[DICAS & SOLUÇÕES] Problemas comuns em Corsas!

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: re

Mensagem por alcineu »

leonista escreveu:
alcineu escreveu:extranho isso era para ter referencia dela sim.
Veja se voce fez certo: deixou o motor aquecer bem, desconectou a sonda e mediu a tensao do conector dela para a carcaca ou bloco do motor?
Se nao der nada, pode troca-la sem medo de errar! O preco esta Excelente!
retorne...
Bom dia Alcineu, como está!?

Tenho novidades!!!

Final de semana acordei cedo para mexer no carro, resolvi tirar o conector da sonda lambda, ele estava completamente quebrado e nao dava contato o que fazia uma leitura incorreta da sonda, pois somente as vezes, com o balancar do carro, ele dava contato. Resolvi esse problema cortando o conector e fazendo uma imenda no fio, isolei bem e prendi para que nao balance.

Antes de colocar o carro para rodar, aproveitei e tambem troquei algumas mangueiras. A primeira foi a que sai da TBI e entra no sensor MAP, estava muito velha e acredito que ressecada. Depois troquei a mangueira que vai no redutor de pressão.

Não sei precisar qual era o problema, mas fazendo essas modificações o carro ficou muito bom, depois que aquece ele anda liso liso, parece até gasolina!!!!

Na estrada ele vai que vai, perfeito liso, eu piso e ele vai embora sem engasgar!!


Percebi algumas coisas depois dessa grande melhora:

- Com o carro aquecido, descendo uma ladeira com a segunda marcha engatada o carro fica dando uns soquinhos se eu acelero ele para.

- A tampa do oleo do carro está com uma camada um pouco branca, mas na vareta o oleo esta normal, ouvi dizer que é normal do carro a alcool, é mesmo?

- O carro demora muito para esquentar, algo em torno de 10 minutos, é normal?

- Com o carro parado, ao ligar a ventuinha para refrigerar, o carro quase morre. O giro cai e depois sobe.

Do resto estou muito contente e satisfeito muito obrigado pela grande ajudando que voce vem prestando a mim e a todos do forum CC!!!!
opaaa parabenz!

Essa do óleo não sei te responder se é normal, mas, estranho para mim...
Só acho estranho ao ligar o eltroventilador o motor ratear ou querer apagar vamos ver isso.

Alguem opina aI?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Bom dia,

Ontem recebi um novo chip a alcool do amigo Leonardo Secco da Racechips para corrigir uma diferenca. Ao ligar o carro quando esta muito frio o mesmo deveria acelerar sozinho até uma certa temperatura e depois desacelerar.

Pois bem, instalei o novo chip no carro e quando dei a primeira partida o chip acelerou um pouco e depois desacelerou.

Mas, apesar do primeiro ponto ja ser positivo veio um porem, o carro voltou a falhar.

Logo que coloquei o chip, esperei o carro esquentar e fui dar uma volta. Ele falhou muito, parecia um cavalo brabo.
Já na segunda volta o carro falhou menos,mas ainda falhava muito. O motor parecia embaralhar. E hoje pela manha, falhou muito menos do que ontem, mas ainda falha um pouco.

Minha pergunta é: A injeção eletronica é tao inteligente assim? Aos poucos ela vai reconhecendo o carro e deixando de falhar fazendo ele rodar liso?

Fico no aguardo

Abraco

Leonardo Nista


canal
:: Piquet ::
Mensagens: 311
Registrado em: Segunda-feira 14 2008f Janeiro 2008 01:56:46 PM
Localização: Bauru - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por canal »

Ola, gostaria se possivel que vc me tirasse uma duvida.

Seguinte tenho um sedan 1.6 00/01 aut. gasolina e coisa de 2 meses retirei o catalisador pq este quebrou.

Velas e bobina sao novas.

Bom faz uma semana que toda partida dada quando o carro esta frio ele parece carro a alcool, fica falhando, motor tremendo so que volta ao normal logo.

Minha duvida seria se isso esta acontecendo por ter sido retirado o catalisador?


Obrigado


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Opa Alcineu, quanto tempo!

Como vao as cosias!?
Estava viajando por esse dias e tive que me ausentar um pouco da minha pickup e do forum, mas ao retornar tive uma triste noticia, ela foi para a oficina pq a agua se misturou com o oleo, a sorte que eu tive é que parei a tempo, antes que pior acontecesse.

Agora meu carro esta aberto, o cabecote esta na retifica, estou trocando tudo por peças novas e originais.

- Valvula de escape
- Valvula de admissão
- Tucho de valvula (todos engripados)
- Valvula termostatica (eu jurava que meu carro tinha, mas alguma oficina me roubou, é mole?)
- Jg de junta do motor c/ retentor
- Jg de Vela
- Filtro de ar
- Filtro de oleo
- Oleo
- reservatorio de agua( esse nao tinha necessidade, mas estava todo manchado)

A valvula de escape ou adminissao quebrou, nao lembro qual foi, os tuchos estavam todos engripados, valvula termostatica nao tinha, roubaram em alguma oficina, mas ja que ia abrir o motor para fazer retifica, eu aproveitei que consigo preço bom nas peças, e vou trocar tudo.

Nao faz muito tempo, coisa de um ano, que fiz a aprte de cima e debaixo do motor e estourou de novo a parte de cima, como o ultimo mecanico estava mais pra açogueiro, resolvi nem ir atras dele, vou fazer com outra pessoa e com peças novas, coisa que nao sei se o acougueiro colocou.

