[Dúvida] - FUMAÇA BRANCA NO GSI! O QUE REVISAR?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Julian081
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 12:13:13 AM
Localização: Poços de Caldas - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] - FUMAÇA BRANCA NO GSI! O QUE REVISAR?

Mensagem por Julian081 »

Olá pessoal! Tudo bom?

Pois bem...
Há cerca de 2 meses adquiri um Corsa GSI 95 Branco. Ainda estou devendo fotos dele...mas em breve colocarei!

No momento preciso da ajuda de vocês! O texto ta grande...pois tem todas as informações! Por favor..leiam! asuhsauhasu!
Li vários e vários tópicos sobre o assunto...mas mesmo assim prefiri abrir este!
Comprei o carro de uma mulher! Ela não sacava muito das coisas e por própria "inocência", deixava de fazer algumas manutenções preventivas no carro!

Ao comprar o carro...ela me informa que havia feito retífica completa há 15 mil quilometros!! Me mostrou as notas e tudo mais! Não andei nem mil quilometros nele e hoje ele está com 170 mil!


Levei ao mecânico e comecei a trocar tudo! Filtros, oleo, pastilha, tampa de óleo, coifa da homocinética.... noss muita coisa! Apesar de ser tudo manutenção básica...acabei gastando 500 conto!

O motor que estava meio "amarrado"...voltou com força total! Nossa...anda macio! Fino!! Potência a todo instante!

Vou resumir pois vcs já devem estar cansados, rsrsr!
Durante a revisão, o mecânico vio que precisava trocar a junta do cabeçote, pois havia uma pequena folga e estava vazando óleo para fora do motor!
Beleza..sem problemas! Fui lá e comprei a junta!
Ao comecar a desparafusar...a surpresa! Dois parafusos espanados e tortos!
O rapaz que havia feito a retífica bateu no parafuso com um martelo...só para o parafuso entrar! Desgramado!

Trocamos a junta e fizemos uma nova rosca! Essa parte ficou selada! Sem vazamentos nem nada!
O problema é que depois de feito isto (não sei se foi coincidência) comecou a sair uma fumaça BRANCA do escape!
A fumaça vem aumentando a cada dia! Quanto estou parado no sinal e acelero, sai tipo uma borrifada de água (pelo menos parece agua...mas não sei se pode ser óleo).
Quando engato ré então....ai a fumaça pega mesmo! sauhsauhsausa!

O carro não baixa óleo! Nunca passou dos 90° de temperatura! Não engasga, não da trancos, não perde potencia nem nada do tipo... pelo contrário...ele está mais forte do que nunca!
Rotação normal! Carro liga ao virar da chave! Não acelero nem nada do tipo! Sempre liga de prima! Faça chuva ou faça sol!

Amigos...por favor me ajudem!
É muito feio parar no sinal e aquela fumaça branca ficar indo pro carro dos outros! sauhsauhsa!

Ahhh..esqueci de dizer! A fumaça é constante, tanto parado quanto em movimento!

Ahh..esqueci outra coisa! Passei o scaner e nada foi acusado! Sonda lambda, valvula EGR, bla bla bla! Tudo OK!

Carro faz 11KM na cidade!

Outra coisa que deixei de dizer! Quando comprei o carro ele estava com essa fumaça...mas era tão pequena...mas tão pequena...que era imperceptível a olho nú! Só reparei pq fiquei olhando por minutos até ver a fumaça! uashasuhasusa!

Ahhhh...mais uma coisa! A ponta do escape tem uma pequena borra (não sei se é borra, só sei que está preta). Mas está seco seco!
Ops..mais uma coisa! rsrsr! Essa borrifada de agua (ou óleo..não sei usahsauhsau) só começou a sair quando eu "SELEI" o cabeçote! Pelo menos eu não tinha visto isto antes...mas na verdade eu não tinha prestado atenção! rsrsr!

Ao "tampar" de vez...comprar uma junta nova e ajustar os parafusos...a fumaça aumentou conforme eu já disse!

