Mas aí será defeito de peças pelo uso. Trocando pela peça de mesma ref resolveria.awaked escreveu:Mas... nada impede que daqui a 10 anos os Corsas C comecem a indicar temperatura elevada.
[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Rorion, é que não estou conseguindo me fazer entender e expressar minha opinião, tentei provocar uma resposta pra tentar novamente...
Vamos lá, kkk... com sua resposta em mente...
Sim, defeito pelo uso, por isso os Corsas B chegam o ponteiro perto do 100ºC. Corsas com os sensores novos e sistemas revisados não sofrem desse mal e marcam corretamente, vide o Adrianno e o Sousa que resolveram essa questão com manutenção.
O ponteiro não pode chegar a 100º, se chega isso é defeito pelo tempo de uso. Se o ponteiro chega nos 100º a água está chegando a 105º.
Se o ponteiro está abaixo, perto dos 95º a água está a 100º como é mencionado no manual de reparação do carro.
Eu não consigo ver isso como um defeito de projeto ou falta de adaptação do projeto ao nosso clima. Seja na Europa... seja no Brasil o motor deve trabalhar na temperatura correta dele, independente da temperatura externa.
Claro, não estou brigando, nem discutindo, nem contrariando... estou estendendo o debate saudável.
Vamos lá, kkk... com sua resposta em mente...
Sim, defeito pelo uso, por isso os Corsas B chegam o ponteiro perto do 100ºC. Corsas com os sensores novos e sistemas revisados não sofrem desse mal e marcam corretamente, vide o Adrianno e o Sousa que resolveram essa questão com manutenção.
O ponteiro não pode chegar a 100º, se chega isso é defeito pelo tempo de uso. Se o ponteiro chega nos 100º a água está chegando a 105º.
Se o ponteiro está abaixo, perto dos 95º a água está a 100º como é mencionado no manual de reparação do carro.
Eu não consigo ver isso como um defeito de projeto ou falta de adaptação do projeto ao nosso clima. Seja na Europa... seja no Brasil o motor deve trabalhar na temperatura correta dele, independente da temperatura externa.
Claro, não estou brigando, nem discutindo, nem contrariando... estou estendendo o debate saudável.
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Só tomando como referência o que o Awaked acabou de dizer.
O projeto é o mesmo, tanto na Europa, quanto no Brasil. A temperatura correta do motor trabalhar é 100°C. O que pode acontecer é que na "tropicalização", aumentaram o tamanho do radiador ou colocaram uma ventoinha com maior eficiência. Isso é explicado pelo simples fato do clima brasileiro ser mais quente que o europeu e aqui a ventoinha iria trabalhar mais vezes e por mais tempo para arrefecer o motor.
[1/2 OFF]Os FIAT Palio, especialmente os de primeira geração, Tipo, Tempra... e equipados com AC de fábrica, vinham com cebolão do radiador e uma resistência para determinar a velocidade da ventoinha. Com a resistência funcionando normalmente, a temperatura nunca passa do meio da escala. A peça tem um termofusível que quando queima, deixa-a inoperante, fazendo com que a temperatura suba até 3/4 da escala. O proprietário leva o carro em um boca de porco qqer e ele já condena de cara o cebolão. Troca a peça por uma original e nada de bufar. O boca de porco então solta a pérola: "Ah, coloca um que dispara a ventoinha mais cedo". O proprietário, sem saber dos detalhes da resistência acaba colocando o cebolão com temperatura menor de disparo. Resolvido o problema? Em parte, pois quando a ventoinha dispara a velocidade alta, consome muita energia. Esse consumo excessivo é sentido pelo alternador, que transfere o peso de gerar mais energia para o motor a aumenta o consumo de combustível.
Bom, depois dessa redação, o que quero dizer é que talvez o problema nos Corsa com temperatura acima dos 100°C não seja necessariamente o sensor. Não sei se os Corsa possuem essa resistência, mas se tiver, convém verificar o estado da peça. Se tiver, faça um jumper entre os fios que chegam nela e veja se a temperatura continua alta. Para efeito de comparação por ano, os Vectra até 97 possuem a resistência nas duas ventoinhas e a partir de 98 a resistência foi substituída pela ligação em série das ventoinhas. No meu Classic, já é ligação em série.
