[DÚVIDA] - Pq ventoinha do condensador não liga?
Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum
-
Bange
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Pô, cê já matou o problema então....é levar num especialista em AC e pedir pra trocar...
Lembro de que uma loja especializada, deve ter instrumental próprio para retirar o gás e o óleo, trocar a peça e repor o mesmo gás e óleo.
Creio que esses 4 fios são 2 do de duplo contato (alta e baixa) e 2 do de ciclagem (que acredito ser programado para uma pressão menor que a do de alta, ainda não entendi bem sua função...)
Lembro de que uma loja especializada, deve ter instrumental próprio para retirar o gás e o óleo, trocar a peça e repor o mesmo gás e óleo.
Creio que esses 4 fios são 2 do de duplo contato (alta e baixa) e 2 do de ciclagem (que acredito ser programado para uma pressão menor que a do de alta, ainda não entendi bem sua função...)
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Se não me engano, o pressostato é montado na linha com uma válvula igual aquelas de encher pneu. Então, é só desenroscar o pressostato velho e colocar o novo.
Dê preferência para uma peça original GM. Lembro-me que no Vectra de um amigo, colocaram o pressostato do Xsara. Encaixe idêntico, mas não funcionava igual ao do Vectra.
Dê preferência para uma peça original GM. Lembro-me que no Vectra de um amigo, colocaram o pressostato do Xsara. Encaixe idêntico, mas não funcionava igual ao do Vectra.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
Bange
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Legal, se confirmado isso o custo de serviço é zero... só não dá pra escapar da peça...
Nunes, deixa a gente informado OK?
Nunes, deixa a gente informado OK?
-
nunesclj
- :: Piquet ::
- Mensagens: 259
- Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
- Localização: Itapecerica da Serra - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Novo GM sem chance, cotei pelo numero original no peças on line e está custando mais de R$ 900,00, vou comprar paralelo mesmo, o pressostato é esse, :José Leal escreveu:Se não me engano, o pressostato é montado na linha com uma válvula igual aquelas de encher pneu. Então, é só desenroscar o pressostato velho e colocar o novo.
Dê preferência para uma peça original GM. Lembro-me que no Vectra de um amigo, colocaram o pressostato do Xsara. Encaixe idêntico, mas não funcionava igual ao do Vectra.

- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Qual que é o número da peça mesmo?
Procure no www.pecasonline.com.br . Talvez vc ache mais barato...
Procure no www.pecasonline.com.br . Talvez vc ache mais barato...
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
nunesclj
- :: Piquet ::
- Mensagens: 259
- Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
- Localização: Itapecerica da Serra - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Foi no peças on line que pesquisei, o numero da peça é 93286696, mas pesquisando novamente agora há pouco, acho que esse preço é do conjunto filtro secador+pressostato, essa semana eu ligo na auto peças aqui de SP que segundo o peças on line tem essa peça.José Leal escreveu:Qual que é o número da peça mesmo?
Procure no www.pecasonline.com.br . Talvez vc ache mais barato...
E deixo um alerta: NUNCA retirem o pressostato antes de tirar o gás, pois fiz isso agora há pouco e simplesmente o pressostato voou com tanta pressão que o gás mais o óleo fez ao sair do filtro secador (fui achar o pressostato meia hora depois dentro do parachoque) kk, agora obrigatoriamente vou ter que fazer outra carga de gás+óleo kkk
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Nunes, esse valor é realmente só o pressostato. O sistema do seu carro é Zexel, certo?
Quando falei que o pressostato tinha válvula igual de encher pneu, é naqueles sistemas onde a peça fica na linha do fluido e não no filtro secador.
Sugiro veementemente que vc enrosque novamente o pressostato. Se deixar aberto, mesmo que seja por poucas horas, o filtro secador vai absorver umidade de ar e saturar, perdendo a função. Só para reforçar essa sugestão, o conjunto pressostato + anel vedador + filtro secador custa mais de R1800,00!
Quando falei que o pressostato tinha válvula igual de encher pneu, é naqueles sistemas onde a peça fica na linha do fluido e não no filtro secador.
Sugiro veementemente que vc enrosque novamente o pressostato. Se deixar aberto, mesmo que seja por poucas horas, o filtro secador vai absorver umidade de ar e saturar, perdendo a função. Só para reforçar essa sugestão, o conjunto pressostato + anel vedador + filtro secador custa mais de R1800,00!
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
nunesclj
- :: Piquet ::
- Mensagens: 259
- Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
- Localização: Itapecerica da Serra - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
José, o sistema de A/C do meu Corsa é o Zexel sim, e assim que achei o pressostato recoloquei ele no lugar. Agora é comprar outro pressostato e dar outra carga de gás e óleo.
