[DÚVIDA] Multa pelo tamanho da roda do carro ?

Informe-se aqui a respeito das principais leis de trânsito. Saiba tudo sobre o Código Brasileiro de Trânsito, infrações, multas, recursos, alterações no carro que são ou não permitidas, etc.
Responder
phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Galera,

O step do i30, Civic, entre outros é para uso esporádico mesmo.

O carro foi homologado assim!

Até 1994, no Brasil o Step não era obrigatório.

Em alguns países esses mesmos carros (i30, civic) não possuem step.

Essas leis visam defender a segurança no trânsito e por isso a homologação deve ser respeitada. Quem quer fazer alterações, deve mesmo é fazer a tal regulamentação no INMETRO para manter um nível de seurança aceitável.

Muitas das alterações que fazemos nos nossos carros, realmente melhoram a segurança, mas o PODER PÚBLICO quer $aber quer a$$egura isso.

Eu mesmo, quando tinha Corsa, utilizava Xenon sem regularizar, me aproveitava do fato do meu carro ser emplacado em SP (moro no RJ) e não fazer vistorias anuais. O 2010 chegou sem fazer vistoria Controlar. Hoje, não tenho xenon por conta do tipo de farol utilizado no meu carro (h4 - fica totalmente fora do foco atrapalhando outros motoristas), mas não iria regularizar o xenon.

Agora no caso de 165/70/13 para 185/60/14, acho que é totalmente aceitável, já que o Corsa foi homologado com essas medidas.

Uma pena existirem "agentes públicos" que se aproveitam de tal expediente para conseguir proventos ilícitos.

Com bons argumentos, conseguiremos sair "ilesos" dos agentes públicos.

Abraços
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.


jfswaggls
:: Super ::
Mensagens: 72
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 04:42:01 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jfswaggls »

bom galerinha...

foi discutido isso num tópico de outro clube.. e nessa discussão achei esse link...

http://www.pneubeato.com/turismo.htm

q traz as equivalencias qdo se aumenta o aro da roda...


carikass
:: Rodeio ::
Mensagens: 669
Registrado em: Quinta-feira 08 2004f Abril 2004 12:51:35 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por carikass »

se o cara me para e fala isso, dou rizada na cara dele !!!!
New Corsa Street
"corsa meu saco"
_________________ _ _
www.corsaclube.com.br


tuningpinto
:: Millennium ::
Mensagens: 145
Registrado em: Sexta-feira 12 2008f Setembro 2008 11:50:30 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tuningpinto »

galera eu acabei de trocar meu corsa por um astra e fiquei com um corsa sedan 99-00 em casa mas o seguinte.....
eu tenho um jogo de rodas 17 pneus 205-40 e as originais do astra são aro 14 com pneus 185-65 originais fui fazer a vistoria ja com as 17 colocadas no astra e o vistoriaor apenas pergunto as rodas naum são originais neh eu disse naum ele pergunto com as originais eu disse 14 ele me pergunto se eu teria o manual do carro falei q sim ele olhou o manual e depois pegou uma trena e mediu o conjunto roda pneus e me disse olha se eu tiver uma roda 14 aqui com esses pneus e o seu for igaul ou menos o conjunto roda pneus eu libero se naum vai ter que colocar as originais por sorte tinha um carro la com rodas 14 ele pediu tbm e como estava com 2cm apenas de diferença ele libero o carro meu ..............ai perguntei para ele como funciona esta regra ai ele me explicou que tem q se cuidar estes detalhes

conjunto roda pneus tem q ser igual ou menos que as originais ....ex 14 pneus perfil 65 17 pneus perfil 40
as rodas naum podem ficar para fora da lataria do carro tipo aquelas que ficam com algo soltado para fora..............ela naum pode exceder o limite do paralama
o conjunto novo e roda e pneus naum pode alterar a altura original do veiculo para baixo.....exemplo um perfil que deixe o carro rebaixado......
observando isto o carro num tem nenhum problema para rodar ao contrario tem q ser feito vistoria no inmetro para liberação do mesmo


tuningpinto
:: Millennium ::
Mensagens: 145
Registrado em: Sexta-feira 12 2008f Setembro 2008 11:50:30 PM
Localização: Cachoeirinha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por tuningpinto »

e o estepe este sim tem q ser no tamanho original do veiculo (tamanho que esta no manual do veiculo)ou no tamanho das rodas que vc esteja usando..........qualquer outra medida e multa e apreensão o veiculo.........

