[DÚVIDA] - Pq ventoinha do condensador não liga?

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Bange
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Mensagem por Bange »

Pô, cê já matou o problema então....é levar num especialista em AC e pedir pra trocar...

Lembro de que uma loja especializada, deve ter instrumental próprio para retirar o gás e o óleo, trocar a peça e repor o mesmo gás e óleo.

Creio que esses 4 fios são 2 do de duplo contato (alta e baixa) e 2 do de ciclagem (que acredito ser programado para uma pressão menor que a do de alta, ainda não entendi bem sua função...)
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Se não me engano, o pressostato é montado na linha com uma válvula igual aquelas de encher pneu. Então, é só desenroscar o pressostato velho e colocar o novo.

Dê preferência para uma peça original GM. Lembro-me que no Vectra de um amigo, colocaram o pressostato do Xsara. Encaixe idêntico, mas não funcionava igual ao do Vectra.
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Bange
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Mensagem por Bange »

Legal, se confirmado isso o custo de serviço é zero... só não dá pra escapar da peça...

Nunes, deixa a gente informado OK?
nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

José Leal escreveu:Se não me engano, o pressostato é montado na linha com uma válvula igual aquelas de encher pneu. Então, é só desenroscar o pressostato velho e colocar o novo.

Dê preferência para uma peça original GM. Lembro-me que no Vectra de um amigo, colocaram o pressostato do Xsara. Encaixe idêntico, mas não funcionava igual ao do Vectra.
Novo GM sem chance, cotei pelo numero original no peças on line e está custando mais de R$ 900,00, vou comprar paralelo mesmo, o pressostato é esse, :


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Qual que é o número da peça mesmo?

Procure no www.pecasonline.com.br . Talvez vc ache mais barato...
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Mensagem por nunesclj »

José Leal escreveu:Qual que é o número da peça mesmo?

Procure no www.pecasonline.com.br . Talvez vc ache mais barato...
Foi no peças on line que pesquisei, o numero da peça é 93286696, mas pesquisando novamente agora há pouco, acho que esse preço é do conjunto filtro secador+pressostato, essa semana eu ligo na auto peças aqui de SP que segundo o peças on line tem essa peça.

E deixo um alerta: NUNCA retirem o pressostato antes de tirar o gás, pois fiz isso agora há pouco e simplesmente o pressostato voou com tanta pressão que o gás mais o óleo fez ao sair do filtro secador (fui achar o pressostato meia hora depois dentro do parachoque) kk, agora obrigatoriamente vou ter que fazer outra carga de gás+óleo kkk
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Nunes, esse valor é realmente só o pressostato. O sistema do seu carro é Zexel, certo?

Quando falei que o pressostato tinha válvula igual de encher pneu, é naqueles sistemas onde a peça fica na linha do fluido e não no filtro secador.

Sugiro veementemente que vc enrosque novamente o pressostato. Se deixar aberto, mesmo que seja por poucas horas, o filtro secador vai absorver umidade de ar e saturar, perdendo a função. Só para reforçar essa sugestão, o conjunto pressostato + anel vedador + filtro secador custa mais de R1800,00!
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Mensagem por nunesclj »

José, o sistema de A/C do meu Corsa é o Zexel sim, e assim que achei o pressostato recoloquei ele no lugar. Agora é comprar outro pressostato e dar outra carga de gás e óleo.
nunesclj
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Mensagem por nunesclj »

Ontem troquei o pressostato e dei uma carga de gás e óleo, só que agora acontece o seguinte: com o motor frio, quando se liga o ele gela normalmente Depois de um tempo a pressão sobe e o interruptor de ciclagem manda sinal para o acionamento da 2ª velocidade, ai eu tiro o sensor de temperatura para acionar a 2ª velocidade das ventoinhas (devem ter cortado o fio na gambiarra que fizeram, mas isso é fácil de se resolver), mas só que a pressão do gás não baixa e o pressostato corta o sinal para o compressor e depois de uns 5 seg o compressor volta a ligar e logo após desliga e esse ciclo se repete. Ontem no congestionamento e com a temperatura por volta de 30ºC, a válvula de segurança do compressor chegou a abrir para liberar a pressão excessiva do gás, mas ainda tem gás no sistema. Vou voltar na loja em que fizeram o serviço, mas gostaria de saber o que pode estar acontecendo...
Bange
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Mensagem por Bange »

Nunes,

Não tenho dados e nem experiência de AC pra te dar uma certeza, mas podemos teorizar...

Primeiro é a confirmação de que a quantidade de gás/óleo, está dento do especificado pelo fabricante. Se sim, podemos prosseguir...

Colocando valores, apenas para entendimento OK?

O pressostato duplo identifica a mínima e a máxima pressão para garantir o bom funcionamento do sistema...sem isso ele nem permite que o AC ligue certo?
Supondo a mínima em 10PSI e a máxima em 50PSI, o de ciclagem deve ficar em 40PSI, e quando ele for acionado, a temperatura do motor NÃO pode estar muito alta, caso contrário a temperatura causará maior elevação da pressão a ponto de chegar aos 50PSI, fazendo com que o compressor desarme...

Dentro desse cenário, com que temperatura do motor, o de ciclagem está ligando?
Com que temperatura do motor o de alta (50PSI) está desarmando?

Não conheço essa válvula de alívio da pressão do gás, mas se ela existe e foi acionada, alguma coisa deixou de atuar, pois ela é a segurança limite para não deixar o sistema estourar...concorda?

Vc. já fez o teste do bloqueio do vento dos ventiladores para confirmar quais as temperaturas de acionamento das ventoinhas para as duas velocidade? Que valores obteve?
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