[DÚVIDA] - Como melhorar o desempenho do motor 1.0?
- marcelmm
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por experiência própria, leva seu bloco na retífica, SE POSSÍVEL, juntamente com pistão do 1.4 e do 1.6.
Do contrário leve apenas o bloco e veja o quanto que dá pra abrir (se da pra fazer 1.4, 1.6 ou 1.8 - pergunte, às vezes...). Eu não conheço o bloco do 1.0, mas ouvi comentários de que a parede dele é mais grosso, etc...
Algum desses pistões da pra vc colocar. Daí vc ja manda fazer uma preparação básica pra aspirado no seu cabeçote (polir dutos, angular guia e sede de válvula, rebaixar - se for o caso).
Mas antes de tudo, converse com o seu mecânico - de preferência algum mecânico que entenda de preparação , pois para melhores resultados vai ter que alterar a alimentação (mais combustível).
Um exemplo prático, dê uma lida no meu post: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=60118
Tô a disposição pra ajudar.
Boa sorte. Abraço.
Do contrário leve apenas o bloco e veja o quanto que dá pra abrir (se da pra fazer 1.4, 1.6 ou 1.8 - pergunte, às vezes...). Eu não conheço o bloco do 1.0, mas ouvi comentários de que a parede dele é mais grosso, etc...
Algum desses pistões da pra vc colocar. Daí vc ja manda fazer uma preparação básica pra aspirado no seu cabeçote (polir dutos, angular guia e sede de válvula, rebaixar - se for o caso).
Mas antes de tudo, converse com o seu mecânico - de preferência algum mecânico que entenda de preparação , pois para melhores resultados vai ter que alterar a alimentação (mais combustível).
Um exemplo prático, dê uma lida no meu post: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=60118
Tô a disposição pra ajudar.
Boa sorte. Abraço.
"Vem forte, pra perder de pouco!"


- marcelmm
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OBS.: Pra efetivamente "transformar" pra 1.4 ou 1.6 ou 1.8, necessário ver o CURSO do virabrequim. Para isso tem que medir também a altura do bloco (quanto de bloco vai sobrar na subida dos pistões).marcelmm escreveu:por experiência própria, leva seu bloco na retífica, SE POSSÍVEL, juntamente com pistão do 1.4 e do 1.6.
Do contrário leve apenas o bloco e veja o quanto que dá pra abrir (se da pra fazer 1.4, 1.6 ou 1.8 - pergunte, às vezes...). Eu não conheço o bloco do 1.0, mas ouvi comentários de que a parede dele é mais grosso, etc...
Algum desses pistões da pra vc colocar. Daí vc ja manda fazer uma preparação básica pra aspirado no seu cabeçote (polir dutos, angular guia e sede de válvula, rebaixar - se for o caso).
Mas antes de tudo, converse com o seu mecânico - de preferência algum mecânico que entenda de preparação , pois para melhores resultados vai ter que alterar a alimentação (mais combustível).
Um exemplo prático, dê uma lida no meu post: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=60118
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Re: sobre o turbo
depende muito, tem q ser adequados a potencia, pode acabar herdando o sistema de freio até de um vectra ai com disco nas 4......a suspensao a mesma coisa....ewerton espindola escreveu:E ai sem controle beleza . Te agradeço mais uma vez pela força!!!!
No caso do turbo quais modificações serão necessárias na suspenção (molas e amortecedores do 1.6?) e nos freios (do 1.6 também?) .
suspensao de 1.6 nao vai segurar um turbo q te rende pra la de 60cvs, nem tao pouco o freio
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Ewerton, quando você diz potência se refere a o que?
tork, velocidade final ou os dois?
Dependendo no que você pretende fazer o gasto será bem menor e talvez até aproveitar o seu motor. Não se esqueça também em antes fazer uma cotação das possíveis dispesas extras que poderão vir ao decorrer do projeto. Boa sorte no projeto.
tork, velocidade final ou os dois?
