[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
-
- :: Wind ::
- https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
aí galera, sei que o topico ja esta antigo, mas vou dar meu padecer sobre o que fiz no veiculo sobre o consumo
quando peguei meu corsa 1.4 econoflex, sedan e completo ele estava fazendo 200km com um 1 tanque na cidade de etanol andando de boa na maciota... deu media inferior a 5.
fui mexendo aos poucos.
1º VELAS NGK
2º CABOS NOVOS (MARCA PARALELA, PORÉM NOVA)
3º SONDA LAMBDA (A ANTIGA ESTA OXIDADA)
4º LIMPEZA NOS BICOS
5º LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO POIS HAVIA ERROS
a media melhorou, foi para casa dos 7,
porém agora deu problema no Catalisador e a media voltou pra casa dos 5 e o desempenho pior que 1.0,, mas é isso, a principio estas 5 coisas que fiz melhorou significativamente até o andar do veiculo, tem mais algumas coisas também que influenciam
BOBINA RUIM, BOMBA DE COMBUSTIVEL INDO PRO QUIABO
VAZAMENTOS, CORPO BORBOLETA DO TBI COM FOLGA
E TAMBÉM A MANEIRA DE DIRIGIR, tem muitos "espertinhos" que abre o sinaleiro eles ja saem com giro la em cima, e anda uma quadra freia tudo de novo, daqui a pouco não adianta ter peças todas novas e o motorista não se conscientizar.
Abraço a todos
quando peguei meu corsa 1.4 econoflex, sedan e completo ele estava fazendo 200km com um 1 tanque na cidade de etanol andando de boa na maciota... deu media inferior a 5.
fui mexendo aos poucos.
1º VELAS NGK
2º CABOS NOVOS (MARCA PARALELA, PORÉM NOVA)
3º SONDA LAMBDA (A ANTIGA ESTA OXIDADA)
4º LIMPEZA NOS BICOS
5º LIMPEZA NO SISTEMA DE INJEÇÃO POIS HAVIA ERROS
a media melhorou, foi para casa dos 7,
porém agora deu problema no Catalisador e a media voltou pra casa dos 5 e o desempenho pior que 1.0,, mas é isso, a principio estas 5 coisas que fiz melhorou significativamente até o andar do veiculo, tem mais algumas coisas também que influenciam
BOBINA RUIM, BOMBA DE COMBUSTIVEL INDO PRO QUIABO
VAZAMENTOS, CORPO BORBOLETA DO TBI COM FOLGA
E TAMBÉM A MANEIRA DE DIRIGIR, tem muitos "espertinhos" que abre o sinaleiro eles ja saem com giro la em cima, e anda uma quadra freia tudo de novo, daqui a pouco não adianta ter peças todas novas e o motorista não se conscientizar.
Abraço a todos
CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 2008/09
-
Meu Corsa Hatch Premium 1.4 2009 com 23 mil km esta fazendo média de 9/10 km/l, e o tanque dele cabem 47,5lts segundo o manual, acho muito pouco pro peso do carro, sendo que foi andando na maciota.
Outro problema é que o carro quando chega a 300 km rodados, está em 1/2 tanque, mas nao chega a fazer 600 com o tanque todo, proximo aos 450 km ja ascende a reserva, e daí pro fim não sei quantos litros se mantem no tanque.
Ja troquei o escapamento, velas, cabos, fiz limpezas nos bicos e radiador com troca do liquido, e ainda coloquei o filtro InFlow, mesmo assim a média não passa de 10 km/l.
Nesta minha última média foi quase 100% do tempo com ar ligado e fiz trechos de 100 km rodando a 80~120 km/h
Única explicação que acredito fazer sentido é do carro não estar ainda amaciado, pois era de uma mulher que rodava pouco, 2009 com 23 mil rodados...
Outro problema é que o carro quando chega a 300 km rodados, está em 1/2 tanque, mas nao chega a fazer 600 com o tanque todo, proximo aos 450 km ja ascende a reserva, e daí pro fim não sei quantos litros se mantem no tanque.
Ja troquei o escapamento, velas, cabos, fiz limpezas nos bicos e radiador com troca do liquido, e ainda coloquei o filtro InFlow, mesmo assim a média não passa de 10 km/l.