Será que deu pressão e o óleo ta indo pro suspiro ou algo assim?
Abasteço sempre no mesmo posto! É o maior posto da cidade! É BR e sempre coloco aditivada! 2,99 o litro! Aqui ta caro demais! Creio que não seje o combustível!


Bom...vo encerrar se não ninguem vai me ajudar...pq o texto ta grande! sauhsauhsau!

Grande abraço a todos e muitíssimo obrigado!!
Por favor...ME AJUDEM! rsrsr!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

fumaca branca nao é combustivel nem oleo, é agua mesmo...
de retifica isso ai nao foi feito é nada.....ou era melhor ter deixado como estava antes....170K km nao é KM pra retifica em carro nenhum q minimamente se troque o oleo.....
esse cabecote deve ta empenado, se nao for o bloco....nao devia ter nada e convenceram a ex dona a fazer essa retifica e ainda devem ter colocado pecas condenadas....
se prepare se achou q ja gastou bem em coisas basicas esses 500cruzeiros, nao fez absolutamente nada.....
se nao tem ou nao quer gastar, venda, fazer as coisas direito num GSI sai caro, 500vc vai gastar numa troca de correia com esticador mais facil do q ligar o carro....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Julian081
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 12:13:13 AM
Localização: Poços de Caldas - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Julian081 »

SemControle escreveu:fumaca branca nao é combustivel nem oleo, é agua mesmo...
de retifica isso ai nao foi feito é nada.....ou era melhor ter deixado como estava antes....170K km nao é KM pra retifica em carro nenhum q minimamente se troque o oleo.....
esse cabecote deve ta empenado, se nao for o bloco....nao devia ter nada e convenceram a ex dona a fazer essa retifica e ainda devem ter colocado pecas condenadas....
se prepare se achou q ja gastou bem em coisas basicas esses 500cruzeiros, nao fez absolutamente nada.....
se nao tem ou nao quer gastar, venda, fazer as coisas direito num GSI sai caro, 500vc vai gastar numa troca de correia com esticador mais facil do q ligar o carro....

Opa..obrigado pela ajuda!

Concordo com você que os mecânicos dela podem ter empurrado esta retífica...já que ela não manja de nada!
Então...na nota da retífica tem a nota da compra das peças! Foi isso que me deixou um pouco aliviado...pois são peças de qualidade e muitas delas da própria GM!


Também pensei que o cabecote podia ta empenado ou coisa do tipo...mas já foi tirado essa possibilidade!

Hoje analisei bem o escape e ví a agua vindo de pouco em pouco ....até chegar pra fora e formar a fumaça (evaporação creio eu).
Será que isto pode ser devido à chuva constante que tem dado aqui na última semana? Pois a fumaça aumentou essa semana! Será que tem algo a ver?

Por falar em correia...
dei uma olhada nela e ela aguentava bastante ainda...mas mesmo assim troquei e paguei 150 na própria GM! usahuashas!

Ahh..uma dúvida...
Se é água...então não é nada grave no motor! Se não é nada grave...o que pode ser?


Brigadão pela ajuda vio! Vlw mesmo! Conto com a ajuda de todos!
Grande abraço!


grapowski
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Terça-feira 08 2011f Novembro 2011 10:02:37 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por grapowski »

A fumaça é só branca? Não tem cheiro de óleo, ou mesmo é azulada?

Tem alguma coisa errada aí. Tá entrando agua da refrigeração do carro pra câmara de combustão.

Se for óleo queimando pode ser retentor de válvula.

Observa BEM o nível de água e de óleo. Tem zica nesse cabeçote.


Julian081
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 12:13:13 AM
Localização: Poços de Caldas - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Julian081 »

grapowski escreveu:A fumaça é só branca? Não tem cheiro de óleo, ou mesmo é azulada?

Tem alguma coisa errada aí. Tá entrando agua da refrigeração do carro pra câmara de combustão.

