[DISCUSSÃO] - Temperatura trabalhando perto de 100C e agora?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Rorion
:: Sport ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Nada melhor do que ter o carro em suas condições originais de projeto de fábrica. Gambiarras são como loterias , uma hora vc acerta só que pro bem ou para uma tremenda dor de cabeça.

Eu só estou analisando fazer a minha gambiarra no quesito AR CONDICIONADO, adaptando um compressor de Astra, Santana sei lá um que faça gelar picolé no corsinha. Tirar aquele compressor argentino original fraquinho. Mas é por conta e risco por ser gambiarra ( mas está em análise )
kelson85
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mais um 100

Mensagem por kelson85 »

Fala Galera!
Tou pesquisando sobre o mesmo problema, fiz há uns 3 meses retífica no cabeçote por causa de queima da junta (já sabem o prejuízo), só que aí surgiu um outro 'problema', com o AC desligado o 1º estágio das ventoinhas só arma nos 101° e o 2° logo quando passa dos 102,5°, isso nunca acontecia antes, o normal era armar o 1° nos 93°/94° mais ou menos e o 2° nos 96°/97°.
Durante o serviço de reparo a oficina trocou os sensores de temperatura da central e o do painel. Bom, imaginei que fosse um problema no painel e levei pra testar mas o marcador batia exatamente com a leitura do scanner na central.
Troquei a válvula termostática (mesmo a anterior não apresentando muito desgaste, trocada a um 1 e meio atrás) e agora roda somente com água, antes estava com fluído para radiador.
O reservatório de expansão é novo, com tampa nova, e o tubo de refrigeração já havia trocado também antes do cabeçote, e já fiz limpeza no sistema e radiador.
Já pesquisei bastante, não sei se devo trocar a bomba d'água a mesma não está 'chiando' e foi trocada pela última vez há 1 ano e meio, será que pode ser uma eventual desgaste?

No trânsito anda e para a temperatura só fica na casa dos 100°, com o trânsito um pouco mais livre e na estrada com ar ligado (120 km/h) fica geralmente em 97°, e sem trânsito fica na casa dos 92~95°.

Quero trocar umas mangueiras e outras mas acho que isso não irá melhorar, algumas estão estufadas mas nenhuma apresenta furos. Por fim, o nível da água não está baixando.

De tudo que pesquisei só falta checar o aterramento do motor, deposito minhas esperanças nisso, minha cabeça está mais quente que o próprio aquecimento do carro.

E cá entre nós, não aceito que o carro trabalhe frequentemente nessa temperatura, isso não era normal e não tem que ser normal agora, fico estressado quando vejo o ponteiro passar daqueles 100°. Muitos mecânicos dizem que isso é normal, mas na verdade tenho quando ouço isso tenho a certeza é de que eles não sabem resolver o problema e pra se livrar dão a desculpa 'básica'.

Se tudo se resolver eu dou um retorno,se souberem de mais alguma LUZ me avisem!
Abraço e valeu pela atenção!
Enjoying...
Corsa Sedan GLS 1.6 MPFI 1995/96
sousaman
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Re: Mais um 100

Mensagem por sousaman »

Kelson,

Antes do desmonte, pegue um painel de outro carro que esteja normal e coloque no lugar do seu.
kelson85 escreveu:Fala Galera!
Tou pesquisando sobre o mesmo problema, fiz há uns 3 meses retífica no cabeçote por causa de queima da junta (já sabem o prejuízo), só que aí surgiu um outro 'problema', com o AC desligado o 1º estágio das ventoinhas só arma nos 101° e o 2° logo quando passa dos 102,5°, isso nunca acontecia antes, o normal era armar o 1° nos 93°/94° mais ou menos e o 2° nos 96°/97°.
Durante o serviço de reparo a oficina trocou os sensores de temperatura da central e o do painel. Bom, imaginei que fosse um problema no painel e levei pra testar mas o marcador batia exatamente com a leitura do scanner na central.
Troquei a válvula termostática (mesmo a anterior não apresentando muito desgaste, trocada a um 1 e meio atrás) e agora roda somente com água, antes estava com fluído para radiador.
O reservatório de expansão é novo, com tampa nova, e o tubo de refrigeração já havia trocado também antes do cabeçote, e já fiz limpeza no sistema e radiador.
Já pesquisei bastante, não sei se devo trocar a bomba d'água a mesma não está 'chiando' e foi trocada pela última vez há 1 ano e meio, será que pode ser uma eventual desgaste?

No trânsito anda e para a temperatura só fica na casa dos 100°, com o trânsito um pouco mais livre e na estrada com ar ligado (120 km/h) fica geralmente em 97°, e sem trânsito fica na casa dos 92~95°.

