SemControle escreveu:como colocar tem um monte de foto dando ideias pra isso....
nao é ilegal nao, e até na vistoria passa, se nao tiver fazendo barulho e nem poluindo alem do q deve, so nao deve eliminar nenhuma ligacao de mangueiras e sensores
queria saber se posso deixar assim .. tirei a tampa daquela caixa original e o filtro de papel, e coloquei o filtro de ar meio que dentro dessa caixa e prendi com um arame pra não ficar batendo.. posso deixar assim ? na foto não tá muito boa mas da pra ver
não quis tirar aquela caixa do filtro pq lá tem umas mangueiras e não sabia o que fazer com elas.. pode deixar assim ?
Galera, não sou engenheiro automotivo, mas lhes darei um relatorio pessoal sobre o filtro esportivo.
A verdade é que o carro precisa de um grande fluxo de ar livre e fresco para poder andar mais e com potencia.
O maximo de gasto de combustivel a ser acrescentado é de 5%, ou seja, se seu carro gasta 10km/l de gasolina ele pode no maximo passar para 9,5km/l. O que faz gastar é algo simples que muito não percebem, é o excesso de aceleradinhas paar fazer o carro roncar por que curte o som, tambem não esquecendo das aceleradas fortes em retas pra ouvir ou mostrar o ronco, se andar na moralzinha não vai nem perceber a diferença no consumo.
Vamos la:
1- Não é mito que aumenta a potencia = ja tive 2 corsa wind 1.0 e atualmente estou com uma pick-up corsa. Aumenta em torno de 5% a 10%, ja testei em dyno.
2- Mono-fluxo ou duplo-fluxo, diferença somente acima dos carros 1.8 = o material filtrante utilizado nos filtros esportivo é bem denso para segurar mesmo sujeira, por esse motivo acaba segurando o ar só que segura menos que o filtro normal.
3- filtro esportivo bem instalado precisa de ar fresco = como participo de provas de arrancada, na categoria "originais 1.6", ja testei varias maneiras de utilização de filtro, com certeza, a mais eficaz para ganho de potencia é a falta do filtro, porem isso é o que faz sujar mais rapido o óleo e desprotege a camara de pedrinhas, insetos, agua e etc, por isso é inviavel a falta dele.
4- instalação = tire toda a caixa do filtro de ar e deixe o espaço livre para a instalação, quando kizer o carro original ou for vender apenas recoloque sem complicação nenhuma.
5- folego para finais de semana = tire toda a caixa do filtro de ar para circular bastante ar fresco debaixo do capô, coloque uma meia com tecido fino no lugar do filtro e fixe a mangueira da entrada de ar no carro com aqueles "jacarezinhos de fixação", vc pode andar no dia a dia, só que tem que tomar cuidado com poças de agua, pois pode acontecer (muito dificil mas provavel) de vc passar em uma poça e espirrar bem na entrada de ar e afogar o carro. Solução barata e maneira para o dia a dia custando R$3,00 da meia e R$2,00 dos "jacarezinhos"
5.1- folego para finais de semana 2 = a mesma coisa acima, porem comprando um pedaço de mongote ou cano de pvc com o diametro da boca da entrada de ar e direcionando a boca do cano na entrada de ar do parachoque, assim coletando ar fresco diretamente da frente do carro, acrescimo de R$4,00 no caso de cano de pvc ou de uns R$25,00 no caso de mangueira de silicone ou borracha.
6- Preço = existem no mercado inumeros tipos e modelos, claro com preços variaveis, o recomendado é o mais barato possivel e feito com elemento filtrante de tecido por ser lavavel, o que torna reutilizavel por muitos anos (dependendo do filtro). A não ser que vc curta beleza em um filtro de ar, terá que estar disposto a pagar um alto preço.
7- riscos = não existem riscos com essa instalação, sou usuario desse sistema a mais de 7 anos e nunca tive problemas, meu oleo eu trocava de 5.000km em 5.000km e apresentava a mesma textura e viscosidade de um oleo usado em carro com o filtro original, o unico risco presente seria uma instalação sem a fixação do cano, pois poderia ficar solto e batendo em outras peças do motor e até mesmo escapando por esse motivo e danificando mais ainda as peças.
