Comando 1.4 ou 1.6 no corsa 1.0 !!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.
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D2 Vida Loka
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Mensagem por D2 Vida Loka »

[quote="JotaMarcelo"]1 - teu carro é todo original? Então coloque o comando original;

2 - R$ 304,00 está barato;

3 - Mecânica Franco, na Z/S (próximo a Sta. Cruz) - utilize a ferramenta de pesquisa do fórum que você acha o telefone.

Boa sorte.

Jmarcelo[/quote]

Boa tarde meu querido....

É o carrinho tá todo original, ainda num deu pra fazer nada sem tempo e sem verba rsrs...

mas como ele ta com um tectectectectecetec no motor me falaram que é o comando de valvula vou no mecanico ver direitinho e posto depois o que ele falar tanto sobre o que é!!!! quanto o que da pra fazer mas alguns já me falaram que é melhor esperar talvez o carro aguenta ainda mais 1 ano ou mais pelo que falaram, num sei se é certo vou arrumar um mecanico bom pra me da um parecer preciso do que é e o que da pra fazer dai pensei se trocar se posso por um melhor :)

Valeu

Até mais...

OBS: Qdo tiver um encontro de fim de semana em SP eu vejo Vc's... e quem sabe um dia tem um encontro em Embu das Artes rsrs
D2 VIDA LOKA
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rsilva6
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Mensagem por rsilva6 »

Fala galera, tudo bom? Apesar do tópico ser muito antigo, mas gostaria de saber qual a letra do comando que vocês compraram para colocar no corsa 1.0 de vocês?

O meu está precisando trocar o comando e já que vou fazer isso, gostaria de saber a letra, porque o original se não me engano é J já do 1.4 é G, mas não terei nenhum problema? Terei de levar o carro em um preparador ou na oficina mesmo o mecânico consegue enquadrar o carro com o novo comando certinho?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

mais barato por o original e tentar leves mudanças com uma polia regulável q seria necessária tmb no comando não original....

e basta ver q tem respostas falando sobre essas trocas ai no tópico...
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Wellvchenko
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Mensagem por Wellvchenko »

Olá caros colegas do Corsa Clube!!
Bem, aqui estou eu ressuscitando o post..
Bom, eu tenho um Corsa 1.0 8v. Super 98, e coloquei as seguintes coisas.:
2 abafadores (jk intermediário e um estilo turbão no fim) filtro de ar K&N
E já comprei as velas Iridium com os cabos de vela Melpis.
Gostaria de colocar o comando do 1.4, mas pelo que vi, o 1.6 tem leve rendimento se comparado com o 1.4?
Acho que ao instalar o comando eu paro com a leve preparação no meu Corsa.
Alguém sabe me dizer se é apenas trocar o comando do meu e por o 1.6 ou tenho de trocar açgo a mais?
Grato!!
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Franciscoesimar
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Mensagem por Franciscoesimar »

Fala galera depois de muitos anos estou aqui tbm, com essas curiosidade kkkk. mais alguém aqui fez essa modificação deu certo ? Preciso trocar meu comando e gostaria de saber se alguém aqui já fez isso? O que preciso3 fazer etc! Sendo que já tenho filtro+escape, mais gostaria de algo para deixar ele mais esperto, sendo que preciso trocar meu comando, aproveitaria para por o do 1.6 se adianta, se alguém aqui já fez e poder passar a experiência e o que devo fazer seria grato. Obgd.
dkfreitas
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Mensagem por dkfreitas »

Então pessoal. Xo contar minha saga...
Eu tenho um celta (malz mas e igual a Corsa haha) Flexpower 1.0 2005 com coletor 4x1 do marcas, 13 de taxa, só na gasolina aditivada, polia regulável de 4° total, filtro+intake+cabos+cano reto c 1 abafador final somente, suspensão preparada mais firme e mais baixo, rodas de liga "ainda" aro 13 c pneus 175. Um dia tava assando meu carro numa touge run contra um march e um Cielo 1.6 e 1.5 respectivamente, de 2 amigos meus. Do nada o ronco do motor do meu celta fica mais grave e baaah, perdi potência. Pqp. Deu b.o.. ok. Levei pra uma oficina confiável...

Resumo: anéis de pistão dizendo adeus, válvulas do cilindro 1 abandonando o motor e muita carbonização e o pistão travado com a biela no cilindro 1. Tá né, liberei pra fazer o conserto e aí foi feita retifica do cabeçote com leve ângulo (e aí a taxa foi pra 14 e só álcool) assentamento, válvulas novas, molas novas, anéis de pistão trocados, bronzinas das bielas trocadas, e aí mais b.o., sonda lambda louca (o fio dela tinha sido alongado por causa do coletor e aí pode ter dado b.o.), comutador da ignição queimado, dosador da bomba n segurando pressão!! Descobriu-se que o comando tava arranhado nas cames (parece ser algo normal de GM oO). Bom. Tudo corrigido e montado só esperando o comando novo. Enfim, pesquisei e pesquisei e podia por um comando original, 1.4 ou do 1.6 (letras G e B respectivamente.) Como os guris são ruim hahahaha, pus o B que e pra "ter ganhos máximos" haushaauhs.

