[DÚVIDA] - Como trocar e regular o cabo d embreagem Corsa B?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum

Responder
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010
[DÚVIDA] - Como trocar e regular o cabo d embreagem Corsa B?

Mensagem por sergio_santos11 »

Salve galera!

Tenho dúvidas a respeito deste item, pois desde quando comprei meu Corsa, há um ano, tive problemas com embreagem e cabo, o primeiro resolvi trocando-a, juntamente com o cabo, mas nunca deu certo, troquei-o uma segunda vez mas vivia rangindo até que achei o cabo certo (Fania-linha original) mas notei que instalando-o o pedal fica muito baixo e o mesmo só ficava legal estrangulando a embreagem, este fim de semana resolvi olhar de novo e coloquei um calço improvisado com parafuso e notei que agora com o cabo centralizado no pedal ficou muito melhor e pude deixar a mesma mais baixa. Já percebi que deve faltar algo mas não sei o que é pois já pesquisei no clube e na net e não achei nada sobre este item. Se alguém tiver fotos de como ele deve ser travado corretamente no pedal e o que pode faltar para ajuste desde já fico grato.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

Que ano é seu corsa? pois pode haver 2 tipos de acionamentos nesse caso, por cabo ou hidráulico.
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> viewtopic.php?t=76534
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Olá, ele é ano 2001 com acionamento por cabo modelo Hatch e o cabo dele é do tipo que tem uma espécie de gancho no local de fixação do pedal.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
marcelo binato
:: GLS ::
Mensagens: 1950
Registrado em: Sábado 06 2010f Fevereiro 2010 11:16:03 AM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por marcelo binato »

Blz Sergio,infelismente não tenho as fotos, mas algo deve estar errado. Bem a troca do cabo eu faço assim.

1-Desconectar o cabo na alavanca de acionamento da embreagem no cambio.
2-Depois vamos para o pedal da embreagem, se vc prestar atenção verá que a cabeça do cabo entra dentro de um orifício no na parte de cima do pedal e que nesse orificio tambem está encaixada a ponta da mola que faz pressão no pedal para ele ficar pra cima.
3-Então com uma chave de fenda vc empurra a mola lateralmente para desencaixar do pedal, aí o pedal fica solto e libera a cabeça do cabo da embreagem para a troca.
4-retirado o cabo e substituido, vc encaixa ele na alavanca do pedal e com a mão mesmo vc desliza o encaixe da mola de volta até entrar no orificio da alavanca.
5-depois disso que vc vai encaixar lá no cambio, primeiro aquela parte que parece um bujãozinho no entalhe do cambio.
6-só então e por último encaixar a ponta do cabo na alavanca de acionamento da embreagem. Daí vc regula a melhor altura para vc dirigir.

Agora mesmo seguindo esses passos, a embreagem estiver baixa, e só ficar boa estrangulando pode ser desgaste do conjunto mesmo, carros de cidade geralmente a embreagem tem que ser trocada a cada 60000km. Espero que tenha ajudado. Abraço.
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Marcelo,

Valeu pela dica vou executar este ajuste e depois posto o resultado.

Quanto a embreagem a mesma é nova troquei-a há uns 5 meses sendo instalado kit SACHS (divisão da ZF) o que indica produto de primeira linha.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
marcelo binato
:: GLS ::
Mensagens: 1950
Registrado em: Sábado 06 2010f Fevereiro 2010 11:16:03 AM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por marcelo binato »

Opa! conheço o produto Sergio, verifica lá, as vezes é algo na instalação, fico no aguardo. Até mais.
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Marcelo, aproveitei para checar lá e notei que "falta algo" na mola do pedal, a mesma parace que foi quebrada na ponta pois quando encaixo o cabo sem o calço improvisado e fica frouxo e o pedal fica com o curso mais baixo, colocando meu calço ele fica centralizado e o pedal fica mais alto permitindo que eu deixe a regulagem mais baixa da embreagem creio que será necessário trocar a mola... pois ela tem sinais de que foi quebrada apesar de passar dentro do local onde se encaixa o cabo...
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
marcelo binato
:: GLS ::
Mensagens: 1950
Registrado em: Sábado 06 2010f Fevereiro 2010 11:16:03 AM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por marcelo binato »

O Sergio desculpa a demora. Eu ia tocar no assunto da mola mesmo,pois é a unica coisa que estaria fora de lugar, quebrar não é muito comum. Só achei isso para ilustrar.
Imagem
By marcelobinato at 2010-10-12

O codigo gm dela é 90425986. a ponta dela forma um 'U' que encaixa lateralmente ao pedal. Pelo menos menos foi detectado o problema. Grande abraço. qualquer coisa estou por aqui Sergio.
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

Cara, as explicações já foram dadas, mas vale lembrar que é muito fácil trocar o cabo em casa e que se for levar em mecânico para fazer o serviço eles demoram uma tarde e cobram caro pelo serviço.

Um exemplo foi um tempo atrás que eu não sabia trocar e fui pesquisar valores e mãe de obra. O mecânico me cobrou R$ 30,00 e disse que demorava umas 3 horas pra fazer o serviço!!! Que absurdo!!!

Li um pouco na internet e aqui no Corsa Clube mesmo e aprendi como fazer o serviço. Resultado: A primeira vez demorei um pouco mais, mas hoje consigo trocar o cabo em 15 minutos e coloquei R$ 30,00 de gasolina!!!

Mais um detalhe importante: Quando percebi que estava na hora de trocar o cabo, foi quando o pedal começou a pesar e rangir, na época levei ao mecânico para examinar os componentes da embreagem e ele disse que era só o cabo (3 horas de serviço e trintão!!!). Troquei o cabo, como disse, e o velho estava bastante deteriorado, era o original ainda e ele tem uma capa plastica que envolve o cabo de aço, essa capa estava rompida o que deixava o pedal com acionamento pesado. Aconselho a comprar o cabo original, pois existe uns que não tem essa capa plastica e assim o pedal fica mais pesado do que com o cabo original.
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Olá amigos, Marcelo e Luiz.

Primeiro desculpem pela demora em postar mas estava viajando.

Despois de ver as belas ilustrações e explicações percebi que a mola em U está com sua ponta quebrada pois ela não faz a form de U logo vou ter de visitar a Accioly para comprar esta peça. Alguém tem idéia de preço disto?

Desde já agradeço pelo apoio que foi de grande valia...
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”