Nesta minha última média foi quase 100% do tempo com ar ligado e fiz trechos de 100 km rodando a 80~120 km/h
Única explicação que acredito fazer sentido é do carro não estar ainda amaciado, pois era de uma mulher que rodava pouco, 2009 com 23 mil rodados...
-
esta abastecido no etanol ou gasolina ?leandromaus escreveu:Meu Corsa Hatch Premium 1.4 2009 com 23 mil km esta fazendo média de 9/10 km/l, e o tanque dele cabem 47,5lts segundo o manual, acho muito pouco pro peso do carro, sendo que foi andando na maciota.
na verdade o ponteiro não serve como base de KM , apenas pra dizer quando esta na reserva tem que abastecer... no meu é a mesma coisa e acredito que a de quase todos
no meu eu ando no etanol uns 200 km e o ponteiro quase cheio, depois ele desaba...
tem que ver mais o jeito de dirigir, na descida as vezes tirar o pé, não acelerar na hora errada, ou levar num scanner, e testar
abraços
CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 2008/09
-
- :: Moderador ::
tanque nao é uniforme como uma caixa dagua, se a parte de baixo tem imperfeicoes q a deixam menor, o meio do tanque pra boia vai ser no meio, mas nao quer dizer q seja a metade do combustivel.... tipo um V o meio dele seria na metade obvio, mas o q tem da metade pra baixo, nao é nem a metade do q tem da metade pra cima...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Pelo manual são 44 litros sendo 5 reserva. Como ninguém abastece com tanque 100% zerado, tem que dar sempre menos de 44 litros, troca o posto aí que estão te logrando. Ou abasteça só até o automático pra não estragar o canister.leandromaus escreveu:Meu Corsa Hatch Premium 1.4 2009 com 23 mil km esta fazendo média de 9/10 km/l, e o tanque dele cabem 47,5lts segundo o manual, acho muito pouco pro peso do carro, sendo que foi andando na maciota.
http://www.chevrolet.com.br/content/dam ... a_2009.pdf
Filtro esportivo tende a gastar mais combustível, você acelera, quer a potência, o filtro deixa entrar mais ar.... a central vai lá e larga gasola no bico pra não dar mistura pobre.Veja, não é o filtro que faz gastar. Mas isso é teórico já que não acredito em filtro esportivo com essa injeção e se funciona seria desprezível. Já caí nessa com um Classic quando era mais novo, fiz o maior alarde e no dinamômetro quebrei a cara, coisas de peá... kkk.
Tem uma matéria que corre na internet sobre velocidade e consumo. Parece que acima de 100 km/h o aumento de consumo é exponencial, tipo 120 km/h gasta 25% a mais de combustível do que a 90 km/h, algo perto disso, de cabeça não guardei mas era bem drástico e variava conforme o coeficiente de atrito de cada carro, as fichas técnicas citam esse coeficiente.
E tem o pé. Você pode rodar a 90 km/h e outra pessoa também e ter consumos diferentes dependendo apenas da forma que chegaram aos mesmos 90.
Suspensão desalinhada consome mais.
Pneus ressecados (5 anos de uso) também.
Mas veja a questão do tanque... Se dá reserva no painel e você coloca 47 litros no tanque devia ter 4 ou 5... são mais de 50 litros onde devia ter 44 apenas. Isso ferra suas contas e a média fica péssima mesmo.
-
Então... isso é o que consta no manual. E acredito ser verdade, já andei na reserva uma ou outra vez e nunca abastece mais do que 42,bolinha. Quando ocorreu mudei de posto, colocaram 45 litros.
Mas é bem difícil eu ficar andando na reserva pra ficar testando isso. Mais em volta de viagem, tanque vazio e estico até próximo de casa pra colocar num posto de confiança.
Mas é bem difícil eu ficar andando na reserva pra ficar testando isso. Mais em volta de viagem, tanque vazio e estico até próximo de casa pra colocar num posto de confiança.
