PASTILHA OU OUTRO PROBLEMA?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
cristianmota
:: Millennium ::
Mensagens: 117
Registrado em: Segunda-feira 18 2006f Setembro 2006 09:28:55 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

PASTILHA OU OUTRO PROBLEMA?

Mensagem por cristianmota »

GALERA,QUANDO FREIO AS VEZES EU ESCUTO DO LADO ESQUERDO UM BARULHO DE FERRO ARRANHANDO.ACHO QUE DEVEM SER AS PASTILHAS DE FREIO,MAS ESTOU NA DUVIDA.MESMO ASSIM VOU TROCA-LAS
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO, NEM TUDO QUE BALANÇA CAI.


Ariete

Mensagem por Ariete »

tira a roda q dá para ver como a pastilha está.

mais custa barato, uns 15, 20 reais o par das pastilhas.


_Jorge_
:: Rodeio ::
Mensagens: 718
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:31:26 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _Jorge_ »

Esses ruídos quase sempre são provenientes dos discos


cristianmota
:: Millennium ::
Mensagens: 117
Registrado em: Segunda-feira 18 2006f Setembro 2006 09:28:55 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por cristianmota »

eleas ja estao velhas,eh por isso que sao elas mas mesmo assim estou na duvida se e so isso mesmo
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO, NEM TUDO QUE BALANÇA CAI.


_Jorge_
:: Rodeio ::
Mensagens: 718
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 03:31:26 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por _Jorge_ »

Ruído de alta freqüência (acima de 2000 Hz) em sistemas de freios tem recebido grande atenção por parte da indústria automobilística. Este tipo de ruído, também conhecido como "squeal", é percebido pelos usuários como um problema no sistema de freios. Esta percepção afeta de modo substancial não só índices de qualidade e satisfação, mas principalmente os custos relacionados à garantia e assistência técnica. Imagem
O ruído de alta freqüência em sistemas de freios é resultado do acoplamento de dois modos de vibração dos componentes do freio, tais como disco, pastilha e pinça. Entre as técnicas utilizadas para o controle deste tipo de ruído, o aumento do amortecimento modal tem-se mostrado uma solução eficiente. O método mais comumente utilizado para aumentar-se o amortecimento modal do sistema tem sido a utilização de materiais multicamadas, também conhecidos como "shims", colados na parte anterior das pastilhas de freio. A configuração destes "shims" consiste de um ou mais materiais viscoelásticos (polímeros) restringidos entre duas camadas metálicas, usualmente aço. Em algumas configurações, uma camada viscoelástica, geralmente borracha sintética, é aplicada sobre a face externa destas camadas metálicas, com o objetivo de melhorar ainda mais as características de amortecimento do sistema. Estas configurações, com material viscoelástico na face externa do "shim", tem-se mostrado útil no controle de ruído de alta freqüência em alguns casos, sendo, porém, aplicadas sem sucesso em outros. O objetivo principal desta pesquisa é investigar a influência de tais configurações no amortecimento modal introduzido pelos materiais multicamadas. Para isto, a compreensão do mecanismo de geração do ruído de alta freqüência torna-se necessária. Neste trabalho, primeiramente, o mecanismo de amortecimento de materiais viscoelásticos é descrito. Em materiais multicamadas, este mecanismo é dependente, além dos parâmetros geométricos da configuração, da presença ou não de uma camada metálica restringindo o material viscoelástico. As medições das propriedades dinâmicas dos materiais viscoelásticos utilizados nesta pesquisa são também apresentadas. Em seguida, o mecanismo de geração do ruído de alta freqüência, para o sistema de freios utilizado, é discutido. Um modelo de dois graus de liberdade é utilizado para o estudo do mecanismo de acoplamento modal e da influência da adição de amortecimento na estabilidade/instabilidade dos modos de vibração do modelo. A análise modal dos componentes do sistema de freios é descrita, com ênfase nos modos responsáveis pelo acoplamento modal no sistema. A análise dos parâmetros modais do modo de vibração do sistema, responsável pela radiação do ruído, é feita em função da temperatura e pressão do sistema. O sistema de freio permaneceu em condição estática (sem rotação do disco), com o objetivo de manter-se as mesmas condições de contorno para todas as medições. Para isto, algumas técnicas foram desenvolvidas. Função Resposta em Freqüência, mapas de intensidade sonora e outras medições acústicas foram aplicados com o objetivo de identificar o mecanismo de geração do ruído. O mecanismo de amortecimento dos materiais multicamadas com cobertura elastomérica é discutido. A influência dos parâmetros modais dos componentes do sistema de freios na performance destas configurações é analisada com o auxilio de um sistema de dois graus de liberdade. Finalmente, resultados obtidos via medições em um dinamômetro, para as diferentes configurações multicamadas, são apresentados e discutidos, em comparação aos resultados obtidos através das técnicas aplicadas durante a pesquisa. Algumas das conclusões desta pesquisa são: . As condições para ocorrência de ruído de alta freqüência no sistema de freios pesquisado dependem, principalmente, do acoplamento modal entre um modo de flexão do disco e um modo de flexão da pastilha. Neste caso, disco e pastilhas vibram em fase, com mesma freqüência e modos com semelhante comprimento de onda, e o amortecimento por fricção é reduzido. . Nas condições de ocorrência de ruído, o modo de vibração do disco, responsável pela radiação sonora, permanece estacionário, i. e., sua posição angular não mais varia em função da pressão de frenagem. . O amortecimento adicionado pela camada elastomérica sobre a face externa do "shim" é devido á compressão/relaxamento do elastômero, na direção da sua espessura. A amplitude de tal deformação é função não somente das propriedades dinâmicas do elastômero, mas também dos parâmetros modais dos componentes do sistema de freios. . Ruído de alta freqüência ocorre em tons discretos, indicando uma forte influência do acoplamento dos modos de vibração dos componentes do sistema na determinação da freqüência do ruído radiado.


vitormt
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Terça-feira 05 2007f Junho 2007 12:52:54 PM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vitormt »

Cara, dá uma olhada urgente nas pastilhas e discos de freio. Provavelmente as suas pastilhas já foram pro beleléu, e quando você freia, os discos estão arranhando. Não deixe isto acontecer, trocando as pastilhas, pois os discos custam bem mais caro.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”