[PROJETO] - Direção eletrica Corsa C 2004 com BCM

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
caio1996
:: Super ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
Contato:

[PROJETO] - Direção eletrica Corsa C 2004 com BCM

Mensagem por caio1996 »

Fala Pessoal

estou aqui pra postar o meu projeto, estou ja começando, irei atualizar vocês sobre o projeto e sobre a instalação :D

postei o video no YT pra ficar fácil e mostrar as peças,

segue video da Parte 1

qualquer duvida tmj
caio1996
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Boa noite pessoal, passando pra atualizar

Fiz ja instalação eletrica da coluna, foi trabalhosa, principalmente pra achar o sinal de RPM do motor, nao funciona se puxar direto, tentei, precisa do sinal especifico, mas depois de bastante de estudo noe squema eletrico eu consegui achar o fio que manda o sinal certo de rpm

em um dos videos que o Bruno Maia postou, ele respondeu que teria que ter um modulo conversor de sinal, pra poder ligar na ECM da direção, que no caso pra mim nao fazia sentido

mas depois de muito trabalho consegui achar o fio correto, existe um fio Verde que sai do plug da injeção, o plug preto (no caso estou falando da Injeção MULTEC H) é lihado no pino 9 deste plug, no esquema eletrico nao aparece mas seria o terminal J2- 9 no esquema, ele aparece na injeção sem BCM, que é um verde tbm, e dito e feito esse é o fio que vai para o painel de instrumento do corsa sem BCM, vai direto rpa o terminal 32 se nao me engano, fiz a imenda com fio da ECM da direção e fez a leitura correta do RPM

Logo mais irei Postar o segundo video
caio1996
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Fala pessoal

terminei hoje de fazer a instalação da coluna eletrica original do corsa, testa é funcionando, ainda esta com a ciaxa hidraulica mas logo mais ira ser retirada, vou tentar montar um tutorial pra postar aqui, e das ligações eletricas, na questão da coluna sem muito o que falar, a mesma e tirar uma e colocar outra

agora irei fazer as ediçoes dos videos e irei postar, nao postei nada ainda, pq ou era postar ou era montar o carro :mrgreen: :mrgreen:

toda ligação feita original, sem adaptação, nos modulos ou chicote :mrgreen: :mrgreen:
caio1996
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Segue curiosidade sobre a eletrica, estou fazendo as ediçoes dos proximos videos e irei postar logo mais

nao sou youtuber, me perdoem a dinamica, nesse video tem algumas infos que acabo atualizando nos proximos videos
vlw :D :D

caio1996
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Fala pessoal,

venho mostrar o próximo vídeo da saga, a instalação elétrica, vídeo esta longo mas estou querendo passar o mais explicado possível

espero ajudar

caio1996
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Fala pessoal

mais um video postado, esse é ensinando a ativar a luz EPS do painel de instrumentos de deixando ja funcional

Juliu Cesar
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Juliu Cesar »

Opa caio, boa noite. Poderia me tirar uma duvida?
A sua coluna de direção encaixou perfeitamente no carro? por que eu estou instalando a minha, e ela não encaixou completamente, o motor acaba pegando na barra do painel e impede de colocar o ultimo parafuso e também deixa a coluna torta. Até criei um tópico perguntando sobre esse problema, e também adicionei as fotos dela no lugar: viewtopic.php?t=117365.
caio1996
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Juliu Cesar escreveu: Domingo 20 2025f Abril 2025 08:44:53 PM Opa caio, boa noite. Poderia me tirar uma duvida?
A sua coluna de direção encaixou perfeitamente no carro? por que eu estou instalando a minha, e ela não encaixou completamente, o motor acaba pegando na barra do painel e impede de colocar o ultimo parafuso e também deixa a coluna torta. Até criei um tópico perguntando sobre esse problema, e também adicionei as fotos dela no lugar: viewtopic.php?t=117365.
Boa Noite Juliu,

quando coloquei, ficou sim torta, exatamente igual igual a sua, um pouco menos, o que eu percebi que o suporte da coluna nao segue um padrão de solda, no do Bruno maia (corsa SS) encaixou perfeito, agora nao sei dizer se é um erro no projeto aqui no brasil ou depende do chassi,

eu vou terminar de editar o video da remoção do tabelier (painel) e a instalação da coluna essa semana, tive uns imprevistos e nao consegui editar

mas no video eu falo sobre isso e como ajustei, eu soltei um pouco os parafusos sem tira-los e forcei o a coluna chegar no lugar, pois o que acontece é exatamente que vc percebeu, o motor encosta no ferro, por isso cheguei na conclusão que a solda do suporte nao segue um padrão, ela deveria ser um pouco mais para trás,

mas solta os parafusos e força ficar alinhado e aperta os parafusos de cima primeiro e depois o do fundo
caio1996
Contato:

Mensagem por caio1996 »

uma coisa, se voce estiver trocando a caixa DH para a eletrica, tem que trocar tbm o vedador da coluna que fica no corta fogo, pra da caixa mecânica, é diferente, se nao fica um buraco, é melhor fazer sem a direção no lugar e sem o painel, pois essa vedação fica por baixo do carpete e da espuma debaixo do carpete,

so descobri isso depois que instalei a coluna mecanica, usa tudo da mecanica, ate os braços axiais da caixa sao diferente da DH para mecanica,
caio1996
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Juliu Cesar escreveu: Domingo 20 2025f Abril 2025 08:44:53 PM Opa caio, boa noite. Poderia me tirar uma duvida?
outra coisa, respondi no seu post, mas deixar aqui tbm, primeiro vc tem que encaixar os parafusos traseiros pra depois conseguir encaixar os dianteiros, e forçar a coluna pra ficar reta, e pra ai sim vc conseguir parafusar os da frente
Responder