Colocando R$ 20 G + R$ 10 Alcool

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Raphael Wagon
:: Piquet ::
Mensagens: 255
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:07:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Colocando R$ 20 G + R$ 10 Alcool

Mensagem por Raphael Wagon »

E aí galera....já que sou novato e não entendo quase nada de motores venho mais uma vez pedir ajuda a vocês...
Tenho um amigo que possui um celta movido a gasolina e uma vez ele colocou R$ 20 de gasolina e R$ 10 de alcool, segundo ele o carro dele nunca deu problema fazendo isso, mas tenho lá as minhas dúvidas.
O que pode acontecer aos motores fazendo essa mistura maluca? alguém aqui já fez isso nos corsinhas?
Mto obrigado galera...


Avatar do usuário
crazy_dog
:: Piquet ::
Mensagens: 334
Registrado em: Quarta-feira 22 2007f Agosto 2007 08:04:31 AM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por crazy_dog »

ALERTA,nunca misture álcool na gasolina
Alexandre Alves (e-mail: alvez@automovel.com.br)

Motoristas de diferentes regiões do país estão misturando álcool e gasolina no motor do carro, adaptado apenas para gasolina, na hora de abastecer. A prática, apelidada de "rabo de galo", pode ser tão prejudicial ao veículo quanto a utilização de gasolina adulterada. Com o objetivo de explicar aos motoristas e revendedores os danos causados por essa prática, a Ipiranga iniciou um trabalho de orientação em sua rede de postos. "O que muitos desconhecem é que a economia momentânea é extremamente danosa ao motor do veículo e a mistura de álcool hidratado (que pode conter até 7,4% de água na sua composição) à gasolina pode ocasionar uma série de problemas ao veículo", alerta Marcelo Gonçalves, assessor técnico de combustíveis da Ipiranga.

A gasolina comum não contém água e possui 25% de álcool anidro, que é um componente fundamental. No entanto, quando o motorista faz o "rabo de galo", ele mistura na gasolina álcool hidratado (que contém água). A presença de água provoca uma instabilidade na composição e pode separar a mistura em duas fases: álcool-gasolina e álcool-água. "Como a mistura álcool-água é mais pesada que a gasolina, ela ficará no fundo do tanque. A gasolina, contendo ainda um pouco de álcool, ficará na parte superior do tanque. A retirada de álcool da gasolina reduz a octanagem da gasolina comum e provoca perda de potência e aumento de consumo, podendo causar ainda a chamada "batida de pino". Esse carro, a médio e longo prazo terá sérios problemas mecânicos", explica Marcelo Gonçalves.

Segundo o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Franco Guiseppe Dedini, a curto prazo o veículo com combustível inadequado fica com pior rendimento e o consumo aumenta. "Depois de um prazo de dois anos é que aparecem os principais problemas como corrosão dos componentes, piora na situação do motor e no sistema de combustão", explica. Franco acrescenta que o álcool acaba corroendo alguns sistemas e peças, tanto metálicas como de plástico. "Como o álcool hidratado é mais barato, na hora de abastecer há uma economia. O que o motorista não está contabilizando é o aumento de consumo e o desgaste prematuro de peças, exigindo trocas antecipadas. Sem contar com o tempo que o veículo fica parado na oficina", ressalta Marcelo Gonçalves.

Para mostrar que a economia momentânea pode custar caro, a Ipiranga fez uma simulação. Um motorista que esteja hoje consumindo 200 litros de gasolina por mês a um preço hipotético de R$ 1,60, gasta mensalmente R$ 320,00. Misturando meio a meio os dois combustíveis, gastaria R$ 220,00, considerando o preço de R$ 0,60 para o álcool hidratado. Devemos levar em consideração que, por ter o álcool menor poder energético, um carro consome uma quantidade maior de "rabo de galo" do que consumiria de gasolina para percorrer um mesmo trecho. Então, o consumo desta mistura poderá ser cerca de 20% maior, ou seja, um custo de R$ 264,00. A economia mensal seria de R$ 320,00 - 264,00 = 56,00. Porém, o custo de substituição de peças que podem sofrer danos (bomba de combustível, válvula reguladora de pressão, mangueiras, bicos injetores e filtros) oscilará de R$ 870,00 até R$ 1.570,00. Foram considerados valores médios para um veículo motor 1.0 L, sem incluir o custo da mão-de-obra.


fonte: http://www.automovel.com.br/00_Noticias ... =3&Id=1857

Respondido ? abraço!
cdog ~ jundiai-sp
classic ls 2013 full

Imagem


Raphael Wagon
:: Piquet ::
Mensagens: 255
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:07:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Raphael Wagon »

Orra....mais do que respondido :)
Ainda bem que nunca fiz isso na minha wagon...
Vou mostrar isso ao meu amigo...
Abraço


mcf_marcelo
:: Millennium ::
Mensagens: 130
Registrado em: Domingo 07 2007f Outubro 2007 03:49:31 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mcf_marcelo »

Bom dia amigos

Achei muito interessante a materia acima, nao descordo de nada dito ali porem, só me responde uma coisa se é tao prejudiacial assim por que hoje vende-se carros flex de fabrica, sendo que as unicas alterações de mecanismo são ,Modulo de leitura para alcool ,Talvez bicos reforçados - acredito eu , Bomba de combustivel flex , Filtro de combustivel flex.