e o policial naum pode sem ter algo tipo manual ou algum documento registrado que prove
que as rodas do seu carro estam errados te multar e sua palavra quanto a dele assim como peliculas ele tbm naum pode te obrigar a tirar por que olhar e dizer que esta errado que o grau de claridade dela naum esta conforme a lei assim como som e tal...o cara que naum cobro dos policiais as veses por medo as veses por naum querer se encomodar mas se a gente naum cobrar nossos direitos esta palhaçada no brasil vai continuar............e nois sempre se fudendo e alimentano esta industria de multas do brasil .......ate hoje numca tomei multa tive corsa com roda 15 pelicula g5 em todos os vidros classic com rodas 17 e agora astra ........vamos reinvidicar nossos direitos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
espero ter ajudado com a duvida


S4NDRO
:: Champ ::
Mensagens: 487
Registrado em: Domingo 03 2009f Maio 2009 09:27:01 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por S4NDRO »

Poxa que chato isso!

O jeito é comprar um jogo de roda 13 pra quando for viajar!

¬¬ Brasil


phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

S4NDRO escreveu:Poxa que chato isso!

O jeito é comprar um jogo de roda 13 pra quando for viajar!

¬¬ Brasil
Sandro,

Acho que antes de comprar um jogo de aro 13" você deve medir o diametro externo da roda que está no carro e comparar com o modelo original!

Abraços
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.


falugo2007
:: Piquet ::
Mensagens: 303
Registrado em: Terça-feira 18 2008f Novembro 2008 01:45:41 PM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por falugo2007 »

infelizmente quando esses fdp querem a gente não pode fazer nada ...
uma vez, o cara me multou por causa de um dvd fixo que estava no painel ( desligado ), dizendo que o mesmo estava ligado.
ai eu fiquei enjuriado e falei pra ele que nunca tinha visto um policial tão honesto igual ele,
ai ele apreendeu o doc por estar rebaixado...
me propus a levantar o carro na hora por ser de rosca e ele disse que apreenderia assim mesmo pelo tamanho da roda.
e apreendeu mesmo ...
tive que por as rodas 13 de volta, tirar o dvd, levantar e fazer vistoria.
ainda bem que na vistoria ninguem viu que era de rosca.

outra vez em boracéia, o cara só não apreendeu pelo tamanho da roda pq eu dei 60 conto pra ele e ele ainda falou: BOA VIAGEM


Avatar do usuário
olavo.joao
:: Super ::
Mensagens: 73
Registrado em: Sábado 15 2010f Maio 2010 03:32:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por olavo.joao »

Fica a dica para quem pega estrada ...

PRF tem como medir e até R14 185/60 nos Corsas passa tranquilo ... Quem tiver R15 fique atento ... o veículo pode ser apreendido até a regularização !

Abraços ...


glaucosb
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Domingo 03 2009f Janeiro 2010 04:51:28 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por glaucosb »

Fala pessoal do Corsa Clube.
Bom isso que o mailson flw aconteceu comigo, fui parado num comando e o policial começou falando que meu carro era suspensão a ar, falei que não era que era fixa e estava legalizado no doc., ele sismplismente flw que isso para ele não adiantava nada, depois de muita discussão ele viu que eu estava certo e continuou falando que o carro era ar, q não tinha como legalizar o carro nessa altura e que tinha uma altura minima permitida,perguntei pra ele qual era ele nem sabia hehehhe, depois de muita discussão novamente, o outro policial flw alguma coisa no ouvido dele e então o policial flw é a roda não é original, tentei explicar para ele que não podia passar do limite externo e tudo mais, ele nem quiz escutar e aprendeu meu doc, isso foi na segunda dia 06 de setembro,no dia 8, fui no cidetran de Sbc e lá todos ficaram me perguntando , o pq eles tinham aprendido o doc se meu carro era legalizado a suspensão mais sobre a roda ninguem perguntava nada, então falaram pra mim passar o carro na vistoria, para eles olharem a suspensão e roda, fui , e olharam a suspensão e depois mediram o conjunto externo de (rodas e pneus), é isso que a lei fala que não pode ser alterado,então depois e um tempo o cara voltou e me explicou o seguinte, meu carro original é com aro 13, mais esse congunto de rodas e pneus aro 13, vão de 37 a 57cm, e o meu conjunto de rodas e pneus deram 53cm , rodas r15 com pneus 195/45/15, então está dentro da lei .
Então pessoal é o seguinte, vc pode colocar rodas até aro 20 num corsa( se vc conseguir heheh) mais não pode passar do limite externo de 57cm, mais isso é pra quem tem carro com que venha se fabrica com aro13, quem tem carro que vem com rodas 14,15,16, são outras medidas e assim vai.
Pra quem quizer mais informações vou estar no encontro do corsa clube semana que vem no extra anchieta e lá posso explicar melhor, me deram um laudo que quem tiver mais duvida e quizer podem ver .
abraço


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Leis de Trânsito”