Tutorial - Troca de Rolamento de Apoio Susp. Diant.
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E aeh pessoal, tudo certinho?!
Antes de mais nada gostaria de deixar umas informações básicas...
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Tempo para executar o serviço: 1 a 2 horas (Com todas as ferramentas + morsa)
Grau de dificuldade de 0 a 10: 3 (Fácil, porém demorado)
Custo das peças: R$44,00 (2 Pratos com rolamentos)
Custo para ferramentas especiais: R$ 120,00 (Jogo de soquete + Encolhedor Mola)
IMPORTANTE: Antes de querer sair trocando os rolamentos, leia todo o conteúdo deste TUTORIAL.
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Bom, eu estava com um pequeno problema de alinhamento no carro, fui a uma oficina, fiz o alinhamento, mas não ficou do jeito que eu esperava, depois de uns dias, fiquei encucado, e decidi eu mesmo desmontar a suspensão dianteira pra conferir. Já tinha verificado os terminais de direção, e estavam OK, então fiquei desconfiado dos rolamentos de apoio da Suspemsão. Pois poderiam estar travados, não dando o alinhamento 100%. Decidido de desmontar a suspensão dianteira, fui as compras...
Comprei dois jogos de ferramentas indispensáveis para essa manutenção. Um jogo de soquete para as porcas do amortecedor dianteiro e também traseiro, e um jogo de encolhedor de molas. Ambas ferramentas da marca Raven.
Jogo de Soquete para Suspensão da Marca Raven Ref. 133207, fotos abaixo.
Custa em média R$60,00.
Jogo Encolhedor de Mola Marca Raven Ref. 113081, fotos abaixo.
Esse jogo não é específico para as molas do Corsa, mas atende muito bem, e é o mais em conta.
Custa em média R$ 60,00. O específico para as molas do Corsa custo muito caro, mais de R$ 150,00.
Vocês podem pensar que não vale a pena a comprar as ferramentas, porém, o custo que você pode pagar na mão de obra para um mecânico trocar o rolamento da suspensão, você já paga no mínimo metade das ferramentas (R$ 60,00). Porém, essas ferramentas podem ser utilizadas para outras possíveis manutenções. Como por exemplo, trocar as molas ou rebaixar o carro, trocar os amortecedores dianteiros ou traseiros, caso venham a se danificar e outros. Resumindo, o custo do "investimento" compensa e se paga a longo prazo...
Após a compra das ferramentas, comprei o par do rolamento de apoio, não consegui comprar apenas o rolamento. Tive que comprar Kit de Apoio (Prato com o Rolamento e o Anel de Nylon), segue fotos logo abaixo. Paguei R$ 22,00 cada Kit, R$ 44,00 no total das peças para as duas torres dianteiras.
Foto apenas do rolamento logo abaixo. Rolamento Marca BSB Rolamentos Ref. BSB-412. Ao pesquisar na Internet, encontrei o site http://www.bsbrolamentos.com.br
No site verifiquei que esse rolamento é do Ford Escort Até ano 1992. Porém, também é utilizado na suspensão do Corsa.
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COMEÇANDO O SERVIÇO
Vamos aos ingredientes....rss
Para Suspensão Lado Motorista:
* Macaco - 1 Peça (O do carro serve, mas se tiver o hidráulico é melhor e mais seguro)
* Chave de Roda - 1 Peça
* Chave Ajustável/Inglesa 6" ou 8" - 1 Peça
* Chave Combinada nº 18 - 1 ou 2 Peças
* Chave Combinada nº 13 ou ½" - 1 Peça
* Soquete nº 18 - 1 Peça
* Soquete nº 13 - 1 Peça
* Chave Catraca - 1 Peça
* Coca 2 Litros - 1 Garrafa... rss
Conforme Foto
Para Suspensão Lado Carona:
* Macaco - 1 Peça ( O do carro serve, mas se tiver o hidráulico é melhor e mais seguro)
* Chave de Roda - 1 Peça
* Chave Ajustável/Inglesa 6" ou 8" - 1 Peça
* Chave Combinada nº 18 - 1 ou 2 Peças
* Chave Combinada nº 13 ou ½" - 1 Peça
* Soquete nº 18 - 1 Peça
* Soquete nº 13 - 1 Peça
* Chave Catraca - 1 Peça
* Chave Canhão nº 10 ou Chave Combinada nº 10 - 1 peça (Para Soltar Suporte dos Cabos Próx. Bateria)
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SOLTANDO A SUSPENSÃO
Afroxe pouca coisa os parafusos da roda antes de macaquear o carro.
"Macaqueie" o carro até o pneu apenas raspar no chão. Retire os parafuso e a roda.
