[DÚVIDA] - Como melhorar o desempenho do motor 1.0?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
marcelmm
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marcelmm »

por experiência própria, leva seu bloco na retífica, SE POSSÍVEL, juntamente com pistão do 1.4 e do 1.6.
Do contrário leve apenas o bloco e veja o quanto que dá pra abrir (se da pra fazer 1.4, 1.6 ou 1.8 - pergunte, às vezes...). Eu não conheço o bloco do 1.0, mas ouvi comentários de que a parede dele é mais grosso, etc...
Algum desses pistões da pra vc colocar. Daí vc ja manda fazer uma preparação básica pra aspirado no seu cabeçote (polir dutos, angular guia e sede de válvula, rebaixar - se for o caso).
Mas antes de tudo, converse com o seu mecânico - de preferência algum mecânico que entenda de preparação , pois para melhores resultados vai ter que alterar a alimentação (mais combustível).
Um exemplo prático, dê uma lida no meu post: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=60118
Tô a disposição pra ajudar.
Boa sorte. Abraço.
"Vem forte, pra perder de pouco!"
Imagem
marcelmm
:: Wind ::

Mensagem por marcelmm »

marcelmm escreveu:por experiência própria, leva seu bloco na retífica, SE POSSÍVEL, juntamente com pistão do 1.4 e do 1.6.
Do contrário leve apenas o bloco e veja o quanto que dá pra abrir (se da pra fazer 1.4, 1.6 ou 1.8 - pergunte, às vezes...). Eu não conheço o bloco do 1.0, mas ouvi comentários de que a parede dele é mais grosso, etc...
Algum desses pistões da pra vc colocar. Daí vc ja manda fazer uma preparação básica pra aspirado no seu cabeçote (polir dutos, angular guia e sede de válvula, rebaixar - se for o caso).
Mas antes de tudo, converse com o seu mecânico - de preferência algum mecânico que entenda de preparação , pois para melhores resultados vai ter que alterar a alimentação (mais combustível).
Um exemplo prático, dê uma lida no meu post: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=60118
Tô a disposição pra ajudar.
Boa sorte. Abraço.
OBS.: Pra efetivamente "transformar" pra 1.4 ou 1.6 ou 1.8, necessário ver o CURSO do virabrequim. Para isso tem que medir também a altura do bloco (quanto de bloco vai sobrar na subida dos pistões).
"Vem forte, pra perder de pouco!"
Imagem
SemControle
:: Moderador ::

Re: sobre o turbo

Mensagem por SemControle »

ewerton espindola escreveu:E ai sem controle beleza . Te agradeço mais uma vez pela força!!!!
No caso do turbo quais modificações serão necessárias na suspenção (molas e amortecedores do 1.6?) e nos freios (do 1.6 também?) .
depende muito, tem q ser adequados a potencia, pode acabar herdando o sistema de freio até de um vectra ai com disco nas 4......a suspensao a mesma coisa....
suspensao de 1.6 nao vai segurar um turbo q te rende pra la de 60cvs, nem tao pouco o freio
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle

1.0 qnd muito se abre pra 1.4, qnd da sorte de nao matar o bloco
andre pirituba
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Ewerton, quando você diz potência se refere a o que?
tork, velocidade final ou os dois?
Dependendo no que você pretende fazer o gasto será bem menor e talvez até aproveitar o seu motor. Não se esqueça também em antes fazer uma cotação das possíveis dispesas extras que poderão vir ao decorrer do projeto. Boa sorte no projeto. :wink:
ewerton espindola
:: Millennium ::

ainda não decidi

Mensagem por ewerton espindola »

Valeu ai a colaboração de todos...
Ainda não decidi . Só segunda feira é que eu irei na oficina de preparação e na retífica que eles me indicarem para orçar os serviços e depois vou no desmanche para calcular o valor das peças extras (suspensão e freios ).
Aí é que eu vou ter uma posição do que deverei fazer .Turbo!! Ou Aspirado de leve!!!
Valeu

