Como escolher o módulo certo?

Destinado a você que está querendo fazer um projeto para sonorizar o Corsinha. Aqui você poderá trocar idéias sobre montagem, técnicas, acústica e muito mais. Saiba mais sobre aquele aparelho de som, auto-falante, módulo, etc que você está querendo. Especificações técnicas, recursos possí­veis, potência, etc.
Responder
Avatar do usuário
joaomolopes96
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 08 2017f Agosto 2017 10:30:16 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Como escolher o módulo certo?

Mensagem por joaomolopes96 »

Eai ~corseiros
Eu to com umas duvidas sobre como montar meu som. A verdade é que quando eu comprei meu corsa ele ja veio com um som pronto, um receptor de midia JVC KD-X220, um modulo amplificador Stetsom CL500 HE(2 canais) e 4 flats Bravox b4x-69e. Desde que comprei o carro eu costumava escutar musica por volta do volume 10 (no modo bass boost), que ja era alto, mas um dia eu fui inventar de ver o limite do som, e no volume 34 o som parou. O fusível tinha estourado (ou quebrado, n sei), ai eu comprei outro fusível e coloquei nele, voltou a funcionar normalmente. So que um tempo depois o som parou de funcionar de novo e dessa vez o fusível tava intacto. Levei numa loja de acessórios que mexe com som e o cara que me atendeu disse que provavelmente oq aconteceu foi que o módulo entrou em curto e ele também disse que esse módulo não aguenta esse som.

O que eu gostaria de saber é se algum de vocês sabe me dizer qual módulo seria ideal para o meu som, pq eu já dei uma procurada mas eu não sei como achar o módulo certo pra o som, nas especificações dos flats tem escrito "4 ohms 150/75W", então eu presumi que só posso pegar um módulo que funcione a 4 ohms certo? Só que eu não consegui entender esse 150/75W, eles trabalham a 150W ou 75W? Se for o caso de trabalharem a 150W então eu tenho que comprar um módulo 4 ohms 600W?

Outra coisa, os alto falantes da porta não funcionam enquanto os flats funcionam (quando ele parou ficou funcionando só o da porta do passageiro) e isso gera uma concentração do som na parte de trás de forma que um volume que fica legal pra quem ta na frente fica alto pra quem ta atrás. O que eu pensei pra resolver isso foi colocar dois alto falantes na frente, nas portas. Eu perguntei ao cara que me atendeu na loja se era possivel isso colocar flats iguais aos da mala nas portas, ele disse que não, mas que na porta dava pra colocar alto falantes de 6", que iriam dar o mesmo resultado, porém eu teria que mudar o módulo pra um de 4 canais. Quando eu fui falar com meu primo sobre isso, ele disse que eu tinha duas opções: ou eu colocava os 2 alto falantes ou colocava 1 subwoofer. Minha dúvida é, qual dessas opções vai trazer o melhor resultado pro som?

Bem, acho que isso é tudo. Valeu ai pessoal.
Corsa Wind MPFI 1.0 1999 (2017-2019)
Corsa Classic LS VHCE 1.0 2010/11 (2019-2020)
Corsa Maxx VHCE 1.4 2011/12 (2021-hoje)
Avatar do usuário
joaomolopes96
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 08 2017f Agosto 2017 10:30:16 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por joaomolopes96 »

Segue em anexo uma foto dos flats
21951506_1466688013415726_507838269_o.png
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Corsa Wind MPFI 1.0 1999 (2017-2019)
Corsa Classic LS VHCE 1.0 2010/11 (2019-2020)
Corsa Maxx VHCE 1.4 2011/12 (2021-hoje)
ChavesHe
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 29 2016f Janeiro 2016 10:49:16 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por ChavesHe »