Sem a roda procure calçar o conjunto do disco de freio e balança, no meu caso usei um pedaço de tronco.
Solte os parafusos da base da Torre/Amortecedor. Utilize a Chave Combinada nº 18 e a Chave Ajustável/Inglesa, ou solte com a Chave Catraca e o Soquete nº 18.
Sem os parafusos o conjunto do disco de freio e balança cairam sobre o calço.
Agora solte as porcas do Coxin superior. Utilize a Chave Combinada nº 13 ou a Chave Catraca com o Soquete nº 13. Quando estiver quase retirando por completo as porcas, procure segurar a torre com uma das mãos ou calçar com algum objeto.
Quando a torre estiver solta, procure retirar pelo espaço conforme mostram as fotos, é mais fácil.
Torre solta e fora do carro.
Com a Torre fora do carro, vamos a Morsa (Torno)
Primeiramento fixe a torre na posição vertical, para melhor ajustar o encolhedor de mola.
Após colocar a Torre na morsa, deve-se observar os seguintes detalhes.
Antes de começar a desmontar, verifique os detalhes conforme mostra as fotos.
Observe os furos no Prato Superior, e também no Prato de Assento da Mola.
"Marque" a posiçao dos furos, pois deve estar alinhado os dois furos, ou seja, o furo de cima (Prato com Rolamento) deve estar alinhado com o furo de baixo (Prato Assento da Mola). Cada carro têm um posicionamento diferente, então marque antes de começar a desmontar. Esse detalhe dos furos, pode interferir no alinhamento do carro, verificar esse alinhameno dos furos antes de desmontar, pois devem ser recolocados na mesma posição. Verifique as fotos abaixo.
Com a torre fixa na Morsa, procure a melhor posição para colocar o encolhedor de mola.
Quanto mais distante você conseguir colocar as extremidades do encolhedor "na mola", melhor. Fica mais fácil e mais rápido para encolher a mola.
Ao começar a encolher a mola, procure sempre apertar os dois lados por igual, Utilizando a Chave Ajustável/Inglesa. Aperte um lado, depois o outro, dando aperto por igual em ambos os lados.
Quando a mola estiver encolhida, a ponto de ficar livre para girar no prato e sem "encostar" no coxim superior, é hora de utilizar o Jogo de Soquete para soltar a porca da haste do amortecedor. Para soltar, utilize os Soquetes Alongados com Sextavado Interno nº 10 para fixação da haste do amortecedor,e o Soquete Sextavado Interno nº 18 para desrosquear a Porca M18. Para segurar o soquete da haste do amortecedor, utilize a chave combinada nº 14 e para segurar o soquete da porca, utilize a chave combinada nº 22. Evite deixar girar o soquete que segura a haste do amortecedor.
Mola Encolhida
Porca do Amortecedor
Soquete Alongado nº 10
Soquete Alongado nº 18
Chave Combinada nº 14 e 22
Desapertando Porca
Caso ache melhor, para não fazer tanta força, posicione a torre na horizontal...
Reposicionando
Após desapertar a porca M18, vamos retirar por parte...
Primeiro a porca
Depois o "Copo da Porca"
Coxim do Amortecedor
Coxim do Amortecedor solto...
37
Depois é só sacar o Prato com o Rolamento...
Prato Com Rolamento fora
Prato sem Anel de Isolamento da Mola
Prato com rolamento novo x velho
Após sacado o Prato com Rolamento, é trocar o velho pelo novo.
É hora de montar... Mas para montar deve-se observar alguns detalhes dos furos, conforme citado mais acima. Ao começar a montar, primeiro puxe a haste do amortecedor (A haste vai ficar descendo...).
Depois coloque o Anel de Isolamento da Mola, encaixe na mola, conforme desenho/formato do Anel.
Coloque o Prato Com Rolamento, observando os furos/marcas de posicionamento, conforme já citado mais acima.
Agora coloque o "Copo da Porca", depois a Porca M18 da haste do amortecedor. Procure fazer com um pouco de agilidade, pois a haste do amortecedor fica descendo, é normal.
Dê um pequeno aperto para porca não sair. Depois fixe a torre na posição horizontal, para melhor dar aperto. Sempre apertar a porca antes de "soltar" a mola. Com a mola solta do encolhedor você não consegue apertar bem a porca, e pode até espanar a rosca.
Depois de apertar a porca, comece a soltar o encolhedor da mola aos poucos, sempre um lado, depois o outro.
Feito isso, a torre está pronta para colocar de novo no carro, eeeeeeeeeee.... acabou-se os seu "pobremas" rss. Você vai sentir um pouco a diferença para alinhamento e até mesmo para fazer curvas.
