[PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Rado »

Depois de um bom tempo sem fazer nada no carro, finalmente eu comecei a fazer as linhas de freio.
As dianteiras foram feitas 100% em aeroquipe, as traseira estão em tubo rígido até o eixo traseiro e vou fazer de aeroquipe até os flexíveis originais.
Terminada a linha de freio dianteira, pude montar novamente o coletor de admissão e finalizar a linha de combustível. Estou usando mangueiras balflex 8mm com conectores para a flauta original.
Bastante trabalho pela frente ainda, mas está caminhando.
Imagem

Imagem

Imagem
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Feito o escapamento e saída da wastegate.
Já fiz a montagem final do kit, agora vou montando as mangueiras, reservatórios, etc... e começo a fazer a elétrica. Previsão é para estar pronto no máximo semana que vem, para poder acertar o carro e estreiar no trackday que teremos dia 10/06.
Imagem

Imagem

Nesta foto faltava ainda o furo para a saída da wategate, mas já foi feito.
Imagem
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

um caminho longo ainda....
vai ser legal essa chaminé ai
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Fiquei devendo as últimas atualizações..
Elétrica feita, freios traseiro feitos, linha de combustível feita... tudo pronto!
O único problema foi com a embreagem: Ela não estava desacoplando. Troquei o platô por um original e vou ver se aguenta a potência.
145whp com 0,46kg... me surpreendeu e muito esse resultado.

Dia 10/06 vai para a pista, vamos ver o que vai virar.

Imagem

Imagem

Imagem

[youtube]CaMkZYFoy6Y[/youtube]

[youtube]OdFk7zkp5bc[/youtube]
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

acho q com bem pouco tempo vai patinar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Depois de trocar a embreagem, coloquei o carro na rua para ver como ficaram os freios e levei um baita susto... Muito freio traseiro, quase rodei logo na primeira freada.
Troquei a válvula traseira por uma de 15 bar (estava com uma de 35 bar) que vem originalmente nos Gol/Parati com disco traseiro, Bandeirante... e melhorou muito o freio.
Carro alinhado e foi para a pista no sábado. Na primeira saída dei 3 voltas apenas para ver como estava e voltei para o box.
Na segunda saída, começou a subir muito a pressão de turbo e a injeção desligou o motor por precaução. Troquei a mola da wastegate por outra, mais uma saída e novamente a pressão subiu e a injeção cortou.
Para conseguir andar mais um pouco, removi a mola (deixei a wastegate totalmente livre) e vim controlando a pressão no pé. Consegui dar mais umas 15 voltas até que a bomba do tanque morreu.

A melhor volta do dia, 1min50s, foi com o carro cortando por falta, errando uma marcha, freando cedo.... tem muito mais para baixar com o mesmo setup.
[youtube]aM3sOHZnjMk[/youtube]

Para o próximo TD vou trocar a bomba interna e lixar um pouco a haste da válvula wastegate. Provavelmente ela está dilatando com o calor e prendendo na carcaça.
Quinta marcha ficou curta com os 165/55 R14... em uma volta rápida de verdade vai faltar câmbio.
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

logo q montei meu carro cuspia a mangueira do hidrovacuo e limitava em 1,5 a pressão.....era uma delicia, so q era um susto assim parar o carro kkkkkkk sem freio nenhum.....depois era a prioridade q não aguentava e explodiu.....isso carro civil, pro dia a dia.....
veja direito se é isso mesmo, pq dilatar ela iria dilatar mais ainda aberta passando todo calor por ela, trabalhando normal o calor fica contido na cabeça, e o aquecimento da haste vem irradiado da cabeça, não todo gás no entorno....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 04:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renan Classic »

Show de bola. Cara tenta usar o f17 WR que a relação é muito boa
Uma curiosidade que suspensão está utilizando?
Renan Classic
(11)97413-6963
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

SemControle escreveu:logo q montei meu carro cuspia a mangueira do hidrovacuo e limitava em 1,5 a pressão.....era uma delicia, so q era um susto assim parar o carro kkkkkkk sem freio nenhum.....depois era a prioridade q não aguentava e explodiu.....isso carro civil, pro dia a dia.....
veja direito se é isso mesmo, pq dilatar ela iria dilatar mais ainda aberta passando todo calor por ela, trabalhando normal o calor fica contido na cabeça, e o aquecimento da haste vem irradiado da cabeça, não todo gás no entorno....
Eu estou achando bem estranha a resposta da válvula. No dinamômetro ela se comportou muito bem, mas foi ir para a pista que começou a subir pressão.
Como no dinamômetro são puxadas espaçadas, o calor era pouco. Já na pista com carga constante sobe bem a temperatura do conjunto (principalmente da carcaça da válvula, por condução pelo coletor). Vou fazer o teste lixando a haste e dar uma andada na rua. Torcer para resolver, se não vou me obrigar a partir para uma válvula mais cara mas que consiga controlar a pressão.
Incrivelmente, usava uma válvula igual no meu Si Turbo e ela controlava perfeito. Conseguia manter em 0,71bar sem picos nem nada, por isso resolvi montar no corsa igual.

Renan Classic escreveu:Show de bola. Cara tenta usar o f17 WR que a relação é muito boa
Uma curiosidade que suspensão está utilizando?
Eu estou querendo partir para R888 195/50 R15. Vai me dar mais grip (6cm a mais de borracha no chão) e alongar a relação como um todo. Hoje uso Achilles ATR-K Sport 165/50 R14, bom para o motor original que tinha pouca força.

Suspensão é um kit completo da Impacto, com cargas de amortecedor para trackday (não 100% pista).
O que eu fiz foi mudar as molas. Eles me enviaram com 300lbs D / 480lbs T, eu passei para 480lbs D / 1200lbs T. Com essa carga é quase impossível andar na rua.
Buchas são todas em PU da AJ e preenchi os coxins do motor e cambio com cola de vidro.
Na traseira também fiz o link do eixo traseiro com corrente e cabo de aço, assim ele tende a colocar mais peso no eixo dianteiro durante as curvas.
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Consegui resolver o problema de controle de pressão... Medi o furo na carcaça da Wastegate e em alguns pontos ela estava com 7,9mm e a haste da válvula com 8mm.. então ela estava emperrando. Refurei com uma broca 8,2mm e acabou o problema. Pressão estável em menos de 0.5kg em todas as marchas.

As rodas eu troquei pelas ProCar Bern 15x7 ET40 com pneus slick usados. Na traseira tive que dar uma boa abrida nos paralamas, mas ainda consegui manter o acabamento original. Na frente entrou sem problemas, penso até em colocar um espaçador para irem um pouco mais para fora.

Voltei o carro em um TD dia 29/10. As unicas alterações foram a pressão ajustada e rodas 15.. Consegui baixar o meu melhor tempo para 1:43.6... melhor tempo do carro até hoje.

Vou tentar mudar os freios dianteiros, talvez usando o kit da powerbrakes e diminuir a pressão nos freios traseiros utilizando uma válvula ajustavel. Tambem, a ideia é adicionar um booster para 0,7kg e usar nas retas.

Segue os links dos videos que não estou conseguindo colocar direto:
https://www.youtube.com/watch?v=UJXlNQnDTPA

https://www.youtube.com/watch?v=pZqniVnruUY

https://www.youtube.com/watch?v=4LkD9ZIh3Fs
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”