O projeto é o mesmo, tanto na Europa, quanto no Brasil. A temperatura correta do motor trabalhar é 100°C. O que pode acontecer é que na "tropicalização", aumentaram o tamanho do radiador ou colocaram uma ventoinha com maior eficiência. Isso é explicado pelo simples fato do clima brasileiro ser mais quente que o europeu e aqui a ventoinha iria trabalhar mais vezes e por mais tempo para arrefecer o motor.
[1/2 OFF]Os FIAT Palio, especialmente os de primeira geração, Tipo, Tempra... e equipados com AC de fábrica, vinham com cebolão do radiador e uma resistência para determinar a velocidade da ventoinha. Com a resistência funcionando normalmente, a temperatura nunca passa do meio da escala. A peça tem um termofusível que quando queima, deixa-a inoperante, fazendo com que a temperatura suba até 3/4 da escala. O proprietário leva o carro em um boca de porco qqer e ele já condena de cara o cebolão. Troca a peça por uma original e nada de bufar. O boca de porco então solta a pérola: "Ah, coloca um que dispara a ventoinha mais cedo". O proprietário, sem saber dos detalhes da resistência acaba colocando o cebolão com temperatura menor de disparo. Resolvido o problema? Em parte, pois quando a ventoinha dispara a velocidade alta, consome muita energia. Esse consumo excessivo é sentido pelo alternador, que transfere o peso de gerar mais energia para o motor a aumenta o consumo de combustível.
Bom, depois dessa redação, o que quero dizer é que talvez o problema nos Corsa com temperatura acima dos 100°C não seja necessariamente o sensor. Não sei se os Corsa possuem essa resistência, mas se tiver, convém verificar o estado da peça. Se tiver, faça um jumper entre os fios que chegam nela e veja se a temperatura continua alta. Para efeito de comparação por ano, os Vectra até 97 possuem a resistência nas duas ventoinhas e a partir de 98 a resistência foi substituída pela ligação em série das ventoinhas. No meu Classic, já é ligação em série.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Só esclarecendo o que disse agora, "A temperatura correta da água para o motor trabalhar é 100°C."
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Sport ::
- Mensagens: 1010
- Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2002
Awaked, tranquilo rapaz, está em casa e é isso mesmo, promover debates é muito bom para a troca de experiências. E legal que não seja nada tão profundo como fazemos aqui e todos possam participar.
Então Awaked, eu ainda creio que um conjunto de fatores ocorrem no corsa B para que isso ocorra. E foram corrigidos e/ou amenizados nos projetos mais atuais (naturalmente fruto do retrono de experiência dos corsas B ).
O histórico e este tópico nos dá uma idéia da magnitude dessa anormalidade nos corsa B. Pois é uma reclamação generalizada. Já temos corsas C com mais de 10 anos de rodagem e não vemos reclamações desse tipo de tanta gente. E com certeza ocorrem vazamentos , falhas em sensores mas com bem menas intensidade. Efetuou manutenção e/ou trocou peças para o projeto de carro resolvido. Já nos corsas B feito manutenção, trocadas as peças resolve, mas se cai na sorte de uma peça paralela ser de qualidade para uma solução duradoura por exemplo.
Pra vc ter uma idéia, há quem diga que o rotor da bomba d'água que desgasta além do normal ( seria mau dimensionamento para realidade brasileira?!)também contribui para a anormalidade. Assim , não quero aqui entrar nos detalhes pois seria um post enorme.
Ainda acredito que as "sensibilidades" dos corsas B foram identificados e corrigidas nos projetos mais atuais.
Então Awaked, eu ainda creio que um conjunto de fatores ocorrem no corsa B para que isso ocorra. E foram corrigidos e/ou amenizados nos projetos mais atuais (naturalmente fruto do retrono de experiência dos corsas B ).
