Pessoal
Tem dois tipos de econoflex no corsa.
Os corsas 1.4 como o meu, que tem letrinhas econoflex na cor VERDE tem agora DUAS sondas lambdas, a tradicional e outra lá em baixo, além de um novo softer de gerenciamento.
Essa mudança ocorreu tambem no meu outro vhce 1.0, que tambem tem duas sondas lambdas.
RECALL SENSOR OXIGÊNIO NOVO CORSA
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O sistema que est'a no corsa e prisma econoflex ver e motor vhc-e 'e o OBDBR-2:
O que é o OBDBr-2?
O sistema de diagnose a bordo (OBD) foi previsto no artigo 10 da Resolução Conama nº 315, de 29 de outubro de 2002, e regulamentado pela Resolução Conama nº 354, de 13 de dezembro de 2004, e foi introduzido nos veículos comercializados no Brasil em duas etapas.
A primeira, a OBDBr-1, teve início em 2007, e no ano passado, contemplou 100% dos veículos leves de passageiros, produzidos ou importados para o mercado interno. A partir deste ano, 60% dos veículos passam a ser vendidos com o sistema OBDBr-2.
Pela resolução Conama, o OBDBr-2 complementa as funções e características do sistema OBDBr-1, e deve detectar e registrar a existência de falhas de combustão, deterioração dos sensores de oxigênio primários e eficiência de conversão do catalisador que acarretem aumento de emissões, e também apresentar características mínimas para a detecção de falhas, quando aplicável, nos seguintes componentes:
Sensores de Oxigênio (pré e pós-catalisador);
Válvula de Controle da Purga do Cânister; e
Outros componentes que o fabricante julgue relevantes para a correta avaliação do funcionamento do veículo e controle de emissões de poluentes.
A resolução determina que o sistema OBDBr-2 deve indicar a falha de um componente ou sistema quando o veículo produzir emissões superiores de acordo com os níveis preconizados no PROCONVE L-5, como segue:
a) monóxido de carbono (CO): 2,0 g/km;
b) hidrocarbonetos totais (THC), somente para veículos a gás natural: 0,30 g/km;
c) hidrocarbonetos não metano (NMHC): 0,05 g/km;
d) óxidos de nitrogênio (NOx) para motores do ciclo Otto: 0,12 g/km;
e) óxidos de nitrogênio (NOx) para motores do ciclo Diesel: 0,25 g/km;
f) aldeídos (HCO), somente para motores ciclo Otto (exceto gás natural): 0,02 g/km;
g) material particulado (MP), somente para motores ciclo Diesel: 0,05 g /km;
h) teor de monóxido de carbono em marcha lenta, somente para motores do ciclo
Otto: 0,50% vol.
Assim, o sistema OBDBr-2, tal como o OBDBr-1, pode ser visto como um ‘dedo-duro’ da eficiência do motor, uma vez que sempre que houver mau funcionamento que acarrete em aumento de emissões de gases (motor desregulado), uma luz no painel acenderá para alertar o motorista. Porém, o OBDBr-2 segue limites mais rígidos, principalmente na emissão de hidrocarbonetos (HC), óxido nitroso (NOx), aldeídos (HCO) e material particulado.
Fonte: Webmotors
O que é o OBDBr-2?
O sistema de diagnose a bordo (OBD) foi previsto no artigo 10 da Resolução Conama nº 315, de 29 de outubro de 2002, e regulamentado pela Resolução Conama nº 354, de 13 de dezembro de 2004, e foi introduzido nos veículos comercializados no Brasil em duas etapas.
A primeira, a OBDBr-1, teve início em 2007, e no ano passado, contemplou 100% dos veículos leves de passageiros, produzidos ou importados para o mercado interno. A partir deste ano, 60% dos veículos passam a ser vendidos com o sistema OBDBr-2.
Pela resolução Conama, o OBDBr-2 complementa as funções e características do sistema OBDBr-1, e deve detectar e registrar a existência de falhas de combustão, deterioração dos sensores de oxigênio primários e eficiência de conversão do catalisador que acarretem aumento de emissões, e também apresentar características mínimas para a detecção de falhas, quando aplicável, nos seguintes componentes:
Sensores de Oxigênio (pré e pós-catalisador);
Válvula de Controle da Purga do Cânister; e
Outros componentes que o fabricante julgue relevantes para a correta avaliação do funcionamento do veículo e controle de emissões de poluentes.
A resolução determina que o sistema OBDBr-2 deve indicar a falha de um componente ou sistema quando o veículo produzir emissões superiores de acordo com os níveis preconizados no PROCONVE L-5, como segue:
a) monóxido de carbono (CO): 2,0 g/km;
b) hidrocarbonetos totais (THC), somente para veículos a gás natural: 0,30 g/km;
c) hidrocarbonetos não metano (NMHC): 0,05 g/km;
d) óxidos de nitrogênio (NOx) para motores do ciclo Otto: 0,12 g/km;
e) óxidos de nitrogênio (NOx) para motores do ciclo Diesel: 0,25 g/km;
f) aldeídos (HCO), somente para motores ciclo Otto (exceto gás natural): 0,02 g/km;
g) material particulado (MP), somente para motores ciclo Diesel: 0,05 g /km;
h) teor de monóxido de carbono em marcha lenta, somente para motores do ciclo
Otto: 0,50% vol.
Assim, o sistema OBDBr-2, tal como o OBDBr-1, pode ser visto como um ‘dedo-duro’ da eficiência do motor, uma vez que sempre que houver mau funcionamento que acarrete em aumento de emissões de gases (motor desregulado), uma luz no painel acenderá para alertar o motorista. Porém, o OBDBr-2 segue limites mais rígidos, principalmente na emissão de hidrocarbonetos (HC), óxido nitroso (NOx), aldeídos (HCO) e material particulado.
Fonte: Webmotors
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