eu vou tentar nesse colocar como foi minha experiencia com fotos e comentarios
depois de mais de um ano pesquisando sobre como colocar o estepe naquele enorme espaço embaixo da caçamba. Resolvi adapitar o da montana, comprei no ferro velho (Hnorte aqui em Brasilia) por 100 pratas, eu não chorei pq eu peguei consignado (até saber que ia dar certo)... suporte de metal + parafuso com gancho. Procurei uma loja que mexe com escape, por causa do uso de metais e solda pra fazer a adaptação... os caras são bons fizeram até a chave pra rodar o parafuso que desce o estepe (verão mais à frente nas fotos).
visão geral do estepe com o suporte da montana adapitado

caçamba por dentro, o parafuso que libera o estepe escondido embaixo do protetor de caçamba

não reparem na sujeira... hauhuiahiuahiu

detalhe do parafuso... para manter escondido e por motivos de adaptação, eu coloquei o parafuso que libera o estepe mais pra dentro da caçamba do que perto da tampa traseira

detalhe da chave que o pessoal que instalou fez para mim, evitando que comprasse uma.

detalhe do mecanismo que desce o estepe, após rodar o parafuso de dentro da caçamba da foto anterior.... nessa foto ele tah totalmente liberado, é só levandar uma alça preta do suporte e desencaixar o gancho

mecanismos e adaptação vista de baixo... um dos cuidados que o pessoal teve foi lubrificar o parafuso de colocar graxa no mecanismo de descer o estepe.

estepe solto

detalhe do suporte... notem que lá no fundo um local de fixar o suporte (peça meio amarela) está no parafuso que prende o tanque da gasolina (igual na montana)... já o outro local de fixar é diferente, é ai que faz mais uma adaptação simples, extender o local de fixar (peça preta)

agora uma das paradas importantes para estetica... o estepe não aparece pra quem esta atras do carro... já vi muitas adaptações... inclusive a courier que é original e o estepe fica visivel pra quem olha o carro por tras.... no meu caso só abaixando pra ver o estepe

existem muitos relatos de furto de estepe (ford Ka, S10, 206 e outros)
agora quanto a segurança:
o parafuso esta escondido, portanto é mais dificill saber como tira o estepe
não é visivel ver o estepe quem esta atras do carro
mas ainda é possivel cortar o cabo que desce o estepe... Solução: corrente ou tranca
isso ainda esta por vir mas eu sei como colocar... vai ser entre a alça que faz parte do suporte e a peça preta que prende o mecanismo de desce o estepe... alem disso eu já tinha colocado um interruptor como os da porta que toca o alarme quando abre a tampa da caçamba

no mais é isso picapeiros...
estão as fotos e os comentarios de como eu adaptei o suporte de estepe da montana na pickl corsa... agora tenho mais espaço interno... e por causa disso eu descobri um espaço vazio dentro da cabine... entre a caçamba e o assoalho... mas isso é tema pra outro post...

falou... abraços