Quero trocar umas mangueiras e outras mas acho que isso não irá melhorar, algumas estão estufadas mas nenhuma apresenta furos. Por fim, o nível da água não está baixando.

De tudo que pesquisei só falta checar o aterramento do motor, deposito minhas esperanças nisso, minha cabeça está mais quente que o próprio aquecimento do carro.

E cá entre nós, não aceito que o carro trabalhe frequentemente nessa temperatura, isso não era normal e não tem que ser normal agora, fico estressado quando vejo o ponteiro passar daqueles 100°. Muitos mecânicos dizem que isso é normal, mas na verdade tenho quando ouço isso tenho a certeza é de que eles não sabem resolver o problema e pra se livrar dão a desculpa 'básica'.

Se tudo se resolver eu dou um retorno,se souberem de mais alguma LUZ me avisem!
Abraço e valeu pela atenção!
No meu caso a resistência estava danificada, foi necessária a troca dela para resolver o problema.

A marcação do painel não é NUNCA mesma do leitor do Scanner. Sempre a leitura do Scanner é maior que a do painel acredite, então seu ponteiro estava como o meu, "adiantado".

Faça este teste com um painel "zerado" e depois no relate.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
leandrovillar

Mensagem por leandrovillar »

vamos lá galera...fiquei com a pulga atrás da orelha com relação a esta questão e vejam só q interessante:

1) o sensor q manda a informação para o painel podemos dizer q é termo-resistivo, ou seja, quanto maior a temperatura menor a resistencia e com isso mais corrente passa e o relógio marca a temperatura mais alta e vice-versa

2) resolvi fazer um teste e comprei um sensor do painel da MTE e outro original GM...ambos me responderam o mesmo resultado...com os sensores novos a ventoinha armava quando o ponteiro estava na casa dos 97,5 e desarmava quando estava na faixa dos 92,5, intervalo de 5 graus, oq bate com o cebolão q coloquei (92-87)

3) ao voltar com o sensor velho a ventoinha armava com o ponteiro próximo dos 95 e desligava próximo dos 92,5

4) andando normalmente com transito livre estabiliza na faixa dos 95 e com transito pesado o segundo estágio entra na faixa 97,5-100 graus

5) a percepção da ventoinha ligar é muito relatva pois o primeiro estágio normalmente não escutamos...escutamos apenas o segundo

6) na verdade conclui q meu ponteiro está bichado e q o sensor do painel não estava com as propriedades termo-resistivas na faixa de normalidade

obs.: meu sistema está ok...trocado radiador, valvula termostática, feita limpeza do sistema e aditivo, troca do sensor de temperatura da injeção

obs2: o ponteiro do painel não é conclusivo tendo em vista q o sensor não está exposto apenas a temperatura da água logo, ocorrerá alteração da resistência do mesmo q levará a uma marcação imprecisa.

bom, a próxima coisa q vou fazer será ajeitar o painel...só falta eu descobrir como faço isso!!!

é isso aí galera!!!!

abraços!!!!
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

leandrovillar,

As marcações do seu painel estão iguais as minhas.

Uma sugestão: Pegue um painel que marca corretamente e coloque no lugar do seu.

Fiz isso quando arrumei o meu e bateu igual.

Abraços!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
leandrovillar

sousaman,

olha só oq começou a acontecer:

minha ventoinha passou a armar com quase 100 graus...fique intrigado se oq realmente estava fazendo ela ligar era o cebolão ou o módulo em "emergencia" (apesar d ser no primeiro estágio). então resolvi desligar um dos fios do cebolão e aguardar...chegou em 102,5 graus e nada de entrar...então desliguei o carro e liguei novamente o cebolão e a ventoinha armou normalmente no primeiro estágio.

após testes q incluíram a abertura do reservatório de expansão com o relógio marcando 102,5 graus (abertura fácil e sem retorno da água...nível normal e mantido) resolvi explorar o meu painel:

após desmontar percebi q o relógio de temperatura possui um pequeno parafuso de regulagem do ponteiro.

antes de mexer resovi medir a voltagem do fio q chega no sensor e era de 10.11 volts...li em algum lugar q o máximo seria de 9.74 volts.

medi a resistencia do relógio mas não me lembro o valor...

enfim, após todos os testes possíveis e imagináveis para ter s certeza dq o meu sistema não estava falho no quesito arrefecimento e com muita paciencia fui mexendo na regulagem do ponteiro do relógio até a hora q consegui com que a ventoinha ligasse quando o ponteiro estivesse no meio ( 95 graus ) e avancei um "pentelhésimo" e ela começou a armar pouca coisa antes de 87,5 graus, avançando até 97,5 e começando a descer...

só não sei se vale a pena colocar o ponteiro para marcar 95 graus quando a ventoinha arma (já q muitos relatam como sendo o normal), oq vc acha?

abraços...
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

leandrovillar,

Pelo que vejo vc está no caminho correto.