Só espero que a parte de baixo nao de problemas.

Vou postando aqui quando ela voltar a andar!

Muito obrigado pela força e reza ai pra minha "veinha" sair de mais essa!

abraco

Leonardo Nista


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

KKass que zica, heim? Hum então estava explicdo a tampa do oleo do carro estar com uma camada um pouco branca...
Não esqueça de trocar esse sensor de temperatura da agua do motor se naõ fez ainda.

Pessoal fica o alerta: fiquem de olho nesse sensor de temperatura da agua do motor!
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

KKass que zica, heim? Hum então estava explicdo a tampa do oleo do carro estar com uma camada um pouco branca...
Não esqueça de trocar esse sensor de temperatura da agua do motor se naõ fez ainda.

Pessoal fica o alerta: fiquem de olho nesse sensor de temperatura da agua do motor!
Explicadissimo a camada branca na tampa do oleo.

O sensor de temperatura eu ja troquei assim que voce me deu essa dica, quando estavamos tentando descobrir o problema do meu carro MTEXXXX nao lembro o numero dele.

Peguei meu carro hoje, mas como vim direto para o servico, que fica do lado, nao pude testa-lo.

Uma coisa que pude perceber, e me chamou atencao, é que a temperatura entre 91 e 93 graus e antes ficam em 90 ou abaixo.

O fato de ficar abaixo de 90 é por nao ter a valvula termostatica antes e agora que tem ela mantem o motor nessa temperatura de 91 a 93?

Qual a temperatura correta que a pickup corsa 1.6 mpfi deve trabalhar?

Obrigado Alcineu!

abraco

Leonardo Nista


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Outra duvida, de manha ou a noite, quando o carro estiver frio, devo deixa-lo esquentar durante quanto tempo, em qual temperatura ja está bom para eu sair com o carro?

obrigado


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá leonista, há quanto tempo...
O código do sensor ai é o MTE4050 ou Iguaçu 801 para referencia...
Realmente a temperatura marcada ai no painel estava baixa devido a falta da válvula termostática.
Voce vai sentir uma grande melhora na perfomance do motor após ter colocado a válvula termostátiica, aditivo na água, sensor de temperatura novo, etc.

Como citamos em outro tópico, um preparador/reparador confirma de que esse motor trabalha com temperatura alta na casa dos 100°C. Não chega a ferver, leia isso...

Por que a água do radiador não ferve?

Se o motor trabalha numa temperatura próxima aos 100°C, por que a água do radiador não ferve?

O controle do ponto de ebulição da água sempre foi uma grande preocupação em relação aos motores arrefecidos à água. Basicamente, dois fatores são determinantes para manter a água no estado líquido: a presença de aditivos e a pressão interna do sistema.

O aditivo adicionado à água do radiador possui uma composição à base de um composto chamado etilenoglicol. Essa substância tem como função alterar os pontos de ebulição e congelamento da água. Logo, quando adicionamos o aditivo formamos uma mistura, conhecida como líquido de arrefecimento, cuja principal característica é possuir ponto de ebulição acima de 100°C e ponto de congelamento abaixo de 0°C.

Outro fator é a pressão, que possui grande influência sobre a mudança de estado físico de um líquido. Isso fica claro quando observamos que a água apenas ferve a 100°C estando ao nível do mar – ou seja, quando submetida a uma pressão de 1 atm. Com base nesse princípio físico, podemos concluir que quanto maior a pressão, maior será a temperatura de ebulição da água. Num automóvel, o sistema de arrefecimento é fechado e pressurizado. Nele, a pressão interna supera a pressão externa (atmosférica), fazendo com que a água não mude de estado físico.
Copyright (c)1997-2003, Jornal do Commercio-Recife-PE Brasil Sistema JC de Comunicação. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site para fins comerciais.

www.gasvirtual.com.br/Dicas%20do%20Site.htm

Volto a afirmar, não confiem nesse marcador de temperatura do painel, não marca o real.

Retorne ai como ficou o carango...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


leonista
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quarta-feira 22 2009f Abril 2009 04:34:59 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por leonista »

Alguma impressoes do primeiro dia com o carro pós oficina:

- Marcador de combustivel diz que tem 1/4 e quanto abastecia entrou quase 42 litros de alcool no tanque;
- Carro na com a frente para uma descida e com apenas 1/4 de alcool nao pega, tenho que deixar o carro nivelado(reto) para pegar.
- Carro parado o motor nao gira estavel, tem algumas quedas, bem leves, mas falha.
- Dificil de pegar de manha; Resolvido, valv solenoide entupida

Quando o carro esta parado e vou sair, a primeira marcha da uma falhada e depois fica normal nas outras marchas. Nao consigo sair de maneira tranquila, como um bom motorista. Tenho que ficar acelerando(subindo o giro do carro) para entao ele sair liso.
Do contrario ele engasga, pior ainda quando estou numa subida, alem de nao poder deixar o carro descer(prova de morro) tenho que eliminar a falha dele acelerando bem. (isso esta me deixando puto da vida, será que meu carro nunca vai andar redondo no alcool?)

Bom, é isso, do resto estou muito contente!!!

Valeu


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26814
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem cara de bomba isso, precisa ver como ta o copo da bomba, nem tanto o refil....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Matérias Técnicas”