Se for óleo queimando pode ser retentor de válvula.

Observa BEM o nível de água e de óleo. Tem zica nesse cabeçote.
Então...
a fumaça é branca branca!
Deixei o carro ligado e fui até o escape! Coloquei a mão na frente e vi que saia uma fumaça humida (vapor)...com cheiro esquizito...tpo gasolisa...mas não é um cheiro forte!
Coloquei o dedo na ponta e o dedo saiu só molhado! Sem nada de óleo!

Já vi o retentor...não é ele!

Nível de óleo ta normal! Agua não baixou um dedo!
Cabeçote ta selado! Se der eu tiro uma foto pra vocês! Verão que está como qualquer outro! Só estava com um problema na rosca mesmo...que já foi solucionado!

Troquei junta e tudo mais!

rsrsr aguardo mais opiniões! Muitíssimo obrigado!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

foto nao resolve nada....
se é agua é muito grave sim, assim como se for oleo....

nada adianta a melhor peca do mundo na mao de quem nao sabe o q fazer....isso se é q foi comprado alguma peca.....

correia nao resolve...o grande problema dela quebrar é o q tem ligado nela...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Quem sabe selaram tão bem que esmagaram a junta. E agora quem sabe ela deixa passar água pra combustão.

Fique muito atento ao nível de óleo e de água. Não tem mágica, fumaça branca é água, ou do combustível ou do arrefecimento. Fumaça preta é combustível sobrando. Fumaça azul é óleo. Pode ter certeza que não aparece fumaça do nada.

É uma fumaça que dissipa rápido? Ou ela vai a metros de distância do carro?

Obs: Tamanho de posto não diz a qualidade do combustível.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a melhor parte poderia ser agua da chuva indo pra dentro do motor ;)

com um cabecote colocado igual estava, vazando até oleo, duvido q nao esta empenado
cabecote tem sequencia de aperto e torque a se aplicar em cada parafuso, reaperto e tudo mais....alem de nao poder usar o mesmo parafuso q foi retirado....imagino um cabecote colocado igual estava, ao ponto de vazar oleo, vazava compressao, vazava agua.....logo contaminava tudo....e logo vai virando uma bola de neve....q se for seguindo, nao tinha oleo, nao lubrificava e logo, pede uma retifica sendo ou nao novas as pecas, sendo boas ou nao...sem contar q no meio de tudo isso, ferveu sim.......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Julian081
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 17 2011f Outubro 2011 12:13:13 AM
Localização: Poços de Caldas - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Julian081 »

Bom...respondendo a todos!

O mecânico é muito top! Especializado em carros importados além de possuir um Tigra, conhecendo bem este tipo de motor!

Eu disse da correia pq você havia comentado sobre ela!

Da para ver a junta perfeitamente e em perfeito estado!
Não passa aguá para a combustão pois o nível do reservatório está intacto...junto também com o nível de óleo que não desceu nadinha!

Já verifiquei o óleo e não a mistura de agua no mesmo!

A fumaça é branca e dissipa rápido!
Se o posto é o maior da cidade...alguma coisa ele teve para conquistar este "mérito" e nesse caso não foi combustível aditivado!

O cabeçote não foi colocado igual estava, se não estaria vazando óleo do mesmo jeito!
Antes sim...vazava óleo, compressão e tudo mais...mas mesmo com o vazamento nunca faltou óleo!
Estou querendo dizer que o problema não é no cabeçote! Está como novo! Não há problema algum nele! disse sobre ele só para constar na história!
Além disso fiz uma limpeza em todo o motor e tirei todo aquele óleo que havia de espalhado pelas partes!

Não sei se estou certo...mas será que pode haver resto de óleo no escapamento...formando assim a fumaça...apesar da mesma ser branca!


Bom..é isso!
Muitíssimo obrigado a todos pela ajuda! Obrigado mesmo!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26822
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

fumaca de oleo nao é branca e nem dissipa rapido
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”