Fala galera!
Fiz a limpeza do meu sistema de arrefecimento (corsa hatch 2006)... queria a opinião de vocês pra ver se está tudo certo, pois acho que ficou ar no sistema.
1)Bom, primeiro eu irei a mangueira que vai do radiador para o reservatório e esgotei a água, colocando água da mangueira no reservatório e deixando escoar pela mangueira do radiador.
2)Depois que começou a sair limpa eu completei no nível e fechei o reservatório, liguei o carro e deixei esquentar em marcha lenta até abrir a termostática e liberar a água suja do motor.
3)Deixei esfriar e repeti tudo de novo até não sair mais água suja do motor quando abre a termostática.
4) Coloquei 2 litros de aditivo Bardhal e completei até o nível
Mas acho que está com ar no sistema... pois fico olhando o carro em marcha lenta e parece que sair umas bolhas de ar das mangueiras do reservatório..
Como tirar o ar ?
Já deixei o carro ligado com a tampa do reservatório aberta por 3 miutos e depois fechei.
Quando o carro esquenta o nível sobe um pouco no reservátório... a termostática abre e ele baixa um pouquinho. Quando frio volta para o nível que eu tinha deixado.
Qual o macete pra tirar todas as bolhasde ar que tá saindo pelas mangueiras?
Fiz certo o procedimento de limpeza?
Obrigado galera!
[DÚVIDA] - AR NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
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Amigo,
Quando preciso sangrar o ar do sistema, faço da seguinte forma.
Deixo o motor trabalhando, com a tampa do reservatório de água no lugar, porém sem aperto. Daí, vou monitorando a temperatura no painel e acompanhando a subida do liquido, que tende a transbordar se você não estiver atento.
Normalmente, quando o motor começa a atingir a temperatura normal de trabalho, a VT se abre e a água começa a circular pelo sistema. Daí as bolhas de ar também se deslocam e tendem a subir. Como a tampa ainda não está fechada e o sistema sem pressão, o ar vai para o reservatório e sai. Aí, você reaperta a tampa e aguarde a ventoinha funcionar, pra ter certeza de que o motor não está aquecendo. Mas ATENÇÃO!!! RISCO GRANDE DE QUEIMADURAS!!!! caso você não consiga fechar o reservatório a tempo e o líquido transborde, NÃO TENTE FECHAR!!!! O correto e se afastar e desligar o carro. Espere sair o vapor, esfriar um pouco e só depois se aproxime. Caso precise completar o sistema, pode fazê-lo com o motor quente, desde que se vá completando devagar o sistema, com o motor trabalhando em marcha lenta. NÃO FAÇA ISSO COM O MOTOR PARADO, pois poderá danificar o motor por choque térmico.
Espero ter ajudado.
Quando preciso sangrar o ar do sistema, faço da seguinte forma.
Deixo o motor trabalhando, com a tampa do reservatório de água no lugar, porém sem aperto. Daí, vou monitorando a temperatura no painel e acompanhando a subida do liquido, que tende a transbordar se você não estiver atento.
Normalmente, quando o motor começa a atingir a temperatura normal de trabalho, a VT se abre e a água começa a circular pelo sistema. Daí as bolhas de ar também se deslocam e tendem a subir. Como a tampa ainda não está fechada e o sistema sem pressão, o ar vai para o reservatório e sai. Aí, você reaperta a tampa e aguarde a ventoinha funcionar, pra ter certeza de que o motor não está aquecendo. Mas ATENÇÃO!!! RISCO GRANDE DE QUEIMADURAS!!!! caso você não consiga fechar o reservatório a tempo e o líquido transborde, NÃO TENTE FECHAR!!!! O correto e se afastar e desligar o carro. Espere sair o vapor, esfriar um pouco e só depois se aproxime. Caso precise completar o sistema, pode fazê-lo com o motor quente, desde que se vá completando devagar o sistema, com o motor trabalhando em marcha lenta. NÃO FAÇA ISSO COM O MOTOR PARADO, pois poderá danificar o motor por choque térmico.
Espero ter ajudado.
- Adrianno Sakamoto
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