O histórico e este tópico nos dá uma idéia da magnitude dessa anormalidade nos corsa B. Pois é uma reclamação generalizada. Já temos corsas C com mais de 10 anos de rodagem e não vemos reclamações desse tipo de tanta gente. E com certeza ocorrem vazamentos , falhas em sensores mas com bem menas intensidade. Efetuou manutenção e/ou trocou peças para o projeto de carro resolvido. Já nos corsas B feito manutenção, trocadas as peças resolve, mas se cai na sorte de uma peça paralela ser de qualidade para uma solução duradoura por exemplo.
Pra vc ter uma idéia, há quem diga que o rotor da bomba d'água que desgasta além do normal ( seria mau dimensionamento para realidade brasileira?!)também contribui para a anormalidade. Assim , não quero aqui entrar nos detalhes pois seria um post enorme.
Ainda acredito que as "sensibilidades" dos corsas B foram identificados e corrigidas nos projetos mais atuais.
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Rorion, ah sim, os próprios motores da família 1 foram recebendo melhorias, a versão atual chega ao ponto de usar bobinas individuais como motores mais modernos. Seus "acessórios" certamente evoluíram.
Eu não consigo lembrar onde vi mas tem um lance sobre o rolamento das bombas de água, parecem que eram esféricos e agora são cilíndricos, algo assim... ou paralelo esférico e original cilíndrico, já nem lembro direito. Os rolos cilíndricos tendem a aquentar mais pressão e duram mais.
Eu não consigo lembrar onde vi mas tem um lance sobre o rolamento das bombas de água, parecem que eram esféricos e agora são cilíndricos, algo assim... ou paralelo esférico e original cilíndrico, já nem lembro direito. Os rolos cilíndricos tendem a aquentar mais pressão e duram mais.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 11
- Registrado em: Quinta-feira 23 2013f Maio 2013 05:52:21 PM
- Localização: Osasco - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pessoal, meu carro esquentava bastante, aí arranquei a válvula termostática e funcionou bem por 2 semanas mais ou menos, agora ele esquenta de novo e a ventoinha só começa a funcionar com 105°C não confio mais em carro nenhum, meu Palio tinha super aquecimento e hoje o Corsa, não confio mais nos carros, olho mais pro ponteiro de temperatura do que para o transito.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 11
- Registrado em: Quinta-feira 23 2013f Maio 2013 05:52:21 PM
- Localização: Osasco - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Esqueci de dizer, já troquei o sensor que fica em baixo da bobina.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 19
- Registrado em: Quarta-feira 18 2012f Abril 2012 11:05:13 AM
- Localização: Piracicaba - SP
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1998
- Contato:
pessoal.. uma das coisas importantes para esse tipo de problema é: verificar o cabo massa (terra) do motor. é o cabo eletrico (negativo).
eu tenho um sedan 98 gls 1.6 16v. troquei motor novo. do nada o ventoinha nao ligava. passava de 100 graus.... nada de achar o pane.. troquei de tudo.... e nada.
ai um eletricista viu isso. ele colocou um cabo "auxiliar" que ligou do negativo da bateria ao bloco do motor. deu certo.
abraços.
qq coisa posta ai.
eu tenho um sedan 98 gls 1.6 16v. troquei motor novo. do nada o ventoinha nao ligava. passava de 100 graus.... nada de achar o pane.. troquei de tudo.... e nada.
ai um eletricista viu isso. ele colocou um cabo "auxiliar" que ligou do negativo da bateria ao bloco do motor. deu certo.
abraços.
qq coisa posta ai.
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 35
- Registrado em: Segunda-feira 05 2013f Agosto 2013 12:58:30 AM
- Localização: Itaquaquecetuba - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Aí pessoal, beleza? Desenterrando o tópico e aproveitando o mesmo, queria tirar uma dúvida: Ao acionar o ar condicionado, mesmo com o carro ainda frio, quais ventuinhas acionam, se é que alguma aciona? Lembro que é com o carro ainda frio.
Por ora valeu!!!
Por ora valeu!!!
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 3 Respostas
- 1409 Exibições
-
Última mensagem por beto veraneio
-
- 1 Respostas
- 3068 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 5 Respostas
- 6170 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 2 Respostas
- 3200 Exibições
-
Última mensagem por KassioAugusto
-
- 1 Respostas
- 9768 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 7 Respostas
- 1139 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 2 Respostas
- 4669 Exibições
-
Última mensagem por Bange