Dependendo no que você pretende fazer o gasto será bem menor e talvez até aproveitar o seu motor. Não se esqueça também em antes fazer uma cotação das possíveis dispesas extras que poderão vir ao decorrer do projeto. Boa sorte no projeto.

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ainda não decidi
Valeu ai a colaboração de todos...
Ainda não decidi . Só segunda feira é que eu irei na oficina de preparação e na retífica que eles me indicarem para orçar os serviços e depois vou no desmanche para calcular o valor das peças extras (suspensão e freios ).
Aí é que eu vou ter uma posição do que deverei fazer .Turbo!! Ou Aspirado de leve!!!
Valeu
[url=http://postimage.org/image/2s3k06uw4/][img]http://s4.postimage.org/2s3k06uw4/diant.jpg[/img][/url]
Ainda não decidi . Só segunda feira é que eu irei na oficina de preparação e na retífica que eles me indicarem para orçar os serviços e depois vou no desmanche para calcular o valor das peças extras (suspensão e freios ).
Aí é que eu vou ter uma posição do que deverei fazer .Turbo!! Ou Aspirado de leve!!!
Valeu
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ainda não decidi
Valeu ai a colaboração de todos...
Ainda não decidi . Só segunda feira é que eu irei na oficina de preparação e na retífica que eles me indicarem para orçar os serviços e depois vou no desmanche para calcular o valor das peças extras (suspensão e freios ).
Aí é que eu vou ter uma posição do que deverei fazer .Turbo!! Ou Aspirado de leve!!!
Valeu
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Ainda não decidi . Só segunda feira é que eu irei na oficina de preparação e na retífica que eles me indicarem para orçar os serviços e depois vou no desmanche para calcular o valor das peças extras (suspensão e freios ).
Aí é que eu vou ter uma posição do que deverei fazer .Turbo!! Ou Aspirado de leve!!!
Valeu
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up no 1.0
Fala aeh galera valeu pelas dicas.
Marcellmm foi vendo seus tópicos que me veio a idéia de abrir o bloco e aumentar os pistões. A quanto tempo vc está rodando com esse motor? Quanto vc gastou nesse projeto?
André Pirituba a minha idéia é ter um motor um pouco mais forte que os 60 cv originais diante dos 78 cv dos 1.0 gm de hoje algo em torno dos 90 até uns cento e pouco se possível e que não seja nenhum carro de arrancada , mas que não mudasse as características originais do motor (me refiro a numeraçaõ tal como a adoção da turbina).
E SEM CONTROLE no caso do uso do turbo o câmbio deve ser trocado também certo.
Olha amanhã eu irei a uma oficina de preparação de confiança , logo após ,a retífica
que eles me indicarem só pra tirar mais algumas dúvidas e ao desmanche afim de fazer um levantamento geral dos gastos e das possibilidades aí é que eu vou decidir o que fazer ?
:roll:
Tenho que desabafar estou apreensivo, triste por estar a pé mas não vejo a hora de testar um motor preparado no chapolin e ainda dizer Não contavam com a minha astúcia rsrsrsrsrsrs
[url=http://postimage.org/image/1wxpdfr6s/][img]http://s2.postimage.org/1wxpdfr6s/teto_solar.jpg[/img][/url]
Marcellmm foi vendo seus tópicos que me veio a idéia de abrir o bloco e aumentar os pistões. A quanto tempo vc está rodando com esse motor? Quanto vc gastou nesse projeto?
André Pirituba a minha idéia é ter um motor um pouco mais forte que os 60 cv originais diante dos 78 cv dos 1.0 gm de hoje algo em torno dos 90 até uns cento e pouco se possível e que não seja nenhum carro de arrancada , mas que não mudasse as características originais do motor (me refiro a numeraçaõ tal como a adoção da turbina).
E SEM CONTROLE no caso do uso do turbo o câmbio deve ser trocado também certo.
Olha amanhã eu irei a uma oficina de preparação de confiança , logo após ,a retífica
que eles me indicarem só pra tirar mais algumas dúvidas e ao desmanche afim de fazer um levantamento geral dos gastos e das possibilidades aí é que eu vou decidir o que fazer ?