Ja conversei sobre este assunto com varios tecnicos mecanico, e tbm com oficinas
de preparação de motores, e o que ouvi e que os motores sao os mesmos
e detalhe , até hoje nao se inventou nada que o alcool não estrague

Eu sou suspeito a falar pois ja estou andando com meu só no alcool ja tem 2 anos e até agora so desempenho e custo baixo de combustivel nem bomba troquei

Apenas alterei a os bicos para injetar mais e coloque um kit partida a frio


Avatar do usuário
crazy_dog
:: Piquet ::
Mensagens: 334
Registrado em: Quarta-feira 22 2007f Agosto 2007 08:04:31 AM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por crazy_dog »

mcf_marcelo escreveu:Bom dia amigos

Achei muito interessante a materia acima, nao descordo de nada dito ali porem, só me responde uma coisa se é tao prejudiacial assim por que hoje vende-se carros flex de fabrica, sendo que as unicas alterações de mecanismo são ,Modulo de leitura para alcool ,Talvez bicos reforçados - acredito eu , Bomba de combustivel flex , Filtro de combustivel flex.

Ja conversei sobre este assunto com varios tecnicos mecanico, e tbm com oficinas
de preparação de motores, e o que ouvi e que os motores sao os mesmos
e detalhe , até hoje nao se inventou nada que o alcool não estrague

Eu sou suspeito a falar pois ja estou andando com meu só no alcool ja tem 2 anos e até agora so desempenho e custo baixo de combustivel nem bomba troquei

Apenas alterei a os bicos para injetar mais e coloque um kit partida a frio
ai nao vou saber te dizer....mas quem tem carro flex nao vai fazer a mistura..... só vai usar alcool....o mais barato... o ponto em questão é de quem tem carro a gasolina somente, fazer tal mistura...
abraço!!
cdog ~ jundiai-sp
classic ls 2013 full

Imagem


Avatar do usuário
andre.santos
:: Millennium ::
Mensagens: 187
Registrado em: Terça-feira 17 2007f Julho 2007 10:22:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andre.santos »

Cara, a gasolina já vem com 25% (até onde sei) de álcool em sua composição, colocando mais álcool vc acaba invertendo a mistura.

Vamos aos cálculos:

Se o litro da gasolina custar R$ 2,50 e o álcool R$ 1,20, assumimos que ele coloca 8 litros de gasolina e 8,3 litros de álcool.

Destes 8 litros de gasolina, 2 litros são álcool (25%).
2 litros (misturados a gasolina) + 8,3 litros (que ele coloca por fora) = 10,3 litros de álcool.

Nessa brincadeira ele acaba invertendo a mistura p/ 10,3 litros de ácool por 8 litros de gasolina.

O carro desse seu amigo está andando, basicamente, com álcool.


Avatar do usuário
andre.santos
:: Millennium ::
Mensagens: 187
Registrado em: Terça-feira 17 2007f Julho 2007 10:22:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andre.santos »

andre.santos escreveu:...
Nessa brincadeira ele acaba invertendo a mistura p/ 10,3 litros de ácool por 8 litros de gasolina.
Corrigindo a frase acima:
Nessa brincadeira ele acaba invertendo a mistura p/ 10,3 litros de ácool por 6 litros de gasolina.

Isso é muito prejudicial p/ um carro movido somente a gasolina.


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

O motor a gasolina e o motor flex são os mesmos? Então os VHC a gasolina e os VHC Flex tem o mesmo motor, somente mudando o sistema de injeção?
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


MarcosS
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Terça-feira 27 2007f Fevereiro 2007 07:14:16 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcosS »

Beleza amigos, vamos a questão:

1º os carros flex tem todos eles os motores iguais aos carros somente a gasolina;

2º um tio meu comprou um gol zero flex e o vendedor disse e tá escrito no manual que o carro pode andar com qualquer mistura de proporções variadas alcool/gasolina;

3º porque pra esses carros então não faz mal a tal mistura??

Não sou nenhum expert no assunto mas alguém está equivocado nesta explicação, ou a Ipiranga ou as montadoras.....

Grande abraço a todos.........
Corsa 1.6 completo ô carrinho andador!!!!!


DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

MarcosS escreveu:Beleza amigos, vamos a questão:

1º os carros flex tem todos eles os motores iguais aos carros somente a gasolina;

2º um tio meu comprou um gol zero flex e o vendedor disse e tá escrito no manual que o carro pode andar com qualquer mistura de proporções variadas alcool/gasolina;

3º porque pra esses carros então não faz mal a tal mistura??

Não sou nenhum expert no assunto mas alguém está equivocado nesta explicação, ou a Ipiranga ou as montadoras.....

Grande abraço a todos.........

Então a diferença entre um VHC FlexPower e um VHC Gasolina está somente no sistema de injeção e bomba de combustível? DO resto é tudo a mesma coisa (velas, cabos de velas, filtros, etc.)?

Quem souber ajuda a galara.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Motor e Preparação”