Oficialmente a produção do Corsa GL começou em Maio/1994 porém a GM fazia unidades para avaliação interna e disponibilização à imprensa especializada.
A unidade específica trata-se de uma das 148 produzidas no ano de 1993 (Wind e GL) para testes sendo a primeira da versão GL com numeração do chassi 600048, sendo que as primeiras 47 unidades anteriormente produzidas são todas da versão Wind.
Algumas unidades "pré-série" foram depois vendidas no mercado de usados pela GM e felizmente esta se manteve como carro de uso e após meticulosa restauração pode finalmente voltar à plena originalidade.
O processo de restauração manteve todas as características originais: Motor 1.4L com 60cv e injeção monoponto EFI.
A transmissão de 5 marchas é a mesma da versão Wind mas com diferencial mais longo para aproveitar a maior potência (50cv no 1.0L X 60cv no 1.4L).
Foi realizada uma garimpagem de peças novas de estoque antigo ou retrabalhadas para manter o cofre do motor original com os acessórios e detalhes utilizados no lançamento em 1994. Foram utilizadas diversas revistas especializadas para buscar referências das cores das peças, tipos de componentes e detalhes construtivos do ano de lançamento.
O motor B14NZ31 ( B: Emissões Brasil Fase II; 14: 1.4L; N: taxa de compressão 9.0 a 9.5; Z: injeção de combustível monoponto EFI; 31: Fabricante Brasil) foi retificado e mantido original por possuir a primeira numeração de série do motor 1.4L brasileiro: B14NZ31000001P. A letra P ao final não é utilizada normalmente pela GM, devendo tratar-se de marcação específica das primeiras unidades Pré-série.
Foram utilizadas as rodas opcionais somente do GL ano modelo 1994: Aro 14, modelo "Esfiha" com pneus medidas 165/65 R14. Essa configuração opcional acredita-se que foi rapidamente mudada pois todas as fotos de lançamento e revistas especializadas a roda opcional aro 14 é mencionada porém as fotos das unidades testadas estão sempre com as rodas de aço aro 13 com calotas "super luxo" e pneus 145/80 R13. Depois de 4 meses (Setembro/94) no lançamento da linha GL 1995 a roda modelo "Esfiha" foi reduzida para aro 13 e equipada com pneus 165/70 R13 (continuando como opcionais).
A unidade manteve a cor original Cinza Bartok, para o ano modelo 1994 a GM oferecia 10 cores:
Não metálicas (sólidas): Branco Nepal, Preto Lizst, Vermelho Bach e Azul Haydn
Metálicas: Prata Argenta, Verde Beethoven, Verde Grieg, Azul Mozart, Cinza Bartok
Perolizada: Vermelho Schumann.
Trata-se de uma unidade com todos os opcionais oferecidos do ano modelo 1994: Ar Condicionado, Rádio toca-fitas com mostrador digital separado "TID" (Triple Information Display) mostrando as estações de rádio, hora e temperatura externa, Vidros e travas elétricas com alarme acionado por chave na maçaneta do motorista, cintos traseiros com 3 pontos (central abdominal), painel com conta-giros, regulagem manual da altura do banco do motorista.
O processo de restauração foi realizada desmontagem completa, funilaria das partes corroídas e mal reparadas de acidentes, pintura da carroceria, seleção de componentes originais de época ou retrabalhados de fabricação atual. Toda a parte mecânica passou por revisão minuciosa e trocados todos os componentes que poderiam apresentar defeitos.
Detalhes do processo de restauração podem ser vistos no canal "Garagem do Maia" no Youtube
Um álbum comparativo das fotos antes e depois da restauração pode ser visto em: https://photos.app.goo.gl/GT4RzqzYMVpPV1b98





















