Procurei por algum tópico aqui no site que falasse qualquer coisa sobre o N900 e não achei nada...
SOBRE O NOKIA N900
Bom, pra quem não conhece o N900 é um celular da Nokia... uns dizem que é um celular com recursos de computador e outros dizem que é um computador com recursos de celular... bem, na minha opinião, o N900 é um computador de bolso com recursos de celular... na verdade hoje quem compra um celular com grandes recursos procura mais uma forma de entretenimento ou uma funcionalidade do que um celular propriamente dito para fazer chamadas, né não!?
bom, tá aí uma foto do danado...

Esse aparelho tem Sistema Operacional - SO diferente de todos os outros celulares... ele, diferente dos outros nokia que estão equipados com Symbian, vem com o sistema operacional Maemo, baseado no Debian (Linux)... o N900 é a evolução dos N8** que são aparelhos que utilizam SO Maemo mas não tem funções de telefone, somente de smartphone ou de um computador portátil...
SOBRE AS POSSIBILIDADES
Bom galera, eu penso que um computador tem funções e possibilidades infinitas e inatingíveis por meros mortais como nós... e como o N900 tem um SO baseado em Linux, é bem verdade que podemos utilizar nele alguns softwares que poderíamos usar também num computador desktop ou notebook com o Debian (Linux) instalado...
Querendo testar isso, baixei um pacote pra rodar o Debian no Maemo e desta forma, consegui já utilizar o Open Office completo e navegador web na tela do N900...
MEUS PLANOS
Como todos os membros do CC, creio eu, quero ver até onde posso chegar brincando com o meu Corsa e com o N900... tentando interligar os dois, baixando programas para usar com o carro, criando programas para dar comandos no carro etc...
Há uns 15 anos atrás um amigo do meu pai (que é mecânico) tinha um alarme que falava tudo que acontecia no carro... porta aberta, ligar carro, desligar, abrir, fechar etc... e td isso era feito também pelo controle remoto do alarme...
Não posso imaginar que isso não seja possivel de se fazer com um celular que tem o potencial do N900... essa ligação pode ser possivel por meio da internet, de bluetooth, do infravermelho, do transmissor interno de ondas FM... só preciso pesquisar e contar com a ajuda dos amigos que manjam de tecnologia... rs
SOFTWARES
Já encontrei e já baixei pro meu N900 alguns softwares como GPS básico, um controlador de gastos do carro que avisa revisão, controla gasto com combustivel, avisos de revisão etc. Já instalei também um programa que mostra a velocidade do carro num velocimetro digital ou analogico... e foi esse que testei hoje e que me deu um impulso pra começar a pesquisar de verdade até onde posso chegar com isso...
Conheço, também, softwares que conectam por meio da porta OBD-II com a central do carro (módulo de injeção) por via bluetooth e informam na tela do celular os dados e informações do carro... porém para o N900 ainda não consegui nada parecido e também não tive sorte em conectar os ELM327 da vida no meu corsa pois dos dois que testei nenhum deles funcionou...
VIDEO DA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA
Nessa URL do YouTube, postei um video pra vocês verem como foi usar o celular rodando o programa do velocimetro... nele foi possivel espelhar a imagem e aí a velocidade apareceu no parabrisa...
http://www.youtube.com/watch?v=JFQNxDBDBP4

BREVES FUTUROS TESTES
O N900 tem também um cabo para conectá-lo a um monitor (tela de DVD de carro com entrada AV)... assim, todos os programas que rodar nele podem aparecer na tela do carro como se fosse um PC CAR (algo do tipo) ja que o N900 tem grande capacidade de processamento, central multimidia e softwares para monitoramento do carro... só não teria a funcionabilidade de receber comandos por toque na tela do DVD, ficando limitado ao toque na tela do celular mesmo... mas acredito que isso não chegue a ser um ponto negativo... na minha opinião...

Assim, peço a colaboração dos amigos no sentido de me ajudar com ideias, orientações, sugestões... preciso de ajuda também com o OBD-II se alguém já tiver obtido sucesso em utilizá-lo com o Corsa... o meu é 1.0 8v MPFI 2001...
Valeu galera...
Vou postando atualizações das novas experiências e conto com a ajuda de todos!!!
Abraços,
luizpcj