Eis o que aconteceu: tudo pronto vamos testar: carro na arrancada quase morre, se não morre, ou quase nada de potência em baixa, marcha lenta. Ok. Compensei na polia adiantando os 6 graus máximos. Deu uma certa melhorada mas não o suficiente. Ok. Meu carro c essas mods, dava carreta em qualquer 1.0 por mais de 2 carros de diferença, dependendo do motorista dei carreta em alguns 1.4 e andei parelho com um gol e um Voyage 1.8 (mas aí acho que o "piloto" de lá que era fraco).
Agora com o comando do 1.6 letra B, ele ganha de alta, o carro "acorda" a partir de 4k rpm, porém, acredito que a faixa de potência máxima esteja passando dos 7k rpm, e isso e ruim pq as perdas em baixa e média foram MT altas para um pouco de ganho na faixa alta. Então em marcha longa (4 e 5) o carro cresce pra cima dos 2 carros dos amigos (1.6 e 1.5) mas em arrancada e marchas curtas (1, 2 e 3) ele sofre, principalmente na 2 e 3 quando entra a marcha fora da rotação boa de potência (trocas acima de 6500rpm).

Então. Mais testes. Fui pra top speed. Antes, motor original, dava 144km/h. Motor preparadinho dava 155km/h. Motor todo pronto nessa última arrumada deu 165 e chegou 1x a 172km/h. Ótimo. A rotação antes amarrava a partir de 5k rpm, depois começou a amarrar a 5,5k rpm e nessa última amarra a 6k porém vai até 6,3k rpm e por nada passa disso, nem no vácuo do march 1.6. como se tivesse um limitador. Ok, bom? Sim, melhor do que já tinha. Mas ontem tirando uma contra um Palio 1.0 todo original, máximo anos 2000, tomei carreta de mais de 2 carros, e quando entrou a 4 marcha comecei a buscar o danado mas já era tarde demais. Alinhou? Benga e benga.

Veredicto: comando 1.0 te dá baixa, média e e na alta na top speed faz o carro amarrar a partir das 5k rpm. Quando vai arrancar só tirando o pé da embreagem ele anda, sem nem acelerar. Vou testar com polia adiantando ou atrasando se dá resultado bom, agora que tô c graduação de 12° e as demais modificações.

Comando 1.6 no motor 1.0: perde muita de baixa e média, se arrancar só soltando o pedal da embreagem o carro morre. Tem que acelerar. Tem ganho em alta acima de 4,5k rpm, aí atrasei toda a polia nova de 12° (atrasei 6° máximos) o carro não sustenta a lenta, pra arrancar tem que acelerar muito. Resolvi adiantar na polia (6° máximos), deu uma melhorada na arrancada, tem que acelerar mas não tanto, se solta o pé da embreagem o carro morre igual, tem menor perda em baixa e média e a alta ainda aparenta ter ganho.
Top speed: polia atrasada em 6°: 5 marcha não passa de 5k rpm, por nada, não passa. Se n engano 140km/h +-.
Polia adiantada em 6°: 5 marcha cresce até 6k rpm, começa a se amarrar e foi máximo 6300 rpm e por nada passa disso. 172km/h.
Tudo isso agora com 14 de taxa, só álcool, polia de 12°, velas de Iridium, anéis de pistão e bronzinas novas, ângulo de cabeçote melhorado.

O que digo e: não vale a pena por o comando do 1.6 no motor do 1.0, só vai valer a pena se: uma injeção programável para compensar as perdas de baixa e média, uma cx de câmbio mais curta e o motor rodando pelo menos 8k rpm, para poder manter o motor girando na faixa de potência desse motor c comando.

O que peço e: se alguém instalou o comando do 1.4 no motor 1.0, que possa relatar, e os testes, para vermos se vale a pena esse comando ou se o original 1.0 ainda e melhor pra motores não sobre alimentados e / ou pouca preparação aspirada como o meu.

