[DÚVIDA] - Será verdade? Não precisa usar aditivo?

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
mguimaraesg
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Terça-feira 18 2007f Setembro 2007 05:23:40 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Será verdade? Não precisa usar aditivo?

Mensagem por mguimaraesg »

Saudações pessoal,
Bem, seguinte, tenho um Corsa MPFI / 98 e faz algum tempo estou rodando sem aditivo no radiador. Agora estou preocupado com a bomba dágua. Liguei para um mecânico e ele me disse que por já ser um carro mais usado e bastante rodado não precisava colocar aditivo não. Pois muita gente não usa e não estraga não. Aí eu Perguntei: Tem certeza disso? E ele disse: Sim. Pode confiar, não estraga não. A gente faz só uma limpeza no radiador e pronto. Achei isso inusitado, pois todo mundo com quem converso me diz para colocar o tal aditivo. Qual a opinião de vocês? Será que esse motor da GM é tão bom assim?


Avatar do usuário
andre.santos
:: Millennium ::
Mensagens: 187
Registrado em: Terça-feira 17 2007f Julho 2007 10:22:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andre.santos »

Cara, não entendo muito de refrigeração (aliás, não entendo muito q qse tudo q está sob o capô... rs), mas pelo oq sei, o aditivo ajuda na refrigeração (a água não esquenta tão rápido fzdo c/ q ela absorva mais calor do motor), ajuda na limpeza (pois tira gde parte das impurezas) e, caso vc use água "torneiral", ela diminui os danos que o cloro causa nas tubulações.

Não é obrigatório o uso de aditivo, mas a vida útil do sistema de refrigeração vai diminuir bastante.

Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

Abraços!


Andre - Maionese
:: Rodeio ::
Mensagens: 714
Registrado em: Terça-feira 05 2006f Dezembro 2006 04:59:48 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andre - Maionese »

Até onde eu conheço , o aditivo é usado pra aumentar o ponto de ebulição da água...
- > 1.8 GTE
- > 16"


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Olha, eu usava aditivo e água desmineralizada no sistema. Um dia percebi q um adaptador pra sensor de temperatura q coloquei na mangueira do radiador tinha umas pontinhas de ferrugem aparecendo e resolvi tirar pra ver. Noooooosssssssaaaaaaaa, o negócio tava podre por dentro, totalmente comido de ferrugem, logo logo iria furar e me deixar na mão. Então, quanto a ferrugem tenho dúvidas sobre a eficácia desses aditivos.

Rogério.


mguimaraesg
:: Wind ::
Mensagens: 40
Registrado em: Terça-feira 18 2007f Setembro 2007 05:23:40 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mguimaraesg »

Uma vez vi em uma concessionária, uma demonstração de uma marca de aditivo. Havia dois recipientes de acrílico com uma esponja de aço em cada um. Só que no primeiro só havia água normal e a esponja estava bem enferrujada mesmo. Enquanto que no segundo a Esponja estava novinha dentro do aditivo. Se acontecer isso também no sistema acho que compensa colocar um conservante, se é que posso chamar assim... ::?


marcelocosta
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Quarta-feira 02 2008f Abril 2008 04:00:29 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marcelocosta »

Gente é logico q tem q colocar aditivo na água!!! quando vc compra uma carro zero ele vem com aditivo!!! se fosse ruim não vinha com aditivo os carros zeros!!


adeitos
:: Wind ::
Mensagens: 44
Registrado em: Quinta-feira 14 2008f Fevereiro 2008 08:19:46 PM
Localização: Garibaldi - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por adeitos »

É obvio que tem que usar aditivo e trocar regularmente. Um aditivo tem vida útil. Os de cor verde devem ser trocados a cada 2 anos. Os alaranjados a cada 6 anos.

Não adianta colocar aditivo hj e nunca trocar. Daqui 10 anos vai estar tudo enferrujado denovo.

O aditivo serve unica e exclusivamente para conservar as partes metalicas onde passa a água e aumentar o ponto de congelamento e ebulição. DEVE SER USADO SIM! Mecanico que diz que não precisa usar, já não serve pra mecanico no meu conceito!


Evandro-SC
:: Super ::
Mensagens: 70
Registrado em: Quarta-feira 02 2007f Maio 2007 08:01:47 AM
Localização: Rio do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Evandro-SC »

na minha opinião tem q usar sim... mas vou contar o q aconteceu comigo recentemente... talvez explique oq o mecanico ai quiz dizer...

comprei meu carro em dezembro do ano passado... dai em janeiro fui fazer o q eh de costume .. troca de oleo, filtros e tbm limpeza do sistema de refrigeração.

ai o mecanico q fez isso colocou o tal aditivo...alguns dias depois começou a vazar o mesmo aditivo dentro do carro embaixo do painel...levei em outro mecanico para ver oq tinha acontecido e a surpresa... como o antigo dono do carro nao usava aditivo e sim apenas agua , o aditivo fazendo seu trabalho de limpar as partes internas do sistema acabou furando o tal do "radiador do ar-quente" q eu nem sabia q existia, mas resumindo... se vc nunca usou aditivo ta ai um fato para vc pensar antes de usar pela primeira vez...

se estiver falando besteira me corrijam ....

valeu....


BARROSO
:: Champ ::
Mensagens: 562
Registrado em: Sábado 10 2007f Novembro 2007 01:08:23 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por BARROSO »

Aditivo é muito bom mesmo, não esquenta tanto, porem eu usava o aditivo que tem duração de 6 meses... Nunca vi esses de 2 e 6 anos..


adeitos
:: Wind ::
Mensagens: 44
Registrado em: Quinta-feira 14 2008f Fevereiro 2008 08:19:46 PM
Localização: Garibaldi - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por adeitos »

Aditivo não limpa nada, se furou com aditivo ia furar com água pura também. Água pura com o tempo torna-se acida, ai começa a corroer tudo. O aditivo promete interromper esse processo de corrosao.

Quanto a duração, os de marca genérica (Radiex, Radnaq, Rad nao sei o que) duram menos. O AcDelco verde dura 2 anos. Tem tb o AcDelco alaranjado, dura 6 anos. Idem para os aditivos da Texaco.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”