joaomolopes96 escreveu:Eai ~corseiros
Eu to com umas duvidas sobre como montar meu som. A verdade é que quando eu comprei meu corsa ele ja veio com um som pronto, um receptor de midia JVC KD-X220, um modulo amplificador Stetsom CL500 HE(2 canais) e 4 flats Bravox b4x-69e. Desde que comprei o carro eu costumava escutar musica por volta do volume 10 (no modo bass boost), que ja era alto, mas um dia eu fui inventar de ver o limite do som, e no volume 34 o som parou. O fusível tinha estourado (ou quebrado, n sei), ai eu comprei outro fusível e coloquei nele, voltou a funcionar normalmente. So que um tempo depois o som parou de funcionar de novo e dessa vez o fusível tava intacto. Levei numa loja de acessórios que mexe com som e o cara que me atendeu disse que provavelmente oq aconteceu foi que o módulo entrou em curto e ele também disse que esse módulo não aguenta esse som.
O modulo deve ter torrado, e pelo jeito ele não dava os 100% para os auto falante.
joaomolopes96 escreveu: O que eu gostaria de saber é se algum de vocês sabe me dizer qual módulo seria ideal para o meu som, pq eu já dei uma procurada mas eu não sei como achar o módulo certo pra o som, nas especificações dos flats tem escrito "4 ohms 150/75W", então eu presumi que só posso pegar um módulo que funcione a 4 ohms certo? Só que eu não consegui entender esse 150/75W, eles trabalham a 150W ou 75W? Se for o caso de trabalharem a 150W então eu tenho que comprar um módulo 4 ohms 600W?
Pelo que achei pelo modelo dos auto falante é o seguinte, 150w musical e 75 wrms.

O um modulo bom seria o Ts400x2, onde vc ligaria 2 auto-falante por saída assim ficando 2 ohms e cada saída tem 200wrms.
joaomolopes96 escreveu:Outra coisa, os alto falantes da porta não funcionam enquanto os flats funcionam (quando ele parou ficou funcionando só o da porta do passageiro) e isso gera uma concentração do som na parte de trás de forma que um volume que fica legal pra quem ta na frente fica alto pra quem ta atrás. O que eu pensei pra resolver isso foi colocar dois alto falantes na frente, nas portas. Eu perguntei ao cara que me atendeu na loja se era possivel isso colocar flats iguais aos da mala nas portas, ele disse que não, mas que na porta dava pra colocar alto falantes de 6", que iriam dar o mesmo resultado, porém eu teria que mudar o módulo pra um de 4 canais. Quando eu fui falar com meu primo sobre isso, ele disse que eu tinha duas opções: ou eu colocava os 2 alto falantes ou colocava 1 subwoofer. Minha dúvida é, qual dessas opções vai trazer o melhor resultado pro som?

Bem, acho que isso é tudo. Valeu ai pessoal.
O correto seria os auto-falante na porta + 1 subwoofer e desligar 1 par de auto-falante no tampão.
Avatar do usuário
joaomolopes96
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 08 2017f Agosto 2017 10:30:16 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por joaomolopes96 »

Valeu ChavesHe, esclareceu bem as minhas duvidas, assim que eu arrumar o som posto algo aqui.
Corsa Wind MPFI 1.0 1999 (2017-2019)
Corsa Classic LS VHCE 1.0 2010/11 (2019-2020)
Corsa Maxx VHCE 1.4 2011/12 (2021-hoje)
Avatar do usuário
joaomolopes96
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 08 2017f Agosto 2017 10:30:16 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por joaomolopes96 »

Dei uma olhada nesse Taramps Ts400, so que olhei um de 4 canais
https://www.connectparts.com.br/modulo- ... or-40663/p
e tambem vi esse aqui da hurricane, pelo que eu li eh uma marca boa
https://www.connectparts.com.br/modulo- ... ca-86042/p
Pra os alto falantes das portas eu achei esses aqui interessantes
https://www.connectparts.com.br/alto-fa ... ar-92649/p
Optei por deixar o subwoofer pra uma outra ocasiao, daqui alguns meses talvez.
Oq vcs acham? No caso, cada flat do tampao sendo 75W RMS, da um total de 300W RMS, com mais 130W RMS dos alto falantes das portas fica 430W RMS, sera que tem muito problema?
Corsa Wind MPFI 1.0 1999 (2017-2019)
Corsa Classic LS VHCE 1.0 2010/11 (2019-2020)
Corsa Maxx VHCE 1.4 2011/12 (2021-hoje)
Avatar do usuário
josé.guilherme
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 25 2016f Abril 2016 02:03:23 PM
Localização: Floresta - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por josé.guilherme »