-
A média eu faço assim: Completo o tanque, ando, reabasteço. Divido o que andei, pela quantidade de litros que reabateci.awaked escreveu:Pelo manual são 44 litros sendo 5 reserva. Como ninguém abastece com tanque 100% zerado, tem que dar sempre menos de 44 litros, troca o posto aí que estão te logrando. Ou abasteça só até o automático pra não estragar o canister.leandromaus escreveu:Meu Corsa Hatch Premium 1.4 2009 com 23 mil km esta fazendo média de 9/10 km/l, e o tanque dele cabem 47,5lts segundo o manual, acho muito pouco pro peso do carro, sendo que foi andando na maciota.
http://www.chevrolet.com.br/content/dam ... a_2009.pdf
Filtro esportivo tende a gastar mais combustível, você acelera, quer a potência, o filtro deixa entrar mais ar.... a central vai lá e larga gasola no bico pra não dar mistura pobre.Veja, não é o filtro que faz gastar. Mas isso é teórico já que não acredito em filtro esportivo com essa injeção e se funciona seria desprezível. Já caí nessa com um Classic quando era mais novo, fiz o maior alarde e no dinamômetro quebrei a cara, coisas de peá... kkk.
Tem uma matéria que corre na internet sobre velocidade e consumo. Parece que acima de 100 km/h o aumento de consumo é exponencial, tipo 120 km/h gasta 25% a mais de combustível do que a 90 km/h, algo perto disso, de cabeça não guardei mas era bem drástico e variava conforme o coeficiente de atrito de cada carro, as fichas técnicas citam esse coeficiente.
E tem o pé. Você pode rodar a 90 km/h e outra pessoa também e ter consumos diferentes dependendo apenas da forma que chegaram aos mesmos 90.
Suspensão desalinhada consome mais.
Pneus ressecados (5 anos de uso) também.
Mas veja a questão do tanque... Se dá reserva no painel e você coloca 47 litros no tanque devia ter 4 ou 5... são mais de 50 litros onde devia ter 44 apenas. Isso ferra suas contas e a média fica péssima mesmo.
O que identifiquei no manual foi:
Recomendamos o uso de um frasco do aditivo Flexpower ACDelco (frasco cinza), a cada 4 tanques completos ou 200 L de combustível
Então deduzo que o tanque tenha 50 litros sim, porém em outro manual que veio com ele, mostra o valor de 47,5 lts, pode ser um valor com margem de segurança dizendo que 2,5 litros seriam reserva.
Quanto ao filtro, ele não é esportivo, é de alta performance, se quiser pesquise no site do fabricante, já tive em outros carros e afirmo que melhorou sim o consumo, não faz milagre, mas melhora, nota-se o motor trabalhando muito mais estavel em marcha lenta.
Como eu disse, mesmo realizando todas essas trocas, não tive melhoras na média.
Quanto a pneus e suspensão já verifiquei tudo, o carro é alinhadissimo, pneus são originais, mas não estão ressecados.
Irei ao litoral novamente neste final de semana, vou completar com etanol e irei com ar ligado até lá, vou rodar uns 80km na BR470, ao chegar irei abastecer e irei tirar a media dele na estrada no etanol, na volta faço a média dele na cidade com etanol também.
Abraços
-
-
leandromaus, não sei de onde tem esses manuais, mas estão equivocados.
Eu postei o link acima do manual correto do seu carro.
Você faz a média da forma correta, mas como o posto está te empurrando gasolina que não cabe a média fica errada e pra pior.
Faz a conta aí... 520 km rodados / 42 litros abastecidos = 12,4 km/l
Agora... 520 km rodados / 47,5 litros abastecidos = 10,9 km/l
Olha a diferença.
E cara, tem MUITO posto fazendo isso. Pra faturar mais.
Ou seu carro já levou um belo de arregaço por baixo e trocaram o taque por um de modelo errado.
Eu postei o link acima do manual correto do seu carro.
Você faz a média da forma correta, mas como o posto está te empurrando gasolina que não cabe a média fica errada e pra pior.
Faz a conta aí... 520 km rodados / 42 litros abastecidos = 12,4 km/l
Agora... 520 km rodados / 47,5 litros abastecidos = 10,9 km/l
Olha a diferença.
E cara, tem MUITO posto fazendo isso. Pra faturar mais.
Ou seu carro já levou um belo de arregaço por baixo e trocaram o taque por um de modelo errado.
-