8- Legislação = Não existe nada na nossa legislação que proiba o uso de filtros esportivos, pois não esta alterando nenhuma caracteristica do carro, apenas troca de uma peça fundamental na vida util do carro, que como um aditivo de octano, aumenta pouca coisa a potencia do carro sem ser significante em caso de pericia.
Pra fechar umas estatisticas baseadas em carros(os ganho de 10% se aplica em carros bem reguladinhos):
pick-up corsa 1.6 93cv original a gasolina
ganho de 5% -> 4.65cv + 93cv original = 97.65cv
ganho de 10% -> 9.3cv + 93cv original = 102.3cv
corsa classic 2011 1.0 78cv originais alcool
ganho de 5% -> 3.9cv + 78cv original = 81.9cv
ganho de 10% -> 7.8cv + 78cv original = 85.8cv
Dados do meu carro como ficou:
pick-up corsa st 2001 93cv original
feito chipagem para alcool ficou com 110cv
depois de colocar o filtro esportivo ficou com 121cv
ranquei o abafador intermediario e coloquei na traseira um escape inxo de 5" e foi pra 133cv
se eu rancar o catalizador poderia em media me dar mais 4% de ganho que daria 138.32cv totais
tudo foi testado em dyno, new civic não pega meu carro de jeito nehum por causa da "relação peso/potencia".
Pra quem não conhece, a "relação peso/potencia funciona da seguinte maneira. Você pega o peso total do carro e divide pelos "cavalos" que ele possui, depois dessa conta, o carro que carregar mais peso por cavalo de certa maneira perde.
Ex: Minha pick-up 1.6 contra um New Civic 2007 1.8 e astra hatch 2009 2.0
Astra hatch-> peso 1.150kg -> potencia = 140cv --> dividindo o peso pela potencia = 8,21kg
New Civic -> peso=1.255kg -> potencia = 140cv --> dividindo o peso pela potencia = 8,96kg
Pick-up Corsa -> peso= 950kg -> potencia = 133cv --> dividindo o peso pela potencia = 7,14kg
Meu carro carrega 1.82kg a menos que o new civic e 1,07kg a menos que o astra por cavalo de potencia. Essa é a explicação pra tantos corsinhas arrasarem com grandes carroes por aí.
Tem outras variaveis que ajudam ainda mais os carros, como suspensão preparada que faz carros rebaixados grudarem mais os pneus no chão aumentando a aderencia dos pneus com o solo e tambem cortando mais vento e enviando menos vento para baixo do carro diminuindo a resistencia com o ar.
Espero que gostem desta resolução, caso tenham duvidas só perguntar galera.
Galera, não sou engenheiro automotivo, mas lhes darei um relatorio pessoal sobre o filtro esportivo.
A verdade é que o carro precisa de um grande fluxo de ar livre e fresco para poder andar mais e com potencia.
O maximo de gasto de combustivel a ser acrescentado é de 5%, ou seja, se seu carro gasta 10km/l de gasolina ele pode no maximo passar para 9,5km/l. O que faz gastar é algo simples que muito não percebem, é o excesso de aceleradinhas paar fazer o carro roncar por que curte o som, tambem não esquecendo das aceleradas fortes em retas pra ouvir ou mostrar o ronco, se andar na moralzinha não vai nem perceber a diferença no consumo.
Vamos la:
1- Não é mito que aumenta a potencia = ja tive 2 corsa wind 1.0 e atualmente estou com uma pick-up corsa. Aumenta em torno de 5% a 10%, ja testei em dyno.
2- Mono-fluxo ou duplo-fluxo, diferença somente acima dos carros 1.8 = o material filtrante utilizado nos filtros esportivo é bem denso para segurar mesmo sujeira, por esse motivo acaba segurando o ar só que segura menos que o filtro normal.
3- filtro esportivo bem instalado precisa de ar fresco = como participo de provas de arrancada, na categoria "originais 1.6", ja testei varias maneiras de utilização de filtro, com certeza, a mais eficaz para ganho de potencia é a falta do filtro, porem isso é o que faz sujar mais rapido o óleo e desprotege a camara de pedrinhas, insetos, agua e etc, por isso é inviavel a falta dele.
