[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
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ROGERIO MAUER, calibragem dos pneus, alinhamento da suspensão, restrição no escapamento ou furo próximo ao sensor de oxigênio, sensor de oxigênio defeituoso, falta da válvula termostática ou ela travada aberta, sensor de temperatura indicando dado errado para a central... enfim... tem muito ainda para verificar.
Além disso se roda em trajetos mais curtos, tenha em mente que com o motor frio ele gasta bem mais. Ou seja, se roda 10 minutos, praticamente metade do tempo ou mais ele estava frio, a média é terrível assim. Forma de condução do veículo também afeta o consumo.
Qualidade do combustível.
Além disso se roda em trajetos mais curtos, tenha em mente que com o motor frio ele gasta bem mais. Ou seja, se roda 10 minutos, praticamente metade do tempo ou mais ele estava frio, a média é terrível assim. Forma de condução do veículo também afeta o consumo.
Qualidade do combustível.
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como ja foi dito.....nao adianta so entrar no link, tem q perder tempo lendo, apesar q falando assim acho q o unico 1.8 do forum seja o seu, deve ser ne? por isso nao viu dados sobre ele, ou sera q nao leu mesmo? nao se sinta exclusivo, até 1.7 existe por aki....pode procurar nesse e no outro topico q vai encontrar muitas medias do mesmo motor q seu carro tem, ai nao sei se vai assustar ou respirar aliviadoCassio Prates escreveu:Ahhh na boa amigos....entrei neste link a fim de ter masi informações sobre consumo do corsa 1.8 e não classic vhc 1.0....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Vou mostrar os exemplos daqui de casa:
Meu: Corsa Sedan Super 99 1.0 MPFI
NÃO TEM PRA NINGUÉM! Huhauhuaha...
É 16,5km/l no circuito 70% estrada 30% cidade, max: 100km/h!
Carro mais econômico que esse eu nunca vi. Nem meu Ka Zetec era assim!
Pai: Del Rey 1.8 Ghia 1991 - (1.8AP)
Média 12km/l na estrada - Max: 90/h
Ainda vou postar as fotos dele aqui qualquer dia.
Irmão 01 - Meriva 1.8 FlexPower 2005 Maxx
9,5km/l (alcool) 11,5km/l (gasolina)
Sempre como base o mesmo circuito (70% estr. 30% cidade)
Irmão 02 - Gol Quadrado 1.8 AP álcool 1994 - Original + Rodas 14 do Gol GV
10km/l andando como vó
3km/l andando no NeedForSpeed.. hahaha
Ali anda viu?
Qualquer dia reuno as raridades em fotos pra vocês. Ficarão surpresos em saber quantos mil km tem o Del Rey...
Meu: Corsa Sedan Super 99 1.0 MPFI
NÃO TEM PRA NINGUÉM! Huhauhuaha...
É 16,5km/l no circuito 70% estrada 30% cidade, max: 100km/h!
Carro mais econômico que esse eu nunca vi. Nem meu Ka Zetec era assim!

Pai: Del Rey 1.8 Ghia 1991 - (1.8AP)
Média 12km/l na estrada - Max: 90/h
Ainda vou postar as fotos dele aqui qualquer dia.
Irmão 01 - Meriva 1.8 FlexPower 2005 Maxx
9,5km/l (alcool) 11,5km/l (gasolina)
Sempre como base o mesmo circuito (70% estr. 30% cidade)
Irmão 02 - Gol Quadrado 1.8 AP álcool 1994 - Original + Rodas 14 do Gol GV
10km/l andando como vó
3km/l andando no NeedForSpeed.. hahaha
Ali anda viu?
Qualquer dia reuno as raridades em fotos pra vocês. Ficarão surpresos em saber quantos mil km tem o Del Rey...
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Bom dia pessoal,
Comprei recentemente um Classic 1.0 VHCe com atuais 24.000 km, através da indicação de um amigo da família, que conhecia o antigo dono e sabia que o carro estava em boas condições.
Conversando com o dono, foi me dito que ele só fez troca de óleo + filtros (ar, óleo, combustível e pólen mesmo não tendo ar condicionado ele colocou o filtro). O manual está devidamente carimbado com a primeira troca de óleo e filtro de óleo aos 5.000 km e a primeira e segunda revisão aos 10 e 20.000 km.
