[DÚVIDA] - Sonda Lambda
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mas é pura safadeza de mecanico mesmo....fabio_pvai escreveu:Gostei do video....o canal tem bastante coisa boa.
Um negocio tao simples de testar e certos mecanicos gostam de tirar um extra nas costas de quem nao sabe.....show.
esse teste com multimetro é pra qq um fazer em casa com um multimetro....
qnd mecanico poe o scaner pra dar uma olhada em como a injecao ta trabalhando tem a leitura da sonda la.....
ai o mexanico comeca troca isso, troca akilo até acertar onde realmente era o problema...
Rua não é disputa, é convivência.
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Olha ai mais um vídeo legalzinho sobre sonda lambda.
http://www.youtube.com/watch?v=qBGHII9YIVg
Pra quem não sabe o que é sonda lambda e como funciona vale a pena dar uma olhada no vídeo. Tem outros que também são bons, é só pesquisar.
Abraços pra galera!
http://www.youtube.com/watch?v=qBGHII9YIVg
Pra quem não sabe o que é sonda lambda e como funciona vale a pena dar uma olhada no vídeo. Tem outros que também são bons, é só pesquisar.
Abraços pra galera!
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Amigos eu troquei a sonda lambda do meu corsa, fiz o teste do multimetro com a sonda antiga e ele não dava nenhum sinal, dai comprei outra sonda e coloquei, no teste da sonda nova o resultado fica oscilando apenas acima dos 500, como foi falado no video do inicio do topico, " se ficar oscilando abaixo dos 500 é mistura pobre, e se ficar oscilando acima dos 500 é mistura rica".
Como no meu corsa deu oscilação acima dos 500 gostaria de saber dos amigos se eu preciso fazer alguma regulagem em algum lugar para normalizar isso. obrigado espero que eu tenha me expressado bem.
Como no meu corsa deu oscilação acima dos 500 gostaria de saber dos amigos se eu preciso fazer alguma regulagem em algum lugar para normalizar isso. obrigado espero que eu tenha me expressado bem.
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Dr.Corsa, a sonda somente passa o sinal para a central do carro da quantidade de oxigênio presente nos gases do escapamento, cabe a central receber estes dados da sonda lambda e junto com mais alguns outros dados como por exemplo rotação do motor e temperatura, alterar a quantidade de combustível a ser injetado.
Supondo-se que a sonda do seu corsa esteja funcionando corretamente, ela esta passando para a central que tem pouco oxigênio na mistura (mistura rica de combustível), por tanto a central deveria pedir para injetar menos combustível, se isso não esta acontecendo é porque o sinal da sonda pode não estar chegando corretamente para a central ou outro componente pode estar com problema.
Agora se o sinal da sonda não estiver correto a central vai receber o sinal e pedir para injetar menos combustível no motor e o mesmo ficaria com mais oxigênio do que combustível, podendo causar sérios danos ao seu motor.
Não sei como poderia ser resolvido seu problema, talvez um bom mecânico mesmo né, vamos ver o que a galera mais experiente diz.
Quando fiz o teste em meu carro deu mistura pobre (abaixo dos 500), até mesmo acelerando o carro a sonda dizia que a mistura estava pobre, isso quer dizer que a central recebia a sinal e pedia para injetar mais combustível, mas como o problema era na sonda, ela nunca ia dar um feedback que a mistura já estava boa, por isso meu corsa consumia muito combustível e saia um cheiro forte de gasolina pelo escapamento. Pude verificar que trocando a sonda o sinal ficava oscilando e o cheiro forte de gasolina passou.
Abraços!
Supondo-se que a sonda do seu corsa esteja funcionando corretamente, ela esta passando para a central que tem pouco oxigênio na mistura (mistura rica de combustível), por tanto a central deveria pedir para injetar menos combustível, se isso não esta acontecendo é porque o sinal da sonda pode não estar chegando corretamente para a central ou outro componente pode estar com problema.
Agora se o sinal da sonda não estiver correto a central vai receber o sinal e pedir para injetar menos combustível no motor e o mesmo ficaria com mais oxigênio do que combustível, podendo causar sérios danos ao seu motor.
