[DÚVIDA] - Comando adiantado. Como fazer corretamente?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
acosenza
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Sábado 03 2004f Julho 2004 10:38:12 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por acosenza »

Bem... estive alguns dias sem poder entrar no forum e, qd li, vi que existem posições diversas sobre o tema... Então tenho outra questão:

Encontrei relatos na internet de que nos motores GM similares ao do corsa MPFI seria possível um avanço do comando de até 10 graus sem problemas.... E informando que o motor ganhava torque em baixa rotação, mas perde potência em alta...

Acredito que 10 graus seja exagero, mas acredito que um avanço menor poderia ser possível sim. Inclusive falam em redução de consumo...

A minha questão principal era se alguém do fórum já tinha tentado com sucesso o avanço e quantos graus utilizou, pois na prática é que podemos aferir os resultados...

Com certeza alguém já tentou tb e deu errado... por isso acho que devemos trocar nossas experiências práticas.... Aliás existe aquele ditado: "... na prática, a teoria é outra..."

Abs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26813
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

veja bem, 10 seria bastante coisa, so q tem um detalhe, basta uma calculadora pra definir q nao tem como precisar 10graus

se a polia é redonda, sao 360 graus na circunferencia, se temos 60 dentes, 360/60=6
cada dente da polia seria 6 graus, ou sao 6 ou sao 12

uma coisa é isso de comando (enquadramento), e outra é ponto de ignicao, q é conhecido como ponto mesmo, (carro fora de ponto, ponto adiantado, e assim vai)

essas melhoras em baixa, em alta se consegue mudando o ponto de ignicao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


herculano neto
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 19 2010f Julho 2010 09:08:54 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por herculano neto »

desculpa me intrometer mas pelo que li aqui no forum o rapaz ai quer tirar uma duvida se dá certo ou nao adiantar um motor 1.0 mpfi pela polia,amigo por experiencia propia já tentei fazer isso adiantando ou atrazando o ponto na polia, tenho um corsa 1.0 mpfi aspro cabeçote é pistoes de vhc,tentei atrazar o ponto só em 3 dentes o carro nem ameaçou pegar e depois adiantei 3 dentes o carro pegou sim só que ficou sem força mal disparava o motor contudo tirei minha duvida de que o corsa sendo mpfi ou vhc nao dá nenhum ganho de potencia fazendo essas alteraçoes,se isto que eu escrevi tirar sua duvida bom se nao a galera ai vai dar suas opinioes! vlww


herculano neto
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 19 2010f Julho 2010 09:08:54 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por herculano neto »

e outra que sensor map e sensor de rotaçao nao vao trabalhar corretamente!


ducorsa
:: Millennium ::
Mensagens: 103
Registrado em: Sexta-feira 20 2006f Outubro 2006 09:46:39 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ducorsa »

no meu eu montei um dente adiandado na correia dentada pra ver c anadava mais como falavam mas naum notei diferenca ai voltei ao normal


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

SemControle escreveu:veja bem, 10 seria bastante coisa, so q tem um detalhe, basta uma calculadora pra definir q nao tem como precisar 10graus

se a polia é redonda, sao 360 graus na circunferencia, se temos 60 dentes, 360/60=6
cada dente da polia seria 6 graus, ou sao 6 ou sao 12

uma coisa é isso de comando (enquadramento), e outra é ponto de ignicao, q é conhecido como ponto mesmo, (carro fora de ponto, ponto adiantado, e assim vai)

essas melhoras em baixa, em alta se consegue mudando o ponto de ignicao

Opa, tudo bem? Faz tempo né... então, cada 2 voltas do motor são 1 ciclo, então cada dente são 12°.
Quem disse que adiantou ou atrasou 3 dentes, faça as contas... 36°, quando eu monto os corsas 1.0/1.6 Turbo, eu costumo adiantar em 4°, mas isso tem que ser com polia regulável ou com rasgo na chaveta, porque 1 dente é muita coisa.
E dá sim resultado, tanto que até algumas Audi e BMW que fá fiz algumas maldades tambem faço essas alterações e os resultados são muito bons.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”