Nesse meio tempo vou pesquisar mais do comando 1.4, e a minha tentação e por o 1.4, mas se ficar ruim tbm, aí me fodo totalmente pelos gastos da troca dos comandos fora os 2 comandos com pouco uso parados em casa (pq duvido que consiga vender :'( )
Abraços a todos e vamo que vamo!!
SemControle
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Mensagem por SemControle »

cara, comando não é tão simples de escolher assim, não é por um de 2.0 num motor 1.0 q vai fazer virar 2.0
comando é preciso todas as medidas dele pra escolha, ou pra modificação do próprio comando
comando original, é feito priorizando a baixa e media dos motores, um comando original não vai ser bom de baixa a alta....
pensar apenas em graduação, vc trocar seu comando por um mais graduado, vai te deslocar o pico de potencia pra uma rotação maior, na verdade vai deslocar a faixa toda, ate acordar pro mundo vai vir em rotações maiores, por isso sem acelerar seu motor apaga......
só q ai vc ainda tem levantes diferentes, permanência, cruzamento
e seu cabeçote o q tem de trabalho pra ajudar esse novo comando? foi aberto pra deixar a mistura lenta? foi deixado original pra limitar o preenchimento das câmaras?
vejo vc falar q seria preciso uma programável, se vc usa original, o limite dela esta correto em 6300, ainda q pense numa programável, mesmo o comando original de 1.6 não adianta girar 8K, muita coisa vai te limitar nisso....além de ser um comando original q te deslocou o regime de trabalho, em vez de conseguir partir de 1500 vc partir de 4000, teria q chegar nos 9000, mas qual a vantagem se tantas coisas te limitam, e outras já passaram do limite, o q vai fazer com tuchos? o riscar comando é algo ate comum mesmo nos F1, parece q original já é o limite, qq coisa extra já deixa insuficiente a lubrificação....
e outra, se vc não tem uma programável pra fazer o acerto de tanta taxa, mudança de combustível, e números novos nesse comando, é muito difícil vc conseguir um acerto no mínimo legal....na programável vc poderia muito bem ter afinado e colocado um avanço pra poder voltar a ter uma carro parecido com o original, adequar a mistura em toda faixa de rotação, tudo isso sobre esse comando novo.....
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Mensagem por dkfreitas »

Concordo com o que disse. E como eu tbm disse, uma injeção programável poderia dar conta até, um retrabalho melhor no cabeçote também. Mas já partimos de que em lugar algum se obtem dados dos comandos GM. Carlini tem comando mas só recomenda do 1.4 em diante. LM Cams só faz comando pra 1.6 em diante. Quem tem dados das medidas dos comandos não compartilha. Estou na escuridão total. Então nada melhor que a boa mas cara tentativa e erro. Se não fosse a falta de grana, teria ido no dino pra fazer todas as medições, depois fazia tudo com comando 1.4 e depois com comando 1.0 e assim sanaria a dúvida de alguns viventes que querem melhorar o carro que já deu problema e tá desmontado esperando peça assim como foi o meu. Eu sei bem que n e por um comando 2.0 q o carro vaia andar como tal. Nossa tem milhões de variáveis para fazer um carro render melhor ou pior. Agora não precisa vir assim desse teu jeito que em nenhum momento faltei c humildade ou respeito com qualquer um daqui. Apenas postei o que fiz e o que houve c meu carro. E mantenho. Se alguém tem dados dos comandos que possa por aqui, se alguém pós comando do 1.4 no 1.0 e puder dar mais detalhes, vai ajudar e muito.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

mas c muita calma e ferramentas de medição, muito, mas muito tempo, vc consegue extrair alguns dados dos comandos, não é algo tão preciso, mas já pode te dar uma lâmpada fraca q é bem melhor q apenas essas graduações q aparecem q deixam no escuro total, mas estando c injeção original vc vai continuar muito limitado, ate mesmo pra aproveitar um comando q seja melhor q o original....pior ainda c tanta mudança no motor...uma injeção original tem capacidade de se adaptar, porem limitada em torno de 5% de variação em relação ao original... então ate um bom escap q coloca no carro já ultrapassa esse limite...
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Mensagem por eduardo mpdzelan »

boa tarde tenho um corsa 1.6 gl montei o motor 1.0 para poder andar enquanto mando o meu bloco para a retifica . entao comprei um bloco 1.0 original era mono ponto coloquei um cabeçote 1.0 que era mpfi e a gaiola com comando do 1.6 que era original do meu o que aconteceu foi o seguinte . o motor funcionou redondo sem barulho sem fumaça ,mas o que eu percebi e que demora para baixar o giro e perde torque em baixa mas em alta afina que e uma loucura .obs o motor esta no sincronismo correto sem adiantar nem atrasar. lembrando que o sistema todo do carro e 1.6 e o motor e 1.0 . tive que trocar os bicos tbm para os do 1.0. se alguem tiver uma dica para me dar para aumentar o torque em baixa sem trocar o comando aceito com prazer; espero ter ajudado
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