[DOWNLOAD] - Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Responder
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Re: [DOWNLOAD] Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v

Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 08:10:02 PM Achei um post do CarlosGCT de 2013 que pode jogar uma luz na questão de se o K60 age diretamente sobre o eletroímã ou passa o comando primeiro para o compressor:
CarlosGCT escreveu: Terça-feira 07 2013f Maio 2013 05:16:04 PM Amigos,
segue uma explicação técnica por um engenheiro experiente na área:
...há um dispositivo no compressor ( um sensor eletrônico ) que quando a temperatura de sucção alcança um valor abaixo de ZERO GRAU , o acoplamento magnético do compressor é imediatamente desligado para protegê-lo.
Não tem NADA disso no compressor do Corsa. Ou o sujeito interpretou errado, ou o engenheiro não se referia ao Corsa com essa afirmação.
Aqui vai a prova disso. Na direita, o compressor, totalmente mecânico. Na esquerda, o acoplamento magnético, que apenas recebe o 12V e o aterramento pra bobina fazer o papel dela de acionar o compressor.

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Valeu, Fernando. Esse compressor é o CVC que você instalou no carro? É da Delphi ou uma das alternativas da Mahle e Valeo (como sugerem o CepChev)?
Você não arrancou o compressor fora do carro só para fazer seu ponto né? rsrs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 10:01:27 PM Na prática a diferença é apenas na cor...

Se eu tivesse que dar um nome a ele, daria relé de degelo.
Acho que achei ele, Bange, vendo umas fotos de "caixas de fusíveis" completas para vender. É aquele relê 0344 que a GM adora usar. Eu precisava do código dele porque na página 6 eu coloco os desenhos dos terminais e o código do relê. É mais um relê de terminais trocados, como a maioria dos relês de 4 pinos do Corsa. A exceção nos 99-04 é o relê temporizador dos vidros que tem os terminais no que se considera "não trocados". O relê afinal atua só depois do evaporador congelar? Ou logo antes?


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange, to com 2 materiais aqui de A/C, um da Fiat (que usa um termostato de 3 pinos ligado no termistor do evaporador) e um do Senai, ambos dizem que a função é de anti-congelamento. O do Senai informa que ele desarma a embreagem com aprox. 1.5 grau dependendo da montadora
https://www.scribd.com/document/432465553/DENSO
http://www.marioloureiro.net/ensino/man ... doAuto.pdf


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Domingo 01 2022f Maio 2022 11:40:36 AM Valeu, Fernando. Esse compressor é o CVC que você instalou no carro?
É o meu sim.

Imagem
gtmski escreveu: Domingo 01 2022f Maio 2022 11:40:36 AM Você não arrancou o compressor fora do carro só para fazer seu ponto né? rsrs
Tô achando que você me conhece pessoalmente! ::lol: ::lol:
Mas não, tá funcionando tão perfeitinho que não me atrevo a mexer.
gtmski escreveu: Domingo 01 2022f Maio 2022 03:03:16 PM ambos dizem que a função é de anti-congelamento. O do Senai informa que ele desarma a embreagem com aprox. 1.5 grau dependendo da montadora
Mas é isso mesmo.
Abaixo de zero pode tanto congelar lá dentro e obstruir, quanto ter dificuldade de circular o óleo pelo sistema. E anexando uma "cultura inútil", independente da forma que seja feito o desarme, o evaporador trabalha perto de 0ºC em qualquer veículo, ou seja, os "entendidos" que usam termômetro a laser pra medir temperatura e conseguem valores como -10, -15, etc, estão todos errados.
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Pessoal bota muita fé nesses termômetros infravermelhos... principalmente nesses amarelinhos que não valem nada. E geralmente não sabem de 3 coisas: emissividade de radiação infravermelha, que depende do material. Reflexão da radiação infravermelha por metais, e a área circular do campo de medição que varia conforme a distância do termômetro ao objeto analisado


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Fernando 4100 escreveu: Domingo 01 2022f Maio 2022 05:38:15 PM Tô achando que você me conhece pessoalmente! ::lol: ::lol:
kkk a oficina aí eu conheço de um bocado de vídeos e tópicos, show de bola
Valeu pela foto e pelas informações


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

gtmski escreveu: Domingo 01 2022f Maio 2022 11:43:14 AM
Bange escreveu: Sábado 30 2022f Abril 2022 10:01:27 PM Na prática a diferença é apenas na cor...