De cara eu achei estranho pois pensava que a vela trocaria aos 20.000 km mas olhei no manual e é indicado apenas aos 30.000km. De fato, o antigo dono fez o que estava no manual (óleo + filtros). Ele me passou as notas fiscais das trocas e foi utilizado óleo 5w30 API SN ACDelco 100% Sintético. O dono disse que na revisão pediu esse óleo que era mais caro o óleo mas era bom manter este SN e não o SJ que está no manual. O antigo dono também disse que SEMPRE usou etanol, apenas usava um tanque de gasolina aditivada logo antes de trocar o filtro de combustível.
Enfim, saí de São Paulo com o carro e logo parei em um posto de bandeira SHELL que era aonde ele abastecia e completei com etanol e zerei o hodômetro. Passei o final de semana na capital paulista e fui visitar uns parentes (primas) e depois segui viagem de volta para casa em Campinas.
A situação foi a seguinte:
80% na CIDADE (trânsito normal pois era final de semana e NÃO não tinha o famoso “anda e para”)
20% na ESTRADA (120km/h)
Cheguei em Campinas e logo abasteci no meu posto de confiança de bandeira ALE.
O CONSUMO FOI DE 11,3 KM/L (80%CIDADE + 20% ESTRADA).
O que os amigos do CorsaClube tem a dizer sobre este consumo e sobre as manutenções do meu carro?
Muito obrigado! Abraços.
Comprei recentemente um Classic 1.0 VHCe com atuais 24.000 km, através da indicação de um amigo da família, que conhecia o antigo dono e sabia que o carro estava em boas condições.
Conversando com o dono, foi me dito que ele só fez troca de óleo + filtros (ar, óleo, combustível e pólen mesmo não tendo ar condicionado ele colocou o filtro). O manual está devidamente carimbado com a primeira troca de óleo e filtro de óleo aos 5.000 km e a primeira e segunda revisão aos 10 e 20.000 km.
De cara eu achei estranho pois pensava que a vela trocaria aos 20.000 km mas olhei no manual e é indicado apenas aos 30.000km. De fato, o antigo dono fez o que estava no manual (óleo + filtros). Ele me passou as notas fiscais das trocas e foi utilizado óleo 5w30 API SN ACDelco 100% Sintético. O dono disse que na revisão pediu esse óleo que era mais caro o óleo mas era bom manter este SN e não o SJ que está no manual. O antigo dono também disse que SEMPRE usou etanol, apenas usava um tanque de gasolina aditivada logo antes de trocar o filtro de combustível.
Enfim, saí de São Paulo com o carro e logo parei em um posto de bandeira SHELL que era aonde ele abastecia e completei com etanol e zerei o hodômetro. Passei o final de semana na capital paulista e fui visitar uns parentes (primas) e depois segui viagem de volta para casa em Campinas.
A situação foi a seguinte:
80% na CIDADE (trânsito normal pois era final de semana e NÃO não tinha o famoso “anda e para”)
20% na ESTRADA (120km/h)
Cheguei em Campinas e logo abasteci no meu posto de confiança de bandeira ALE.
O CONSUMO FOI DE 11,3 KM/L (80%CIDADE + 20% ESTRADA).
O que os amigos do CorsaClube tem a dizer sobre este consumo e sobre as manutenções do meu carro?
Muito obrigado! Abraços.
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Bom dia pessoal,
Comprei recentemente um Classic 1.0 VHCe com atuais 24.000 km, através da indicação de um amigo da família, que conhecia o antigo dono e sabia que o carro estava em boas condições.
Conversando com o dono, foi me dito que ele só fez troca de óleo + filtros (ar, óleo, combustível e pólen mesmo não tendo ar condicionado ele colocou o filtro). O manual está devidamente carimbado com a primeira troca de óleo e filtro de óleo aos 5.000 km e a primeira e segunda revisão aos 10 e 20.000 km.
De cara eu achei estranho pois pensava que a vela trocaria aos 20.000 km mas olhei no manual e é indicado apenas aos 30.000km. De fato, o antigo dono fez o que estava no manual (óleo + filtros). Ele me passou as notas fiscais das trocas e foi utilizado óleo 5w30 API SN ACDelco 100% Sintético. O dono disse que na revisão pediu esse óleo que era mais caro o óleo mas era bom manter este SN e não o SJ que está no manual. O antigo dono também disse que SEMPRE usou etanol, apenas usava um tanque de gasolina aditivada logo antes de trocar o filtro de combustível.