O meu sistema liga o primeiro estágio em 95 graus, quando vejo que até dar um pequeno estalo dentro daqueles seis relês dentro do porta luvas.

Quando chega em 97 e 98 graus a válvula termostática se abre e a água dentro do sistema começa a circular fazendo o sistema resfriar, voltando a 95 graus e depois 92 graus no final fazendo a rotina de "resfriamento" e "aquecimento".

Faça mais um teste somente, deixa a temperatura chegar perto dos 102 graus e veja se a velocidade de emergência liga e o sistema resfria.

Se acontecer isso realmente é o painel.

Atenção andando em grandes engarrafamentos aqui em SP, minha temperatura chega a 98 e baixa até 92, sempre fazendo esse eixo de 6 graus.

Na estrada ele "congela" e bate 89 a 90 graus, isso andando em linha reta e acelerando. Nas subidas de serra ele chega a 98, mas a ventoinha dá conta tranquilamente para estabilizar a temperatura em 95 graus.

Abraços!
leandrovillar

sousaman,

esse teste eu já fiz...desliguei o rele do primeiro estágio e deixei o carro funcionando e quando passou um pouco de 102,5 mas, antes de chegar no vermelho o segundo estágio entrou...isso foi antes de mexer no ponteiro...

observei uma coisa meu amigo...meu ponteiro até estabiliza só q a ventoinha não desliga em transito pesado mas deixa a temperatura estável....

uma dúvida...dá uma olhada no interruptor térmico número 740 no mini-catálogo de temperatura da mte...seria o original do meu carro e consta como faixa de temperatura 100/95 e 77/72....como a conexão original do meu chicote foi removida optei pelo sensor 705 do mesmo catálogo sendo q na faixa 92/87 graus...

vc disse q percebe a ventoinha armar e depois q a temperatura se eleva mais um pouco e a valvula termostática se abre ela desce...a minha temperatura começa a se elevar e percebo q a vávula de abre e a temperatura desce...dpois torna a subir e só aí a ventoinha arma...será por causa da diferença dos interruptores térmicos?

abraços...
Automatic 4
:: Millennium ::

Mensagem por Automatic 4 »

o meu é um 1.6 8v mpfi

Ja troquei tudo desde os sensores, arrumei vazamento no radiador, troquei selos do motor q estavam vazando tbm , valvula termostatica, bomba dagua,tou limpando o radiador 1 vez por mes e continua baixando agua , 1 vez por semana eu completo ele trabalha na temperatura de 95 graus e ´so eu parar num sinal e vai logo pra 100 graus , vai entender
sousaman
Contato:

Mensagem por sousaman »

leandrovillar,

Pelo que observo dos seus relatos a troca do interruptor térmico está trazendo diferenças de temperatura, mas não está sacrificando o sistema, pois ele faz que o sistema trabalhe mais frio que o original.

Um membro aqui de SP fez várias trocas de sensores como vc e ele notou as diferenças de temperatura, até que encontrou uma solução que foi a troca do radiador para um maior para manter a temperatura mais fria que estava acusando no painel. O que no seu caso já foi realizado.
leandrovillar escreveu:sousaman,

esse teste eu já fiz...desliguei o rele do primeiro estágio e deixei o carro funcionando e quando passou um pouco de 102,5 mas, antes de chegar no vermelho o segundo estágio entrou...isso foi antes de mexer no ponteiro...

observei uma coisa meu amigo...meu ponteiro até estabiliza só q a ventoinha não desliga em transito pesado mas deixa a temperatura estável....

uma dúvida...dá uma olhada no interruptor térmico número 740 no mini-catálogo de temperatura da mte...seria o original do meu carro e consta como faixa de temperatura 100/95 e 77/72....como a conexão original do meu chicote foi removida optei pelo sensor 705 do mesmo catálogo sendo q na faixa 92/87 graus...

vc disse q percebe a ventoinha armar e depois q a temperatura se eleva mais um pouco e a valvula termostática se abre ela desce...a minha temperatura começa a se elevar e percebo q a vávula de abre e a temperatura desce...dpois torna a subir e só aí a ventoinha arma...será por causa da diferença dos interruptores térmicos?

abraços...
Se observarmos aqui na seção, o motor 1.6 do Corsa trabalha de uma forma diferente do 1.0, mais quente e com maiores oscilações, sendo que a variação de temperatura é maior que o motor 1.0 e os relatos são todos iguais, aquece e não baixa. Agora sempre temos soluções diferentes.

Vou olhar depois os modelos de sensores para podermos continuar a discussão, mas acredito que o sensor que vc optpu em usar não interfira negativamente nos seus resultados.

Abraços!
Responder