PASTILHA OU OUTRO PROBLEMA?
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PASTILHA OU OUTRO PROBLEMA?
GALERA,QUANDO FREIO AS VEZES EU ESCUTO DO LADO ESQUERDO UM BARULHO DE FERRO ARRANHANDO.ACHO QUE DEVEM SER AS PASTILHAS DE FREIO,MAS ESTOU NA DUVIDA.MESMO ASSIM VOU TROCA-LAS
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO, NEM TUDO QUE BALANÇA CAI.
tira a roda q dá para ver como a pastilha está.
mais custa barato, uns 15, 20 reais o par das pastilhas.
mais custa barato, uns 15, 20 reais o par das pastilhas.
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eleas ja estao velhas,eh por isso que sao elas mas mesmo assim estou na duvida se e so isso mesmo
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Ruído de alta freqüência (acima de 2000 Hz) em sistemas de freios tem recebido grande atenção por parte da indústria automobilística. Este tipo de ruído, também conhecido como "squeal", é percebido pelos usuários como um problema no sistema de freios. Esta percepção afeta de modo substancial não só índices de qualidade e satisfação, mas principalmente os custos relacionados à garantia e assistência técnica.
O ruído de alta freqüência em sistemas de freios é resultado do acoplamento de dois modos de vibração dos componentes do freio, tais como disco, pastilha e pinça. Entre as técnicas utilizadas para o controle deste tipo de ruído, o aumento do amortecimento modal tem-se mostrado uma solução eficiente. O método mais comumente utilizado para aumentar-se o amortecimento modal do sistema tem sido a utilização de materiais multicamadas, também conhecidos como "shims", colados na parte anterior das pastilhas de freio. A configuração destes "shims" consiste de um ou mais materiais viscoelásticos (polímeros) restringidos entre duas camadas metálicas, usualmente aço. Em algumas configurações, uma camada viscoelástica, geralmente borracha sintética, é aplicada sobre a face externa destas camadas metálicas, com o objetivo de melhorar ainda mais as características de amortecimento do sistema. Estas configurações, com material viscoelástico na face externa do "shim", tem-se mostrado útil no controle de ruído de alta freqüência em alguns casos, sendo, porém, aplicadas sem sucesso em outros. O objetivo principal desta pesquisa é investigar a influência de tais configurações no amortecimento modal introduzido pelos materiais multicamadas. Para isto, a compreensão do mecanismo de geração do ruído de alta freqüência torna-se necessária. Neste trabalho, primeiramente, o mecanismo de amortecimento de materiais viscoelásticos é descrito. Em materiais multicamadas, este mecanismo é dependente, além dos parâmetros geométricos da configuração, da presença ou não de uma camada metálica restringindo o material viscoelástico. As medições das propriedades dinâmicas dos materiais viscoelásticos utilizados nesta pesquisa são também apresentadas. Em seguida, o mecanismo de geração do ruído de alta freqüência, para o sistema de freios utilizado, é discutido. Um modelo de dois graus de liberdade é utilizado para o estudo do mecanismo de acoplamento modal e da influência da adição de amortecimento na estabilidade/instabilidade dos modos de vibração do modelo. A análise modal dos componentes do sistema de freios é descrita, com ênfase nos modos responsáveis pelo acoplamento modal no sistema. A análise dos parâmetros modais do modo de vibração do sistema, responsável pela radiação do ruído, é feita em função da temperatura e pressão do sistema. O sistema de freio permaneceu em condição estática (sem rotação do disco), com o objetivo de manter-se as mesmas condições de contorno para todas as medições. Para isto, algumas técnicas foram desenvolvidas. Função Resposta em Freqüência, mapas de intensidade sonora e outras medições acústicas foram aplicados com o objetivo de identificar o mecanismo de geração do ruído. O mecanismo de amortecimento dos materiais multicamadas com cobertura elastomérica é discutido. A influência dos parâmetros modais dos componentes do sistema de freios na performance destas configurações é analisada com o auxilio de um sistema de dois graus de liberdade. Finalmente, resultados obtidos via medições em um dinamômetro, para as diferentes configurações multicamadas, são apresentados e discutidos, em comparação aos resultados obtidos através das técnicas aplicadas durante a pesquisa. Algumas das conclusões desta pesquisa são: . As condições para ocorrência de ruído de alta freqüência no sistema de freios pesquisado dependem, principalmente, do acoplamento modal entre um modo de flexão do disco e um modo de flexão da pastilha. Neste caso, disco e pastilhas vibram em fase, com mesma freqüência e modos com semelhante comprimento de onda, e o amortecimento por fricção é reduzido. . Nas condições de ocorrência de ruído, o modo de vibração do disco, responsável pela radiação sonora, permanece estacionário, i. e., sua posição angular não mais varia em função da pressão de frenagem. . O amortecimento adicionado pela camada elastomérica sobre a face externa do "shim" é devido á compressão/relaxamento do elastômero, na direção da sua espessura. A amplitude de tal deformação é função não somente das propriedades dinâmicas do elastômero, mas também dos parâmetros modais dos componentes do sistema de freios. . Ruído de alta freqüência ocorre em tons discretos, indicando uma forte influência do acoplamento dos modos de vibração dos componentes do sistema na determinação da freqüência do ruído radiado.
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Cara, dá uma olhada urgente nas pastilhas e discos de freio. Provavelmente as suas pastilhas já foram pro beleléu, e quando você freia, os discos estão arranhando. Não deixe isto acontecer, trocando as pastilhas, pois os discos custam bem mais caro.
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