Estou fazendo uma análise diante do consumo mensal
do meu corsa e ao chegar no fim do mês, o carro fez uma média de 12 km/l num total de 550 km rodados.
Recentemente fiz o motor do corsa pois o mesmo não aguentou a pressão. Sei que o consumo de estrada é superior ao consumo na cidade, mas hoje fiz uma medião onde coloquei comustível até o tanque cuspir pra fora. Peguei a Via Dutra e rodei 51,3 km numa velocidade média de 100 km/h, voltei ao posto, completei até o tanque recusar a gasolina e a bomba informou que foi completado com 1,92 litros.
Sendo assim, o consumo seria de +- 25 km/l.
Achei um tanto alto, mas tudo bem.
A questão é, usando o tanque até cheagar o final o consumo baixa pra 12 km/l.
Farei uma medição amanhã para saber o consumo num dia normal de trabalho.
Agora vem a pergunta.
alguém saberia me dizer se o consumo do carro está diretamente relacionado com a quantidade de gasolina que tem no tanque?
É que notei que o carro consome ou SOME mais gasolina quando o tanque está mais vazio.
Alguém saberia me dizer se há uma maior evaporação quando o tanque vai ficando mais vazio, ocorrendo assim num consumo que não fiz, pois está evaporando e assim, modificando a média real de consumo?
Farei duas medições ainda:
1) quanto o carro percorre/consome com o tanque cheio até chegar na metade;
2) quanto o carro percorre/consome com o tanque pela metade até ficar vazio.
Se alguém souber alguma informação eu agradeço, pois só farei essas medições no próximo mês. Ness ele vai andar no GNV mesmo pq a coisa tá feia pro meu lado.
Espero que tnham entendido o X da questão.
Léo