Este é um tutorial bem simples de como vocês podem fazer em casa a limpeza do sistema de ventilação forçada do cárter.
Vários foram os motivos que me levaram a fazê-lo. Os principais:
1° - Vazamento constante na junta da tampa de válvulas. Mandei trocá-la várias vezes, mas o vazamento sempre reiniciava. Pesquisando sobre o assunto, vi que o problema poderia vir do excesso de pressão na parte do comando de válvulas, ocasionado pela obstrução do filtro;
2° - Este serviço deve ser feito pelo menos 1 vez por ano, de acordo com o plano de manutenções preventivas contido no manual do proprietário. Tenho o carro há mais de 6 anos, e nunca foi feito;
3° - Incompetência dos mecânicos: vocês acham que algum deles já me recomendou fazer este serviço algum dia ??? Nem preciso responder...
4° - Não quero alterar as características originais do motor, como retirar as mangueiras da TBI e instalar suspiro c/ filtro. Vai da vontade de cada um, mas minha experiência de mais de 13 anos em manutenção industrial me diz que a grande maioria das alterações feitas em máquinas é porque houveram problemas decorrentes da não-execução de manutenção preventiva. Ou seja: ao invés de fazer a manutenção correta, opta-se por alterar as características das máquinas. Os resultados são quase sempre ruins;
5° - Pesquisei no fórum e não encontrei nada a respeito;
Ferramentas necessárias:
- Chave de boca 8 mm;
- Chave torx T30;
- Chave de fenda
- Bandeja p/ realizar a limpeza das peças;
- Pincel (também p/ a limpeza).
Materiais:
- 1 pç. Junta da tampa de válvulas;
- 1 pç. Bisnaga de Adesivo p/ juntas de motores diesel 3M (opcional);
- Algum solvente para utilização na limpeza das peças (utilizei gasolina mesmo).
Vamos ao trabalho então. Vale lembrar que meu Corsa é um 1.0 8V MPFI 1996.
Manual do proprietário, com a indicação da execução deste serviço (quase sempre negligenciado):

O motor do "Kinder" ("criança", em alemão) até que está bem limpo...

mas olhem abaixo da tampa de válvulas... eis o maldito vazamento que nunca some !!

Primeiro, com auxílio da chave de fenda, retire as mangueiras que conectam a tampa de válvulas à TBI.
Após isso, com a chave Torx T30, solte os parafusos da tampa de válvulas na sequência indicada abaixo:

Retire a tampa e a junta da tampa de válvulas, e veremos então a árvore-de-comando de válvulas.

Por outro ângulo...

Aproximando um pouco mais, temos aqui as 2 câmaras da esquerda...

e as 2 da direita:

Tampa de válvulas, vista da parte externa:

Novamente a tampa, mas vendo a parte interna. Com a chave de boca 8mm, solte os parafusos indicados. São 5 no total. Retire então o suporte plástico do filtro, e a chapinha metálica presa ao seu lado.

Dentro do suporte plástico, já veremos o nosso filtro. O filtro é um conjunto de 6 chapinhas de metal ranhuradas unidas através de solda-ponto bem no centro. As chapinhas possuem as ranhuras dispostas sempre de forma diferente em relação à anterior.

Parte interna da tampa, sem o suporte e sem a chapinha metálica. Bastante sujeira por aqui.

Filtro ainda preso ao suporte.

O mesmo conjunto, só que visto de lado. Notem a sujeira entre as placas de metal do filtro:

Com auxílio da chave de fenda, force o filtro para cima, alternando entre os lados direito e esquerdo e sem fazer muita força, para não quebrar nenhuma parte do suporte plástico. Feito isso, temos em mão o filtro. Que sujeira !!!

Visto de lado:

O suporte plástico sem o filtro. Aqui, muita sujeira também.

Agora você já tem todas as peças desmontadas, pegue a bandeja e a gasolina e é hora de lavá-las. Você pode raspar a sujeira mais grossa antes, para facilitar a limpeza.
Essa etapa não tem foto, pois a sujeira não era pouca, e estava com as mãos imundas de óleo e gasolina.
Começei lavando a tampa de válvulas, pois queria pintá-la depois. Após a lavagem, deixei ela secar bem. Parti então para as outras peças. Pra quem tem tempo, vale deixar o filtro de molho na gasolina de um dia pra outro, a fim de soltar mais a sujeira.
Aqui, temos o filtro limpo:

O suporte:

A chapinha metálica:

E a tampa de válvulas, desta vez já pintada. Usei Renner Colorjet Auto Alta-temperatura.


Agora começa a montagem das peças. Coloque o filtro no suporte, empurrando-o para baixo. Prenda o suporte do filtro e a chapinha metálica na tampa de válvulas. Aqui podemos ver o filtro limpo dentro do suporte:

O próximo passo é colocar a junta na tampa de válvulas. Primeiramente, retire qualquer fragmento de junta velha que ainda esteja grudado na tampa. Após isso limpe a superfície onde ficará a junta com um pano embebido em gasolina, a fim de retirar qualquer vestígio de óleo.
Agora coloque um pouquino de Adesivo para Juntas 3M na tampa e mais um pouco na junta. Deixe a cola secar 10 minutos antes de colocar a junta na tampa. Decorrido o tempo, encaixe a junta na tampa, cuidando para que a furação encaixe perfeitamente nos ressaltos internos. O uso de cola é opcional.
Abaixo, a tampa já com a junta nova:

Repita este passo para colocar a tampa no cabeçote: retirar os fragmentos de junta velha, limpar com gasolina, passar um pouco de cola na junta e um pouco no cabeçote, e esperar a cola secar por 10 minutos antes de colocar a tampa.

Coloque a tampa. Não se esqueça de colocar os suportes dos cabos de velas e do chicote juntamente com os parafusos. Encoste os parafusos com a mão, e dê o aperto nos de acordo com a sequência abaixo. Para quem possui torquímetro, usar 8 N.m (5,8 lbf.pé) de força no aperto. Para quem não possui, dá algo em torno de 1/2 volta de aperto nos parafusos.

Está aí a tampa já colocada. Falta bem pouco agora !!

Recoloque as mangueiras que ligam a tampa à TBI, recoloque os cabos de velas nos suportes, feche a tampa do óleo, e pronto !! Antes de dar a partida no motor, espere 1 ou 2 horas, a fim de secar o Adesivo para Juntas.
Está aí o motor do "Kinder" após o trabalho:

Espero ter ajudado. E valeu pela atenção !!