vamos por partes

realmente esse modulo é fraco para esses autofalantes sendo ele de 120w rms estava enviando 30w pra um altofalante que precisa trabalhar com aprox 75, mas nao foi isso que queimou ele nao (nao que nao possa ter contribuido)...
se com o volume 10 o som ja estava alto ou o ganho, ou o SLA estava regulado no talo (ou os 2), quando regulado assim nao se deve exagerar no volume... e outra cuidado com o bass boost isso é um veneno...
se considerarmos bass boost + a situaçao da regulagem+ volume muito alto + falta de potencia = extrema distorção e isso queima equipamento facil


eu recomendo pra voce um sub na mala, tirar um par desses 6x9 e colocar um kit 2 vias na frente seu som vai ser outro...
quanto a recomendaçoes é dificil sem um orçamento...
Imagem
-Chevrolet Corsa maxx 1.8 prata escuna 2005
-Ford Focus 1.6 prata geada 2003
Avatar do usuário
joaomolopes96
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 08 2017f Agosto 2017 10:30:16 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por joaomolopes96 »

josé.guilherme escreveu:vamos por partes

realmente esse modulo é fraco para esses autofalantes sendo ele de 120w rms estava enviando 30w pra um altofalante que precisa trabalhar com aprox 75, mas nao foi isso que queimou ele nao (nao que nao possa ter contribuido)...
se com o volume 10 o som ja estava alto ou o ganho, ou o SLA estava regulado no talo (ou os 2), quando regulado assim nao se deve exagerar no volume... e outra cuidado com o bass boost isso é um veneno...
se considerarmos bass boost + a situaçao da regulagem+ volume muito alto + falta de potencia = extrema distorção e isso queima equipamento facil


eu recomendo pra voce um sub na mala, tirar um par desses 6x9 e colocar um kit 2 vias na frente seu som vai ser outro...
quanto a recomendaçoes é dificil sem um orçamento...
Esse sub na mala q vc fala ficaria no tampao no caso?
Entao vamo montar um som aqui pelo que eu entendi depois das suas dicas.

Nas portas um kit 2 vias, dei uma olhada aqui na net e achei esses que parecem ser bons e baratos:
https://www.walmart.com.br/kit-2-vias-j ... 5722633/pr
https://www.connectparts.com.br/kit-2-v ... s-107634/p

Atras na mala vai um par dos 6x9 que eu ja tenho e um sub, como n entendo fui no mais barato (se puder me recomendar um agradeco):
https://www.walmart.com.br/subwoofer-ma ... 5061924/pr

E o modulo, um desses dois que mandei no comentario anterior, ambos com 400W RMS, ai no total ia ficar 150W do sub + 150W do par de 6x9 + 100W do kit 2 vias. Isso soma 400W certinho, ta bom ou eu preciso de uma folga? Por exemplo, o consumo do Player da JVC tem q ser levado em conta tb?

O meu orcamento eh o mais barato possivel, pq n precisa ser o melhor som, na maior parte do tempo eu ando sozinho, entao do jeito que tava ta bom pra mim, mas como provavelmente o modulo ja era e eu vou ter que trocar, ai vou aproveitar pra dar um up.
Obrigado pelas dicas ai Jose Guilherme
Corsa Wind MPFI 1.0 1999 (2017-2019)
Corsa Classic LS VHCE 1.0 2010/11 (2019-2020)
Corsa Maxx VHCE 1.4 2011/12 (2021-hoje)
Avatar do usuário
josé.guilherme
:: Piquet ::
Mensagens: 317
Registrado em: Segunda-feira 25 2016f Abril 2016 02:03:23 PM
Localização: Floresta - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por josé.guilherme »

o subwofer precisa de uma caixa, que voce pode colocar no porta malas
eu desconheço esse sub
Imagem
-Chevrolet Corsa maxx 1.8 prata escuna 2005
-Ford Focus 1.6 prata geada 2003
ChavesHe
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 29 2016f Janeiro 2016 10:49:16 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por ChavesHe »

Os subs da Magnum são bons porém a qualidade não.

Você vai precisar de uma caixa para o sub, caso não possa perder muito espaço no porta malas procura pelos subs slim. Alguns já vem com módulo.

Um módulo 4 canais não consegue tocar 4 alto falantes + sub.

Enviado de meu Vibe K5 Plus usando Tapatalk
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Equipamentos e Projetos de Som”