[DÚVIDA] - Pq ventoinha do condensador não liga?
Moderadores: José Leal, sousaman, Bange, leonardo, Organizadores do Fórum
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IgorCorrea
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claudioasb
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Bom dia José Leal
Tenho um corsa GSi 95 e o ex dono dele já tinha me avisado desse problema, o aquecimento do relé amarelo do eletro ventilador (que fica em cima do porta luvas) o que ele fez da última vez foi soldar uma das pernas do relé por achar q a vibração do carro fazia aquecer a peça, mas continua com o problema. O relé arma e desarma mas não liga o eletro ventilador e o mesmo está um pouco preto na parte de dentro e com cheiro forte de queimado. alguém teria alguma dica para eu resolver de vez esse problema?
Tenho um corsa GSi 95 e o ex dono dele já tinha me avisado desse problema, o aquecimento do relé amarelo do eletro ventilador (que fica em cima do porta luvas) o que ele fez da última vez foi soldar uma das pernas do relé por achar q a vibração do carro fazia aquecer a peça, mas continua com o problema. O relé arma e desarma mas não liga o eletro ventilador e o mesmo está um pouco preto na parte de dentro e com cheiro forte de queimado. alguém teria alguma dica para eu resolver de vez esse problema?
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nunesclj
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Aproveitando o tópico: hoje o ar parou de funcionar de repente, o compressor desarmou e não armou mais, e pelo que eu pude perceber pelo esquema elétrico do A/C, já que quando aciono o botão do ar a rotação do motor aumenta, as ventoinha passam a funcionar na 1ª velocidade e o ventilador interno liga, o problema pode estar no compressor, fiação ou relê de plena carga (espero que seja na fiação ou relê, pois se o problema for no compressor ai a coisa vai ficar feia, já que ele é o "bendito" Zexel). Pergunto: o relê de plena carga fica acima da caixa de fusíveis, não?
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nunesclj
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Bange, o relê de plena carga fica mesmo acima da caixa de fusíveis, é o primeiro relê da primeira fileira. E hoje, após verificar que os relês estavam OK, fui verificar o pressostato e é lá que está o problema: chega 12V em dois fios após ligar puxar o interruptor do ar, mas só que não está indo 12V para o compressor, mas ao retirar o plug e fazer uma ligação direta o compressor arma (para a minha alegria
), ou é falta de gás ou pressostato defeituoso. Vou levar numa casa de A/C para verificar o que é realmente, mas só de saber que o problema não é o compressor já estou aliviado.....
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Bange
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Seu pressostato é o de 4 fios? Dá pra dar um curto e em pouco tempo verificar se gela... se gelar, é ele...
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Bange
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Seu pressostato é o de 4 fios? Dá pra dar um curto e em pouco tempo verificar se gela... se gelar, é ele...
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Bange
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Seu pressostato é o de 4 fios? Dá pra dar um curto e em pouco tempo verificar se gela... se gelar, é ele...
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nunesclj
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Sim é o de 4 fios, é esse da foto:Bange escreveu:Seu pressostato é o de 4 fios? Dá pra dar um curto e em pouco tempo verificar se gela... se gelar, é ele...

Vou explicar o que está ocorrendo, agora com os fios marcados:

Ao puxar o botão do A/C, a marcha lenta é corrigida, as ventoinhas entram em ação na 1ª velocidade, e os fios 1 e 4 do pressostato recebem 12V, mas o fio responsável pelo compressor, que é o 2, não é energizado. Mas quando eu ligo o fio 1 ou 4 ao fio 2, o compressor arma e o ar começa a gelar.
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