amigos ,
estou a instalar um sistema que ao entrar em parques ou em tuneis os faróis dos médios acedem automaticamente ...
mas pelo que tenho aprendido deveria colocar um díodo na saída do 87 do relé que vai ligar aos faróis ... para a corrente andar num único sentido e assim evitar o retorno ...
por favor , sabem que díodo , posso usar para os médios ?
grande obrigado
[DÚVIDA] - diodo
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é mais facil ligar os farois normalmente....
- José Leal
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Certa vez tentei ligar um follow me home no carro e usei diodos 6A10. Eles esquentaram muito e ofereceram uma resistência.
Como os faróis não possuem relé, o que vc pode fazer é colocar um relé para alimentar os faróis e evitar o retorno de sinal.
Como os faróis não possuem relé, o que vc pode fazer é colocar um relé para alimentar os faróis e evitar o retorno de sinal.
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um diodo de 10A teoricamente daria conta
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isso não sei fazer ... poderá arranjar por favor um esquema de como um relé pode evitar um retorno ?José Leal escreveu:Certa vez tentei ligar um follow me home no carro e usei diodos 6A10. Eles esquentaram muito e ofereceram uma resistência.
Como os faróis não possuem relé, o que vc pode fazer é colocar um relé para alimentar os faróis e evitar o retorno de sinal.
obrigado
- José Leal
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Fácil:
A saída de sinal do sensor crepuscular, vc liga no pino 85 do relé. O pino 86, vc liga no aterramento. O pino 30, vc liga direto do + da bateria, preferencialmente protegido por fusível. O pino 87, vc emenda no fio cinza/amarelo (se não me engano) atrás da chave do farol. Isso para acender o farolete. Faz o mesmo esquema e liga no fio para acender os faróis baixos (não me lembro a cor).
Deste modo, ao ligar o farolete via chave, os faróis baixos não vão acender. E quando o sensor crepuscular fizer acender os faróis, vão acender os baixos e os faroletes - e por consequência as lanternas traseiras.
--
Esse esquema acima é que caso o sensor crepuscular tenha somente uma saída. Caso tenha uma saída dedicada para o farolete e outra para o farol baixo, basta montar cada saída em seu respectivo relé.
A saída de sinal do sensor crepuscular, vc liga no pino 85 do relé. O pino 86, vc liga no aterramento. O pino 30, vc liga direto do + da bateria, preferencialmente protegido por fusível. O pino 87, vc emenda no fio cinza/amarelo (se não me engano) atrás da chave do farol. Isso para acender o farolete. Faz o mesmo esquema e liga no fio para acender os faróis baixos (não me lembro a cor).
Deste modo, ao ligar o farolete via chave, os faróis baixos não vão acender. E quando o sensor crepuscular fizer acender os faróis, vão acender os baixos e os faroletes - e por consequência as lanternas traseiras.
--
Esse esquema acima é que caso o sensor crepuscular tenha somente uma saída. Caso tenha uma saída dedicada para o farolete e outra para o farol baixo, basta montar cada saída em seu respectivo relé.
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amigo obrigado pela sua resposta e ajuda ...
eu tenho o projecto assim ...
do botão de ligar os faróis tenho 12v que alimentam o sensor crepuscular , do sensor crepuscular sai um fio para o 86 do relé ...
o 30 do relé é alimentado por 12v ...
85 é o negativo ...
87 do relé quando o sensor crepuscular nota que está escuro deixa passar 12v para os faróis ... ou seja do 87 sai um fio que vou ligar ao fio já existente dos faróis ... mas quando a célula não trabalha mas se eu ligar o botão das luzes vou ter corrente no fio que sai do 87 do relé porque a corrente faz retorno , e é por isso que quero colocar um díodo ...
eu tenho o projecto assim ...
do botão de ligar os faróis tenho 12v que alimentam o sensor crepuscular , do sensor crepuscular sai um fio para o 86 do relé ...
o 30 do relé é alimentado por 12v ...
85 é o negativo ...
87 do relé quando o sensor crepuscular nota que está escuro deixa passar 12v para os faróis ... ou seja do 87 sai um fio que vou ligar ao fio já existente dos faróis ... mas quando a célula não trabalha mas se eu ligar o botão das luzes vou ter corrente no fio que sai do 87 do relé porque a corrente faz retorno , e é por isso que quero colocar um díodo ...
- José Leal
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Mas se o relé estiver aberto, não vai ter retorno para o sensor crepuscular. O +12V sai da chave do farol e segue o fio até o pino 87 do relé. Morre a parada ali, pois não tem como o sinal seguir para o pino 30.
E mesmo que o relé esteja armado, o sinal é +12V e vai seguir para o pino 30, que DEVE estar ligado no + da bateria. Não tem problemas.
Acredito que o sensor crepuscular tenha algum fio que iniba seu funcionamento quando acionamos a chave do farol.
E mesmo que o relé esteja armado, o sinal é +12V e vai seguir para o pino 30, que DEVE estar ligado no + da bateria. Não tem problemas.
Acredito que o sensor crepuscular tenha algum fio que iniba seu funcionamento quando acionamos a chave do farol.
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Acredito que o sensor crepuscular tenha algum fio que iniba seu funcionamento quando acionamos a chave do farol.
grande amigo esse é o problema o sensor crepuscular não tem nada que iniba o seu funcionamento em caso de stress ...
obrigado
grande amigo esse é o problema o sensor crepuscular não tem nada que iniba o seu funcionamento em caso de stress ...
obrigado
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