Enfim, saí de São Paulo com o carro e logo parei em um posto de bandeira SHELL que era aonde ele abastecia e completei com etanol e zerei o hodômetro. Passei o final de semana na capital paulista e fui visitar uns parentes (primas) e depois segui viagem de volta para casa em Campinas.
A situação foi a seguinte:
80% na CIDADE (trânsito normal pois era final de semana e NÃO não tinha o famoso “anda e para”)
20% na ESTRADA (120km/h)
Cheguei em Campinas e logo abasteci no meu posto de confiança de bandeira ALE.
O CONSUMO FOI DE 11,3 KM/L (80%CIDADE + 20% ESTRADA).
O que os amigos do CorsaClube tem a dizer sobre este consumo e sobre as manutenções do meu carro?
Muito obrigado! Abraços.
Comprei recentemente um Classic 1.0 VHCe com atuais 24.000 km, através da indicação de um amigo da família, que conhecia o antigo dono e sabia que o carro estava em boas condições.
Conversando com o dono, foi me dito que ele só fez troca de óleo + filtros (ar, óleo, combustível e pólen mesmo não tendo ar condicionado ele colocou o filtro). O manual está devidamente carimbado com a primeira troca de óleo e filtro de óleo aos 5.000 km e a primeira e segunda revisão aos 10 e 20.000 km.
De cara eu achei estranho pois pensava que a vela trocaria aos 20.000 km mas olhei no manual e é indicado apenas aos 30.000km. De fato, o antigo dono fez o que estava no manual (óleo + filtros). Ele me passou as notas fiscais das trocas e foi utilizado óleo 5w30 API SN ACDelco 100% Sintético. O dono disse que na revisão pediu esse óleo que era mais caro o óleo mas era bom manter este SN e não o SJ que está no manual. O antigo dono também disse que SEMPRE usou etanol, apenas usava um tanque de gasolina aditivada logo antes de trocar o filtro de combustível.
Enfim, saí de São Paulo com o carro e logo parei em um posto de bandeira SHELL que era aonde ele abastecia e completei com etanol e zerei o hodômetro. Passei o final de semana na capital paulista e fui visitar uns parentes (primas) e depois segui viagem de volta para casa em Campinas.
A situação foi a seguinte:
80% na CIDADE (trânsito normal pois era final de semana e NÃO não tinha o famoso “anda e para”)
20% na ESTRADA (120km/h)
Cheguei em Campinas e logo abasteci no meu posto de confiança de bandeira ALE.
O CONSUMO FOI DE 11,3 KM/L (80%CIDADE + 20% ESTRADA).
O que os amigos do CorsaClube tem a dizer sobre este consumo e sobre as manutenções do meu carro?
Muito obrigado! Abraços.
- L U C I A N O
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raphael.mendes,
Sobre as manutenções, se o carro ''acostumou'' a usar o óleo sintético, use só ele. Não é bom ficar usando mineral, depois sintético, ou vice-versa. Mantenha o mesmo óleo. Obviamente não mude a especificação 5W30 pois esse óleo é o melhor para o motor do Classic e dos Corsas em geral. Nunca use o mal fadado óleo 20w50.
Apesar de não gostar muito do óleo sintético por questões técnicas em relação ao péssimo combustível nacional, eu oriento você, mesmo usando óleo sintético, que realize a troca a cada 5 mil km. Essa é uma km boa e segura para a troca. Lembrando de sempre trocar o filtro junto. Com a qualidade do combustível nacional, o óleo lubrificante fica contaminado com mais facilidade. Mas essa questão é pessoal. Eu sigo essa linha de raciocínio.
Sobre as velas, prefiro trocá-las a cada 20 mil km. Eu também sigo rigorosamente o que prevê o manual do proprietário. Sou chato com manutenção. Entretanto, temos que saber interpretá-lo. O manual, na minha opinião, em muitas vezes, faz uma previsão da troca de alguns componentes, mas o que vale na verdade é o tipo de uso do carro, manutenções e, no caso da vela, da qualidade do combustível usado. Outro exemplo é o caso da correia dentada. Se não me engano, no Classic 08 que eu tinha, o manual previa a troca da correia a cada 60 mil km. Mas lá no manual não especifica que se o carro for pouco usado e/ou dependendo do tipo de condução do veículo, locais com muito pó de minério, por exemplo, o componente vai ressecar, etc. Na minha opinião, a metade da km prevista ou até menos é bom trocar. É um custo relativamente baixo se comparado com o estrago que a quebra desse componente causará no motor. Logicamente é bom olhar em todas as revisões o estado dos componentes para antes efetuar a troca.
