex, temos em casa um, não roda, mas desde q saiu da concessionaria, so queima gasolina, como não rodamos, nem fazemos medias......
vejo no tópico dos consumos, meu carro turbo fazer medias melhores q 1.0....ah e o q raios tem isso? ou estão com problema, ou a central esta perdida em um mundo paralelo, ou realmente não prestam na forma de conseguir queimar qq coisa de qq forma.....
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- José Leal
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Bange, vc tem que levar em conta que a hora que o combustível é adicionado e a central entra em modo de aprendizagem, ela vai adotar o mapa do combustível em maior quantidade. Talvez por isso demore esses 20min. Como vc bem sabe, a gasolina tem um tempo de injeção e ponto de ignição diferente do álcool. Quando a centra trava, ela vai corrigindo a mistura e ajustando o ponto de ignição dentro do mapa errado. Por isso o motor pode afogar ou grilar.
Se eu tivesse um pouco mais de coragem, poderia colocar em meu carro a central dos motores VHC gasolina que vieram com sensor de detonação e rodar somente na gasolina. Tenho certeza que teria o consumo menor, comparado com o que tenho hj. O problema é mudar toda a elétrica e instalar o TBI com acelerador a cabo.
Se eu tivesse um pouco mais de coragem, poderia colocar em meu carro a central dos motores VHC gasolina que vieram com sensor de detonação e rodar somente na gasolina. Tenho certeza que teria o consumo menor, comparado com o que tenho hj. O problema é mudar toda a elétrica e instalar o TBI com acelerador a cabo.
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