-
nunesclj
- :: Piquet ::
- Mensagens: 259
- Registrado em: Terça-feira 14 2013f Maio 2013 11:30:10 PM
- Localização: Itapecerica da Serra - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Ontem troquei o pressostato e dei uma carga de gás e óleo, só que agora acontece o seguinte: com o motor frio, quando se liga o ele gela normalmente Depois de um tempo a pressão sobe e o interruptor de ciclagem manda sinal para o acionamento da 2ª velocidade, ai eu tiro o sensor de temperatura para acionar a 2ª velocidade das ventoinhas (devem ter cortado o fio na gambiarra que fizeram, mas isso é fácil de se resolver), mas só que a pressão do gás não baixa e o pressostato corta o sinal para o compressor e depois de uns 5 seg o compressor volta a ligar e logo após desliga e esse ciclo se repete. Ontem no congestionamento e com a temperatura por volta de 30ºC, a válvula de segurança do compressor chegou a abrir para liberar a pressão excessiva do gás, mas ainda tem gás no sistema. Vou voltar na loja em que fizeram o serviço, mas gostaria de saber o que pode estar acontecendo...
-
Bange
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Nunes,
Não tenho dados e nem experiência de AC pra te dar uma certeza, mas podemos teorizar...
Primeiro é a confirmação de que a quantidade de gás/óleo, está dento do especificado pelo fabricante. Se sim, podemos prosseguir...
Colocando valores, apenas para entendimento OK?
O pressostato duplo identifica a mínima e a máxima pressão para garantir o bom funcionamento do sistema...sem isso ele nem permite que o AC ligue certo?
Supondo a mínima em 10PSI e a máxima em 50PSI, o de ciclagem deve ficar em 40PSI, e quando ele for acionado, a temperatura do motor NÃO pode estar muito alta, caso contrário a temperatura causará maior elevação da pressão a ponto de chegar aos 50PSI, fazendo com que o compressor desarme...
Dentro desse cenário, com que temperatura do motor, o de ciclagem está ligando?
Com que temperatura do motor o de alta (50PSI) está desarmando?
Não conheço essa válvula de alívio da pressão do gás, mas se ela existe e foi acionada, alguma coisa deixou de atuar, pois ela é a segurança limite para não deixar o sistema estourar...concorda?
Vc. já fez o teste do bloqueio do vento dos ventiladores para confirmar quais as temperaturas de acionamento das ventoinhas para as duas velocidade? Que valores obteve?
Não tenho dados e nem experiência de AC pra te dar uma certeza, mas podemos teorizar...
Primeiro é a confirmação de que a quantidade de gás/óleo, está dento do especificado pelo fabricante. Se sim, podemos prosseguir...
Colocando valores, apenas para entendimento OK?
O pressostato duplo identifica a mínima e a máxima pressão para garantir o bom funcionamento do sistema...sem isso ele nem permite que o AC ligue certo?
Supondo a mínima em 10PSI e a máxima em 50PSI, o de ciclagem deve ficar em 40PSI, e quando ele for acionado, a temperatura do motor NÃO pode estar muito alta, caso contrário a temperatura causará maior elevação da pressão a ponto de chegar aos 50PSI, fazendo com que o compressor desarme...
Dentro desse cenário, com que temperatura do motor, o de ciclagem está ligando?
Com que temperatura do motor o de alta (50PSI) está desarmando?
Não conheço essa válvula de alívio da pressão do gás, mas se ela existe e foi acionada, alguma coisa deixou de atuar, pois ela é a segurança limite para não deixar o sistema estourar...concorda?
Vc. já fez o teste do bloqueio do vento dos ventiladores para confirmar quais as temperaturas de acionamento das ventoinhas para as duas velocidade? Que valores obteve?
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 2748 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 10 Respostas
- 10010 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 1 Respostas
- 3843 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 3 Respostas
- 6302 Exibições
-
Última mensagem por Luedir
-
- 4 Respostas
- 5603 Exibições
-
Última mensagem por crisnich1
-
- 5 Respostas
- 6161 Exibições
-
Última mensagem por CaioVnr
-
- 0 Respostas
- 847 Exibições
-
Última mensagem por Thall1z
-
- 4 Respostas
- 7526 Exibições
-
Última mensagem por CORSAmanco
-
- 1 Respostas
- 7935 Exibições
-
Última mensagem por Victor Papa
-
- 1 Respostas
- 6231 Exibições
-
Última mensagem por Bange