A temperatura interna do motor é INDEPENDENTE da temperatura externa após o mesmo ter se aquecido. Portanto, um óleo 0W30, 5W30 ou 10W30 terá A MESMA VISCOSIDADE com o motor quente, pois os valores APÓS o W são IGUAIS. A única coisa que muda é: um 0W30 será mais fino que um 5W30 apenas na PARTIDA A FRIO, e este por sua vez será mais fino que um 10W30 apenas na PARTIDA A FRIO. Não devemos ignorar o conceito de ÓLEO MULTIVISCOSO. Se um motor trabalha o 97C após devidamente aquecido, ela estará a 97C não importa se temperatura fora dele está a -20C, 0C, 10C ou 50C. Da mesma forma que dentro de um forno de padaria estará sempre nos mesmos 200C seja na Sibéria ou no BRASIL, após aquecido.
Mudar o SAE não oferece "melhor película de lubrificação". Pelo contrário: Teoricamente usar um SAE muito diferente do especificado só vai fazer o motor trabalhar AINDA MAIS fora da sua especificação, e aí sim, ele vai trabalhar muito mais "quadrado". Só estaríamos piorando as coisas.
RESUMINDO: Use o recomendado.
[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?
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óleo é recomendado pelas folgas internas, com o avanço tecnológico as folgas são cada vez menores, e temos óleos suficientes pra lubrificar por essas folgas, colocar um óleo grosso faz não entrar nessas frestas e subir a pressão.....por um óleo fino demais faz o fio de óleo não ser eficiente como deveria ser com o óleo correto, e a pressão cair, não chegando óleo em outros locais.....
tem q seguir o q esta no manual, parem com essas engenharias.....
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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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- Adrianno Sakamoto
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Deixa quando retificar o motor do Wind para fazer minhas engenharias ahahah.
- Manfio
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Lá na Europa o Corsa 94 usa 5w40. https://youtu.be/W4pTj8tsDcs?t=3m44s
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Amigos, tenho duas dúvidas, se vocês puderem dar a opinião de vocês, agradeço muito!
1) Segundo o Manual do Proprietário (Corsa Sedan 1.6 GLS 2001), se o veículo é utilizado apenas em Operações Suaves, a troca de óleo deve ser feita a cada 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Se o veículo é utilizado em Condição Severa, a troca de óleo deve ser feita a cada 3.000 km ou 3 meses, o que ocorrer primeiro.
Ainda segundo o manual, Condição Severa significa: carro que anda a maioria dos percursos com uso de marcha-lenta por longo tempo ou opera frequentemente em baixas rotações (o "anda e para" do trânsito).
Pois bem, eu não estou nem em uma situação, nem em outra. Ando mais km em rodovias do que em percurso urbano (2/3 da kilometragem mensal em rodovia e 1/3 em trânsito da cidade). Então ando a maioria da kilometragem em rodovia, mas não ando absolutamente em rodovia, (1/3 em trânsito urbano).
Faz 5 meses que troquei o óleo (15w40 Lubrax semissintético) e a kilometragem está em 3.000km. Ou seja, estou atingindo o tempo da Operação Suave, mas a km da Condição Severa.
E então, na opinião de vocês já passou a hora de trocar ou dá pra esperar mais um mês para completar os 6 meses?
1) Segundo o Manual do Proprietário (Corsa Sedan 1.6 GLS 2001), se o veículo é utilizado apenas em Operações Suaves, a troca de óleo deve ser feita a cada 10.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro.
Se o veículo é utilizado em Condição Severa, a troca de óleo deve ser feita a cada 3.000 km ou 3 meses, o que ocorrer primeiro.
Ainda segundo o manual, Condição Severa significa: carro que anda a maioria dos percursos com uso de marcha-lenta por longo tempo ou opera frequentemente em baixas rotações (o "anda e para" do trânsito).
Pois bem, eu não estou nem em uma situação, nem em outra. Ando mais km em rodovias do que em percurso urbano (2/3 da kilometragem mensal em rodovia e 1/3 em trânsito da cidade). Então ando a maioria da kilometragem em rodovia, mas não ando absolutamente em rodovia, (1/3 em trânsito urbano).
Faz 5 meses que troquei o óleo (15w40 Lubrax semissintético) e a kilometragem está em 3.000km. Ou seja, estou atingindo o tempo da Operação Suave, mas a km da Condição Severa.
E então, na opinião de vocês já passou a hora de trocar ou dá pra esperar mais um mês para completar os 6 meses?
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2) (Segunda dúvida): Alguém tem alguma opinião sobre os óleos Ipiranga? Aqui (Sorocaba-SP) o Ipiranga 15w40 (Plus SL Semissintético) está a R$ 13,00 o litro.
Minha dúvida é em relação à marca do óleo, não em relação à especificação. Pois já tem muito engenheiro de internet falando de óleo mineral, semissintético, sintético e dando vereditos sobre viscosidade de óleos. E entre engenheiros de internet e o Manual do Proprietário, fico com o segundo, que recomenda 15w40, 20w40 ou 20w50 (inclusive cogito essas outras duas viscosidades).
Se alguém tiver alguma opinião sobre o Ipiranga, fico contente se puder contribuir.
Minha dúvida é em relação à marca do óleo, não em relação à especificação. Pois já tem muito engenheiro de internet falando de óleo mineral, semissintético, sintético e dando vereditos sobre viscosidade de óleos. E entre engenheiros de internet e o Manual do Proprietário, fico com o segundo, que recomenda 15w40, 20w40 ou 20w50 (inclusive cogito essas outras duas viscosidades).
Se alguém tiver alguma opinião sobre o Ipiranga, fico contente se puder contribuir.
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OBS.: Sim, rodo pouco, nas rodovias são 80 km contando ida e volta, uma ou duas vezes por semana. São percursos rodoviários curtos, de 40 minutos em velocidade constante (80 km/h a 110 km/h). E os trechos urbanos são não mais do que 7 km.
Outra informação: a kilometragem total do carro é 128.000 km.
Outra informação: a kilometragem total do carro é 128.000 km.
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cara, poe ai, trocar a cada 5K kms, e bola pra frente, no meu tempo não existia esse intervalo de 3K kms ai não....
a viscosidade pode ser interessante pra esse óleo, a marca não diz muita coisa, mas a classificação pode ser bem melhorada
a viscosidade pode ser interessante pra esse óleo, a marca não diz muita coisa, mas a classificação pode ser bem melhorada
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- Manfio
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Evite usar óleo 20w50, pois aumenta o consumo de combustível e os tuchos sofrem para carregar. Evite óleo mineral nos dias de hoje, procure usar um 15w40 API-SL semissintético da Havoline. Dê atenção ao filtro de ar e ao de combustível. Óleo mineral é bom se você troca a cada 3 meses, pois acima disso já começa a ficar totalmente contaminado pela gasolina que escoa pelos anéis até o cárter.
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O que os dias de hoje têm de diferente dos dias de 2001, o ano do meu carro?Manfio escreveu:Evite óleo mineral nos dias de hoje,
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