Detalhes da torre do lado do carona. Proteção plástica dos cabos. Utilizar "Chave Combinada nº 10" para soltar as porcas de plástico. O Processo para desmontar e trocar o rolamento é o mesmo.
Pois bem pessoal, aí está o tutorial, têm bastente fotos, pode parecer complicado, mas é fácil demais. É um pouco demorado, mas é bem tranquilo de fazer. Se tiver um amigo pra ajudar em alguns momentos fica mais fácil...
Espero ter colaborado, até mais pessoal.
[TUTORIAL] - Troca do Rolamento Axial Suspensão Dianteira
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Cara!, e como fazer para rever a posição dos pratos, pois já desmontei uma vez para trocar o amortecedor e ficou ruim o esterçamento, ta meio pesado, não me liguei na posição dos furos, é só alinhar os furos? o meu é um corsa classic 2000
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Caro Diogo - Ximbik@, apenas agradecer pelo tutorial, tive o mesmo problema, apos a execução do serviço por mim, meu carro virou outro.....vlw....
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Amigos, recentemente fiz um curso sobre rolamentos... e aprendi muita coisa interessante sobre rolamentos, em especial rolamentos axiais... e percebi uma coisa que dá pra fazer na torre do Corsa, e fica muuuuito melhor pra virar o volante.... Assim que terminar de estudar bem a pequena modificação, posto os resultados e mais fotos...
Vou trocar de novo esse rolamento, para mais fácil virar o volante...
Pra quem conhece um pouco de rolamento, já sabe a diferença de "giro" e leveza de um rolamento tipo axial de marca conceituada, tipo NSK, Fag, INA, TINKEN. Só pra dispertar a curiosidade olha a diferença do rolamento...
Até mais rapaziada!!!
Vou trocar de novo esse rolamento, para mais fácil virar o volante...
Pra quem conhece um pouco de rolamento, já sabe a diferença de "giro" e leveza de um rolamento tipo axial de marca conceituada, tipo NSK, Fag, INA, TINKEN. Só pra dispertar a curiosidade olha a diferença do rolamento...
Até mais rapaziada!!!
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show de bola!!!, só pra complementar, o lance do furinho fiquei intrigado e pesquisando encontrei a resposta, vc deve alinhar o lado direito com o lado esquerdo
[url=http://postimage.org/image/1krjsnll0/][img]http://s3.postimage.org/1krjsnll0/suspensao.jpg[/img][/url]
pois tive olhando no meu corsa e se alinhar pelos furinhos de baixo fica um pouco de lado!
mais muito bom!
[url=http://postimage.org/image/1krjsnll0/][img]http://s3.postimage.org/1krjsnll0/suspensao.jpg[/img][/url]
pois tive olhando no meu corsa e se alinhar pelos furinhos de baixo fica um pouco de lado!
mais muito bom!
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Ajudando com a imagem...
Valeu amigo... até mais!!!Dorgi escreveu:show de bola!!!, só pra complementar, o lance do furinho fiquei intrigado e pesquisando encontrei a resposta, vc deve alinhar o lado direito com o lado esquerdo
pois tive olhando no meu corsa e se alinhar pelos furinhos de baixo fica um pouco de lado!
mais muito bom!
Fotos do Meu Corsinha...
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=75616
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Fala caraDiogo - Ximbik@ escreveu:Amigos, recentemente fiz um curso sobre rolamentos... e aprendi muita coisa interessante sobre rolamentos, em especial rolamentos axiais... e percebi uma coisa que dá pra fazer na torre do Corsa, e fica muuuuito melhor pra virar o volante.... Assim que terminar de estudar bem a pequena modificação, posto os resultados e mais fotos...
Vou trocar de novo esse rolamento, para mais fácil virar o volante...
Pra quem conhece um pouco de rolamento, já sabe a diferença de "giro" e leveza de um rolamento tipo axial de marca conceituada, tipo NSK, Fag, INA, TINKEN. Só pra dispertar a curiosidade olha a diferença do rolamento...
Até mais rapaziada!!!
Eu já andei num corsa de um amigo que parecia hidráulico e ele disse que mandou engraxar os rolamentos, mas com o tempo ia endurecendo de novo. Com a troca por esses que você disse imagino que fique permanente o serviço.
Eu vou precisar fazer manutenção na minha susp dianteira vou mandar trocar esses rolamentos. Se puder indicar onde encontrar seria bom, porque talvez na oficina onde eu leve não tenha.
Abraço!
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Ai pessoal só uma dica esse prato com rolamento vc encontra na cheve.com.br em são miguel por 14.00 original cada um,abraços.
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