É evidente que um filtro com menor restrição deixa o carro mais livre e um escapamento bem dimensionado também,podemos fazer um comparativo de uma seriga e puxarmos ela com a agulha e depois sem a agulha.O ar tanto sai como entra mais fácil,mais tudo isso tem que seguir alguns critérios tais como não deixar o filtro dentro do cofre pegando ar quente do motor e deixando o carro trabalhando em excesso ao tentar corrigir esse erro.Meu irmão tem um astra 1.8 e fez o escapamento de 2" e um coletor 4x1 e no lugar do filtro de ar colocou um indutor de ar direto até a grade do carro tendo apenas uma "peneirinha" aquelas usadas na boca de turbina.Conclusão das modificação ao meu ver,acredito que não teve ganho mais sim menor perca,pois o escapamento e o filtro de ar ajuda a segurar muito o carro e ao meu ver é uma coisa muito mais reversível que um cabeçote preparado,digamos que não atendeu ao desejado ai partimos para o segundo up.
E quanto ao astra melhorou muito sim dos seus 103 cv originais

Espero ter ajudado!