:roll:
Tenho que desabafar estou apreensivo, triste por estar a pé mas não vejo a hora de testar um motor preparado no chapolin e ainda dizer Não contavam com a minha astúcia rsrsrsrsrsrs
[url=http://postimage.org/image/1wxpdfr6s/][img]http://s2.postimage.org/1wxpdfr6s/teto_solar.jpg[/img][/url]
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num aspirado basico chegar em 100cvs nao tem nada de basico menos ainda barato.....
vai de gosto, tenho turbo e ando de cambio original...vc seria quase q obrigado a trocar o cambio mudando a cc do motor, mas vai de gosto tmb....
vc tem um problema muito serio, e complicado de chegar nos 100cvs com 1.0, o 1.6 original nao chega a isso, e o bloco 1.0 nao abre pra 1.6
pela tabela q tenho
MOTOR 1.0L P2389 GASOLINA CORSA MPFI (TC = 9,4:1) 4 71,10 62,90 9,4:1
MOTOR 1.3L GM P2263 ARGENTINA (TC = 9,2:1) 4 75,00 73,40
e pela formula
CC= PI x (d X d) x c
cc=3.1415*(7.11*7.11)*6.29
cc=998.91
agora se usar esse pistao de 75mm e mantiver seu curso de 1.0
cc=3.1415*(7.5*7.5)*6.29
1111.50
mas vc ja passa a ter um motor mais torkulento em baixa devido ao aumento do diametro do pistao....
e pelo q estive vendo qnd levantei essa tabela, os novos ultra mega VHCE tao com pistao maior e a montadora ta capando a cc pra 1.0 sendo autenticos 1.1
so nao se iluda q tudo é tao simples assim, pq tem q ver como trazer os pistoes aneis e tudo mais....acertar altura do pino, possivelmente preparar cavas das valvulas....motor nao é igual lego nao, e vc vai ficar sem qq parametro de injecao pra acertar direito esse motor, pode até funcionar com sua central original, mas vai estar longe de tudo q pode, e como nao se ve corsa 1.1 andando na rua direto, é mais dificil ainda alguem ter um mapa +ou- pro seu caso
ah os VHCE parece q usam pistao de 74mm e mantem o curso de 62.9, mais facil alem de tudo encontrar no brasil
vai de gosto, tenho turbo e ando de cambio original...vc seria quase q obrigado a trocar o cambio mudando a cc do motor, mas vai de gosto tmb....
vc tem um problema muito serio, e complicado de chegar nos 100cvs com 1.0, o 1.6 original nao chega a isso, e o bloco 1.0 nao abre pra 1.6
pela tabela q tenho
MOTOR 1.0L P2389 GASOLINA CORSA MPFI (TC = 9,4:1) 4 71,10 62,90 9,4:1
MOTOR 1.3L GM P2263 ARGENTINA (TC = 9,2:1) 4 75,00 73,40
e pela formula
CC= PI x (d X d) x c
cc=3.1415*(7.11*7.11)*6.29
cc=998.91
agora se usar esse pistao de 75mm e mantiver seu curso de 1.0
cc=3.1415*(7.5*7.5)*6.29
1111.50
mas vc ja passa a ter um motor mais torkulento em baixa devido ao aumento do diametro do pistao....
e pelo q estive vendo qnd levantei essa tabela, os novos ultra mega VHCE tao com pistao maior e a montadora ta capando a cc pra 1.0 sendo autenticos 1.1
so nao se iluda q tudo é tao simples assim, pq tem q ver como trazer os pistoes aneis e tudo mais....acertar altura do pino, possivelmente preparar cavas das valvulas....motor nao é igual lego nao, e vc vai ficar sem qq parametro de injecao pra acertar direito esse motor, pode até funcionar com sua central original, mas vai estar longe de tudo q pode, e como nao se ve corsa 1.1 andando na rua direto, é mais dificil ainda alguem ter um mapa +ou- pro seu caso
ah os VHCE parece q usam pistao de 74mm e mantem o curso de 62.9, mais facil alem de tudo encontrar no brasil
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