Boa tarde amigos, venho tentar ajudar com este tutorial que para mim foi a solução do problema de aquecimento do meu corsa 99 1.0 com ar.
Bom resolvi apelar para o kit verão como ultimo recurso, pois troquei válvula termostática, bomba de agua, fiz o cabeçote, troca de todas as juntas, troca do eletroventilador e radiador, liquido do radiador ac delco, sensores de painel e do cabeçote, troca do termostato duplo do ar e rele do 2º estagio da ventoinha detalhe tudo original, no final se chegou a conclusão que o problema é na central que só manda armar o segundo estagio da ventoinha quando o caro esta a mais de 100º, quando o ar esta ligado o segundo estagio da ventoinha é armado pelo termostato duplo do ar so que quando ele refrigera o condensador a pressão cai e ele desarma o segundo estagio so que a temperatura do carro continua alta e ai esta o problema, visto isto parti para o kit verão que resolveu o meu problema.
Material
1 rele de 40
1 fusível de 30a + soquete
1 kit verão de tempra composto por um T duas braçadeiras e um cebolao no meu caso de 92º.
custo das peças 80,00
mão de obra 50,00.
o procedimento foi feito por um eletricista.
1º puxou um fio da bateria colocou o fusível de 30a e seguiu com o fio até o rele e ligou no plugue 30
[/img]
[/img]
3º foi puxado um fio do cebolão para o plugue 85 do rele
4º plugue 87 do rele foi ligado no fio vermelho com branco da ventoinha
[/img]
5º no plugue 86 do rele foi feito um aterramento na própria lataria do carro.
6º o outro plugue do cebolão foi ligado no fio da ignição que passa dentro deste plástico preto e branco
[/img]
bom depois disto meu carro esta ligando o segundo estagio entre 96 e 97º e desarma entre 93 e 94º, no transito intenso com o ar ligado ele chegou entre 98 e 99º.
A ventoinha é desligada junto com a ignição.
O sistema original não foi mexido ficou como um reserva.
ah esse é meu primeiro tópico espero ajudar, qualquer duvida é só perguntar.
[TUTORIAL] - Como montar um Kit Verão
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Só uma coisinha: o cidadão colocou o cebolão na mangueira errada!
Para o esquema funcionar de acordo, disparando a ventoinha aos 92°C, teria que ter colocado o cebolão na mangueira de entrada do radiador, aquela curta, que sai da parte de cima, do cabeçote, e entra no radiador. Do jeito que está aí, a água tem que circular pelo radiador inteiro até chegar ao cebolão e assim disparar a ventoinha.
Antes, sugiro trocar a central de IE, pelo menos para testar se vai funcionar na velocidade lenta. Caso não funcione, talvez o chicote da central até o relé ou do relé até a ventoinha pode estar danificado. Mas se vc quiser manter o kit verão, recomendo veementemente que vc coloque o cebolão na saída do cabeçote para o radiador.
Pelo sistema original não estar funcionando direito, o AC deve estar ruim, não? Não está havendo a refrigeração ideal do condensador...
Para o esquema funcionar de acordo, disparando a ventoinha aos 92°C, teria que ter colocado o cebolão na mangueira de entrada do radiador, aquela curta, que sai da parte de cima, do cabeçote, e entra no radiador. Do jeito que está aí, a água tem que circular pelo radiador inteiro até chegar ao cebolão e assim disparar a ventoinha.
Antes, sugiro trocar a central de IE, pelo menos para testar se vai funcionar na velocidade lenta. Caso não funcione, talvez o chicote da central até o relé ou do relé até a ventoinha pode estar danificado. Mas se vc quiser manter o kit verão, recomendo veementemente que vc coloque o cebolão na saída do cabeçote para o radiador.
Pelo sistema original não estar funcionando direito, o AC deve estar ruim, não? Não está havendo a refrigeração ideal do condensador...
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Eu fiz algo parecido, mas como troquei meu radiador, ele já veio com uma entrada para cebolão, e instalei ali o cebolão.
Toda a fiação ficou escondida, parecendo que nada foi alterado.
Toda a fiação ficou escondida, parecendo que nada foi alterado.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
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Boa noite,
Tenho essa dúvida, devo instalar o kit verão na mangueira que sai do bloco do motor que vai para o radiador ou na mangueira que sai do radiador e retorna para o bloco?
Se instalar na mangueira de saída do radiador, o flúido vai conseguir atingir o intervalo de 77°C a 86°C ?
O fluído retorna nessa temperatura?
E se for na mangueira de entrada do radiador,a ventoinha vai ficar sempre ligada??
Tenho essa dúvida, devo instalar o kit verão na mangueira que sai do bloco do motor que vai para o radiador ou na mangueira que sai do radiador e retorna para o bloco?
Se instalar na mangueira de saída do radiador, o flúido vai conseguir atingir o intervalo de 77°C a 86°C ?
O fluído retorna nessa temperatura?
E se for na mangueira de entrada do radiador,a ventoinha vai ficar sempre ligada??
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Então, no meu caso possuo um corsa que não usa o cebolão, o que se faz?
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KaioKarvik escreveu:Então, no meu caso possuo um corsa que não usa o cebolão, o que se faz?
desconsidera minha pergunta, depois carreguei a foto e vi que usa a peça que vai o cebolão
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Pessoal, eu coloquei um kit verão, em um sufoco de pré viagem, mas depois reanalisei a instalação...
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=97597
Quanto a colocação antes ou após o radiador, não vejo grandes problemas, desde que esteja havendo circulação normal do líquido.
Minha opinião final é de que o sistema original deve ser normalizado/recuperado e a instalação de um kit verão não deve concorrer com a faixa de trabalho do motor, ou seja, entre 92 e 98ºC.
Colocá-lo abaixo desta faixa, é besteira, pois a VT não estará aberta, logo o líquido não circula completamente e o motor trabalhará frio, acarretando maior consumo, perda de potência e maior agressão ao meio ambiente.
Colocá-lo acima da faixa, penso que seja mais inteligente, pois se ele acionar é porque o sistema do carro não está dando conta por algum motivo, servindo o kit mais como uma emergência ou alarme.
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?f=40&t=97597
Quanto a colocação antes ou após o radiador, não vejo grandes problemas, desde que esteja havendo circulação normal do líquido.
Minha opinião final é de que o sistema original deve ser normalizado/recuperado e a instalação de um kit verão não deve concorrer com a faixa de trabalho do motor, ou seja, entre 92 e 98ºC.
Colocá-lo abaixo desta faixa, é besteira, pois a VT não estará aberta, logo o líquido não circula completamente e o motor trabalhará frio, acarretando maior consumo, perda de potência e maior agressão ao meio ambiente.
Colocá-lo acima da faixa, penso que seja mais inteligente, pois se ele acionar é porque o sistema do carro não está dando conta por algum motivo, servindo o kit mais como uma emergência ou alarme.
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...correção:
Não é perda de potência e sim o não aproveitamento da maior potência possível
Acrescento ainda que a operação de um kit verão, muito próximo ou dentro da faixa de trabalho da VT, irá provocar maior frequência de trabalho da VT, com excessivos abre e fecha.
Não é perda de potência e sim o não aproveitamento da maior potência possível
Acrescento ainda que a operação de um kit verão, muito próximo ou dentro da faixa de trabalho da VT, irá provocar maior frequência de trabalho da VT, com excessivos abre e fecha.
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Bom dia, fiquei com uma duvida, o segundo fio da ventoinha foi ligado onde?
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Todo o trabalho é feito no fio que leva bateria para a ventoinha, o outro é terra ou massa ou chassis e não foi mexido.
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