[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Ola Hudson Willis. Andei lendo alguns relatos aqui no forum sobre isso e teve um caso que após trocar a bomba dágua sanou o problema. Ela poderia estar desgastada pela corrosão só pode.
Como leu qualquer desgaste na bomba sobe mesmo.
Outra se não usava aditivo, o radiador pode estar obstruido.

Bem quanto a isso, o começo: ver se após alguns minutos o radiador aquece para ter certeza de que a válvula esta abrindo.

Não sei se voce leu um tópico em que um reparador alerta para não se fiarem nesses marcadores de temperaturado painel.
Só o Scanner daria o verdadeiro grau da água do motor ou aqueles termometro a Laser.

O meu esta com aditivo, válvula termostática nova e se ando no transito lento a temperatura sobe mesmo.
Por preucação troquei o sensor de temperatura da agua dainjeção e painel, masi pelo tempo de uso 11 anos.
retorne..
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


cesarbelomo
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 06 2009f Novembro 2009 01:40:25 PM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cesarbelomo »

Comprei um Corsa Wagon 1.0 16v. A temperatuda sempre chegava próxima de 100 gruas, depois baixava para 95... depois subia ...e assim ficada (menos na pista) ela sempre ficava em 90 graus.
Limpei radiador, troquei mangueras, tipo de fluido, resivei motor Ventuinha... até que lí aqui no Clube corsa, sobre alguém que trocou o sensor da temperatura...
ATENÇÂO.... sensor de temperatura da injeção ... não o sensor de temperatura do painel...

ACREDITEM... a temperatura não passa dos 95 graus em qualquer condição (transito, calor excessivo, ar-condicionado.) fora que o carro está andando muito agora(este sensor enviava temperatura errada para a injeção).

O problema estava exatamente nesta pecinha que custa R$ 18,00....isto mesmo !!! Como ela estava com defeito... a ventuinha somente ligava pelo dispositivo de proteção (cebolinha do radiador)... Para trocar, no 16V, fica bem na parte de cima do motor (chave 19 mm), quase encostado na capa da correia dentada... mas lembre-se é o sensor na injeção e não do mostrador do painel.

Quem está com este tipo de problema, vale a pena gastar os R$ 18,00 (se não resolver, pelo menos uma peça a menos) (O fabricante indica troca desta, a cada 40 mil Km).

Bom é isto... aprendi aqui mesmo.... e foi a melhor coisa que fiz para meu carro.!!!

abs.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Tem Corsa que o sensor de temperatura do liquido de arrefecimento fica ali na saida da bomba dagua para o radiador, é isso seu caso? Já outros fica no bloco do cabeçote de aluminio.
Mas quem comanda o eletroventilador e a ECU mediante informação dese sensor.

Realmente quando esse sensor de temperatura do liquido esta avariado/alterado muda todo o comportamento do motor...

notou se ficou mais agil nas arrancadas? principalmente numa 1ª marcha?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Dramatik
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 02 2011f Julho 2011 06:04:39 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dramatik »

Oi amigos.
Ontem aqui em Porto Alegre estava chuvendo e muito frio, meu Corsa tinha pego trânsito intenço, há alguns dias atrás o fretista de um posto tinha dito que a água estava na medida, estava andando com o carro e por duas vezes com ele parado passou um pouco dos 100 graus, fui ver a água hoje e tava com o nível muito baixo, acho que tive sorte por não ter acontecido nada.
Sou marinheiro de primeira viagem com carro, sempre tive moto e nunca me preucupei com isso.
Será que pode ter acontecido algum dano ao motor? :(


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá Dramatik.

Fica tranquilo, não aconteceu nada não, mas, cheque por onde a agua esta escapando.

Comece pela tampa do reservatório de expansao, a borracha de vedação sob a tampa, mangueiras, vazamento debaixo da bomba dagua, etc.

Tire a tampa do bocal de enchimento de óleo e veja se tem indicio de gosma esbranquiçada.

De uma pesquisada aqui no forum que tem varias dicas com orientações.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Dramatik
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 02 2011f Julho 2011 06:04:39 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dramatik »

alcineu escreveu:Olá Dramatik.

Fica tranquilo, não aconteceu nada não, mas, cheque por onde a agua esta escapando.

Comece pela tampa do reservatório de expansao, a borracha de vedação sob a tampa, mangueiras, vazamento debaixo da bomba dagua, etc.

Tire a tampa do bocal de enchimento de óleo e veja se tem indicio de gosma esbranquiçada.

De uma pesquisada aqui no forum que tem varias dicas com orientações.
Vlw amigo já estava preocupado, vou ver se tem vazamento.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Que tem vazamento tem, pode ter certeza, o sistema é fechado, não entra e não sai.

Procure com calma, as vezes colocar um jornal embaixo do carro ajuda a marcar o local
por onde vaza...


Dramatik
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 02 2011f Julho 2011 06:04:39 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dramatik »

awaked escreveu:Que tem vazamento tem, pode ter certeza, o sistema é fechado, não entra e não sai.

Procure com calma, as vezes colocar um jornal embaixo do carro ajuda a marcar o local
por onde vaza...
Vlw a dica.


andre chips
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Segunda-feira 20 2013f Maio 2013 04:10:19 PM
Localização: Guimarânia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andre chips »

mas qual é a temperatura correta?


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Então pessoal, meu corsa B começou a apresentar aceleração alta do nada (algo em torno de 2000RPM) e de repente vai reduzindo até a marcha lenta normal porém acende a luz de anomalia da injeção. Espetei o EP COM para ler o defeito e deu o código 35 - marcha lenta not present. Estou com o carro todo louco com as acelerações, as vezes se comporta normal na lenta, as vezes acelera do nada, as vezes normal , qndo ligo o ar acelera nas alturas, depois vai voltando ao normal mas acende a luz de anomalia. Já limpei TBI, troquei atuador de marcha lenta, sensor de posição de borboleta, assim, troquei pelo tempo que já tinha essas peças no carro aproveitando que apresentou o defeito, mas sabia que não era o certo sair trocando peças e sim analisar, resetei a central desligando os cabos da bateria de um pernoite. Não resolveu. O carro continua com a aceleração alta intermitente com normal e acende luz de anomalia dando cód 35 direto. Depois disso fui a busca de informações e caí aqui neste tópico, o que está me levando a crer e associar que algo deva estar errado com o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento. Como é uma peça barata e no meu carro deve estar a muito tempo, vou trocá-la sem testar , mas estou quase certo que ela seja a vilã ainda mais o que me reforça nela é o fato de eu ter limpado todo o sistema de arrefecimento e colocado os 3 litros de aditivo orgânico Delphi no sistema a umas 3 semanas atrás. Então esse contato do líquido com o sensor de temperatura já bem usado pode ter antecipado o problema que viria mais cedo ou mais tarde. Se tudo der certo eu troco esse sensor no próximo sábado e venho aqui relatar se deu certo ou não. Será que tenho que remover a bobina? ou consigo tirar com ela ali? Ainda não olhei para analisar. Quem já teve a experiência de trocar dá um post aí. abs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”