[DÚVIDA] - Como trocar e regular o cabo d embreagem Corsa B?
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- sergio_santos11
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Salve galera!
Tenho dúvidas a respeito deste item, pois desde quando comprei meu Corsa, há um ano, tive problemas com embreagem e cabo, o primeiro resolvi trocando-a, juntamente com o cabo, mas nunca deu certo, troquei-o uma segunda vez mas vivia rangindo até que achei o cabo certo (Fania-linha original) mas notei que instalando-o o pedal fica muito baixo e o mesmo só ficava legal estrangulando a embreagem, este fim de semana resolvi olhar de novo e coloquei um calço improvisado com parafuso e notei que agora com o cabo centralizado no pedal ficou muito melhor e pude deixar a mesma mais baixa. Já percebi que deve faltar algo mas não sei o que é pois já pesquisei no clube e na net e não achei nada sobre este item. Se alguém tiver fotos de como ele deve ser travado corretamente no pedal e o que pode faltar para ajuste desde já fico grato.
Tenho dúvidas a respeito deste item, pois desde quando comprei meu Corsa, há um ano, tive problemas com embreagem e cabo, o primeiro resolvi trocando-a, juntamente com o cabo, mas nunca deu certo, troquei-o uma segunda vez mas vivia rangindo até que achei o cabo certo (Fania-linha original) mas notei que instalando-o o pedal fica muito baixo e o mesmo só ficava legal estrangulando a embreagem, este fim de semana resolvi olhar de novo e coloquei um calço improvisado com parafuso e notei que agora com o cabo centralizado no pedal ficou muito melhor e pude deixar a mesma mais baixa. Já percebi que deve faltar algo mas não sei o que é pois já pesquisei no clube e na net e não achei nada sobre este item. Se alguém tiver fotos de como ele deve ser travado corretamente no pedal e o que pode faltar para ajuste desde já fico grato.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
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Que ano é seu corsa? pois pode haver 2 tipos de acionamentos nesse caso, por cabo ou hidráulico.
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Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
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- sergio_santos11
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Olá, ele é ano 2001 com acionamento por cabo modelo Hatch e o cabo dele é do tipo que tem uma espécie de gancho no local de fixação do pedal.
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Blz Sergio,infelismente não tenho as fotos, mas algo deve estar errado. Bem a troca do cabo eu faço assim.
1-Desconectar o cabo na alavanca de acionamento da embreagem no cambio.
2-Depois vamos para o pedal da embreagem, se vc prestar atenção verá que a cabeça do cabo entra dentro de um orifício no na parte de cima do pedal e que nesse orificio tambem está encaixada a ponta da mola que faz pressão no pedal para ele ficar pra cima.
3-Então com uma chave de fenda vc empurra a mola lateralmente para desencaixar do pedal, aí o pedal fica solto e libera a cabeça do cabo da embreagem para a troca.
4-retirado o cabo e substituido, vc encaixa ele na alavanca do pedal e com a mão mesmo vc desliza o encaixe da mola de volta até entrar no orificio da alavanca.
5-depois disso que vc vai encaixar lá no cambio, primeiro aquela parte que parece um bujãozinho no entalhe do cambio.
6-só então e por último encaixar a ponta do cabo na alavanca de acionamento da embreagem. Daí vc regula a melhor altura para vc dirigir.
Agora mesmo seguindo esses passos, a embreagem estiver baixa, e só ficar boa estrangulando pode ser desgaste do conjunto mesmo, carros de cidade geralmente a embreagem tem que ser trocada a cada 60000km. Espero que tenha ajudado. Abraço.
1-Desconectar o cabo na alavanca de acionamento da embreagem no cambio.
2-Depois vamos para o pedal da embreagem, se vc prestar atenção verá que a cabeça do cabo entra dentro de um orifício no na parte de cima do pedal e que nesse orificio tambem está encaixada a ponta da mola que faz pressão no pedal para ele ficar pra cima.
3-Então com uma chave de fenda vc empurra a mola lateralmente para desencaixar do pedal, aí o pedal fica solto e libera a cabeça do cabo da embreagem para a troca.
4-retirado o cabo e substituido, vc encaixa ele na alavanca do pedal e com a mão mesmo vc desliza o encaixe da mola de volta até entrar no orificio da alavanca.
5-depois disso que vc vai encaixar lá no cambio, primeiro aquela parte que parece um bujãozinho no entalhe do cambio.
6-só então e por último encaixar a ponta do cabo na alavanca de acionamento da embreagem. Daí vc regula a melhor altura para vc dirigir.
Agora mesmo seguindo esses passos, a embreagem estiver baixa, e só ficar boa estrangulando pode ser desgaste do conjunto mesmo, carros de cidade geralmente a embreagem tem que ser trocada a cada 60000km. Espero que tenha ajudado. Abraço.
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- sergio_santos11
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Marcelo,
Valeu pela dica vou executar este ajuste e depois posto o resultado.