[url=http://postimage.org/image/2s3k06uw4/][img]http://s4.postimage.org/2s3k06uw4/diant.jpg[/img][/url]
ewerton espindola

ainda não decidi

Valeu ai a colaboração de todos...
Ainda não decidi . Só segunda feira é que eu irei na oficina de preparação e na retífica que eles me indicarem para orçar os serviços e depois vou no desmanche para calcular o valor das peças extras (suspensão e freios ).
Aí é que eu vou ter uma posição do que deverei fazer .Turbo!! Ou Aspirado de leve!!!
Valeu

[url=http://postimage.org/image/2s3k06uw4/][img]http://s4.postimage.org/2s3k06uw4/diant.jpg[/img][/url]
andre pirituba
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Lembrando que, preparação diminui a vida util do conjunto e já um motor maior continua com a mesma vida do conjunto :wink:
ewerton espindola

up no 1.0

Fala aeh galera valeu pelas dicas.
Marcellmm foi vendo seus tópicos que me veio a idéia de abrir o bloco e aumentar os pistões. A quanto tempo vc está rodando com esse motor? Quanto vc gastou nesse projeto?
André Pirituba a minha idéia é ter um motor um pouco mais forte que os 60 cv originais diante dos 78 cv dos 1.0 gm de hoje algo em torno dos 90 até uns cento e pouco se possível e que não seja nenhum carro de arrancada , mas que não mudasse as características originais do motor (me refiro a numeraçaõ tal como a adoção da turbina).
E SEM CONTROLE no caso do uso do turbo o câmbio deve ser trocado também certo.
Olha amanhã eu irei a uma oficina de preparação de confiança , logo após ,a retífica
que eles me indicarem só pra tirar mais algumas dúvidas e ao desmanche afim de fazer um levantamento geral dos gastos e das possibilidades aí é que eu vou decidir o que fazer ?
:roll:
Tenho que desabafar estou apreensivo, triste por estar a pé mas não vejo a hora de testar um motor preparado no chapolin e ainda dizer Não contavam com a minha astúcia rsrsrsrsrsrs
[url=http://postimage.org/image/1wxpdfr6s/][img]http://s2.postimage.org/1wxpdfr6s/teto_solar.jpg[/img][/url]
SemControle

num aspirado basico chegar em 100cvs nao tem nada de basico menos ainda barato.....

vai de gosto, tenho turbo e ando de cambio original...vc seria quase q obrigado a trocar o cambio mudando a cc do motor, mas vai de gosto tmb....

vc tem um problema muito serio, e complicado de chegar nos 100cvs com 1.0, o 1.6 original nao chega a isso, e o bloco 1.0 nao abre pra 1.6

pela tabela q tenho
MOTOR 1.0L P2389 GASOLINA CORSA MPFI (TC = 9,4:1) 4 71,10 62,90 9,4:1
MOTOR 1.3L GM P2263 ARGENTINA (TC = 9,2:1) 4 75,00 73,40
e pela formula
CC= PI x (d X d) x c
cc=3.1415*(7.11*7.11)*6.29
cc=998.91
agora se usar esse pistao de 75mm e mantiver seu curso de 1.0
cc=3.1415*(7.5*7.5)*6.29
1111.50
mas vc ja passa a ter um motor mais torkulento em baixa devido ao aumento do diametro do pistao....
e pelo q estive vendo qnd levantei essa tabela, os novos ultra mega VHCE tao com pistao maior e a montadora ta capando a cc pra 1.0 sendo autenticos 1.1

so nao se iluda q tudo é tao simples assim, pq tem q ver como trazer os pistoes aneis e tudo mais....acertar altura do pino, possivelmente preparar cavas das valvulas....motor nao é igual lego nao, e vc vai ficar sem qq parametro de injecao pra acertar direito esse motor, pode até funcionar com sua central original, mas vai estar longe de tudo q pode, e como nao se ve corsa 1.1 andando na rua direto, é mais dificil ainda alguem ter um mapa +ou- pro seu caso

ah os VHCE parece q usam pistao de 74mm e mantem o curso de 62.9, mais facil alem de tudo encontrar no brasil
Responder