4- instalação = tire toda a caixa do filtro de ar e deixe o espaço livre para a instalação, quando kizer o carro original ou for vender apenas recoloque sem complicação nenhuma.
5- folego para finais de semana = tire toda a caixa do filtro de ar para circular bastante ar fresco debaixo do capô, coloque uma meia com tecido fino no lugar do filtro e fixe a mangueira da entrada de ar no carro com aqueles "jacarezinhos de fixação", vc pode andar no dia a dia, só que tem que tomar cuidado com poças de agua, pois pode acontecer (muito dificil mas provavel) de vc passar em uma poça e espirrar bem na entrada de ar e afogar o carro. Solução barata e maneira para o dia a dia custando R$3,00 da meia e R$2,00 dos "jacarezinhos"
5.1- folego para finais de semana 2 = a mesma coisa acima, porem comprando um pedaço de mongote ou cano de pvc com o diametro da boca da entrada de ar e direcionando a boca do cano na entrada de ar do parachoque, assim coletando ar fresco diretamente da frente do carro, acrescimo de R$4,00 no caso de cano de pvc ou de uns R$25,00 no caso de mangueira de silicone ou borracha.
6- Preço = existem no mercado inumeros tipos e modelos, claro com preços variaveis, o recomendado é o mais barato possivel e feito com elemento filtrante de tecido por ser lavavel, o que torna reutilizavel por muitos anos (dependendo do filtro). A não ser que vc curta beleza em um filtro de ar, terá que estar disposto a pagar um alto preço.
7- riscos = não existem riscos com essa instalação, sou usuario desse sistema a mais de 7 anos e nunca tive problemas, meu oleo eu trocava de 5.000km em 5.000km e apresentava a mesma textura e viscosidade de um oleo usado em carro com o filtro original, o unico risco presente seria uma instalação sem a fixação do cano, pois poderia ficar solto e batendo em outras peças do motor e até mesmo escapando por esse motivo e danificando mais ainda as peças.
8- Legislação = Não existe nada na nossa legislação que proiba o uso de filtros esportivos, pois não esta alterando nenhuma caracteristica do carro, apenas troca de uma peça fundamental na vida util do carro, que como um aditivo de octano, aumenta pouca coisa a potencia do carro sem ser significante em caso de pericia.
Pra fechar umas estatisticas baseadas em carros(os ganho de 10% se aplica em carros bem reguladinhos):
pick-up corsa 1.6 93cv original a gasolina
ganho de 5% -> 4.65cv + 93cv original = 97.65cv
ganho de 10% -> 9.3cv + 93cv original = 102.3cv
corsa classic 2011 1.0 78cv originais alcool
ganho de 5% -> 3.9cv + 78cv original = 81.9cv
ganho de 10% -> 7.8cv + 78cv original = 85.8cv
Dados do meu carro como ficou:
pick-up corsa st 2001 93cv original
feito chipagem para alcool ficou com 110cv
depois de colocar o filtro esportivo ficou com 121cv
ranquei o abafador intermediario e coloquei na traseira um escape inxo de 5" e foi pra 133cv
se eu rancar o catalizador poderia em media me dar mais 4% de ganho que daria 138.32cv totais
tudo foi testado em dyno, new civic não pega meu carro de jeito nehum por causa da "relação peso/potencia".
Pra quem não conhece, a "relação peso/potencia funciona da seguinte maneira. Você pega o peso total do carro e divide pelos "cavalos" que ele possui, depois dessa conta, o carro que carregar mais peso por cavalo de certa maneira perde.
Ex: Minha pick-up 1.6 contra um New Civic 2007 1.8 e astra hatch 2009 2.0
Astra hatch-> peso 1.150kg -> potencia = 140cv --> dividindo o peso pela potencia = 8,21kg
New Civic -> peso=1.255kg -> potencia = 140cv --> dividindo o peso pela potencia = 8,96kg
Pick-up Corsa -> peso= 950kg -> potencia = 133cv --> dividindo o peso pela potencia = 7,14kg
Meu carro carrega 1.82kg a menos que o new civic e 1,07kg a menos que o astra por cavalo de potencia. Essa é a explicação pra tantos corsinhas arrasarem com grandes carroes por aí.