Quanto a embreagem a mesma é nova troquei-a há uns 5 meses sendo instalado kit SACHS (divisão da ZF) o que indica produto de primeira linha.
Valeu pela dica vou executar este ajuste e depois posto o resultado.
Quanto a embreagem a mesma é nova troquei-a há uns 5 meses sendo instalado kit SACHS (divisão da ZF) o que indica produto de primeira linha.
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Opa! conheço o produto Sergio, verifica lá, as vezes é algo na instalação, fico no aguardo. Até mais.
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Marcelo, aproveitei para checar lá e notei que "falta algo" na mola do pedal, a mesma parace que foi quebrada na ponta pois quando encaixo o cabo sem o calço improvisado e fica frouxo e o pedal fica com o curso mais baixo, colocando meu calço ele fica centralizado e o pedal fica mais alto permitindo que eu deixe a regulagem mais baixa da embreagem creio que será necessário trocar a mola... pois ela tem sinais de que foi quebrada apesar de passar dentro do local onde se encaixa o cabo...
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O Sergio desculpa a demora. Eu ia tocar no assunto da mola mesmo,pois é a unica coisa que estaria fora de lugar, quebrar não é muito comum. Só achei isso para ilustrar.

By marcelobinato at 2010-10-12
O codigo gm dela é 90425986. a ponta dela forma um 'U' que encaixa lateralmente ao pedal. Pelo menos menos foi detectado o problema. Grande abraço. qualquer coisa estou por aqui Sergio.

By marcelobinato at 2010-10-12
O codigo gm dela é 90425986. a ponta dela forma um 'U' que encaixa lateralmente ao pedal. Pelo menos menos foi detectado o problema. Grande abraço. qualquer coisa estou por aqui Sergio.
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Cara, as explicações já foram dadas, mas vale lembrar que é muito fácil trocar o cabo em casa e que se for levar em mecânico para fazer o serviço eles demoram uma tarde e cobram caro pelo serviço.
Um exemplo foi um tempo atrás que eu não sabia trocar e fui pesquisar valores e mãe de obra. O mecânico me cobrou R$ 30,00 e disse que demorava umas 3 horas pra fazer o serviço!!! Que absurdo!!!
Li um pouco na internet e aqui no Corsa Clube mesmo e aprendi como fazer o serviço. Resultado: A primeira vez demorei um pouco mais, mas hoje consigo trocar o cabo em 15 minutos e coloquei R$ 30,00 de gasolina!!!
Mais um detalhe importante: Quando percebi que estava na hora de trocar o cabo, foi quando o pedal começou a pesar e rangir, na época levei ao mecânico para examinar os componentes da embreagem e ele disse que era só o cabo (3 horas de serviço e trintão!!!). Troquei o cabo, como disse, e o velho estava bastante deteriorado, era o original ainda e ele tem uma capa plastica que envolve o cabo de aço, essa capa estava rompida o que deixava o pedal com acionamento pesado. Aconselho a comprar o cabo original, pois existe uns que não tem essa capa plastica e assim o pedal fica mais pesado do que com o cabo original.
Um exemplo foi um tempo atrás que eu não sabia trocar e fui pesquisar valores e mãe de obra. O mecânico me cobrou R$ 30,00 e disse que demorava umas 3 horas pra fazer o serviço!!! Que absurdo!!!
Li um pouco na internet e aqui no Corsa Clube mesmo e aprendi como fazer o serviço. Resultado: A primeira vez demorei um pouco mais, mas hoje consigo trocar o cabo em 15 minutos e coloquei R$ 30,00 de gasolina!!!
Mais um detalhe importante: Quando percebi que estava na hora de trocar o cabo, foi quando o pedal começou a pesar e rangir, na época levei ao mecânico para examinar os componentes da embreagem e ele disse que era só o cabo (3 horas de serviço e trintão!!!). Troquei o cabo, como disse, e o velho estava bastante deteriorado, era o original ainda e ele tem uma capa plastica que envolve o cabo de aço, essa capa estava rompida o que deixava o pedal com acionamento pesado. Aconselho a comprar o cabo original, pois existe uns que não tem essa capa plastica e assim o pedal fica mais pesado do que com o cabo original.
- sergio_santos11
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Olá amigos, Marcelo e Luiz.
Primeiro desculpem pela demora em postar mas estava viajando.
Despois de ver as belas ilustrações e explicações percebi que a mola em U está com sua ponta quebrada pois ela não faz a form de U logo vou ter de visitar a Accioly para comprar esta peça. Alguém tem idéia de preço disto?
Desde já agradeço pelo apoio que foi de grande valia...
Primeiro desculpem pela demora em postar mas estava viajando.
Despois de ver as belas ilustrações e explicações percebi que a mola em U está com sua ponta quebrada pois ela não faz a form de U logo vou ter de visitar a Accioly para comprar esta peça. Alguém tem idéia de preço disto?
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