Não sei como poderia ser resolvido seu problema, talvez um bom mecânico mesmo né, vamos ver o que a galera mais experiente diz.
Quando fiz o teste em meu carro deu mistura pobre (abaixo dos 500), até mesmo acelerando o carro a sonda dizia que a mistura estava pobre, isso quer dizer que a central recebia a sinal e pedia para injetar mais combustível, mas como o problema era na sonda, ela nunca ia dar um feedback que a mistura já estava boa, por isso meu corsa consumia muito combustível e saia um cheiro forte de gasolina pelo escapamento. Pude verificar que trocando a sonda o sinal ficava oscilando e o cheiro forte de gasolina passou.
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é pq na verdade o carro é o conjunto.....
nao basta os sensores estarem 100% se as partes mecanicas nao correspondem, pq nunca vai haver um equilibrio.....
se bobina, cabo, velas ou bicos estiverem qq coisa de anormal, ja vai jogar a culpa de tudo sobre a sonda, alem de outros sensores q podem causar isso, mas pensando nos sensores todos 100% basta qq um dos 4 ali de cima, ou varios pra ja causar o problema sem fim da coitada da sonda....
por isso nao da pra simplesmente fazer o teste do lampejo ou passar no scaner e acusar qq anomalia desse tipo e condenar de cara a sonda......`
a sonda pode estar perfeita, mas se os bicos estao entupidos e nao passa o combustivel q deveria vai dar mistura pobre, a central vai cada vez mais elevando o TI até q pode ou nao chegar a uma mistura ideal sobrecarregando os bicos, mas em alta nao vai ter como subir o TI ja q muitas vezes ele chega acima dos 85% em condicoes normais....so q de tao entupidos ja estao trabalhando em 85% em medias rotacoes....
fora a pulverizacao do combustivel q fica comprometida com qq obstrucao na passagem do bico....ou pior ainda, a bomba trabalhando sem pressao/vazao vai causar algo parecido....vai trocar 50 sondas até alguem pensar em verificar a bomba q ta tao longe do motor, mas ta causando o problema....
tem mais, acima de 70% do curso do acelerador, a central passa a ignorar a sonda pra fazer a correcao da mistura tmb.....
mas se o carro nao tiver mais nada de anormal, é apenas questao de tempo pra central ir acertando todos os parametros e voltar a trabalhar o mais proximo do ideal...
nao basta os sensores estarem 100% se as partes mecanicas nao correspondem, pq nunca vai haver um equilibrio.....
se bobina, cabo, velas ou bicos estiverem qq coisa de anormal, ja vai jogar a culpa de tudo sobre a sonda, alem de outros sensores q podem causar isso, mas pensando nos sensores todos 100% basta qq um dos 4 ali de cima, ou varios pra ja causar o problema sem fim da coitada da sonda....
por isso nao da pra simplesmente fazer o teste do lampejo ou passar no scaner e acusar qq anomalia desse tipo e condenar de cara a sonda......`
a sonda pode estar perfeita, mas se os bicos estao entupidos e nao passa o combustivel q deveria vai dar mistura pobre, a central vai cada vez mais elevando o TI até q pode ou nao chegar a uma mistura ideal sobrecarregando os bicos, mas em alta nao vai ter como subir o TI ja q muitas vezes ele chega acima dos 85% em condicoes normais....so q de tao entupidos ja estao trabalhando em 85% em medias rotacoes....
fora a pulverizacao do combustivel q fica comprometida com qq obstrucao na passagem do bico....ou pior ainda, a bomba trabalhando sem pressao/vazao vai causar algo parecido....vai trocar 50 sondas até alguem pensar em verificar a bomba q ta tao longe do motor, mas ta causando o problema....
tem mais, acima de 70% do curso do acelerador, a central passa a ignorar a sonda pra fazer a correcao da mistura tmb.....
mas se o carro nao tiver mais nada de anormal, é apenas questao de tempo pra central ir acertando todos os parametros e voltar a trabalhar o mais proximo do ideal...
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Farleytufao, Eu estava com o mesmo problema! a solução foi instalar mais uma sonda... sendo 1 para o módulo e outra para o hallmeter, ambas 4 fios.
Corsa Wind 1.8 Turbo Forjado 300cv
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