Sobre o consumo de 11,3 no etanol usando na cidade e estrada, está até bom. No Classic 2008 que eu tinha com motor flexpower nunca consegui uma média de mais de 15 km/l na estrada (usando gasolina). Confesso para você que eu não sou nem um pouco entusiasmado com o consumo desses motores flex, PRINCIPALMENTE nos carros com motores de 1 litro. Na minha opinião esses motores pecam e muito no consumo. Por se tratar de um motor 1.0 e um carro leve como é o caso do Classic, o consumo poderia ser muito melhor.
Mas na verdade a culpa não é do Classic e tão pouco da GM, mas sim desses motores flex que não conseguem uma boa média de consumo em nenhum dos combustíveis, se comparados com os veículos monocombustíveis. Além dos demais problemas que ocorrem por aí como a famosa ''detonação do motor" ou popularmente conhecida como ''batida de pino'' quando o carro está abastecido com gasolina, dentro outros.
Eu preferiria ter um carro monocombustível, mas essa ''gambiarra'' com tanquinho de gasolina no motor, digamos assim, colou de uma certa forma no mercado brasileiro que será praticamente impossível termos a opção de comprar um carro só a gasolina ou só a etanol, infelizmente....
Abraço!
Sobre as manutenções, se o carro ''acostumou'' a usar o óleo sintético, use só ele. Não é bom ficar usando mineral, depois sintético, ou vice-versa. Mantenha o mesmo óleo. Obviamente não mude a especificação 5W30 pois esse óleo é o melhor para o motor do Classic e dos Corsas em geral. Nunca use o mal fadado óleo 20w50.
Apesar de não gostar muito do óleo sintético por questões técnicas em relação ao péssimo combustível nacional, eu oriento você, mesmo usando óleo sintético, que realize a troca a cada 5 mil km. Essa é uma km boa e segura para a troca. Lembrando de sempre trocar o filtro junto. Com a qualidade do combustível nacional, o óleo lubrificante fica contaminado com mais facilidade. Mas essa questão é pessoal. Eu sigo essa linha de raciocínio.
Sobre as velas, prefiro trocá-las a cada 20 mil km. Eu também sigo rigorosamente o que prevê o manual do proprietário. Sou chato com manutenção. Entretanto, temos que saber interpretá-lo. O manual, na minha opinião, em muitas vezes, faz uma previsão da troca de alguns componentes, mas o que vale na verdade é o tipo de uso do carro, manutenções e, no caso da vela, da qualidade do combustível usado. Outro exemplo é o caso da correia dentada. Se não me engano, no Classic 08 que eu tinha, o manual previa a troca da correia a cada 60 mil km. Mas lá no manual não especifica que se o carro for pouco usado e/ou dependendo do tipo de condução do veículo, locais com muito pó de minério, por exemplo, o componente vai ressecar, etc. Na minha opinião, a metade da km prevista ou até menos é bom trocar. É um custo relativamente baixo se comparado com o estrago que a quebra desse componente causará no motor. Logicamente é bom olhar em todas as revisões o estado dos componentes para antes efetuar a troca.
Sobre o consumo de 11,3 no etanol usando na cidade e estrada, está até bom. No Classic 2008 que eu tinha com motor flexpower nunca consegui uma média de mais de 15 km/l na estrada (usando gasolina). Confesso para você que eu não sou nem um pouco entusiasmado com o consumo desses motores flex, PRINCIPALMENTE nos carros com motores de 1 litro. Na minha opinião esses motores pecam e muito no consumo. Por se tratar de um motor 1.0 e um carro leve como é o caso do Classic, o consumo poderia ser muito melhor.
Mas na verdade a culpa não é do Classic e tão pouco da GM, mas sim desses motores flex que não conseguem uma boa média de consumo em nenhum dos combustíveis, se comparados com os veículos monocombustíveis. Além dos demais problemas que ocorrem por aí como a famosa ''detonação do motor" ou popularmente conhecida como ''batida de pino'' quando o carro está abastecido com gasolina, dentro outros.
Eu preferiria ter um carro monocombustível, mas essa ''gambiarra'' com tanquinho de gasolina no motor, digamos assim, colou de uma certa forma no mercado brasileiro que será praticamente impossível termos a opção de comprar um carro só a gasolina ou só a etanol, infelizmente....
Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
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