Se eu tivesse que dar um nome a ele, daria relé de degelo.
Acho que achei ele, Bange, vendo umas fotos de "caixas de fusíveis" completas para vender. É aquele relê 0344 que a GM adora usar. Eu precisava do código dele porque na página 6 eu coloco os desenhos dos terminais e o código do relê. É mais um relê de terminais trocados, como a maioria dos relês de 4 pinos do Corsa. A exceção nos 99-04 é o relê temporizador dos vidros que tem os terminais no que se considera "não trocados". O relê afinal atua só depois do evaporador congelar? Ou logo antes?
Hoje aqui em casa teve um feijão ajeitado e a bagunça foi até ainda a pouco... tô sem muita condição de analisar qualquer coisa com 100% de certeza (rsrs), mas olhando apenas pelo esquema, todos os relés de apenas 1 contado são iguais, podendo variar apenas na amperagem do contato... salvo por alguma razão que no esquema não aparece (tipo tamanho físico), K6, K7, K71,K60 e K51, são todos iguais (pinagem e 1 contato NA).
Olhando rapidamente os links... um só dá um gostinho e o outro é bem abrangente e extenso...verei com calma.

Fernando,
É possível sim, a temperatura nas aletas do evaporador, chegar a valores negativos e sem congelar (o valor é questionável)... a exemplo de uma geladeira comum x uma frost free... a comum forma gelo fácil fácil, já a frost free por ter um insuflamento de ar constante, até forma gelo, mas não é quase nada perto da comum.
Mas mesmo assim tem uma formação de gelo que é eliminado dentro do ciclo de 24h de trabalho... aí entra uma tal de resistência de degelo, que aquece o evaporador, eliminando qualquer formação que tenha ocorrido...
Portanto eu não elimino a possibilidade de formação de gelo sob certas circunstâncias e que pode ir formando até o compressor, aí é como uma queima de junta... fatal.

Bom, eu agora vou fazer uma mochila e descansar a carcaça pra levantar na madruga e dar um pulo em Marília-SP, na casa do filho nr 2... se conseguir acesso a rede com um computador/laptop, a gente continua o papo, que tá muito bom... caso contrário fico limitado pelo celular.
Até....


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Bange escreveu: Domingo 01 2022f Maio 2022 09:33:09 PM Hoje aqui em casa teve um feijão ajeitado e a bagunça foi até ainda a pouco...
Aí sim! rsrsrs

Depois eu confiro os relês, acho que tem mais alguma diferença...
Boa viagem!


Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 502
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Bange escreveu: Domingo 01 2022f Maio 2022 09:33:09 PM Fernando,
É possível sim, a temperatura nas aletas do evaporador, chegar a valores negativos e sem congelar (o valor é questionável)... a exemplo de uma geladeira comum x uma frost free... a comum forma gelo fácil fácil, já a frost free por ter um insuflamento de ar constante, até forma gelo, mas não é quase nada perto da comum.
Mas mesmo assim tem uma formação de gelo que é eliminado dentro do ciclo de 24h de trabalho... aí entra uma tal de resistência de degelo, que aquece o evaporador, eliminando qualquer formação que tenha ocorrido...
Portanto eu não elimino a possibilidade de formação de gelo sob certas circunstâncias e que pode ir formando até o compressor, aí é como uma queima de junta... fatal.
Eu concordo contigo, eu mesmo já deixei abaixo de zero (de propósito), mas a questão não é a formação de gelo ou não, e sim informar que o sistema trabalha próximo do zero, independente da tecnologia, então fazer o milagre de o evaporador estar a zero e o difusor a -15ºC é impossível, é o termômetro usado que não serve pra isso.
E quanto ao gelo, considere também que o evaporador pode congelar e obstruir completamente a passagem do ar, e isso vira uma bola de neve (olha o trocadilho... :mrgreen: ).
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”