Tem outras variaveis que ajudam ainda mais os carros, como suspensão preparada que faz carros rebaixados grudarem mais os pneus no chão aumentando a aderencia dos pneus com o solo e tambem cortando mais vento e enviando menos vento para baixo do carro diminuindo a resistencia com o ar.
Espero que gostem desta resolução, caso tenham duvidas só perguntar galera.
Ali acima você fala em potência original e no antes e depois.
Pois bem, o carro foi testado no dinamometro sem nada, original? Ou pegou as informações do documento do carro.
3 Carros meus passaram em dinamometro, 2 do meu pai e 2 do meu irmão. TODOS apresentavam maior potência do que a informação do manual. Na média 3 ou 4 cavalos a mais.
O meu Santana original de tudo, 120 cv no documento. Com quase 200.000 rodados no dinamômetro deram exatos 132 cavalos. Tudo original. Teste repetido após aferição do mesmo e os valores bateram novamente. Ou seja, SE eu usasse filtro esportivo colocaria 12 cv na conta do filtro o que não é fato.
Ali acima você fala em potência original, no antes e depois.
Pois bem, o carro foi testado no dinamometro sem nada, original? Ou pegou as informações do documento do carro.
3 Carros meus passaram em dinamometro, 2 do meu pai e 2 do meu irmão. TODOS apresentavam maior potência do que a informação do manual. Na média 3 ou 4 cavalos a mais.
O meu Santana original de tudo, 120 cv no documento. Com quase 200.000 rodados no dinamômetro deram exatos 132 cavalos. Tudo original. Teste repetido após aferição do mesmo e os valores bateram novamente. Ou seja, SE eu usasse filtro esportivo colocaria 12 cv na conta do filtro o que não é fato.
fotos tiradas de celular. entao n estao boas. caso queira na integra, compre a revista!
segue as fotos
segundo a revista e alguns experts no assunto, para o nosso caso, é melhor mesmo um filtro monofluxo. garantindo assim um melhor fluxo de ar na tubulaçao.
ficou em primeiro o monofluxo da drift e em segundo o monofluxo da racechrome.
[quote="awaked"]Ali acima você fala em potência original e no antes e depois.
Pois bem, o carro foi testado no dinamometro sem nada, original? Ou pegou as informações do documento do carro.
3 Carros meus passaram em dinamometro, 2 do meu pai e 2 do meu irmão. TODOS apresentavam maior potência do que a informação do manual. Na média 3 ou 4 cavalos a mais.
O meu Santana original de tudo, 120 cv no documento. Com quase 200.000 rodados no dinamômetro deram exatos 132 cavalos. Tudo original. Teste repetido após aferição do mesmo e os valores bateram novamente. Ou seja, SE eu usasse filtro esportivo colocaria 12 cv na conta do filtro o que não é fato.[/quote]
Então amigo, esse resultado citado por mi acima é com base em medias, não valores exatos, nunca testei minha pick-up quando estava original, testei no dyno após cada melhoria que fiz e apresentou este resultado, nisso com base nos dados da cavalaria original. Tenho um amigo que meche com chip entre outros e possui um dyno em sua loja. E mais uma vez citando que ja tive outros 2 corsa wind 1.0, melhorou e muito o folego do carro, viajei muito com eles e sempre apresentaram melhoria significativa, ou seja, que eu conseguia sentir.
Isso é um relatorio pessoal, não é algo que estipulei que é assim, discussões e dúvidas são saudaveis.
Matérias de revistas não são confiaveis, por relacionar merchan de carros e acessórios.
potencia de 84,8 para 89,6 e torque de 10,7 para 11
pra mim conta muito mais o torque, mas pra quem gosta de numeros de potencia ta ai um otimo investimento pra se ganhar 1cv a base de 37,5cruzeiros
com os 180 de investimento, eu coloco mais de 2 tanques de alcool no carro, acho muito mais investimento e curiosamente, se levar em conta a potencia original de 78cvs, custando os mesmo 37,5 cruzeiros, daria 2925 cruzeiros pra dobrarmos a potencia, praticamente o q se gasta pra montar um kitzinho turbo basico q tmb dobra a potencia, e sobra o torque
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs