Gostaria de tentar ajudar os amigos, que assim como eu, tem pouca grana e muita vontade de ter um carro forte. Hoje meu carro está como eu quero, forte e durável. Mas sofri muito até chegar ao resultado final, fui muito na conversa de pessoas que não sabiam nada e só queriam mesmo era ver vc se dar mal, tive a ajuda de muita gente boa e por isto estou aqui para passar o meu conhecimento adiante.
Primeiramente para se dar a receita tem que se informar os ingredientes:
- 01 corsa 1.0 em boas condições, com injeção completa e com cambio original;
- 01 motor 2.0 parcial de qualquer carro GM (astra, vectra, kadet, etc) importante ser de um carro mpfi, também é importante ter o coletor de escapamento, coletor de admissão, flauta, bicos e sensor de rotação;
- 01 tbi do 2.0 (qualquer um serve) é só para tirar a borboleta;
- 01 suporte de motor frontal do monza;
- 01 chapa de aço com as seguintes medidas (pode ser feita da junção de várias chapas para ficar mais em conta) 5cm de largura, 8cm de comprimento e 5cm de espessura;
- 01 motor de partida do astra ou omega (omega é o mesmo mas só de falar o nome fica mais caro);
- 01 polia inferior do virabrequim do monza antigo sem ar;
Não precisamos de mais nenhum item fora estes que estão listados, lógico que não me detive em informar sobre parafusos, arruelas e abraçadeiras que são coisas pequenas. Para título de informação o carro que era 1.0 e foi transformado em 2.0 era um corsa 96 1.0 mpfi de minha propriedade, com um custo bem enxuto de instalação, no meu ver foi o veneno mais barato que eu já fiz.
Vamos agora ao que interessa:
Forma de prepararo:
A parte mais importante é arrumar um bom torneiro para furar o volante original do 1.0 com a mesma furação do virabrequim do 2.0, não tentem alargar os furos originais por que o carro fica vibrando muito e fica desbalanceado o virabrequim. O correto é fazer novos furos. Conforme a imagem que segue.

Fazendo desta forma vamos poder usar o conjunto completo de embreagem do corsa 1.0, é necessário cortar um pequeno pedaço do eixo piloto, coisa de meio centímetro, fácil de se fazer com uma lixadeira. Recomendo ir cortanto aos poucos e testando por que se cortar muito perde o cambio, o ideal é tirar o cambio e colocar ao lado do motor para ir ajustando, nada muito trabalhoso.
Agora vc tem que pegar o suporte do motor do monza e fazer um furo nele para não quebrar o sensor de rotação do motor e também fazer um pequeno corte nele na ponta para poder instalar os parafusos. Conforme as imagens que seguem:

Também tem a outra parte que é o chapa para servir de flange entre o novo suporte e o calço original.

Um detalhe para este suporte e a chapa é o seguinte: eu vi depois um carro aqui em Brasília com um motor 2.0 e o dono dobrou uma chapa e fez um suporte único, ele gastou uns R$ 250,00 com isto e ficou muito bom, mas como eu sou quebrado e encontrei a chapa de bobeira e paguei R$ 15,00 no suporte do monza, acabou ficando assim por 3 anos, rsrsrs, não é bonito mas foi eficaz. Fica a gosto do instalador, mas não se pode esquecer de deixar o furo para o sensor de rotação, ok?
Estamos quase que finalizando a instalação. Com o intuito de se utilizar todos os sensores originais e a injeção original do carro eu instalei o tbi original do carro que foi apenas retrabalhado no torneiro para poder receber a borboleta do 2.0 que é bem maior, trabalho relativamente simples o torneiro tirou a borboleta original, colocou o tbi no torno e foi abrindo espaço até chegar no diâmetro da nova borboleta. Não sei se dá pra ver pois a foto ficou muito ruim.

Um pequeno detalhe que eu estava esqueçendo: Se o seu carro for com acionamento das marchas por varão vc tem que pegar e alongar conector do varão que fica próximo ao motor de partida, para poder passar por cima dele, ele cresce uns 5cm e não te dá trabalho, este trabalho pode ser feito depois do motor no lugar sem problema algum. Agora se o carro for com acionamento por cabo de aço, nem precisa se preocupar.
Agora podemos colocar o cambio no lugar e depois o motor, não precisa amassar nada nem fazer nenhum tipo de furo no cofre do carro cabe direitinho o danado, inclusive com o filtro de ar original do 1.0 ( o meu era assim, rsrsrs)
Como estamos usando o tbi original e os bicos do 2.0 é só ligar os cabos da injeção que tudo vai funcionar direitinho. Como original.
É só parafusar o suporte no motor prender tudo e pronto. Seu carro vai ficar com a relação bem curta, tipo um foguete, mais rápido que muito carro turbo, com um torque fenomenal. Só que por causa da injeção original ele vai cortar de 5a. a 200km/h nada mais. Porém vc vai ver como chega rápido aos 200km/h. O cambio aguenta bem, eu até hoje uso o cambio original do 1.0 sem nenhum prejuízo. Rodei mais de 4 anos com esta configuração, 2 anos com 2.2 e agora estou com o 1.8 da montana com turbo .63/.48 e Pandoo, rodando com 0,5 kg meu carro tem 180cv na roda. Tudo isto com o cambio 1.0 e rodando todo dia, não é um carro de garagem ele é de uso diário.
Espero ter ajudado. E qualquer dúvida estou a disposição
Abraço
Carlos L.